You are on page 1of 4

Avaliar para moldar

Vladimir Safatle7 de julho de 2011 s 13:09h

Os rankings internacionais de universidades no seriam uma das maneiras de impor um modelo, de privilegiar certas linhas de pesquisa? Por Vladimir Safatle. Foto: Antoninho Perri/Ascom/Unicamp

Vivemos a era em que as avaliaes educacionais so normalmente vendidas como mtodos neutros de descrio, como fotografias de situaes claramente objetivas e no problemticas. Nesse sentido, os que so contra as avaliaes s poderiam, na verdade, querer esconder alguma forma de inaptido ou incompetncia. Ao menos, assim que o debate normalmente posto quando se discutem as avaliaes universitrias.

Talvez fosse o caso de perguntarmos, porm, se uma boa parte da resistncia de setores universitrios a certos regimes de avaliao no viria da compreenso de que avaliar , muitas vezes, uma maneira mais silenciosa de impor um modelo. Quando se trata da vida universitria, avaliaes que se dizem neutras so, muitas vezes, maneiras de privilegiar certos tipos de pesquisa, desqualificar outros, decidir sobre como as universidades devem se desenvolver e decidir seus critrios de relevncia.

Um exemplo privilegiado desse passe de mgica so os chamados rankings internacionais de avaliao universitria. Por meio de tais rankings, vende-se a possibilidade de sabermos quais seriam as melhores universidades do mundo, quais seriam os verdadeiros centros de excelncia. Eles so, muitas vezes, usados por administraes universitrias e por instncias governamentais para justificar o destino ou o corte de verbas, assim como para justificar intervenes na estrutura acadmica.

Atualmente, certos universitrios perceberam algo de errado nesses rankings. No escapou a eles a incrvel disperso de seus resultados. De um ranking a outro a posio das universidades muda radicalmente. Prova maior da ausncia de um conjunto claro e realmente estabelecido de critrios e mtodos. S para ficar em um exemplo referente a dois dos sistemas de avaliao mais utilizados na atualidade. No ranking elaborado pela Universidade de Xangai, a Universidade de Paris VI aparece em 39 lugar. J naquele feito pela Times Higher Education, a mesma universidade est na 140 posio.

Tal disperso de resultados no poderia ser diferente, pois estes e outros sistemas de avaliao no nasceram, como era de se esperar, de um debate amplo, constante e sempre reversvel entre os vrios campos de pesquisa que compem a vida universitria. Eles no foram o resultado de discusses, mais do que necessrias, entre vrias universidades no mundo que procurariam expor as caractersticas de suas tradies de pesquisa. Um dos rankings mais usados afirma que consultou 13 mil pesquisadores de vrios pases. Mas seu vis j , de entrada, parcial. No se trata de pesquisadores de todas as reas e subreas, mas profissionais que vm, muitas vezes, de campos que no so vistos como tais por certas tradies universitrias, como criminologia ou relaes internacionais. Isso sem contar a incrvel predominncia de pesquisadores de certas reas em detrimento do equilbrio geral.

Em larga medida, tais problemas so de origem, pois tais rankings foram sintetizados por reas especficas de pesquisa (cincias exatas e biolgicas) em universidades anglo-saxs e, em um segundo momento, tentou-se imp-los, com alguns ajustes, para outras reas e outros pases. No por acaso, naes com forte tradio universitria e capacidade de influncia, como Frana e Alemanha, esto normalmente mal posicionadas em tais rankings-. Isso explica tambm por que boa parte deles avalia medalhas (como a medalha Fields) e prmios que s existem em certas reas- das cincias exatas e biolgicas. Uma avaliao minimamente sria deveria levar em conta critrios de distino em todas as reas ou no considerar -nenhum, sob pena de dar mais importncia a certas reas em detrimento de outras.

Quem mais sofreu com isso foram as chamadas cincias humanas. No porque as cincias humanas (como histria, filosofia, pedagogia, geografia, teoria literria, sociologia, antropologia, psicologia, economia, estudos de mdia e outras) seriam menos cientficas do que a fsica ou a biologia ou menos importantes (dificilmente algum discutiria a importncia de questes prprias s cincias humanas como o declnio da autoridade paterna e seu impacto na estrutura familiar, a participao de grupos empresariais no financiamento do aparato de tortura da ditadura brasileira, a influncia da publicidade no desenvolvimento infantil, a natureza do sofrimento psquico e suas formas de interveno, o sentimento de lassido em relao democracia parlamentar, a formao do nosso sistema literrio, a natureza da violncia urbana e a constituio da moderna noo de racionalidade, entre tantos outros). Na verdade, elas tm uma dinmica de pesquisa e impacto que merece ser compreendido em sua especificidade.

H um exemplo paradigmtico nesse sentido. Normalmente, tais rankings se propem a avaliar a produo acadmica a partir do total de artigos publicados em revistas indexadas ou a partir dos ndices de citaes a artigos e autores. Mas o que um ndice de citaes retrata? Poderamos dizer que um artigo mais citado, circula mais, devido- sua qualidade. Isto , porm, simplesmente falso. O maior nmero de -citaes indica- que o artigo foi lido por mais pessoas e conseguiu inserir-se em uma das redes hegemnicas de pesquisa- em determinado momento.

Lembremos aqui de duas variveis que interferem diretamente nessa circulao. A primeira refere-se interveno de foras econmicas na pesquisa acadmica. Por exemplo, atualmente, as pesquisas em psicologia precisam conviver com a forte presena do interesse de grupos econmicos ligados indstria farmacutica, pois tal indstria sabe dos lucros milionrios que novas geraes de antidepressivos e

ansiolticos podem produzir. Por isso, pesquisas que validem os resultados de seus medicamentos, naturalmente, entram em um circuito internacional de circulao e financiamento estimulado por foras no exatamente acadmicas.

Mesmo que a interveno econmica no seja sob a forma de financiamento direto, a situao cria uma dissimetria perigosa, em que jovens pesquisadores tero a tendncia a no pesquisar seriamente os limites de uma prtica farmacolgica que procura se vender como incontestvel. Eles no querem o peso de lutar contra redes hegemnicas de pesquisa, independentemente do fato do que elas realmente representam.

No difcil perceber, por outro lado, que outra varivel importante para determinar a circulao de um artigo a lngua. Um artigo em ingls sempre circular mais que outro escrito em uma lngua extica como o portugus, mesmo se o primeiro for pior que o segundo. Claro que algum pode perguntar: ento, por que no escrevemos todos nossos artigos em ingls? Podemos fazer como os holandeses, os finlandeses e outros, que resolveram esse problema sem muita confuso.

Mas vejam que interessante. Se os nossos pesquisadores publicassem suas produes basicamente em revistas acadmicas e em ingls, a universidade ficaria, de uma vez por todas, de costas para a sociedade. Nossa produo nem sequer seria escrita- na lngua de nossa sociedade, nessa lngua em que a nossa opinio pblica constitui seus debates e sua esfera de reflexo. Assim, a universidade realizaria, de vez, seu divrcio, dialogando apenas dentro de seus muros. Muros esses que se repetiriam em cada pas de lngua no inglesa.

A ideia de um conhecimento com forte capacidade de interveno social foi algo que o Brasil conseguiu efetivar. Intelectuais como Celso Furtado, Srgio Buarque de Hollanda, Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes foram homens pblicos capazes de influenciar fortemente a opinio pblica porque escreviam na lngua de seu povo e procuravam expor suas ideias no apenas por meio de revistas acadmicas, mas de livros comprados em qualquer boa livraria e artigos de divulgao encontrados em qualquer boa revista semanal ou jornal. Deveramos nos mirar em seus exemplos e procurar formar mais intelectuais com tais habilidades, em vez de desqualificar sistematicamente as condies que permitiram tais trabalhos florescerem.

Boa parte dos rankings internacionais nem sequer avalia livros, com sua fora natural para romper os muros da academia. Ou seja, se voc publicou um livro em uma editora renomada como a Cambridge University Press, depois de anos de pesquisa, isso, inacreditavelmente, no ser levado em conta. Mesmo aqueles rankings que avaliam livros avaliam mal, dando peso reduzido a eles em comparao a um artigo acadmico. Nada justifica tal aberrao, j que boas editoras tm comits de leitura de alto nvel, como qualquer revista acadmica. A nica justificativa : trata-se de impor uma concepo de universidade, na qual a capacidade de interveno na vida social no mais importante. Mas a questo : a quem interessa uma universidade assim? Por que deveramos nos pautar por esse modelo?

Por fim, outro ponto que classicamente aparece nesses rankings a internacionalizao, ponto no qual as universidades brasileiras normalmente vo mal. Mas, por mais que tal questo seja de fato relevante, h distores profundas na maneira que ela posta. Primeiro, devemos ter clareza de que as universidades brasileiras nunca tero a porcentagem de alunos de graduao estrangeiros que encontramos em certas universidades europeias (a USP, por exemplo, tem 2%, enquanto encontramos universidades britnicas com 30%). Pois tais universidades precisam desses alunos para sobreviver, elas simplesmente no tm alunos suficientes em seus prprios pases.

Isso est longe de ser o caso de pases de grande populao e extenso continental, como o Brasil. Temos um dficit enorme de pessoas sem curso superior em nosso prprio territrio. Seria um equvoco brutal deixar de focar tal questo como prioridade. Teremos nveis maiores de internacionalizao na graduao e na ps-graduao. Isso bom e louvvel. Assim como bom avaliar a mobilidade internacional de pesquisadores e professores, a circulao internacional de alunos de doutorado e psdoutorado. Mas nunca teremos uma mobilidade em nvel europeu e nunca teremos a atratividade de pases que podem compor todo o curso de graduao em ingls (porque precisam fazer isso simplesmente para sobreviver). Mas a questo : no precisamos disso. Difcil explicar por que uma questo to ligada caracterstica do funcionamento universitrio de cada pas tem tanto peso nos processos de avaliao.

You might also like