You are on page 1of 9

Fonte de Alimentao AC/DC

(Postada em 1999; atualizada em 10/01/2010)

CUIDADO! Segundo informaes de consulentes, uma firma sediada em Campinas


- SP, com filial em Santos e outras cidades, plagiou meus textos e os esto vendendo a seus alunos em forma de livro. Comuniquem-me e denunciem! Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br
Direitos Reservados Rua Argentina, 2357 - Amrica Barretos - 14783-192 - SP

Resumo terico Como o sabemos, as fontes de alimentao constituem uma das etapas bsicas dos equipamentos eltricos e/ou eletrnicos. A funo dessa etapa inicial 'casar' a tenso eltrica fornecida pela rede domiciliar/industrial com as tenses adequadas s demais etapas do equipamento. o caso, por exemplo, de dispormos de uma tenso de 117 VAC ou 220 VAC e necessitarmos de tenses de 6 VCC ou 12 VCC. Uma fonte bsica simples (ou linear, como dizem os mais tericos) , via de regra, constituda por 4 blocos, cada um com sua finalidade especfica. Eis o diagrama de blocos:

Bloco 1- Transformador - Altera os parmetros 'tenso e corrente' de entrada AC para outro(s) valor(es) de 'tenso e corrente' de sada AC. Um dado valor de tenso de sada AC podem ser maior, igual ou menor que a tenso de entrada AC. Bloco 2- Retificao - Retifica os pulsos de sada do transformador, produzindo uma nova sada polarizada, pulsante, CC. Bloco 3- Filtragem - Filtra a tenso pulsante de sada do bloco retificador eliminando boa parte de sua pulsao. Bloco 4- Regulagem - Regula eletronicamente a sada do bloco de filtragem de modo a se obter uma tenso contnua e constante. Esse bloco pode incluir uma proteo contra diversos 'aborrecimentos', como veremos ao final.

Transformador abaixador de tenso Abaixo mostramos a simbologia, a curva caracterstica e os parmetros envolvidos num transformador abaixador de tenso:

Parmetros notveis do transformador:


Up= tenso no primrio (entrada) ; Ip= corrente no primrio (entrada) ; Np= nmero de espiras no primrio Us= tenso no secundrio (sada) ; Is= corrente no secundrio (sada) ; Ns= nmero de espiras no secundrio Pp= potncia absorvida no primrio (entrada) ; Ps= potncia entregue pelo secundrio (sada)

Relaes:
Up/Us= Np/Ns ; Pp = Ps (caso ideal) ; Up.Ip= Us.Is

Efeito da retificao H vrios modos de ligarmos diodos retificadores de modo a converter AC para CC. Diferenciamos retificador de meia-onda e retificador de ondacompleta. bem mais vantajosa a retificao de onda-completa, a qual aproveita os dois semiciclos da tenso alternada disponvel. Para tal retificao temos duas possibilidades, a saber: usar de apenas 2 diodos retificadores, caso em que o secundrio do transformador dever apresentar uma derivao central ('center tap' - CT) ou usar uma ponte retificadora com 4 diodos, caso o secundrio no apresente derivao central. Esquematizemos isso:

Uma ponte retificadora consta de 4 diodos retificadores reunidos num s invlucro, com 2 terminais marcados "~" para a entrada AC e 2 terminais marcados com "+" e "-" para a sada polarizada CC. A ponte retifica os dois semiciclos da tenso alternada (da o nome 'retificao em onda-completa'. Da tenso de entrada na ponte, perde-se 1,4 V, porque cada diodo determina uma queda de potencial eltrico de 0,7 V (tpica da juno PN de silcio); e h sempre 2 diodos em conduo em cada semiciclo. Tais pontes, facilmente obtidas no comrcio eletrnico, so classificadas pela intensidade mxima de corrente e pela mxima tenso inversa que podem suportar. Como os diodos devem suportar os picos de tenso, a ponte deve suportar, pelo menos, trs vezes a tenso rms da sada do transformador. Efeito da filtragem 'Filtragem' ao de filtrar, retirar impurezas ou separar partes distintas ... que no o caso, em se tratando de corrente eltrica. Filtragem, aqui, um jargo eletrnico para a ao de um componente cuja finalidade 'acumular cargas eltricas', fornecendo-as quando necessrio. Quem age aqui como reservatrio de cargas um capacitor de grande capacitncia, notadamente o capacitor eletroltico. Eis a sua colocao no circuito da fonte:

A ao do capacitor de filtragem suavizar os 'solavancos' dos semiciclos provenientes da retificao, convertendo-os em um fornecimento 'mais contnuo' de cargas eltricas. O diagrama a seguir destaca a tenso 'no filtrada' (em linha pontilhada) e a CC suavizada (em linha slida).

Notemos aqui, que a filtragem aumenta significativamente a tenso mdia CC, para o valor de pico (1,4 valor RMS). Exemplifiquemos isso: suponhamos que uma sada de 6 VACrms no secundrio do transformador, tenha sido retificada por uma ponte, da qual obtivemos 4,6 VCCrms (1,4 volts foram perdidos na retificao). A ao da filtragem eleva essa tenso para seu valor de pico, ou seja, 1,4 x 4,6 VCCrms= 6,4 VCCpico. Como a tenso eltrica nos terminais do capacitor cai um pouco por ocasio das descargas (linha azul cheia, na ilustrao acima), a 'filtragem' no perfeita, resultando assim numa residual ondulao de tenso (tenso de

'ripple'). Para muitos circuitos a ondulao (ripple) de 10% do valor da tenso total satisfatria, e isso se obtm com determinado valor (C) da capacitncia do capacitor eletroltico. Eis a expresso para esse clculo:
Capacitnci a para 10% de ripple = C = 5.Is/Us.f

onde: C a capacitncia do capacitor de filtragem, em farads (F); Is a intensidade de corrente de sada, em ampres (A); Us a tenso de entrada, em volts (V) [este o valor de pico da tenso no filtrada]; f a freqncia da tenso AC, em hertz (HZ) [no Brasil, 60 Hz]. Sem dvida, quanto maior a capacitncia do capacitor de filtragem, menor a ondulao da sada CC! Efeito da regulagem Circuitos integrados reguladores so encontrados no comrcio eletrnicos quer com valores fixos de tenses de sada (5, 6, 9, 12, 15VCC, etc.), quer com sada varivel. So classificados, alm disso, pela intensidade mxima de corrente que podem controlar.

H uma quantidade substancial de reguladores de tenso no mercado. A maioria deles incluem proteo automtica de excesso de consumo (proteo de sobrecarga) e trmica (proteo de sobre-aquecimento).

Parte experimental --- descrio Essa uma fonte de alimentao bastante especial, prpria para: laboratrios cientficos (fsica, qumica, biologia etc.), experimentaes em salas de aula e para exposies em Feiras de Cincias. Ela fornece tenses alternadas fixas (6VAC e 12 VAC) e contnuas, na faixa de 0 a 12VCC, sob corrente de intensidade at 2A. Alm disso, apresenta proteo contra eventuais e breves curtos-circuitos quando manuseada por pessoas inexperientes (ou curiosas).

Circuito Conforme pode-se observar no diagrama de blocos da ilustrao a seguir, essa fonte apresenta:

a) Bloco ou etapa do transformador, que reduz a tenso da rede (110/220VAC) para (6 + 6) VAC, com secundrios para 2A. O transformador apresenta "center-tap" (derivao central) no secundrio; desses trs terminais recolhemos diretamente as tenses alternadas de 6 e 12 volts. Usaremos dessas tenses para a alimentao de lmpadas de colimadores da ptica, ampermetros trmicos, pequemos motores de induo, experincias com correntes induzidas e muitos outros experimentos onde estes valores de tenso alternada, de freqncia 60Hz, for necessria. b) O segundo bloco efetua a retificao da corrente. Usamos, para tal finalidade, uma ponte retificadora com 4 diodos de silcio, tais corno 1N4004, 1N4007, BY127 etc. Essas pontes podem ser adquiridas nas casas do ramo, como um componente nico, dotado de 4 terminais. c) O bloco da filtragem, incumbe-se de minimizar as flutuaes na tenso contnua obtida, constando de um capacitor eletroltico de grande capacitncia (adotamos um de 2000 F x 25 V). d) O bloco seguinte ocupa-se da regulagem eletrnica da tenso de sada, mantendo-a no nvel desejado. Constitui-se de um transistor de potncia (2N3055), um diodo zener para referncia de tenso (12 V x 400 mW) e um potencimetro de carvo (1k ou 2k2), no qual se efetua o ajuste da tenso de sada. Um voltmetro de ferro mvel (mais barato) ou um de bobina mvel ligado aos terminais de sada da fonte, para a leitura do valor atual da tenso. e) O bloco de proteo contra curtos-circuitos momentneos emprega um transistor PNP de uso geral (BC558) e dois diodos (BAX17 ou BAX18). Quando a ddp na sada cai a zero (devido a um indesejvel curto-circuito), essa etapa acionada limitando a corrente ao mximo da fonte, evitando assim danos ponte retificadora, no transformador e demais componentes sujeitos a sobrecargas. Todavia, o transistor de potncia ir esquentar bastante se o curto no for retirado. uma proteo simples para curtos circuitos, porm para breves intervalos de tempo. Ao final, como complementao, apresento uma proteo total contra curtos circuitos; 'triscou' o curto ... a alimentao desliga!

Esquema geral Na ilustrao a seguir temos o circuito esquemtico da fonte em questo.

Na Sala de Eletrnica de nossa Feira de Cincias teremos oportunidade de comentar sobre os diagramas de blocos, smbolos de componentes e circuitos em geral. Lista de componentes CH - Chave interruptora acoplada ao potencimetro; F - porta-fusvel e fusvel para 1A; T - transformador com primrio para 110V e 220V; secundrio para (6 + 6)V, 2A; D1, D2, D3, D4 - diodos de silcio, 1N4007 ou equivalentes; LED - LED vermelho; R1 - resistor; 470 x 1/8 W; R2 - resistor; 1200 x 1/8 W; R3 - resistor; 1500 x 1/8 W; R4, R5 - resistores; 100 x 1/8 W; C1 - capacitor eletroltico; 2000 F x 25 V; C2 - capacitor eletroltico; 4,7 F x 16 V; Z - zener para 12 V x 400 mW; P - potencimetro com chave; 1k ou 2k2; TR1 - transistor de potncia; 2N3055, com dissipador; TR2 - transistor PNP; BC558 ou equivalente; D5, D6 - diodos; BAX17 ou BAX18; V - voltmetro para 12 ou 15 VCC; A - ampermetro para 2A; B1, B2 - bornes; vermelho (+) e preto (-) Diversos - cabo de alimentao, placa de alumnio para dissipador, conectores "Sindall", ponte de terminais, caixa para alojar a fonte, parafusos, solda etc.

Montagem

Na parte frontal da caixa utilizada para alojar a fonte (ilustrao ao lado) instalam-se : o voltmetro, o ampermetro, os bornes de sada (AC/DC), o potencimetro (que incorpora a chave interruptora CH) e o LED indicador de "em funcionamento".

A etapa reguladora contm o transistor de potncia 2N3055 montado e aparafusado sobre uma placa d alumnio (ilustrao a seguir) de (10 x 5) cm e espessura 1,5 ou 2mm. Cantoneiras de alumnio permitem fixar essa placa (que age como dissipador de calor) na caixa. Uma estratgica ponte de terminais com dois pontos isolados e um terra, fixada no mesmo parafuso que fixa o transistor na placa, permite colocar o transistor e os dois diodos da etapa de proteo a curtos. Na figura abaixo, o terminal central dessa ponte de terminais foi 'esticado' por questes de clareza das ligaes.

Transformador, diodos retificadores, capacitor eletroltico etc., podem ser montados utilizando-se de conectores 'Sindall' ou ponte de terminais. Cuidados 1) Observe bem a polaridade dos diodos de retificao, dos diodos de proteo, do diodo zener e dos capacitores eletrolticos. 2) Tome cuidado na ligao do potencimetro; se houver inverso, a fonte fornecer tenso total logo que ligada, o que no correto. Inverta os fios dos extremos. 3) Use bornes de cores diferentes para a sada retificada e controlada; vermelho (+) e preto (-) so as cores tradicionais. Nota final Se voc dispe de ampermetro de fundo de escala 2A, instale-o tambm na parte frontal da caixa (painel). Com isso ter total controla para ajustar tenses e correntes. Sua instalao eltrica fcil, basta intercala-lo entre o coletor do 2N3055 e o borne negativo de sada. Uma fonte de alimentao encontra uso em uma enormidade de situaes. Em nossas sugestes, nos vrios artigos neste site, nos referiremos a ela como fonte de tenso ajustvel. Complementao 1- Proteo total para curtos-circuitos Nessa complementao, o Vcc e o Terra devem ser ligados direto aos diodos da fonte, antes do circuito de regulagem. O resistor R1 quem determina a corrente de proteo, devendo ser calculado via lei de Ohm. O transistor BC337 (ou equivalente NPN) ir conduzir quando a d.d.p. entre a base e o emissor for maior que ~0,7 Vcc; ento: R1 = U/i = 0,7/i . Para i = 1 A, por exemplo, o valor de R1 ser de 0,7 ohm (valor adotado na ilustrao abaixo). Quando este transistor conduzir, o rel (de 12 Vcc) ser acionado e se manter 'travado' at que se desligue e ligue a fonte novamente. Assim, qualquer fechamento de curto nos terminais da fonte resultar no desligamento da alimentao. Uma boa opo colocar um LED (com resistor srie de 1 k) em paralelo com a bobina do rel; seu acendimento acusar que a proteo est acionada.

2- Proteo com SCR e rel H vrias outras tcnicas que tambm podem ser utilizadas em circuitos de proteo, como o caso da associao SCR/rel, conforme ilustramos no circuito abaixo:

Neste circuito, instalado antes da regulagem (como no caso da proteo anterior), quando a corrente circulante pelo resistor-sensor (que a corrente de carga total monitorada) alcanar um valor que faa aparecer entre seus terminais uma tenso da ordem de 1 V, o SCR ir disparar. Com isso, o rel fecha os seus contatos, desligando imediatamente a fonte e acionando um dispositivo de aviso, que pode ser um LED ou um oscilador. Para rearmar a fonte, basta remover a causa da sobre-corrente (em geral um curto-circuito) e desligar a fonte por um instante. Exemplo: se a tenso de entrada for de 12 VCC e a intensidade mxima de corrente for estabelecida em 5A, o resistor de carga do LED (R) ter valor de 1 k e o resistor-sensor (Rs) ter valor de 0,2 ohms (lei de Ohm ==> 1 V = Rs.5 A ==> Rs = 1V/5A = 0,2 ). Obviamente o rel dever ter bobina para 12 V.

You might also like