You are on page 1of 4

II Simpsio RPG & Educao

A Jornada do Heri Mitolgico


por Luiz Eduardo Ricn uitos consideram que um dos mais importantes livros do sculo XX foi O Heri de Mil Faces, de Joseph Campbell. Paralelamente s teorias de Carl Jung sobre os arqutipos e o inconsciente coletivo, Campbell trabalha a noo de que as histrias (todas elas) esto ligadas por um fio condutor comum. Assim, desde os mitos antigos, passando pelas fbulas e os contos de fadas at os mais recentes estouros de bilheteria do cinema americano, a humanidade vem contando e recontando sempre as mesmas histrias. Esta histria oculta dentro de outras histrias chamada por Campbell de A Jornada do Heri Mitolgico, e tem servido de base e orientao para profissionais que estudam e se dedicam s diversas formas do

storytelling (o contar histrias), desde psiclogos, escritores e contadores de histrias, dramaturgos, roteiristas e crticos de cinema e at mesmo entre autores e mestres de RPG. Segundo Campbell, seria possvel estruturar qualquer histria a partir do roteiro bsico da Jornada do Heri, e vice-versa, ou seja, possvel desmontar as histrias, identificando nelas os passos que constituem a Jornada. Partindo dos conceitos de Campbell, Chistopher Vogler estruturou um esquema semelhante jornada do heri, s que mais adequado s narrativas contemporneas (cinema, TV etc.). Em seu livro A Jornada do Escritor, ele indica os seguintes passos para a criao de uma histria que siga a estrutura da jornada de Campbell:

ROTEIRO DE CHRISTOPHER VOGLER


(a partir de Joseph Campbell):

II Simpsio RPG & Educao

Observaes:
O esquema acima pode e deve ser alterado para cada histria. Os mapas devem servir necessidade da histria e no o contrrio. Eles so extremamente flexveis. Apesar das muitas variaes possveis da jornada do heri, no fundo, no fundo podemos concebla como uma nica jornada Um heri sai de seu seguro mundo comum para se aventurar num mundo hostil e estranho. A jornada do heri pode ser externa ou interna, ou seja, pode ser uma aventura fsica propriamente dita, com mocinhos, bandidos, etc ou uma histria que se passa na mente e/ou corao do personagem. A seguir, comenta-se cada etapa da jornada do heri, seguindo o roteiro de Christopher Vogler

te que o protagonista passa a perseguir e enfrentar. O chamado aventura estabelece o objetivo do jogo e deixa claro qual o objetivo do heri. Ser que Luke conseguir salvar a princesa Leia? Ser que Thelma & Louise conseguiro escapar impunes do crime que cometeram?

3. RECUSA DO CHAMADO
normal qualquer heri sentir medo aps ser chamado aventura. Luke recusa-se a viajar para Alderan e a ajudar a princesa Leia. Nas comdias romnticas o heri pode relutar em deixar-se envolver. Quando o heri recusa, necessrio que em algum momento surja alguma influncia para que ele vena esse medo. Pode ser um encorajamento do mentor; uma nova mudana na ordem natural das coisas. Quanto maior for o medo do heri em entregar-se aventura, maior ser o vnculo emocional do espectador. Quando Luke recusa o chamado de Ben Kenobi e volta para casa, v seus tios mortos pelas tropas do imprio. Com isso, Luke no hesita mais e determina-se a embarcar na aventura com Ben. A recusa do chamado acontece sempre no incio da histria? NO. Lembrese de que o mapa da jornada deve ser moldado ao propsito da histria. Em O Retorno de Jedi o mocinho Luke recusa o chamado para enfrentar Vader desde os 45 minutos de filme at mais ou menos os 75 minutos.

1. O MUNDO COMUM
A maioria das histrias leva o personagem principal para fora do seu mundo comum, cotidiano, em direo a um mundo especial, novo e estranho. A idia de peixe fora dgua gerou muitas e muitas histrias de filmes. Exemplo: Guerra nas Estrelas, O Fugitivo, 48 horas, O Mgico de Oz, Excalibur. Antes de mostrar algum fora de seu ambiente costumeiro, obviamente primeiro deve-se mostr-lo em seu mundo comum, para traar um contraste ntido entre esse universo ordinrio e o mundo especial no qual adentrar. Em Guerra nas Estrelas, primeiramente vemos o heri Luke Skywalker em sua vidinha na fazenda, cheio de tdio antes de embarcar na aventura contra o imprio galctico. No emocionante Thelma & Louise, primeiro conhecemos as duas personagens em suas vidas cotidianas. Uma garonete e a outra dona de casa. Somente depois dessa apresentao que embarcamos no mundo especial, no qual elas sero fugitivas da polcia.

4. ENCONTRO COM O MENTOR


Nesse ponto da histria, o heri j deve ter encontrado um mentor. A relao entre o mentor e o heri um dos temas mais comuns na mitologia. Representa o vnculo entre pai e filho, mestre e discpulo, Deus e o ser humano. Um dos mais famosos mentores o Mago Merlin da histria do Rei Arthur e os Cavaleiros da Tvola Redonda. Nos filmes, o mentor pode aparecer como um sbio Jedi (Guerra nas Estrelas), um sargento exigente (A Fora do Destino), ou mesmo o cdigo de honra e moral do heri (os personagens de John Wayne). A funo do mentor preparar o heri para enfrentar o desconhecido quando ele atravessar o primeiro limiar. Ben Kenobi instrui Luke nos caminhos da Fora. O mentor pode ensinar ou at mesmo dar presentes, como o velhinho agente Q nos filmes de James Bond. O mentor s pode ir at certo ponto com o heri, a partir do qual o heri deve prosseguir sozinho ao encontro do desconhecido. Para tanto, algumas vezes o mentor pode dar um empurrozinho ou at mesmo um belo chute na bunda. importante frisar: um heri pede ter vrios mentores.

2. CHAMADO AVENTURA
Ao heri apresentado um chamado aventura, um desafio de grande risco. Uma vez apresentado esse chamado, o heri no pode mais permanecer indefinidamente em seu mundo comum. A terra pode estar morrendo, como nas histrias do Rei Arthur em busca do clice graal. Em Guerra nas Estrelas, o chamado acontece quando Luke v, ao lado de Ben Kenobi, o holograma da princesa Leia pedindo ajuda. Nas comdias romnticas, o chamado aventura pode ser o primeiro encontro com algum especial e, normalmente no cinema americano, uma pessoa irritan-

II Simpsio RPG & Educao

5. TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR


Finalmente o heri se compromete com sua aventura e entra plenamente no mundo especial ao efetuar a travessia do primeiro limiar. Dispe-se a enfrentar o desafio do chamado aventura. Este o momento em que a histria decola e a aventura realmente tem incio. o Ponto de Virada (Plot Point do paradigma de Syd Field). A partir desse ponto o heri no tem mais como voltar atrs. o momento em que Luke e Ben vo cantina procurar por um piloto (Han Solo) para lev-los a Alderan.

letra ou metaforicamente. Neo, em Matrix, surrado pelo agente Smith, e foge para no morrer. Nas comdias romnticas essa morte o fim de um relacionamento amoroso e o renascimento pode ser a retomada de um namoro. Em O Exterminador do Futuro II, o T-800 morto pelo T-1000, que lhe crava uma estaca metlica nas costas. Momentos depois, o T-800 renasce.

9. RECOMPENSA
Aps sobreviver morte, derrotar o drago e salvar a princesa, o heri e o espectador tm motivos para celebrar. O heri, ento, pode se apossar do tesouro que veio buscar, sua recompensa. Pode ser uma arma especial, um smbolo como o clice graal, ou ainda simplesmente o ganho de experincia, sabedoria e/ou reconhecimento. Nas comdias romnticas pode ser a reconciliao do casal. Em O Retorno de Jedi a reconciliao entre Vader e Luke, pai e filho. Dorothy escapa do castelo da Bruxa Malvada com a vassoura da bruxa e os sapatos de rubi. O T-800, John e Sarah conseguem capturar o chip e o brao mecnico que futuramente serviro para a construo de exterminadores.

6. TESTES, ALIADOS E INIMIGOS


No momento em que o heri entra no mundo especial, encontra novos desafios, testes, faz aliados e luta contra inimigos. Os bares so muito teis para essa etapa da jornada. Luke e Ben so testados, fazem um aliado e enfrentam inimigos na cantina. Essa etapa da jornada pode se repetir vrias vezes durante a histria, ainda mais se for um filme de ao propriamente dito. Nesses filmes o heri testado a todo o momento, h inimigos por toda parte e recorrem ajuda de aliados em diversos momentos da histria.

10. CAMINHO DE VOLTA


O caminho de volta onde comea o terceiro ato da histria. O heri ainda est no mundo especial e corre perigo. As foras do mal se reorganizam e preparam um ltimo ataque, a batalha final. Luke, Leia e Han so perseguidos pela fora do Imprio depois de fugirem da Estrela da Morte. John, T-800 e Sarah fogem do T-1000. Esta etapa da jornada marca a deciso de voltar ao Mundo Comum. Mas a volta ser difcil.

7. APROXIMAO DA CAVERNA OCULTA


Aqui o heri chega a fronteira de um lugar perigoso onde est o objeto de sua busca. Pode ser o quartel general de seu maior inimigo, como a Estrela da Morte. A caverna oculta o ponto mais ameaador do mundo especial. Quando o heri entra nesse lugar temvel, ele atravessa o segundo limiar. Nas histrias do Rei Arthur, a caverna oculta a Capela Perigosa onde se encontra o clice graal. Em Indiana Jones e a ltima Cruzada, a caverna oculta o templo onde esto aquelas dezenas de clices e um deles o graal. A aproximao compreende todas as etapas para entrar na Caverna e enfrentar a morte ou o perigo supremo.

11. RESSURREIO
O heri deve renascer e, assim, purificar-se antes de voltar ao mundo comum. Isso at pode ser um segundo momento de vida e morte, ainda mais intenso que a provao suprema. Essa etapa uma espcie de exame final do heri, para ver se realmente aprendeu as lies. O heri se transforma graas a esse momento de morte e renascimento e, assim, pode voltar vida comum como um novo ser, mais evoludo, experiente, com um novo entendimento. Quantas vezes, ns em nossas vidas reais, no sofremos um acidente, corremos perigo ou coisa semelhante e, aps sobreviver a esse apuro, nos sentimos mais vivos, vemos tudo com cores diferentes, nos sentimos mais leves, PUROS? Se o heri no se limpar de toda sujeira, corrupo, dio e sangue do mundo especial, ele pode voltar com srios problemas psicolgicos para o mundo comum. Isso aconteceu com os soldados americanos quando retornaram da guerra do Vietn. Em Guerra nas Estrelas a nave de Luke quase destruda pela nave de Vader, porm, Han Solo salva-o no ltimo momento e Luke destri a Estrela da Morte. A Ressurreio o ltimo momento de perigo para o

8. A PROVAO SUPREMA
A provao suprema o momento crtico nas histrias. O heri enfrenta a possibilidade de morte. Em Guerra nas Estrelas esse o momento em que Luke, Han e Leia ficam presos no compactador de lixo. Na provao suprema, o heri tem que morrer para renascer em seguida. Voc pode interpretar isso ao p da

II Simpsio RPG & Educao

heri e, por isso, deve ser o mais forte, o momento que o leva mais prximo da morte. Neo, em Matrix, morre quase ao final do filme e ressuscita como o escolhido, um novo ser purificado. Chris, em Platoon, est para ser morto pelo sargento Barnes quando um avio lana uma bomba perto deles. Uma enorme exploso. A tela fica branca. Na cena seguinte, vemos Chris cado no cho. Pensamos que ele est morto, mas momentos depois, ele acorda, vivo. importantssimo que, aps essa etapa, o heri adquira uma nova personalidade, menos egosta, mais experiente e sbio. Ele deve deixar para trs toda a impureza, todo o trauma do mundo especial e guardar para si somente a experincia e a sabedoria adquiridas.

A ltima Cruzada. Pode ser um grande tesouro como o clice graal, ou simplesmente um conhecimento ou experincia que poder ser til comunidade ou ao prprio heri. Muitas vezes, o elixir simplesmente um amor conquistado, liberdade de viver ou a volta para casa com uma boa histria para contar.

Em resumo:
1. O Heri apresentado no mundo comum, onde recebe um chamado aventura. 2. Primeiro recusa o chamado, mas num encontro com o mentor encorajado a fazer a travessia do primeiro limiar e entrar no mundo especial, onde encontra testes, inimigos e aliados. 3. Na aproximao da caverna oculta, cruza um segundo limiar onde enfrenta a provao suprema. 4. Ganha sua recompensa e perseguido no caminho de volta ao mundo comum. 5. Cruza ento o terceiro limiar, experimenta uma ressurreio e transformado pela experincia. 6. Chega ento o momento do retorno com o elixir, a beno ou o tesouro que beneficia o mundo comum.

12. RETORNO COM O ELIXIR


O heri retorna ao mundo comum, mas toda a jornada no tem o menor sentido se ele no trouxer consigo um elixir. Elixir uma poo mgica com poder de cura. o que Indiana Jones usa para curar o seu pai em

BIBLIOGRAFIA:
CAMPBELL, Joseph. O Heri de Mil Faces. So Paulo, Editora Cultrix/Pensamento, 1995. VOGLER, Christopher. A Jornada do Escritor. Rio de Janeiro, Ampersand Editora, 1997.

You might also like