You are on page 1of 18

Perguntas dirigidas para o estudo do Direito das Obrigaes

(Civil II- 4 perodo) Professora Laura Ofelia Weisburd de Mossone


PRIMEIRA PROVA 1-Conceitue a obrigao civil. Analise seus elementos. 2-Analise as cinco caractersticas comuns ao objeto de prestao. 3-Classifique as obrigaes complexas, exemplificando. 4-Analise as obrigaes condicionais, a termo e com encargo, exemplificando. 5-Classifique as obrigaes de dar. Analise quem sofre o prejuzo pelo inadimplemento nas obrigaes de dar e nas obrigaes de restituir, antes da tradio. 6-Analise as obrigaes de fazer, quanto suas espcies. Analise seu inadimplemento. 7-Quem sofre o prejuzo nas obrigaes de dar e nas obrigaes de restituir. Analise sua resposta. 8-Analise quatro diferenas entre as obrigaes de dar e de fazer. 9-Analise seis diferenas entre os direitos reais e obrigacionais. 10-Analise as cinco caractersticas do vnculo obrigacional. 11-Analise os trs elementos contidos no Caso Fortuito e a Fora Maior. 12-Analise dois paralelos entre a escolha nas obrigaes alternativas e facultativas, determinando as vantagens para cada parte, em cada uma delas. Resposta objetivamente justificada.

13-As obrigaes indivisveis se enquadram na classificao de obrigaes com multiplicidade subjetiva? Por qu? Justifique sua resposta. 14-O que a escolha? Qual a sua importncia? Em que tipo de obrigaes ela aparece? Que conseqncias ela acarreta? Resposta objetivamente justificada. 15-Analise e exemplifique as obrigaes juridicamente infungveis e as materialmente infungveis. 16-Analise as fontes obrigacionais no Direito Romano e no Direito Brasileiro. Resposta Objetivamente Justificada. 17-Como pode ser a renncia solidariedade? Quem pode fazer a renuncia? Quais os efeitos da renuncia na relao obrigacional? Resposta objetivamente justificada. 18-Conceitue as obrigaes divisveis, indivisveis e solidrias. Exemplifique. 19-Analise as Perdas e danos nas obrigaes divisveis e indivisveis e solidrias. Qual o direito do credor em cada uma delas? 20-Determine trs diferenas entre as obrigaes solidrias e as obrigaes indivisveis. 21-Como pode ser a indivisibilidade obrigacional? Analise exemplificando. 22-Na obrigao solidria passiva e na obrigao divisvel com pluralidade de devedores, que sofre o prejuzo com a insolvncia de um dos devedores? Justifique sua resposta. 23-Por que a obrigao facultativa chamada de sui generis? Justifique. 24-Analise quatro diferenas entre as obrigaes alternativas e as obrigaes facultativas. 25-Analise a divisibilidade nas obrigaes de dar, fazer, restituir e no fazer. Resposta justificada. 26-Como pode ser a indivisibilidade nas obrigaes indivisveis? Analise as quatro hipteses.

27-Analise a insolvncia nas obrigaes divisveis e indivisveis. 28-Como pode ser a impossibilidade do objeto nas obrigaes de dar. Analise e exemplifique. 29-Quem sofre o prejuzo pelo perecimento da coisa antes da escolha nas obrigaes de dar coisa incerta? Por qu? Justifique sua resposta. 30-Conceitue a obrigao acessria. Cite trs princpios que acompanham a obrigao acessria, exemplificando. 31-Analise as fontes das obrigaes solidrias. Para quem elas trazem vantagens? Por qu? Justifique sua resposta. 32-Qual o objeto e a finalidade da Clusula Penal? Resposta objetivamente justificada. 33-Nas obrigaes propter rem, pode ser obrigado o devedor a realizar prestaes de dar, fazer e no fazer? Justifique cada uma das respostas, exemplificando-as. 34-Analise a finalidade da Clusula Penal e estabelea trs (03) diferenas entre a Clusula Penal Compensatria e a Clusula Penal Moratria. Resposta objetivamente justificada. 35-Analise as obrigaes genricas. Quando elas se determinam? Resposta objetivamente justificada. 36-Analise a natureza jurdica da obrigao natural. 37-Por que a obrigao natural obrigao de natureza jurdica imperfeita? Justifique a sua resposta. 38-Conceitue a obrigao acessria. Analise a diferena com a clusula acidental. Resposta objetivamente justificada. 39-Analise os efeitos da perda de um dos objetos ou de todos os objetos de prestao nas obrigaes alternativas antes da escolha. Justifique.

40-Analise sob trs aspetos a importncia da tradio nas obrigaes de dar coisa certa ou incerta. 41-Analise como funciona a escolha como direito potestativo, nas obrigaes alternativas, de dar coisa determinvel, nas facultativas e na clusula penal.Para quem ela traz vantagens? Resposta Objetivamente justificada. 42-Analise cinco efeitos da obrigao natural. Por que a obrigao natural chamada de originria ou derivada? Justifique sua resposta. 43-Analise a natureza hbrida das obrigaes propter rem. 44-Analise a perda de um dos objetos de prestao ou de todos os objetos na obrigao alternativa. 45-Analise os requisitos objetivos e subjetivos contidos no caso fortuito e na fora maior. 46-Por que posso dizer que e execuo da Clusula Penal um direito potestativo? Diferencie a Clusula Penal da Obrigao Alternativa. Justifique sua resposta.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F)


( ) A obrigao natural dotada de exigibilidade. ( ) O credor de coisa certa no pode receber outra, ainda que mais valiosa. ( ) Quando indivisvel, a obrigao resolvida em perdas e danos no se descaracteriza. ( ) A solidariedade pressupe diversas obrigaes, a pluralidade de credores ou de devedores e unidade de prestao. ( ) O Cdigo Civil estabelece com relao s obrigaes de fazer que, havendo dois ou mais devedores, cada um ser responsvel pela dvida toda, mesmo que a prestao seja divisvel.

( ) Nas obrigaes de dar coisa incerta, assim como nas obrigaes de dar coisa certa, o devedor poder alegar a perda ou deteriorao da coisa a qualquer momento. ( ) A obrigao alternativa obrigao nica com prestao no individualizada. ( ) As obrigaes juridicamente infungveis s podero ser cumpridas pelo devedor. ( ) Se o objeto de uma obrigao for um animal, e este der cria, o devedor fica obrigado a entreg-la, juntamente com o animal, por ser a cria um fruto percebido que pertence ao credor. ( ) Na obrigao de no fazer, desde que, sem culpa do devedor, se lhe torne impossvel abster-se do fato que se obrigou a no praticar, extingue-se a obrigao. ( ) O credor de coisa certa tem direito de exigir a resoluo do contrato, se a coisa se perder sem culpa do devedor depois da tradio. ( ) As prestaes nas obrigaes alternativas so excludentes. ( ) As obrigaes de no fazer esto limitadas no tempo. ( ) Nas obrigaes indivisveis o devedor no deve o todo, s deve uma parte. ( ) Nas obrigaes solidrias, se um dos credores demandar e a ao declarada procedente, s a ele o devedor poder pagar. Os outros no formam parte na demanda. ( ) Antes da escolha nas obrigaes alternativas no h perda ou deteriorao. ( ) As obrigaes de dar abrangem as obrigaes de dar coisa certa e incerta. ( ) As obrigaes de entregar alguma coisa, abrangem exclusivamente: as obrigaes de dar coisa certa, dar coisa incerta e restituir.

( ) Um dos efeitos da obrigao natural o devedor no poder repetir o pagamento. ( ) As obrigaes naturais ensejam responsabilidade para o seu devedor. ( ) As obrigaes naturais ensejam responsabilidade para o seu credor. ( ) O fiador tem responsabilidade perante o credor da obrigao. ( ) A obrigao do professor de prelecionar aulas uma obrigao de fazer fungvel. ( ) Obrigaes divisveis so aquelas que no dependem da natureza do objeto da prestao. ( ) Quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigao dvida toda, a obrigao denominada de obrigao solidria. ( ) O credor de coisa certa tem direito de exigir a resoluo do contrato, se a coisa se perder sem culpa do devedor, antes da tradio. ( ) O credor solidrio poder remitir o devedor de toda obrigao, independente do consentimento dos demais credores. ( ) A solidariedade pressupe: a pluralidade de credores ou devedores, embora de obrigaes diferentes, com prestao individualizado. ( ) a tradio e no o contrato que representa a execuo da obrigao. ( ) A obrigao do pintor clebre de pintar um quadro obrigao fungvel. ( ) Na hiptese de uma obrigao alternativa com prestaes peridicas o devedor ou credor efetuaro anualmente a escolha.

( ) O credor solidrio poder remitir o devedor somente da parte relativa ao seu quinho. ( ) Na obrigao indivisvel, cada devedor deve todo o objeto e responde por parte dele. ( ) As obrigaes de no fazer esto ilimitadas no tempo. ( ) Segundo a doutrina moderna, conceitua-se a obrigao como um vnculo exclusivamente pessoal. ( ) Nas relaes de crdito o contrato que representa a execuo da obrigao. ( ) Pode haver indeterminao relativa objetiva inicial na relao obrigacional. ( ) O contrato d ao credor um direito real sobre a coisa. ( ) As perdas e danos nas obrigaes so devidas sempre, conseqncia do seu inadimplemento culposo ou no. ( ) Considera-se lquida a obrigao certa, quanto sua existncia, determinada quanto ao seu objeto. ( ) H em algumas relaes obrigacionais, exerccio de direitos potestativos (sujeio). ( ) As obrigaes com multiplicidade objetiva compreendem as obrigaes divisveis, indivisveis e solidrias. ( ) A escolha nas obrigaes o exerccio de um direito potestativo. ( ) So obrigaes de transferir o domnio aquelas em que a coisa pertence ao patrimnio do sujeito ativo e ela est no patrimnio do devedor. ( ) A relao obrigacional est integrada a todo direito subjetivo . ( ) O credor tem responsabilidade perante o devedor na obrigao civil.

( ) Segundo a doutrina moderna, conceitua-se a obrigao como uma relao jurdica permanente de carter patrimonial. ( ) A tradio fictcia faz referencia a entrega de bem raiz. ( ) As prestaes nas obrigaes alternativas so independentes entre si. ( ) Poder haver nas relaes obrigacionais direitos potestativos (sujeio). ( ) As obrigaes naturais podem ser compensadas. ( ) Segundo a doutrina moderna, conceitua-se a obrigao como uma relao jurdica. ( ) A solidariedade pressupe: a pluralidade de credores ou devedores, embora de obrigaes diferentes. ( ) A tradio fictcia faz referencia a entrega de coisa mvel. ( ) Na obrigao solidria passiva, quem sofre o prejuzo com a insolvncia de um dos devedores, o credor. ( ) A responsabilidade o direito do credor de poder exigir judicialmente tutela judicial para fazer valer sua pretenso. ( ) S o credor poder fazer a renncia solidariedade. ( ) Na obrigao indivisvel cada credor deve todo objeto e responde por todo ele. ( ) Obrigao, imposta aos proprietrios e inquilinos de um prdio, de no prejudicar segurana e o sossego dos vizinhos, denominada obrigao PROPTER REM. ( ) O credor pode cobrar a dvida, antes do prazo estipulado no contrato: Se, nas obrigaes alternativas uma das prestaes, se tornar inexeqvel. ( ) O credor solidrio poder remitir ao devedor de toda a obrigao, independentemente do consentimento dos demais credores.

( ) A responsabilidade o direito do credor de poder exigir judicialmente tutela judicial para fazer valer sua prestao. ( ) O fiador tem responsabilidade e obrigao perante o credor da obrigao. ( ) As obrigaes naturais ensejam responsabilidade para o devedor. ( ) Nas obrigaes alternativas, a escolha no cumprimento das prestaes, ante o silencio do contrato, caber ao credor. ( ) A solidariedade pressupe a simples pluralidade de obrigaes. ( ) Os frutos da coisa devida pertencem, em qualquer estado, ao devedor. ( ) Nas obrigaes alternativas h vrias prestaes in obrigatione. ( ) Caber reduo judicial da clusula penal, quando o valor de sua cominao exceder ao do contrato principal e quando houver cumprimento parcial da obrigao. ( ) A Clusula Penal Compensatria cumulativa. ( ) Na obrigao de dar coisa incerta, existe um ato preparatrio, individualizante do objeto que procede o pagamento. ( ) Na obrigao de dar coisa incerta, inexiste um ato preparatrio, individualizante do objeto que procede o pagamento. ( ) So obrigaes PROPTER REM aquelas que nascem no do direito sobre a coisa e sim dos direitos por causa da coisa ou advindos dela. ( ) As obrigaes PROPTER REM emanam da vontade. ( ) A clusula penal pode acompanhar as modalidades de obrigao de dar, fazer, no fazer e restituir. ( ) Estipulada Clusula Penal e havendo inadimplemento da obrigao, para ser exigida pena

convencional: no necessrio que o credor alegue prejuzo. ( ) Quanto Clusula Penal, podemos afirmar corretamente que: ela s pode ser estipulada conjuntamente com a obrigao principal. ( ) A obrigao dos proprietrios de imveis confinantes de concorrer para as despesas de construo e conservao de tapumes divisrios pode ser considerada como nus real. ( ) O princpio de concursu partes fiunt aplica-se s obrigaes mltiplo-subjetivas. ( ) Pode haver indeterminao objetiva inicial na relao obrigacional. ( ) A clusula penal compensatria se aplica quando h cumprimento parcial da prestao.

SEGUNDA PROVA 1-Analise o pagamento direto das obrigaes. 2-Analise os elementos subjetivos do pagamento, exemplificando. 3-Analise o lugar e o tempo de pagamento, exemplificando. 4-Analise o objeto de pagamento nas obrigaes simples e complexas, exemplificando. 5-Analise os efeitos que produz o pagamento efetuado por interessado e por terceiro no interessado que paga em nome prprio. 6-Quais os requisitos necessrios para a validade do pagamento por transmisso de propriedade? Justifique sua resposta. 7-Quem tem legitimidade para receber o pagamento? Analise quatro hipteses. 8-Analise quem pode ser representante do credor.

9-Analise a presuno em pagamento e as despesas com o pagamento. 10-Defina dvida quervel e dvida portvel. Analise sua importncia a respeito da mora. 11-Analise como funciona o pagamento das obrigaes a termo, sem termo e condicionais. Analise quatro espcies de termo. 12-Analise a sub-rogao convencional, estabelecendo seus requisitos. 13-A consignao pagamento indireto? Extingue a obrigao? O devedor sempre obrigado a consignar? Justifique cada resposta. 14-Que pessoas esto legitimadas a requerer o depsito na consignao? Que pessoas no esto legitimadas? Por qu? Justifique sua resposta. 15-Analise os requisitos da consignao. 16-Analise os requisitos da imputao em pagamento. 17-Analise os requisitos da dao em pagamento. 18-Analise os requisitos da compensao e da confuso. 19-Analise a natureza jurdica da remisso das dvidas e seus requisitos. 20-Dentre os requisitos necessrios para a novao, temos a existncia de obrigao anterior vlida. Analise os pressupostos de obrigao anterior nula, extinta, anulvel, natural e prescrita, justificando cada uma. 21-Analise as fontes e as espcies de confuso. 22-Analise o critrio de utilidade para diferenciar a mora do inadimplemento absoluto. 23-Analise a natureza jurdica da transao e seus requisitos. 24-Analise a transao extrajudicial e judicial, determinando seus requisitos.

25-Analise o duplo contedo da novao. Quando a novao por delegao e quando por expromisso? Resposta Objetivamente Justificada. 26-Analise o efeito do pagamento nas obrigaes naturais e o efeito do pagamento realizado nas obrigaes sujeitas a condio suspensiva. 27-Analise a compensao legal, convencional, judicial e facultativa. Resposta Objetivamente Justificada. 28-Analise os requisitos da mora. Determine as causas excludentes de responsabilidade na mora solves e na mora accipiens. 29-Analise as prestaes que podem ser objeto de consignao e as pessoas que podem consignar. Justifique a sua resposta. 30-A quem pertence a escolha na imputao em pagamento. Resposta objetivamente justificada. 31-A vista do artigo 355 do Cdigo Civil, faa uma anlise do que dvida mais onerosa. Justifique sua resposta. 32-Analise o efeito do pagamento efetuado pelo credor putativo, pelo credor incapaz, pelo credor cujo crdito foi penhorado e o pagamento efetuado ao representante do credor. 33-Analise os efeitos do pagamento efetuado por terceiro no interessado que paga em nome do devedor. 34-Analise por que a consignao, por que a compensao, por que a sub-rogao e por que a remisso de dvidas so formas de pagamento indireto. Justifique cada resposta. 35-Analise as espcies de transao e estabelea a(s) diferena (s) entre ela e a conciliao. Resposta Objetivamente Justificada. 36-Quais os elementos que diferenciam a mora do inadimplemento absoluto? Exemplifique e justifique sua resposta. 37-Analise o objeto e os requisitos da dao em pagamento. 38-Rudolf Von Hering, no seu livro A Luta pelo Direito afirma que a luta pelo direito subjetivo provocada quando o direito

lesado ou usurpado. Conforme esta afirmativa, analise a qual das caractersticas do vnculo jurdico obrigacional dita afirmativa faz referncia. Justifique sua resposta.

Assinale verdadeiro ( V ) ou falso ( F )


( ) D-se-a novao quando o credor consentir em receber coisa que no seja dinheiro, em substituio da prestao que lhe devida. ( ) A quitao do adimplemento obrigacional poder ser dada por instrumento particular em qualquer negcio jurdico. ( ) O devedor em mora no responde pela impossibilidade da prestao que resulte de fora maior, se ocorrer durante o atraso. ( ) A ausncia de quitao no permite a reteno do pagamento por parte do devedor, nas dvidas querbles. ( ) Reside o ponto essencial da transao na reciprocidade de concesses. ( ) Para exercer o direito de reteno, o devedor deve estar autorizado por lei. ( ) O pagamento efetuado de boa f ao credor putativo vlido, ainda provando-se depois que no era credor. ( ) Na obrigao solidria, a confuso forma de extino da obrigao at a concorrncia da respectiva parte no crdito ou na dvida, permanecendo, quanto ao mais, a solidariedade. ( ) O inadimplemento relativo ocorre quando a obrigao no foi cumprida em sua totalidade, nem poder s-lo, e o credor no mais ter a possibilidade de receber aquilo a que o devedor se obrigou. ( ) O pagamento em consignao somente poder ocorrer mediante depsito judicial. ( ) Delegao com efeito novatrio aquela em que h alterao no objeto da relao obrigacional. ( ) As dvidas querbles so pagas no domiclio do credor.

( ) A dao em pagamento forma legal de extino das obrigaes. ( ) O fiador pode compensar sua dvida com a de seu credor ao afianado. ( ) Na novao por expromisso, pode o credor substituir o devedor, sem o consentimento deste. ( ) A compensao no impedida pela diferena na qualidade do objeto das prestaes. ( ) O credor pode cobrar a dvida a qualquer devedor solidrio antes do prazo estipulado no contrato quando, havendo solidariedade, um dos devedores cair na insolvncia. ( ) O devedor pode reter o pagamento quando o credor ao invs de vir receber pessoalmente o pagamento, manda para tal fim um representante. ( ) A mora que se caracteriza pelo vencimento de obrigao lquida e positiva, dispensada a interpelao do devedor, chamase: mora ex-re. ( ) O pagamento vlido quando o accipiens tiver a aparncia de credor e o pagador estiver de boa-f. ( ) Os requisitos legais da quitao podero ser suprimidos se dos termos do documento firmado ou das circunstncias resultar haver sido a dvida paga. ( ) A novao, como o pagamento e a compensao, produz a imediata satisfao do crdito. ( ) O direito brasileiro s admite a novao subjetiva. ( ) Se a transao recair sobre direitos contestados em juzo, far-se-: s por termo nos autos assinado pelos transigentes e homologado pelo juiz. ( ) A dao em pagamento forma voluntria de extino das obrigaes. ( ) O terceiro no interessado, que paga dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se, sub-rogando-se o direito do credor.

( ) Nas obrigaes por ato ilcito, o devedor considerado em mora a partir do ajuizamento de ao pelo credor. ( ) O pagamento reiteradamente feito em outro local no faz presumir renncia do credor ao domiclio previsto no contrato. ( ) A entrega do objeto empenhado, na remisso das dvidas, no prova a extino da dvida. ( ) O devedor, nas dvidas portveis, pode exercer o direito de reteno do pagamento de sua obrigao, quando: o credor se recusar a dar quitao. ( ) Pela transao, lcito aos interessados prevenir ou terminarem o litgio mediante concesses mtuas. Se, contudo, a transao recair sobre direitos contestados em juzo, far-se-: apenas por escritura pblica. ( ) O inadimplemento relativo se d quando a obrigao no for cumprida no tempo, lugar e forma devidos, porm poder slo com proveito para o credor, hiptese em que se ter a mora. ( ) A mora ex personae a que se constitui mediante interpelao judicial ou extra judicial. ( ) A ausncia de quitao, nas dvidas querbles, no permite a reteno do pagamento por parte do devedor. ( ) O terceiro no interessado que paga em seu prprio nome, pode fazer a consignao em pagamento. ( ) A compensao convencional pode ser realizada entre dvidas ainda no vencidas. ( ) O pagamento que consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, dever ser efetuado no lugar convencionado pelas partes. ( ) Extinguindo-se a obrigao, desde que na mesma pessoa se renam a qualidade de credor e devedor, caracterizar-se- a compensao. ( ) Reside o ponto essencial da transao na incerteza da existncia de pretenso.

( ) Para exercer o direito de reteno, o credor deve estar autorizado por lei. ( ) Se a novao for feita sem o consentimento do fiador e o devedor principal, esta perde seu efeito. ( ) Delegao com efeito novatrio aquela em que h alterao do sujeito ativo da relao obrigacional. ( ) A compensao legal poder ser efetuada entre dvidas lquidas e no vencidas. ( ) correto afirmar que o devedor em mora responde pela impossibilidade da prestao que resulte da fora maior se ocorreu durante o atraso. ( ) A presuno do pagamento pela entrega do ttulo ao devedor relativa. ( ) O inadimplemento relativo se d quando a obrigao no for cumprida no termo, lugar e forma devidos, porm, poder slo com proveito para o credor, hiptese em que se ter a mora. ( ) A clusula penal compensatria se aplica quando h cumprimento parcial da prestao. ( ) O terceiro no interessado, que paga dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se, no se sub-rogando-se o direito do credor. ( ) A sub-rogao opera-se ipso iure quando terceiro interessado paga a dvida pela qual podia ser obrigado. ( ) A novao subjetiva se d se as partes acordam na modificao da espcie obrigacional. ( ) Se a novao feita sem o consenso do fiador, a novao perde seu efeito. ( ) A quitao irrevogvel. ( ) A compensao poder ser de bens fungveis. ( ) Na obrigao solidria passiva, quem sofre o prejuzo com a insolvncia de um dos devedores, so os devedores solidrios.

( ) Extinguindo-se a obrigao, desde que na mesma pessoa se renam a qualidade de credor e devedor, caracterizar-se- a confuso. ( ) O direito brasileiro s admite a novao subjetiva ativa, passiva e objetiva. ( ) O credor de coisa certa tem direito a exigir a resoluo do contrato, se a coisa se perder sem culpa do devedor, antes da tradio. ( ) Na obrigao indivisvel, cada devedor deve todo o objeto e responde por todo ele. ( ) O co-devedor interessado que paga a dvida em seu prprio nome, se sub-roga nos direitos do credor originrio. ( ) O princpio de concursu partes fiunt aplica-se s obrigaes mltiplo-subjetivas. ( ) D-se novao, quando o novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor. ( ) Reside o ponto essencial da transao na reciprocidade das concesses. ( ) A clusula penal corresponde a conveno antecipada de perdas e danos. ( ) Nunca o credor poder cobrar a dvida antes do prazo estipulado no contrato. ( ) Delegao com efeito novatrio, novao subjetiva ativa. ( ) Nas obrigaes negativas, o devedor considerado inadimplente a partir do ajuizamento da ao pelo credor. ( ) Havendo novao entre o credor e um dos devedores solidrios, por este ato, os demais devedores respondem, permanecendo, assim, a solidariedade, e sobre os bens de todos remanescem todas as garantias do crdito novado. ( ) O pagamento feito cientemente ao credor incapaz no vlido, mesmo que o devedor prove que em proveito do credor efetivamente reverteu.

You might also like