You are on page 1of 12

1

A escrita nossa de cada dia:


sonhos impressos em iniciativas de preservao da memria escolar
Ana Chrystina Venancio Mignot Durante a organizao de Memria da escrita cotidiana 1 alunos remexeram bas de memrias que trouxeram tona formas particulares de escrever sobre as prprias vidas. Conversaram com avs, pais, amigos, colegas de trabalho e professores da Faculdade de Educao que, igualmente, se empenharam em localizar os papis que acumularam ao longo do tempo colaborando nesta aventura acadmica com suas relquias pessoais. Neste processo, alm de localizar aqueles que escrevem e guardam papis, eles ressignificaram documentos, preocupando-se com a destruio trgico destino do qual no escapa grande parte das escritas preservadas mas aparentemente sem importncia: A participao na organizao de uma exposio (...) mexeu com a vida de muitas pessoas, pois tirar do armrio o que estava guardado e relembrar o passado pode nos causar muitas alegrias, mas tambm dor e sofrimento. (...) Com esta experincia, percebi que meu av no apenas um velho cheio de manias e implicncias. Ele uma fonte viva de estudo e seus escritos poderiam nos servir para entendermos muitas coisas e o caderno velho de minha me que ela quase jogou fora na mudana, iria ser muito til para atravs do meu trabalho tentar entender a educao e o pensamento dos jovens de uma poca to distante para mim, mas to presente, viva na memria. (...) 2 Proporcionar a reflexo sobre as prticas da escrita na vida cotidiana e socializar as pesquisas sobre os usos, prticas e formas de preservao da escrita foram os objetivos da exposio que colocou em foco os diferentes espaos onde se aprende e exercita o ato de escrever. Dividida em sees, trouxe cena as escritas escolares de professores, as escritas escolares de alunos, as escritas domsticas, as escritas de viagens, as escritas ntimas e as
Professora do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde coordena o Grupo de Pesquisa Escola, Memria, Cultura Escrita. 1 Exposio organi zada em julho de 2002, por Antonio Castillo Gmez e Ana Chrystina Venancio Mignot como parte das atividades desenvolvidas durante o Seminrio de Consolidao Temtica da Linha de Pesquisa Cotidiano e Cultura Escolar disciplina esta que dividimos, quando ele atuou como pesquisador visitante do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o auxlio da FAPERJ. 2 Avaliao escrita do Seminrio de Consolidao Temtica feita por Suzana Brunet Camacho.

2 escritas de crianas e jovens e permitiu, mais do que mapear uma srie de escritos acumulados por inmeras pessoas, iniciar uma reflexo terica sobre cadernetas e boletins escolares, cadernos de exerccios, cadernos de esoterismos, lbuns de recordaes, cadernos de perguntas, documentos de identidade, dirios de classe, dirios profissionais de professoras, manuais e prticas epistolares 3. Ao retomar esta experincia pretende-se contextualiz-la no mbito de recentes iniciativas nacionais e estrangeiras de preservao da memria escrita. Para tanto, sero examinados seus impressos de divulgao considerando as finalidades, temticas, ttulos e imagens presentes. A leitura desses variados impressos visa apontar, ainda de forma embrionria, para a importncia de criao de um centro de preservao da escrita escolar no mbito da Faculdade de Educao da UERJ com a finalidade de reunir documentos que permitam aprofundar estudos sobre escola, memria, cultura escrita.

Inventariando iniciativas de preservao da escrita em impressos de divulgao

O cartaz, o convite e o folder de Memria da escrita cotidiana traziam estampados a primeira pgina de um caderno de recordaes no qual uma menina, em 1958, no final do curso primrio se dirigia s coleguinhas de classe explicando suas intenes: que todas deixem aqui, em palavras, alguma coisa que eu mais tarde possa ler e lembrar, quem sabe, com saudades, este tempo feliz, que o perodo escolar. Jane Paiva no se limitou a escrever uma mensagem. Desenhou carta e envelope. Tambm no se limitou a assinar o texto. Colou seu retrato no envelope, no qual escreveu Minhas poesias. Era ela a remetente. A ela deveriam destinar poesias. Em troca, prometia toda a sua gratido.
3 Alunos do Curso de Pedagogia e da Ps-Graduao em Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Ps-Graduao em Histria da Universidade de Alcal, que produziram textos: Dirios profissionais: o mundo da voz e do ouvido de Elaine Constant Pereira; Cadernos de registros: magistrio ao longo dos dias de Maria Clara Vital Pavo Brilhante; Dos dirios de classe s salas de aula: escritas profissionais de professoras de Luis Carlos Ferreira; Papis tingidos pelo tempo: boletins e cadernetas escolares de Antonia Simone Coelho Gomes Cadernos escolares: entre tarefas, saberes e ensinamentos de Luana de Souza Siqueira; Revelando sonhos: escrita coletiva de jovens em cadernos de perguntas de Therezinha de J. Conde Pinto; Rompendo o silncio de sujeitos comuns em lbum de memrias de Suzana Brunet Camacho; Aposte na sorte! destinos aprisionados em cadernos de Brbara Trindade; Fragmentos de memria - a escrita enquanto possibilidade de documentao da vida de pessoas que no escrevem de Leonor Cardoso Rosa; Cartas femeninas en el siglo XVI: el epistolario de Ana Dietrichstein de Vanessa de Cruz Medina e Los manuales epistolares en la Espaa contempornea: una aproximacin a su estdio de Vernica Sierra Blas.

Definir a capa dos impressos de divulgao no foi to fcil. A realizao da exposio sobre a escrita cotidiana pressupunha um trabalho anterior de coleta e seleo do material. Inicialmente, os alunos matriculados no curso trouxeram diversos tipos de escritos que foram obtidos com familiares e amigos. Pouco depois, divulgamos cartazes e e.mails para alunos e professores solicitando a colaborao dos mesmos:

Consulte seus velhos papis!!! Se voc tem cadernos e cadernetas escolares, dirios ntimos, maos de cartas, cadernos de receitas, postais, cartes e certides diversas (...) v na sala da Linha de Pesquisa Cotidiano e cultura escolar. Estamos recebendo e selecionando material para a exposio Memria da escrita cotidiana, que se realizar em junho com o apoio do Departamento Cultural da UERJ. Converse com seus avs!!! Participe da exposio! Conhea melhor seus avs. Sente-se com eles e reveja cadernos e cadernetas escolares, agendas, dirios ntimos, maos de cartas, cadernos de receitas, postais, cartes e certides diversas, que eles guardaram no fundo do armrio ou numa caixinha escondida na gaveta. (...) Estamos recebendo e selecionando material para a exposio Memria da escrita cotidiana, que se realizar em junho com o apoio do Departamento Cultural da UERJ.

4 Rapidamente chegaram s nossas mos textos guardados por muito tempo: dirios de classe, dirios profissionais, lbuns, fichas de aulas, cadernetas de notas, boletins escolares, planos de curso, anotaes de leituras, cadernos de atividades, relatrios anuais, cadernos de exerccios, de ditado, de caligrafia, de cpia, de deveres de casa, textos escolares, provas, cola, listas de compras, cadernos de contabilidade domstica, cadernos de receitas, bilhetinhos trocados no ambiente domstico, jornaizinhos familiares, dirios de viagens, postais e cartas, lbuns de recordaes, cadernos de perguntas, cadernos de poesias, agendas e dirios, entre outros. O sucesso obtido com esta forma de coleta de material no surpreendeu. Em Memria cotidiana de la escritura em Alcal de Henares, em 1996, na qual nos inspiramos, tambm no seu processo de organizao saiu da carncia para a profuso de documentos. Antonio Castillo Gmez destacou, no folder, que os papis se avolumaram na medida em que: la voz se fue corriendo y al final hemos tenido que descartar parte de lo que se nos h prestado. Tal vez em um futuro, si alguna instituicin se siente atrada por la idea y est dispuesta a investir algo de dinero, se puede reconstruir uma memoria cotidiana de la escritura mucho ms rica que sta. Mientras llega el dia, si alguien se anima a colaborar com nosotros, solo tiene que buscarnos. importante observar que graas a estratgias como esta e, muitas vezes de maior envergadura, se originaram acervos de algumas instituies como por exemplo o da Biblioteca Pedagogica di Firenze, na Itlia, que foi reunido inicialmente, por ocasio da Mostra Didattica Nazionale, em 1925, como observou Davi Montino (2002). Outras instituies lanam mo de exposies para ampliar seus acervos. O Museo de las Escuelas, na Argentina, solicitou fotografias, objetos, livros e cadernos, como pode ser visto no folder de Lo que el borrador no se llev, realizada no incio de 2003, promovida pela

5 Universidad Nacional de Lujan, que tendo frente Hctor Rubn Cucuzza, sensibilizou a populao para efetuar doaes visto que estes documentos muitas vezes so destrudos por se desconhecer a importncia que tm para o estudo de tempos pretritos:

Tal vez a vos no te gusta guardar las cosas vejas. Tal vez de los que guardan y despus no saben donde poner tantas cosas. Quiz hayas visto em el armrio de la abuela, um tintero involcable que nunca te dej tocar. Quiz tambin hayas encontrado um libro de lectura viejo, sin color, com algunos cuentos que te hicieron rer o uma carpeta com bordado que hiciste em jardin. Puede que jams vuelto a ver esas cosas luego de alguna mudanza.

Museus escolares e centros de memria e documentao da educao brasileiros tambm tm lanado mo de exposies colocando em evidncia os seus acervos o que contribui para a divulgao da importncia dos documentos escolares para a produo do conhecimento cientfico. Para citar apenas dois exemplos, em 2002, em Florianpolis, Maria Teresa Santos Cunha promoveu em parceria com o Museu da Escola Catarinense, da Universidade do Estado de Santa Catarina, a exposio Memrias e escritas das pessoas comuns com o objetivo de propiciar uma reflexo sobre os usos e modos de escrever assim como os materiais, objetos ou signos utilizados no espao social em que tais atos se produzem e, ao promover a visibilidade das escritas ordinrias, contribuir para ampliar a noo de documento histrico e divulgar as iniciativas de salvaguarda e conservao destas escritas. O Museu da Escola do Centro de Referncia do Professor de Minas Gerais com uma experincia de longa data na organizao da documentao escolar mineira 4,
4

Consultar, entre outros, anlise de CASASANTA, Ana Maria Peixoto. 2000.

6 recentemente, com a curadoria de Francisca Isabel Maciel promoveu a exposio Ler, escrever e contar...[a histria da alfabetizao em Minas Gerais] objetivando convidar os visitantes a refletirem sobre parte do sentimento de Minas diante da luta da aprendizagem da leitura e da escrita contra o fracasso escolar (s/p).

As exposies se inscrevem no mbito de outras iniciativas que tentam valorizar os estudos sobre a escrita das pessoas comuns. Na Frana, a Association pour lAutobiographie et le Patrim oine Autobiographique, desde 1980, sob a liderana de Philippe Lejeune, tem recebid o dirios, memrias e autobiografias, valendo-se de apelos, por intermdio do rdio e artigos na imprensa, o que tem permitido reunir textos autobiogrficos que no despertariam interesse da indstria editorial que chegam das diferentes regies do pas e so lidos por um grupo de leitura responsvel pela elaborao de resenhas. A associao edita um jornal quadrimestral, organiza mesas-redondas e, no vero, promove jornadas de autobiografia :

Todos os anos, no fim de junho ou comeo de julho, vemos os textos que lemos se tornarem homens e mulheres de carne e osso: os encontros de Ambrieu no tm nada a ver com seminrios. Durante dois dias, em torno de oficinas, de espetculos, e de boas mesas, todos ficam se conhecendo. O autor descobre desconhecidos que conhecem sua vida

7 ntima, ou a histria de sua famlia, no melhor que ele, mas to bem que perturbador...(Lejeune,1997, p. 118) O quadro de escassez documental vem se modificando nos ltimos anos a partir de iniciativas desenvolvidas em diferentes pases em favor da valorizao e conservao da memria das pessoas comuns como o caso tambm do Archivo de la Escritura Popular da Associao Etnogrfica Bajo Duero, em Zamora na Espanha, que promoveu a campanha Los papeles de los abuelos com a finalidade de reproduzir ou custodiar dirios, cadernos, cartas, memrias, enfim escritas ordinrias para que no se percam para sempre, explicando que contm no s a vida de familiares, mas registram costumes, modos de pensar, luta pela sobrevivncia, guerras e emigraes que permitem compreender a histria do ponto de vista de personagens geralmente esquecidos. Cartas, dirios, memrias, agendas, cuadernos escolares, libros de cuentas, recetarios... Nuestros padres y nostros abuelos dejaron rastros de su vida em papeles que solo se han salvado de la destruccin cuando las siguientes generaciones se preocuparon por conservarlos, tal vez olvidados em cajones o desvanes. Pero si nosostros no nos ocupamos tambin, si nadie va a poder leer aquellas escrituras, esos papeles se acabarn perdiendo para siempre. Na Itlia, o Museu Storico de Trento produziu digitalmente o Catlogo dellArchivio della Scritura Popolare, com cartas, cadernos, agendas, dirios e outros escritos que permitem compreender especialmente os perodos de guerra. Promoveu tambm dois seminrios, em 1991 e 1993, para discutir especificamente a escrita de crianas e jovens: La scrittura bambina e Piccolli scrivani: scritture nel tempo dell infanzia e dell adolescenza, dedicando ateno especial no s aprendizagem da escrita, mas s intenes educativas, prticas escolares, tradies familiares pretendendo assim compreender tanto a histria da alfabetizao, quanto a histria da famlia e da prpria infncia, como assinalou Quinto Antonelli (1999).

8 No livro resultante do primeiro evento, e do qual participam Dominique Julia, Philippe Lejeune, Jean Hbrard, Cludio Rosati, Patrizia Cordin, Gian Bruno Ravenni, Michele Cortelazzo, entre outros, os organizadores chamaram a ateno, na apresentao para o fato de que a escrita infantil no era objeto de anlises at o incio da ltima dcada indicando que documentos produzidos pela pena infantil, eram material pouco digno de estudo revelando assim o pouco interesse pela cultura no adulta (Antonelli e Becchi, 1993). Na mesma perspectiva, em seu artigo, Dominique Julia (1993) observou que trabalhar com a escrita infantil e juvenil numa perspectiva histrica extremamente difcil pois a documentao rara e, talvez, no haja outro campo da histria com uma taxa de conservao de documentos to baixa quanto esta. Ele lembra, no entanto, que o acesso a tais produes se d geralmente por intermdio da literatura autobiogrfica, que sabemos rica de detalhes sobre a infncia, a famlia e a escola. Ainda na Itlia, numa pequena aldeia da Toscana, onde os arquivos da regio abrigavam em 1997, mais de dois mil textos autobiogrficos, como observou Lejeune (1997), anualmente so realizadas vrias atividades coordenadas por Saverio Tutino como a publicao da revista Prima Persona e concursos de autobiografias. Por ocasio da entrega do Premio Pieve so promovidas mesas redondas, recitais com apresentao de textos, exposies e lanamento de livros. No catlogo de 2001, a exposio de documentos autobiogrficos enviados durante o ano teve como ttulo Il tesoro dell archivio.

9 Todas estas iniciativas evidenciam que a tarefa de constituio de acervos pblicos desta natureza envolvem necessariamente profissionais de diferentes tradies disciplinares5. Tal compreenso tem inspirado os primeiros passos na busca de recursos, na promoo de exposies, concursos e publicaes. Isto se deve ao fato de que os estudos sobre a Histria da Cultura Escrita, como sugeriu Antonio Vino, longe de ser um campo reservado a determinados investigadores, j nasceu com uma vocao interdisciplinar: Todos os que a abordam sabem, venham de onde vierem, seja qual for a sua formao, que precisam incorporar conhecimentos e estudos gerados em diferentes campos acadmicos e institucionais. Que o seu contributo necessariamente parcial e incompleto. Que, em definitivo, a histria da cultura escrita exige o concurso de fillogos, lingustas, epigrafistas, palegrafos, socilogos, pedagogos, psiclogos, antroplogos e historiadores scio-culturais, da literatura ou da educao, entre outros (2001, p. 6) Em todos os impressos de divulgao examinados, ou na maior parte, tambm constata-se um esforo dos organizadores em dialogar com os titulares de arquivos familiares e pessoais visto que so o principais refgios da escrita ordinria, da escrita infantil e, particularmente, da escrita escolar. Se os arquivos pessoais so constitudos por documentos reunidos e selecionados por indivduos, os familiares so aqueles que so gerados pelas atividades de uma pessoa ao longo de sua vida ou por distintos componentes de uma famlia atravs de geraes (Gallego, 1993, p. 17 apud. Blasco, 2002, p. 393). Via de regra, segundo Blasco (op.cit), congregam documentos produzidos em variados suportes que foram produzidos e conservados em pocas distintas e que geralmente guardam informaes que interessam particularmente aos estudiosos da cultura escrita na medida em que trazem informaes mais diretas sobre o uso da escritura e o avano desta prtica na sociedade (idem, p. 400), como cadernos de notas, dirios, correspondncia, agendas, cadernos escolares, entre outros. A nfase na sensibilizao da populao para encaminhar papis guardados s instituies pblicas tambm sinaliza para o fato de que arquivos familiares preservados no mbito privado envolvem situaes difceis e complexas. Geralmente, h uma grande carga afetiva do/s responsveis com a documentao acumulada. Estes arquivos guardam
5

Arquivos europeus de escrita popular foram objeto de anlise cuidadosa de vrios autores no n 38 da revista Archivamos em 2000 e, particularmente, o artigo de CASTILLO GMEZ, Antonio. Um archipilago desconocido. Archivos y escrituras de la gente comn.

10 segredos, sonhos, expectativas, projetos, vidas, que obrigam pesquisadores comprometidos com a preservao da memria escrita a se colocarem no lugar daqueles que escreveram, conservaram e classificaram de formas muito prprias inmeros papis que cumprem a funo social de edificar a memria pessoal ou familiar6. Esta uma estratgia que chama a ateno para a fragilidade do suporte e a possibilidade de perda com o decorrer do tempo. Alguns ttulos tanto de exposies quanto de campanhas, remetem para um tempo fugidio e distante ou sugerem que cada um possui um tesouro, algo rico no s para si mesmo mas para a humanidade, que deve ser preservado, exibido, estudado. Nos impressos de divulgao, o uso de imagens de textos infantis, as fotografias do tempo escolar ou de diferentes suportes e utenslios da escrita, a reproduo de escritas ordinrias, parecem cumprir muitas vezes a finalidade de criar a identificao do visitante com a documentao exposta. Todos possuem em maior ou menor proporo a vida em papis. Em Memria da escrita cotidiana, visitantes se reconheceram nos papis guardados e no prprio folder pois inmeras geraes de estudantes fizeram lbuns de recordaes e poesias com a finalidade de guardar evidenciando que crianas e jovens tm, de um modo prprio , a dimenso da fugacidade da vida. Nessa perspectiva podem ser entendidas as opinies deixadas no livro de impresses:

Eu gostei muito deste trabalho, pois sempre tive o hbito de escrever minhas experincias de vida e acho que isso desempenha um papel importantssimo no s na minha vida, como na de muitas outras jovens. Me sinto contemplada em ver um trabalho que valoriza a escrita de muitos annimos. Ao entrar... sentimentos (Quanta emoo!) Vejo que tenho memrias e devo guard-las. Ou melhor, esto em mim. No imaginava que meus guardados tivessem tanto valor documental. Sinto-me fazendo histria!7

6 Ver DAUPHIN, Ccile e POUBLAN, Danile. 2002. 7 Impresses escritas por Aline Cristina C. Dantas, Vnia Morgado e Rosina Wagner, respectivamente.

11

Em favor de um centro de preservao da escrita escolar

Como o apelo no rdio, uma exposio pode deslanchar o processo de organizao de um centro de preservao da escrita. Ou, pelo menos, intensificar o interesse. De certa forma, isto j estava presente no prprio folder de Memria da escrita cotidiana. Antonio Castillo Gmez e eu terminvamos o nosso texto de apresentao admitindo que o trabalho alm da inteno de divulgar estudos sobre as escritas vulgares ou ordinrias, como so denominadas, est contido o nosso secreto desejo de continuar localizando, reunindo e selecionando documentos que nos ajudem a constituir, futuramente, um acervo para investigaes sobre a vida, a escola, a vida na escola e a escola em nossas vidas. Passaram-se os meses. Uma nova exposio se avizinha. Novos contatos. Novos textos. Novas descobertas. Mais uma vez temos, em mos, inmeros documentos de temporalidades diversas, escritos em diferentes estaes da vida. Em funo da composio do prprio grupo de pesquisa formado basicamente por professoras, a maior parte da documentao pertence a profissionais que se dedicam ao ofcio de ensinar ou esto em processo de formao. Da mais simples carta ao dirio ntimo mais elaborado, as mos que escreveram ou guardaram so de profissionais do magistrio. Em outros, as marcas da escola tambm se fazem presentes at mesmo na letra redonda de quem copiou muitas pginas de caligrafia e cpia. Refletir sobre isto significa, no momento, deixar registrada a possibilidade de constituirmos um acervo na Faculdade de Educao que possa subsidiar pesquisas de professores e alunos de graduao e ps-graduao que tenham interesse em desenvolver estudos tanto na perspectiva histrica, filosfica, sociolgica, psicolgica ou antropolgica sobre a escrita escolar. Os grupos de pesquisa institudos ou em processo de constituio tm possibilidades de investigar, nestes escritos, metodologias de ensino, prticas educativas, usos da imagem na sala de aula, currculo, histria das disciplinas, usos do tempo escolar, processos de alfabetizao e de avaliao, prticas de escrita, entre muitos outros aspectos.

12 Viabilizar isto exige integrar muitas mos na escrita de um projeto comum que nos permita sermos referncia para a pesquisa, intercmbio e formao de novos pesquisadores. Mas tambm que nos permita estreitar o dilogo com os professores e professoras que nas salas de aula no se limitam a ensinar a ler e escrever. Escrevem para reclamar, pedir, controlar, punir, explicar, provar, sugerir, protestar, desabafar e que precisam se fazer ler para que seus anseios mais profundos, seus dilemas mais freqentes possam ser levados em conta tanto nas polticas pblicas quanto na produo de conhecimentos comprometidos com as mudanas que sonhamos. Alm do mais, podero ser os maiores aliados na preservao dos arquivos escolares e na educao das novas e futuras geraes sobre a importncia da preservao da memria escrita.

Referncias bibliogrficas
ANTONELLI, Quinto (a cura di). Scritture di confine. Catalogo dell Archivio della scrittura popolare. Museu Storico in Trento. 1999. (CD ROM). ANTONELLI, Quinto e BECCHI, Egle (a cura di). Nota introduttiva. In Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma-Bar, Laterza. 1995, pp.V-XVI. BLASCO MARTINEZ, Rosa Maria. Los archivos familiares. Planteamiento general y cuestiones para el debate. In. SEZ, Carlos. (ed) Actas Del VI Congreso Internacional de Historia de la Cultura Escrita. Madri: Biblioteca Litterae: Calambur.V. II, 2002, pp. 391-404. DAUPHIN, Ccile e POUBLAN, Danile. Maneiras de escrever, maneiras de viver. In BASTOS, Maria Helena Camara., CUNHA, Maria Teresa Santos e MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (orgs). Destinos das letras: histria, educao e escrita epistolar Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2002.pp. 75-88. CASASANTA, Ana Maria Peixoto. As tramas do arquivo: reconstruindo o percurso de construo do Museu da Escola de Minas Gerais. In FERNANDES, Rogrio e FELGUEIRAS, Margarida Louro. (orgs). A escola primria: entre a imagem e a memria. Porto: Projecto Museu vivo, 2000, pp. 37-48. CASTILLO GMEZ, Antonio e MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. [Memria da escrita cotidiana]. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. (folder da exposio). CASTILLO GMEZ, Antonio. Um archipilago desconocido. Archivos y escrituras de la gente comn. In Archivamos. Revista Trimestral de archiveros de Castilla y Leon. 2000, ano 10. n 38. pp. 4-11. JULIA, Dominique. Documenti della scrittura infantile in Francia. In ANTONELLI, Quinto e BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma-Bar, Laterza. 1995, pp. 524. LEJEUNE, Philippe. O guarda- memria. In. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, 1997, pp. 111-120. MACIEL, Francisca Isabel. Ler, escrever e contar...[a histria da alfabetizao em Minas Gerais]. Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais: Museu da Escola/Centro de Referncia do Professor, 2002. MONTINO, Davide. Il quaderno scolastico tra soggetivit e disciplina della scritura. In CONTI, Piero, FRANCHINI, Giuliana e GIBELLI, Antonio (a cura di). Storie di gente comune nell Archivio della Scrittura Popolare. Universit degli Studi di Genova. Dipartamento di Storia Moderna e Contempornea. Quaderni del Dipartaminto, 2002, pp. 139-184 VIAO, Antonio. Por uma Histria da Cultura Escrita: observaes e reflexes. Escola Superior de Educao de Santarm: Cadernos do Pojecto Museolgico sobre Educao e Infncia. n 77, V. 2001.

You might also like