You are on page 1of 10

1.

Objetivos Este estgio foi de fundamental importncia para nossa aprendizagem, pois sem ele concerteza no iramos conseguir dar passos mais firmes. So muitos os nossos objetivos neste estgio como: Saber como acontecem as prticas pedaggicas dentro e fora da escola; Perder a timidez diante de uma sala de aula; Conhecer e entender melhor o mundo do aluno; Saber o funcionamento tcnico dentro de uma escola Enfim, criar um relacionamento bom e afetivo com o corpo, docente, discente e tcnico.

2. Introduo Este relatrio apresentado traz uma sntese geral do que conseguimos observar durante este perodo de estgio na Escola Estadual Graciliano Ramos. Atravs de entrevistas, observaes nas salas de aula e na escola em geral conseguimos ter uma gigantesca experincia, e uma viso mais ampla da realidade do mundo escolar. Com essas entrevistas conseguimos entender melhor como funciona cada departamento escolar, e segundo alguns dos coordenadores desse departamento escolar, no funciona bem se todos no andarem interligados. Foi de fundamental importncia a nossa participao nessa rotina escolar pois com isto conseguimos diagnosticar a realidade, perceber as mudanas e permanncias, considerando a escola como instituio social que concretiza as relaes entre educao, sociedade e cidadania.

3. Caracterizao da escola observada 3.1Estrutura Geral A escola Estadual Graciliano Ramos, est localizada na Avenida 15 de Novembro N 51, Bairro: So Cristovo. A mesma atende alunos de classe baixa, sendo a maioria da zona rural. A escola funciona durante os trs turnos, duas salas possui uma turma EJA (e), duas salas para pessoas especiais ( com algum tipo de deficincia fsica, auditiva e visual), tambm os 1, 2, 3 anos com sua formao para o magistrio. E,m relao ao corpo docente percebemos que formada por bons profissionais, tambm h muitos professores que esto afastados da sala de aula com desvio de funo. O corpo tcnico desta escola faz com que aja uma integrao e compromisso entre todos os departamentos, alunos e professores. Na biblioteca encontramos uma variedade imensa de livros, tendo uma pessoa responsvel por ela. Se tratando da estrutura fsica, eltrica e hidrulica; observamos que precisa ser melhorado principalmente o espao fsico, pois a escola possui um espao enorme que no bem aproveitado, a nosso ver poderia ser construdo algo para beneficiar aos

alunos como, por exemplo: quadra de esportes, um espao para refeies, um auditrio, ou at um local onde os alunos pudessem se entrosar melhor. A escola possui 1.109 alunos onde no turno matutino h 8 turmas, vespertino h 9 turmas e noturno 8 turmas. Em mdia so 40 alunos por sala de aula, sendo sua faixa etria mais ou menos de 14 a 24 anos.

2.2 Estruturas Poltica e Pedaggica A escola Graciliano, possui o PPP que o Projeto Poltico Pedaggico, e todas as articulaes escolares so orientadas e planejadas, norteadas tendo por base o PPP. A escola possui sim uma proposta curricular, sendo que cada professor pode escolher o livro didtico a ser utilizado; e que mais se identifica ao seu mtodo de ensino. Neste estabelecimento de ensino h uma boa relao entre os gestores da escola, corpo docente, alunos e comunidade. O perfil administrativo busca com coerncia gerir os diversos setores da escola, ser humanizado, porm, comprometido com a justia atravs de cursos, reunies informativas e busca de conhecimento. desafio deste estabelecimento manter a poltica de boa vizinhana; este lixo relacional trona as pessoas mais tocantes quanto as necessidades, mais suscetveis a atender aos interesses coletivos. A escola busca sempre manter este elo entre escola e comunidade; acolhendo a comunidade, pais de alunos atravs de projetos e com uma proposta eficaz por meio de reunies, festas juninas, datas comemorativas, aes a pedaggicas de Sade, entre outras. Toda a estrutura escolar trabalha em conjunto sempre, e gostam do que faz. Como pode nos citar a secretria escolar entrevistada Quando agente se identifica com o trabalho que exerce fica mais fcil de se trabalhar com amor, assim agente acaba criando vnculos e com isto se dedicando mais e mais a profisso exercida. Em relao a poltica e capacitao de professores, atravs do contraturno e aulas aos sbados para os discentes e docentes, uma formao continuada a distncia ofertada pelo SEE e por meio de planejamento bimestrais baseado no PPP e regimento escolar.

4. Caracterizao da sala observada Nas turmas observadas eram compostas mais ou menos por 40 alunos, sendo sua faixa etria entre 14 e 22 anos, so poucos repetentes, e o ndice de evaso quase no existe. As salas de aula so organizadas de forma tradicional, em fileiras. Quanto ao perfil dos alunos so inquietos, podemos observar bastantes conversas paralelas durante as aulas.

5. O professor de histria observado A professora que foi observada formada em Licenciatura plena em histria, a mesma no quis falar sobre a sua leitura preferida, nem o ultimo livro que ela havia lido. Segundo ela h um certo desinteresse por parte dos alunos. A professora usou vrios mtodos de avaliao, como provas, seminrios, exerccios em sala de aula para incentivar a leitura dos alunos. Todas as aulas so planejadas de acordo com o livro didtico do professor, que utilizado pela escola. A professora pode nos relatar sobre o desinteresse da maioria dos alunos, mas admite que tem tambm bons alunos, esforados. A mesma reclamou que os recursos so limitados para a ajuda nas aulas, tambm a falta de pessoas tcnicas para o manuseio dos equipamentos disponveis no local.

Descrio do cotidiano observado

As aulas que observamos o programa a ser passado para os alunos era a histria antiga: povos persas, fencios e hebreus. O mtodo utilizado pela professora foi a exposio do tema em sala de aula, com tpicos principais pontos relacionados ao assunto, logo aps ela explica o mesmo. E ao passar o assunto proposto ela ao mesmo tempo faz uma ligao com o passado e o presente. A professora pode demonstrar muita desenvoltura e domnio sobre o assunto ministrado aos alunos. Contudo percebemos que houve uma falta de interao dos alunos para com o professor, e quanto ao docente achamos que deveria ter utilizado um mtodo mais dinmico, para que houvesse mais o envolvimento do aluno na participao das aulas. Principalmente trazendo coisas

do cotidiano de cada aluno para a sala de aula, que pudesse ser relacionado como tema exposto. O ensino observado no bastante aprofundado para incentivo pesquisa, e os saberes que os alunos detm no so explcitos ao professor. O recurso mais utilizado livro didtico, mas os outros acessrios disponveis no so utilizados por falta de profissionais tcnicos. Na Escola Estadual Graciliano Ramos, tambm h uma sala de informtica, que composta por em media 10 computadores que so bem utilizados pelos alunos.

Consideraes finais Foi de imensa importncia nossa participao continua nesse estagio. Houve uma total satisfao por parte do grupo, essa experincia nos deixou bastante fortalecidos abrindo nossos horizontes e esperanas nos dando desejo de mudana neste universo escolar. Agradecemos com veemncia ao nosso professor e orientador Kleber Bezerra Costa, pela pacincia e dedicao continua. necessrio agradecer tambm a recepo calorosa que tivemos tanto da parte discente como dos docentes e corpo tcnico, da Escola Estadual Graciliano Ramos.

You might also like