You are on page 1of 11

Copa do Mundo e Jogos Olmpicos: O espetculo e o mito Via Blog da Raquel Rolnik de raquelrolnik em 12/08/11

Recentemente conversei com a Revista Pgina 22, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administrao de Empresas da Fundao Getulio Vargas, sobre os impactos sociais dos megaeventos esportivos. A entrevista foi publicada esta semana e est disponvel no site da revista. Abaixo compartilho com vocs a conversa:

O ESPETCULO E O MITO
Na histria dos megaeventos esportivos, o propalado legado urbanstico e socioeconmico configura a exceo, no a regra. Muito mais freqentes so os casos em que as populaes desassistidas se transformam em vtimas de um processo atropelado de remoo e as contas das cidades mergulham no vermelho.

A urbanista Raquel Rolnik, professora da FAU-USP e relatora especial da Organizao das Naes Unidas (ONU) para o direito moradia adequada, teve a oportunidade de conhecer in loco os impactos das Olimpadas e das Copas do Mundo em diversos pases. Em maro de 2010, apresentou ONU um relatrio com denncias de violaes de direitos humanos e, a partir de ento, transformou-se em uma espcie de porta-voz das comunidades atingidas por essas obras no Brasil.

Os funcionrios das prefeituras chegam e pintam as casas com um nmero, assim como os nazistas faziam na Segunda Guerra Mundial. Voc sabe que a sua casa um alvo, mas no sabe nem quando nem o qu vai acontecer com voc, denuncia a professora. Nesta entrevista, ela explica a origem do mito da bonana associada aos megaeventos e revela os fatores decisivos dos poucos casos em que o legado inequvoco: transparncia e participao.

H evidncias empricas de que sediar grandes eventos esportivos traz desenvolvimento econmico e social? Traz ganhos. A discusso : ganhos para qu? E ganhos para quem? Porque, sim, mobiliza uma enorme quantidade de dinheiro e de investimentos. No h a menor dvida de que esses grandes eventos transformaram-se, sobretudo a partir do final dos anos 1980, numa espcie de constituio de branding: uma marca que vendida associada marca de uma cidade e de um pas. Portanto, todas aquelas empresas que se associam a essa marca tambm so automaticamente promovidas no mercado internacional. E uma estratgia bem-sucedida, porque o evento visto por bilhes de pessoas, uma oportunidade nica para se comunicar com essa audincia ou com esse pblico consumidor. disso que se trata: de corporaes e grandes negcios, um grande evento de marketing e de marcas associadas a ele.

Claro que, dependendo da cidade, do contexto e do pas, eventualmente esses momentos so utilizados tambm para realizar projetos que beneficiam no s as pessoas que vo usufruir do evento naquele momento, mas tambm outras pessoas a longo prazo. Basicamente, Barcelona ficou notabilizada por utilizar os Jogos Olmpicos para implementar um projeto de renovao urbanstica e se recolocar no cenrio internacional de cidades em um momento em que a gente vivia um processo muito radical de reestruturao produtiva com a globalizao.

Barcelona era uma cidade industrial e porturia e estava perdendo completamente o seu lugar, porque esse lugar da indstria no estava mais se sustentando economicamente. Ao mesmo tempo, a gente tambm vive nesse momento a grande era dos reajustes estruturais, da retirada do governo central e dos grandes investimentos pblicos. As cidades comeam a entrar num jogo de autopromoo no cenrio internacional para atrair investimentos externos e promover uma reengenharia da sua base econmica.

Quando se discute o legado desses eventos, sempre se menciona Barcelona-92. H algo que se compare na histria dos Jogos Olmpicos e das Copas do Mundo? Barcelona estabeleceu uma espcie de paradigma de que os Jogos sempre se associam a um legado de transformao urbanstica. Mas os projetos de interveno urbanstica no so neutros. Tem beneficirios e tem prejudicados. importante distinguir as duas coisas.

Quando se conta a histria de Barcelona, separa-se a experincia especfica dos Jogos Olmpicos da histria imediatamente anterior. Para entender Barcelona, preciso entender que mais de uma dcada antes (dos Jogos) a cidade ganhou um governo autnomo socialista, num movimento que era importantssimo para a Catalunha, de afastamento do controle autoritrio e centralizado do franquismo. Trata-se de uma luta democrtica e popular que durante pelo menos uma dcada fez um investimento radical na melhoria das condies de vida dos trabalhadores e de suas periferias, investiu na melhoria das condies urbansticas desses bairros populares, investiu na moradia, aumentou tremendamente o grau de participao popular na gesto da cidade.

Ento, quando Barcelona desenha o seu projeto olmpico, isso no veio do nada. No se abriu o cu e caram as Olimpadas, como est acontecendo no Brasil. Mesmo assim, houve resistncia, houve questionamento, houve luta, houve transformao da pauta de interveno como conseqncia dessas lutas e desses questionamentos. S que ningum conta essa parte da histria. Essa parte da histria sumiu.

Ento o grande paradigma de legado associado s Olimpadas s aconteceu porque j existia uma trajetria independente do evento? Evidentemente. Voc pode ver o caso de Londres agora (sede das Olimpadas de 2012). O projeto de Londres tambm tem uma histria muito mais longa de integrao, de interveno no East End, historicamente a regio com condies

urbansticas mais precrias. Alm da construo de um grande parque pblico, a maioria dos equipamentos olmpicos ser desmontada e, no seu lugar, vai ter habitao, comrcio e servios, com uma cota de 35% para habitao social subsidiada. E tambm no caso de Londres houve questionamento, tambm teve debate pblico e tambm o projeto foi transformado em razo disso.

Eu diria que onde j existe um processo pblico de debate e de interveno territorial sobre a cidade, as Olimpadas aparecem como uma oportunidade a mais dentro de um caminho para implantar esse plano. Onde no tem nada, cai do cu um projeto que no tem absolutamente nada a ver. O caso do Brasil emblemtico. As cidades brasileiras passaram, depois da aprovao do Estatuto das Cidades, no ano 2000, a elaborar projeto de plano diretor, de planejamento participativo, pensando no futuro dessas cidades. Esses planos e projetos esto todos na gaveta ou foram rasgados.

O grande projeto olmpico do Rio de Janeiro foi elaborado conjuntamente e quase que diretamente por incorporadores privados que vo lanar um enorme investimento imobilirio na Barra da Tijuca e em Jacarepagu, regio na qual a interveno urbanstica pelo setor privado j estava acontecendo. No mudou nada. Ao contrrio, refora a centralidade da Zona Oeste, uma centralidade de classe mdia, para poucos. a extenso da Zona Sul. No o Rio de Janeiro que mais precisa de uma interveno urbanstica, como os bairros centrais. Tem tudo a ver com processos de valorizao privada e muito pouco com o interesse pblico e uma reviso de tendncias, de modo que os elementos perversos que existem no nosso urbanismo precrio pudessem ser revertidos.

O legado inequvoco a exceo dentro do histrico de grandes eventos esportivos?

Exatamente. Tem que entender isso no mbito do que aconteceu no mercado de terras e no mercado imobilirio, com a globalizao. O mercado imobilirio

internacional passou a ser uma parte fundamental do circuito financeiro. A gente viveu uma financeirizao do processo de produo de moradia e de cidades. Isso significa e isso a gente viu com a crise americana que os ativos imobilirios, mais do que representarem um valor de uso para as cidades, so um ativo financeiro passivo de especulao.

Veja o que Dubai. So operaes de abertura de frentes para atrao desses capitais financeiros. O megaevento nada mais que um estande de vendas, fantstico e imediato, ainda por cima associado ao esprito do esporte, da solidariedade entre os povos, do nacionalismo segundo o qual o pas vai mostrar ao mundo do que capaz. Associado a todos esses elementos, muito mais poderoso.

De onde vem esse mito da bonana socioeconmica associada Copa do Mundo ou s Olimpadas? Se a gente olhar para a histria dos grandes Jogos, eles tiveram l as suas fases. Eles comeam a ter muita importncia, do ponto de vista cultural e geopoltico, no psguerra, quando se tratava de um espao de conciliao entre as naes. Logo em seguida, no perodo da Guerra Fria, era muito importante para ver quem ia ganhar. Se eram os Estados Unidos, portanto a viso do livre mercado capitalista, ou se era o bloco sovitico, e, posteriormente, a China. Era um encontro de foras, um cenrio de reafirmao da Guerra Fria.

As Olimpadas comeam a ser associadas a uma interveno na cidade nos Jogos de Los Angeles, em 1984, quando se mobiliza pela primeira vez o capital corporativo para fazer investimentos na cidade de forma mais permanente. E, desde ento, toma conta. um espao basicamente das corporaes, mediado pelos comits olmpicos e comits organizadores da Copa do Mundo, portanto tambm dos governos.

E a, crescentemente, surgem as operaes com base no tal do legado e na transformao urbanstica. Mas isso, como falei, coincide com dois fenmenos: a

diminuio do papel dos Estados para atendimento de demandas urbansticas e, conseqentemente, a entrada do capital privado na gesto; e as cidades competindo na arena internacional globalizada para ver quem capta investimentos de um excedente financeiro que fica pairando sobre o planeta procurando onde se alocar. Os Jogos Olmpicos e as Copas do Mundo abrem um espao para que esse investimento acontea, especialmente pelo que carregam tambm de elementos simblicos, com a vantagem de ser um ambiente de consenso. Todo mundo gosta, todo mundo acha legal. por isso que existe essa expectativa de um legado transformador, quando, na verdade, o saldo convincente para os interesses difusos rarssimo? um espetculo que mobiliza coraes. A mobilizao real. Voc no s assiste. Voc torce, voc sofre, voc chora. O evento trabalha com esses sentimentos e por isso to consensual. Tudo que se associa ao evento contaminado por esse mesmo esprito. Por outro lado, quando voc tem uma interveno fsica, as pessoas enxergam que alguma coisa foi feita. Em muitos casos, h melhorias. Se voc fizer o balano de ganhos e perdas, a maior parte da populao no ganha tanto e muito poucos ganham muito, mas h transformaes reais. Na frica do Sul, mesmo com todas as limitaes, a ligao de corredor exclusivo de nibus para Soweto muda completamente a vida de quem vive em Soweto. No imaginrio.

Mas tem efeitos perversos que no so lembrados, que no so tocados. Falando como relatora da ONU para o direito moradia adequada, e em geral para os direitos humanos: o foco principal dos direitos humanos so os mais vulnerveis. Esses deveriam ser os prioritrios e, em geral, so os prejudicados. So os que acabam carreando os efeitos perversos.

Sobre o envolvimento da sociedade civil, mencionado pela senhora como fator preponderante para o sucesso de Barcelona: ns aqui no Brasil ainda temos tempo de fazer isso, considerando o horizonte de 2014? J comea por quem formulou o projeto olmpico. Quem participou dele? E do projeto das cidades para a Copa? Esses projetos so definidos a portas fechadas entre os agentes polticos e as corporaes envolvidas com a produo do evento. Ponto. Tudo o que ns construmos no Brasil de participao popular, de conselhos, de planejamento participativo, est sendo completamente deixado de lado no momento de definio das obras para a Copa e para as Olimpadas.

A senhora v diferena na forma de conduo desses processos entre pases centrais e os menos desenvolvidos? Uma coisa voc fazer uma grande operao de renovao urbanstica quando um grau bsico de urbanidade j foi conquistado, como era o caso de Barcelona, ou como o caso de Londres. Drante 50 anos, Londres fez uma poltica muito forte de investimento em habitao social, com 30% de todos os empreendimentos obrigatoriamente produzindo habitao popular, e por isso conseguiu praticamente zerar as condies precrias de moradia.

Outra coisa a situao do Brasil, ou de Nova Dlhi, na ndia, onde aconteceram os Commonwealth Games. Parece-me que, no nosso caso, esse tal legado deveria ser totalmente dirigido para constituir esse grau bsico de urbanidade ou pelo menos ir na sua direo. Mas no. O que a gente viu que as pessoas que moravam em condies precrias foram simplesmente expulsas, suas casas destrudas e nenhuma alternativa apresentada. E ns estamos repetindo aqui no Rio de Janeiro, neste momento, a mesma coisa. Em outras cidades brasileiras tambm. assim: Aqui vai ter um estdio? Ah, beleza, vamos saindo, vamos tirando tudo fora, sem respeitar os direitos dessas pessoas e sem equacionar devidamente as alternativas.

Segundo o seu relatrio, os impactos quanto a moradia se repetem, sobretudo nos pases menos desenvolvidos, em razo da urbanizao precria?

Exatamente. Os impactos se repetem e so mais graves. Mas isso aconteceu em Atenas tambm.

Essa nova tendncia de sediar a Copa do Mundo em pases perifricos diz alguma coisa sobre a FIFA (Federao Internacional de Futebol)? A Fifa vai aonde est o dinheiro. Eu pude testemunhar isso ao preparar um relatrio sobre os megaeventos e o direito moradia e apresent-lo ONU. Eu me dirigi, como relatora, ao Comit Olmpico Internacional e Fifa para poder discutir com eles, ver como que eles tratavam essa questo. Eram denncias que eu recebia sistematicamente de expulses foradas em massa, tanto em Pequim como em Nova Dlhi, como em vrios lugares da frica do Sul. E com o COI eu consegui estabelecer uma conversa, entender como o processo, comear uma interlocuo. A Fifa nem sequer me respondeu.

Em pases perifricos no seria mais fcil empurrar certa exigncias? No sei. Eu no fiz uma anlise sobre como se deu a relao da Fifa, por exemplo, com o governo da Alemanha para a Copa de 2006. O que eu vi e que achei absolutamente escandaloso foi que a Fifa estabeleceu protocolos com os governo locais da frica do Sul. Exigncias do tipo: no se podia vender outra marca de cerveja, no apenas dentro dos estdios, mas num raio de quilmetros no entorno dos estdios. Foi estabelecida uma poltica especfica com julgamento sumrio no momento em que a pessoa pudesse cometer algum tipo de delito. De tal maneira que a gente pode chamar de estados de exceo e territrios de exceo. Eu no sei se essa uma tendncia no tempo, que foi piorando, ou se porque se trata dos pases emergentes. Mas, de fato, o estado de exceo tem-se ampliado. E, eu no preciso dizer, as denncias de corrupo em relao Fifa so notrias.

Em termos de transparncia, como a senhora avalia a remoo e o reassentamento de pessoas no Brasil para a Copa e para as Olimpadas? completamente obscuro. Voc no consegue encontrar em nenhum lugar, dentro dos projetos formulados pelas cidades, quantas pessoas sero removidas, qual o valor que est previsto, o que foi apresentado para elas, para onde elas vo. Quando vai haver uma remoo, a comunidade tem de conhecer o projeto, tem o direito de discutir o projeto, tem o direito de apresentar uma alternativa, de estabelecer uma negociao. Tem o direito de ter um organismo independente para a prpria comunidade poder acompanhar esse processo, com assistncia tcnica e jurdica, por exemplo, da universidade. A senhora est falando da lei brasileira ou internacional? Eu estou falando dos tratados internacionais sobre o direito moradia dos quais o Brasil signatrio e que, portanto, so plenamente aplicveis aqui. Eu tive a oportunidade de visitar comunidades que sero objeto de remoo. As pessoas no sabem de nada, no sabem por que, no sabem quando. Os funcionrios da prefeitura chegam e pintam as casas com um nmero, assim como os nazistas faziam na Segunda Guerra Mundial. Ento voc sabe que a sua casa um alvo, mas no sabe nem quando nem o que vai acontecer com voc, nem que espao voc tem para conversar. Isso est acontecendo no Morro da Providncia (Rio de Janeiro), em Fortaleza, e em outras cidades, sem nenhuma transparncia, numa violao clara do que dizem os tratados internacionais sobre a matria. Ricardo Teixeira costuma dizer que a CBF (Confederao Brasileira do Futebol) uma entidade privada, a Copa um evento privado, aparentemente dando a entender que ningum tem nada a ver com isso. Como a senhora analisa esse argumento?

A CBF pode ser uma entidade privada, mas nossas cidades so pblicas, pelo menos at onde eu entendo o conceito de cidade. A gente no pode simplesmente deixar que as nossas cidades, com o beneplcito e a participao dos nossos governantes, sejam transformadas por pautas definidas por uma entidade privada.

Nos estados e cidades que no costumam receber tanto investimento do governo federal, o gasto com estdios se justifica, eventualmente, pelas transformaes urbansticas associadas? Essa outra dimenso: o gasto pblico. O governo federal no est colocando recursos na construo de estdios, mas governos estaduais esto. Est-se usando subterfgios e alguns jeitinhos para entrar dinheiro pblico. o caso do Atltico Paranaense, cujo estdio vai ser ampliado e reformado com a venda de recursos de potencial construtivo. O potencial construtivo definido no mbito do planejamento da cidade, portanto de propriedade pblica. Tem tambm o prprio investimento e financiamento do BNDES com juros mais leves que os do mercado, o que configura tambm financiamento pblico.

A segunda questo o gasto total. Vale a pena? A gente tem casos de cidades que se endividaram. Olha o que est acontecendo na Grcia. Uma parte tem a ver com o custo das Olimpadas de Atenas e que no foi pago. Agora se est discutindo isso na frica do Sul. O balano vermelho. Eu vi um estudo que fez o mesmo clculo no caso dos Commonwealth Games, na ndia. E num pas que tem uma demanda de investimentos to importante como o nosso, vale a pena gastar nesse tipo de coisa? Acho que a pergunta totalmente procedente.

Em sua opinio, o que feriria mais o orgulho dos brasileiros? Um novo Maracanazo ou problemas de organizao que pudessem prejudicar a imagem do pas?

Tem uma dimenso no campo geopoltico internacional que uma tenso entre os pases emergentes e menos desenvolvidos e Europa e Amrica do Norte. uma tenso mais ou menos assim: Ah, esses paisinhos emergentes no sabem organizar nada, so todos corruptos.

Tem uma pauta muito importante que a afirmao dos pases de que podem, sim, organizar grandes eventos. Isso foi extremamente importante para a frica do Sul e extremamente importante para o Brasil no cenrio internacional, porque esses pases esto tentando se colocar como contrapeso poltico numa Histria de hegemonia do mundo. No s de nacionalismo bobo, tambm uma tenso real entre pases. Quem manda no planeta? Acho que o Brasil est-se colocando numa posio de liderana dos excludos. Esse componente tambm muito importante. Para o cidado brasileiro, evidentemente, as emoes de ganhar ou perder um jogo so terrveis. Pelo amor de Deus, s falta a gente perder essa final no Maracan, vai ser muito deprimente. Mas do ponto de vista da geopoltica internacional, o impacto de organizar mal ou bem vai ser mais importante. A questo central : para quem?

Eu gostaria que a senhora respondesse sua pergunta. No Brasil, a quem vai beneficiar? Qual a sua expectativa? Eu tenho grandes dvidas. Pelo andar da carruagem, esta uma operao que beneficia algumas grandes corporaes e empresas, que vo conseguir vender produtos e servios, algumas nacionais, outras multinacionais. E vai encher os cofres da FIFA e da CBF e dos seus dirigentes. Vai ter alguma coisa pontual, algum corredor de nibus que vai beneficiar a populao que no tinha um nibus bom, alguma reforma de espao pblico em que uma parte da populao vai encontrar um lugar agradvel em cidades que so geralmente desagradveis, algumas operaes sobre assentamentos informais. Mas o centro da agenda, a balana dos ganhos e perdas que a questo.

You might also like