You are on page 1of 9

Elaborar os Estatutos Os fundadores da associao devem marcar uma reunio informal com o objectivo de definirem os seguintes aspectos: Objecto

Social Devem ser determinados os bens e servios que a associao vai prestar, bem como todos os seus objectivos. Este um dos aspectos mais importantes a estabelecer j que a organizao no poder desenvolver actividades que no estejam directamente relacionadas com o seu objecto social. Neste sentido, o objecto social tende a ser bastante mais amplo que o verdadeiro mbito da associao, deixando espao para que futuramente os scios possam estender a sua actividade sem terem que alterar este ponto no texto do estatutos. Nome da Associao Os fundadores devem escolher cerca de cinco nomes para a sua associao, pois pode dar-se o caso de j existirem organizaes com a mesma denominao. Actualmente, possvel fazer um teste de confundibilidade no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atravs deste servio online, pode efectuar-se uma pesquisa pelo nome da pessoa colectiva que se pretende criar e fica-se a saber de imediato se j existe alguma entidade com a mesma designao. Escolher a Sede A sede tambm deve ser um dos elementos a definir, uma vez que tem de estar fixada no texto dos estatutos. Normalmente, a sede refere-se ao local onde funciona a administrao principal da associao, mas pode ser escolhida outra morada. Outros Aspectos Os estatutos podem ainda descrever os direitos e obrigaes dos associados, as condies de admisso, sada ou excluso de novos scios, tal como as competncias dos rgos da associao, as suas receitas ou os termos de extino da pessoa colectiva. Para redigir os estatutos, os fundadores podem recorrer a modelos pr-existentes que devem alterar consoante a sua vontade:

Modelo de estatutos para uma associao de pais; Modelo de estatutos para um clube de praticantes de desporto; Modelo de estatutos para uma associao de imigrantes.

Contudo, alertamos que pode ser til consultar o captulo das pessoas colectivas do Cdigo Civil e obter apoio jurdico para a sua elaborao.

Reunir a Primeira Assembleia-Geral Os fundadores da associao devem convocar uma reunio da Assembleia-Geral com a antecedncia mnima de 15 dias. Esta primeira Assembleia no pode tomar decises sem a presena de metade dos seus membros. No decorrer da reunio deve proceder-se aos seguintes trabalhos: Aprovao do Projecto de Estatutos O projecto dos estatutos tem de ser aprovado obrigatoriamente em Assembleia-Geral. Os estatutos consideram-se aprovados por maioria simples, ou seja, 50% mais um dos associados fundadores presentes tem de votar a favor. Eleio dos Elementos dos rgos Nesta assembleia devem tambm eleger-se os membros de cada um dos rgos da associao. As associaes so compostas por trs rgos: Assembleia-Geral, Administrao, Conselho Fiscal. A Assembleia-Geral dirigida por uma Mesa, com trs elementos eleitos (um presidente, um vogal e um secretrio), que tem como funes a destituio dos titulares de todos os rgos da associao, a aprovao do plano de actividades, dos estatutos e dos balanos e a extino da associao. J a Administrao constituda por trs pessoas (um presidente, um secretrio e um tesoureiro) e responsvel pela direco e gesto da associao. O Conselho Fiscal, tambm com um mnimo de trs scios (um presidente, um secretrio e um redactor), faz essencialmente o controlo das contas da associao. As decises tomadas na reunio tm de ficar registadas num Livro de Actas. Este documento pode ser constitudo por folhas soltas numeradas sequencialmente e rubricadas pelos representantes do rgo a que pertence. Cada um dos rgos deve ter um Livro de Actas prprio e por cada reunio deve ser elaborada uma acta. O Livro de Actas deve respeitar um termo de abertura (veja o exemplo) e tem de ser apresentado num Servio de Finanas a fim de ser pago o respectivo imposto de selo. Sabia que...

Na Assembleia-Geral podem participar todos os scios, a no ser que os estatutos definam excepes.

A convocao da Assembleia-Geral deve ser feita pela Administrao pelo menos uma vez por ano para aprovao dos balanos, embora os estatutos possam estabelecer mais reunies obrigatrias e mesmo determinar as suas

datas. Outras reunies extraordinrias podem ser convocadas por um grupo de scios com nmero igual quinta parte do total de associados. Porm, os estatutos podem definir um nmero menor que esse.

A reunio da Assembleia-Geral deve ser marcada por aviso postal enviado a cada um dos scios membros do rgo com um mnimo de oito dias de antecedncia, indicando o dia, a hora, o local e a ordem dos trabalhos.

Todas as decises so tomadas por maioria absoluta de votos associados presentes, excepo de deliberaes relacionadas com a alterao aos estatutos ou com a dissoluo e prorrogao da pessoa colectiva que exigem o voto favorvel de trs quartos dos scios presentes na reunio.

Pedir o Certificado de Admissibilidade Uma vez redigidos e aprovados os estatutos, os fundadores podem pedir o Certificado de Admissibilidade presencialmente, junto do Registo Nacional de Pessoas Colectivas ou numa das suas delegaes a funcionar nas Conservatrias de Registo Comercial (excepto as de Lisboa); atravs da Internet, no Portal da Empresa ou no site do IRN; ou via correio, a enviar para Apartado 4064, 1501-803 LISBOA. Para efectuar os pedidos, os fundadores precisam do seguinte material:

Bilhete de Identidade ou Carto de Cidado dos requerentes e dos elementos eleitos para os corpos sociais da associao; Acta da Assembleia-Geral que aprovou os estatutos; Estatutos aprovados; No caso de envio atravs dos CTT, deve ser preenchido e remetido o Modelo 1 RNPC.

A emisso pode demorar at 15 dias, embora o perodo normal seja de entre trs a cinco dias teis. Os certificados de admissibilidade tm a validade de trs meses para efeitos de celebrao de escritura pblica.

Fazer a Escritura Pblica Tendo cumprido todos os passos anteriores, j possvel fazer a escritura pblica. Para isso, os fundadores devem ir at ao Cartrio Notarial da rea onde se situa a sede da associao. A documentao a apresentar a seguinte:

Certificado de Admissibilidade;

Documentos de identificao de todos os scios eleitos para os rgos;

Estatutos aprovados;

Acta da Assembleia-Geral que aprovou os estatutos.

De acordo com o artigo 158. do Cdigo Civil, apenas as associaes constitudas por escritura pblica gozam de personalidade jurdica. Celebrado o acto, o notrio deve comunicar oficiosamente a constituio da Associao ao Governo Civil e ao Ministrio Pblico e enviar os estatutos para publicao em Dirio da Repblica.

Pedido de Carto de Pessoa Colectiva O passo seguinte requerer o Carto da Empresa ou o Carto de Pessoa Colectiva, o novo documento de identificao mltipla das pessoas colectivas e entidades equiparadas que contm o NIPC - Nmero de Identificao de Pessoa Colectiva (em geral, corresponde ao NIF - Nmero de Identificao Fiscal) e o NISS - Nmero de Identificao da Segurana Social. O Carto da Empresa ou o Carto de Pessoa Colectiva podem ser solicitados atravs da Internet, no Portal da Empresa ou no site do IRN; ou presencialmente no RNPC, nas Conservatrias de Registo Comercial ou nas Lojas da Empresa. O novo documento sempre disponibilizado em suporte electrnico, sendo visualizvel atravs da introduo de um cdigo de acesso, e tambm pode ser disponibilizado em suporte fsico, a pedido dos interessados. Caso o pedido seja efectuado pela Internet possvel acompanhar o andamento do processo com a consulta do pedido de Carto da Empresa/ Pessoa Colectiva. Com estes documentos deixou de ser emitido o Carto Provisrio de Identificao de Pessoa Colectiva, uma vez que as alteraes legislativas ao regime jurdico do RNPC, ocorridas pelo Decreto-Lei n. 247-B/2008, de 30 de Dezembro, no contemplam a sua emisso.

Entregar Declarao do Incio da Actividade Por ltimo, a Associao deve entregar a declarao do incio da actividade presencialmente, na Repartio de Finanas da rea onde fica a sede social da entidade, ou atravs da Internet, no Portal das Finanas, e assim regularizar a sua situao relativamente ao cumprimento das obrigaes fiscais. Aps constiturem a associao, os scios podem comear a preocupar-se com outras questes. Ter um site na Internet que divulgue a organizao e atraia novos scios pode ser um dos passos seguintes. Se pretende avanar com a criao de um domnio de Internet e no sabe o que fazer, consulte o guio Registar um Domnio Internet do Portal da Empresa.

Associao na Hora A Lei n. 40/2007, de 24 de Agosto, aprovou o regime especial de constituio imediata de associaes e actualizou o regime geral de constituio previsto no Cdigo Civil. Com o servio Associao na Hora passa a ser possvel constituir uma associao num nico balco e de forma imediata. Em relao ao mtodo tradicional, descrito nos passos anteriores, a Associao na Hora apresenta-se como um processo mais clere, j que a obteno do certificado de admissibilidade de denominao passa a ser facultativa e deixa de ser necessrio celebrar uma escritura pblica. Com a Associao na Hora possvel constituir uma associao num nico momento e num s balco. O processo extremamente simples e apresenta-se da seguinte forma:

Escolher uma denominao, e um modelo de estatutos previamente aprovado: o Escolher uma denominao da lista de denominaes pr-aprovadas ou consultando a lista facultada no balco de atendimento Associao na Hora; Escolher um dos dois modelos de estatutos pr-aprovados facultados nos locais de atendimento; Constituir a associao em qualquer balco Associao na Hora Designar um Tcnico Oficial de Contas ou escolher um da Bolsa de TOC's disponibilizada, se optar por ter contabilidade organizada, ou ainda entregar a declarao de incio de actividade no servio da Associao na Hora ou no servio de Finanas.
o

De imediato, o servio entrega associao o Carto de Pessoa Colectiva e uma certido do acto de constituio e dos estatutos, procedendo tambm publicao electrnica do acto constitutivo e dos estatutos da associao, em termos idnticos aos que vigoram para os actos das sociedades comerciais. Poder consultar como funciona o processo de criao de Associao na Hora no site da iniciativa, nomeadamente os elementos necessrios, os custos associados e documentao necessria ao desenrolar de todo o processo. Servios Relacionados

Criao de Associao na Hora

Sabia que: No acto de constituio de Associao na Hora ainda atribudo registo de domnio na Internet.pt associao. Esta funcionalidade assegurada pela Fundao para a Computao Cientifica Nacional e gratuita durante o primeiro ano de vida da associao.

You might also like