You are on page 1of 3

O que gua de reso?

A gua de reso obtida atravs do tratamento avanado dos esgotos gerados pelos imveis conectados rede coletora de esgotos. Pode ser utilizada nos processos que no requerem gua potvel, mas sanitariamente segura, gerando a reduo de custos e garantindo o uso racional da gua.

Para quais fins ela pode ser utilizada?


Utiliza-se para inmeros fins, como gerao de energia, refrigerao de equipamentos, em diversos processos industriais, lavagem de ruas entre outros fins no potveis.

Sustentabilidade: Reuso de gua


Poupando gua potvel. Voc sabia que o reso da gua pode ser destinado a diversos fins urbanos, rurais e industriais? Na 6 Audincia de Sustentabilidade, a SABESP ir apresentar algumas possibilidades de reso deste recurso natural que finito: a gua potvel. A gua j usada, que recebe um tratamento especfico, pode ser reaproveitada para a lavagem de ruas, ptios, carros e at mesmo para a irrigao de lavouras. Na indstria, o reso da gua se aplica em lavagm de equipamentos e reserva de combate a incndio, por exemplo. A 6 Audincia de Sustentabilidade - gua de reso pretende ser um espao de discusso junto sociedade sobre as questes ambientais viveis que podem ser aplicadas j nas cidades paulistas. O evento ser no prximo dia 22 de abril, a partir das 8h30, no Complexo Costa Carvalo, em Pinheiros. Toda a populao est convidada a participar. A gua um recurso natural muito precioso que vem cada vez mais sendo estudada nas ltimas dcadas. O uso racional da gua e o combate ao seu desperdcio so hoje uma preocupao mundial. Alguns estudos de instituies internacionais estimam que at 2025 um tero da populao mundial experimentar efeitos extremos de escassez de gua. Com a preocupao e agravamento de falta de gua, as pessoas devem assumir uma nova forma de pensar e agir, mudando seus hbitos e desenvolvendo formas de economizar gua. O esgotamento do recurso gua uma realidade e o uso racional deve ser considerado uma prioridade ambiental e social. No Brasil, o consumo nos ltimos anos dobrou, e a expectativa que dobre novamente, estimulada pelo consumismo. A disponibilidade de gua per capta j trs vezes menor do que em 1950. Vrias formas de conscientizao sobre o uso racional da gua foram implantadas, tanto a titulo federal, estadual e municipal, mas a realidade est bem distante do que se almeja em relao ao cotidiano de cada pessoa.

Deve-se buscar a cada dia a conscientizao para que com isso possamos obter resultados positivos contra o desperdcio de gua doce. Conscientizar pessoas para: Fechar bem as torneiras, Tomar banhos mais curtos, No gaste gua lavando carros e caladas, Reutilizar gua para diversas utilidades, No jogar/poluir fontes de gua (rios, lagos, etc.)

Reuso de gua
A crescente demanda por gua tem feito do reuso planejado da gua um tema atual e de grande importncia. Neste sentido, deve-se considerar o reuso de gua como parte de uma atividade mais abrangente que o uso racional e eficiente da gua, o qual compreende tambm o controle de perdas e desperdcios, e a minimizao da produo de efluentes e do consumo de gua. O reuso da gua representa um processo de fundamental importncia para as indstrias, porque alm de significar uma economia no consumo de gua, parte importante no controle da qualidade dos recursos hdricos e suas quantidades. A qualidade da gua para o reuso tambm verificada e avaliada de acordo com o seu destino. A gua tratada pode ser reutilizada para diversos fins.

ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA PARA REUSO


Tem finalidiade de tratar guas provenientes de lavadores de veculos, peas, motores, guas cinza de condomnios, etc. Este tratamento, alm de ajudar a preservar o meio ambiente, poder reduzir em at 90% os custos com guas. A gua de reuso ideal para os mesmos fins, ou seja, lavagem de carros, peas, motores, pisos, jardinagem, descarga de banheiros e fins que no sejam nobres como para consumo humano e animal.

A importncia da gua de reso


O uso responsvel da gua fundamental no somente nas regies metropolitanas, mas em todo o mundo. Cada litro de gua de reso utilizado representa um litro de gua conservada em nossos mananciais.

O assunto to importante que faz parte da Estratgia Global para Administrao da Qualidade das guas, proposta pela ONU, para preservao do meio ambiente. uma maneira inteligente e capaz de assegurar que as geraes futuras tenham acesso a esse recurso to precioso e essencial vida: a gua potvel.

A gua de reuso no pode ser consumida nem utilizada em piscinas ou descarga sanitria. O transporte feito por caminhes tanques devidamente identificados.

You might also like