You are on page 1of 6

1

INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR - IPESU DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE PESSOA 60 h/a PROF. NILDO BARBOSA

CONCEITO DE MOTIVAO difcil definir exatamente o conceito de motivao uma vez que este tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivao tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou pelo menos, que d a origem a uma propenso a um comportamento especfico, podendo este impulso ao ser provocado por um estmulo externo (ambiente) ou interno (indivduo), ou seja, motivao nada mais do que um motivo que leva a ao. MOTIVA AO. CICLO DA MOTIVAO Existe um ciclo motivacional onde o papel do gerente de suma importncia, pois dele a funo de estimular seus subordinados para que alcancem seus objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente. Esse ciclo se divide em seis etapas iniciando-se nas necessidades individuais no satisfeitas o que gera uma procura de alternativas para satisfazer essas necessidades; escolhe-se ento uma das alternativas para se alcanar o objetivo desejado e toma-se uma atitude, ou seja, parte-se para ao propriamente dita. Aps esse processo, h uma reavaliao da situao e ento, finalmente o indivduo decide se este motivado ou no para satisfazer sua necessidade atravs da alternativa escolhida. Aps a reavaliao da situao, se o objetivo foi alcanado, foram atendidas as necessidades e atingidas as expectativas, porm no caso de no se ter alcanado a meta, as reaes finais desse ciclo sero construtivas, quando houver uma reao positiva do indivduo, que poder suas metas ou tentar ultrapassar as barreiras impostas, caso contrrio, teremos uma reao de frustrao, onde o empregado ter uma resposta negativa no realizao da meta inicial, podendo apresentar reaes de agressividade, regresso, fixao at retraimento. TEORIAS DE MOTIVACIONAIS Hierarquia de Maslow A teoria em questo estuda a motivao atravs das necessidades dos seres humanos. Maslow, o autor da teoria, considera necessidade, a manifestao natural de sensibilidade interna, que desperta uma tendncia a realizar um ato
1

ou a procurar uma determinada categoria de objetos. Maslow organizou as necessidades humanas em cinco categorias hierrquicas, conforme sua predominncia e probabilidade: - Necessidades Fisiolgicas: necessidades de sobrevivncia - alimento, gua, oxignio, sono, sexo e tambm so instintivas, uma vez que nascem com o homem; - Necessidades de Segurana: busca de proteo contra ameaas e privaes. Mantm as pessoas em estado de dependncia seja com a empresa, seja com outras pessoas; - Necessidades Sociais: relacionadas ao convvio social amizade, afeto, amor; - Necessidade de Estima: desenvolvimento de sentimentos de autoconfiana e de ser til e necessrio para os outros. Sua frustrao produz sentimentos de inferioridade e impotncia; - Necessidade potencialidades. de Auto-Realizao: tendncia de explorar suas

Aps estruturar conceitualmente o estudo da motivao humana, o autor estabelece uma distino ntida entre motivao de deficincia e motivao de crescimento, no caso, as necessidades bsicas correspondem a motivos de deficincias, que constituem dficits no organismo, onde o preenchimento se d atravs de objetos ou seres humanos de fora. Desta forma, logo quando o indivduo satisfaz uma necessidade, surge outra, e assim sucessivamente. A motivao de crescimento ocorre quando o passo seguinte subjetivamente mais agradvel, isto , quando j satisfazemos suficientemente as nossas necessidades bsicas, assim seremos motivados pelas tendncias para individualizao. A diferena entre as necessidades bsicas (deficincia) e as necessidades de crescimento de ordem qualitativa, uma vez que as pessoas diferem na intensidade de suas necessidades. De acordo com essa teoria, dificilmente iremos atingir o topo da pirmide, pois sempre haver novos objetivos e sonhos. So muitas as crticas feitas a esta teoria que fazem ressalvas sobre as dificuldades de se avaliar a teoria, a metodologia utilizada no processo de pesquisa, a dificuldade de se evidenciar que a satisfao de uma necessidade ative a necessidade seguinte, porm a principal crtica diz respeito subjetividade do indivduo, sendo extremamente difcil padronizar seus agentes motivadores.
2

Teoria dos Dois Fatores - Herzberg Herzberg tomou como ponto de partida teoria clssica de Maslow, mas como Aldefer, tambm discordou de alguns pontos da teoria das Necessidades. Concorda com Maslow no que diz respeito s necessidades serem sempre internas, mas discorda ao afirmar que quando as pessoas falam de sentimento de insatisfao, referem se as fatores extrnsecos ao trabalho e quando se referem a sentir-se bem esto se referindo a elementos intrnsecos. Para Herzberg, a motivao depende do trabalho em si e no dos incentivos que os empresrios possam dar aos funcionrios e enquanto para Maslow todas as necessidades motivam e provocam satisfao, para Herzberg no so todas as necessidades que motivam, pois algumas apenas evitam a nosatisfao. Herzberg classifica a motivao em duas categorias: - Fatores de Higiene: so os fatores extrnsecos e so insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfao; giram em torno do CONTEXTO DO CARGO: como a pessoa se sente em relao empresa, as condies de trabalho, salrios, prmios, benefcios, vida pessoal, status, relacionamentos interpessoais; - Fatores de Motivao: so os fatores intrnsecos, associados os sentimentos positivos e esto relacionados com o CONTEDO DO CARGO: como a pessoa se sente em relao ao cargo: o trabalho em si, realizao pessoal, reconhecimento, responsabilidades. O funcionrio que est motivado tem um gerador interno e executa a tarefa pr ela mesma, pela realizao, o reconhecimento, a responsabilidade e progresso. Dentro do ponto de vista desta teoria a chave da motivao se encontra na reestruturao dos cargos, tornando-os mais desafiadores e gratificantes, elementos estes, que foram tirados dos mesmos pela excessiva especializao. Arquivo do Prof. Nildo Barbosa em 09 de agosto de 2010.

CICLO MOTIVACIONAL

TEORIA DE MASLOW
Por Daniel Portillo Serrano 02/07/2000

Maslow cita o comportamento motivacional, que explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivao o resultado dos estmulos que agem com fora sobre os indivduos, levando-os a ao. Para que haja ao ou reao preciso que um estmulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do prprio organismo. Esta teoria nos d idia de um ciclo, o Ciclo Motivacional. Quando o ciclo motivacional no se realiza, sobrevm a frustrao do indivduo que poder assumir vrias atitudes: a. Comportamento ilgico ou sem normalidade; b. Agressividade por no poder dar vazo insatisfao contida; c. Nervosismo, insnia, distrbios circulatrios/digestivos; d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos; e. Passividade, moral baixo, m vontade, pessimismo, resistncia s modificaes, insegurana, no colaborao, etc. Quando a necessidade no satisfeita e no sobrevindo as situaes anteriormente mencionadas, no significa que o indivduo permanecer eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade ser transferida ou compensada. Da percebe-se que a motivao um estado cclico e constante na vida pessoal. A teoria de Maslow conhecida como uma das mais importantes teorias de motivao. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfaz-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurar reconhecimento pessoal e status se suas necessidades bsicas estiverem insatisfeitas. O comportamento humano, neste contexto, foi objeto de anlise pelo prprio Taylor, quando enunciava os princpios da Administrao Cientfica. A diferena entre Taylor e Maslow que o primeiro somente enxergou as necessidades bsicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivduo no sente, nica e exclusivamente necessidade financeira.
5

Maslow apresentou uma teoria da motivao, segundo a qual as necessidades humanas esto organizadas e dispostas em nveis, numa hierarquia de importncia e de influncia, numa pirmide, em cuja base esto as necessidades mais baixas (necessidades fisiolgicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realizao)

De acordo com Maslow, as necessidades fisiolgicas constituem a sobrevivncia do indivduo e a preservao da espcie: alimentao, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurana constituem a busca de proteo contra a ameaa ou privao, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associao, de participao, de aceitao por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolve a auto-apreciao, a autoconfiana, a necessidade de aprovao social e de respeito, de status, prestgio e considerao, alm de desejo de fora e de adequao, de confiana perante o mundo, independncia e autonomia. As necessidades de auto-realizao so as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu prprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

Arquivo do prof. Nildo Barbosa em 09 de agosto de 2010.

You might also like