You are on page 1of 4

MORFOLOGIA DOS INSETOS O corpo dos insetos Ele se divide em trs partes: cabea, trax e abdome, que esto

unidos entre si, sendo que os rgos internos - o sistema digestivo e nervoso, se estende de um extremo ao outro do corpo. Cabea onde esto localizados o aparelho bucal, as antenas - que so apndices formados por vrios segmentos, onde esto situadas as funes sensoriais do tato e do olfato - e, os olhos. Trax-Formado por trs segmentos: o protrax, o mesotrax e o metatrax, cada um com um par de patas. No trax tambm esto localizadas as asas. Abdome-Se compe de vrios segmentos, sendo que cada um deles possui um par de espirculos, que so aberturas que permitem a respirao do inseto. Na parte posterior do abdome tambm se encontram os rgos genitais e o sistema excretor.

Importncia - reconhecimento de grupos maiores (ordens, famlias, gneros) - caracterizao de hbitos e comportamento O exoesqueleto O grande sucesso dos insetos deve-se em parte ao seu exoesqueleto, que confere uma mistura de flexibilidade e fora permitindo que o inseto tenha liberdade de movimento e ao mesmo tempo no perca em defesa e proteo. O integumento (exoesqueleto) constitudo de trs partes: a mais externa a cutcula, abaixo desta vem a epiderme e a membrana basal. Cutcula: o uma camada relativamente fina de material no celular que delimita a superfcie externa do corpo, de estrutura flexvel e elstica. Quando acaba de ser formada branca e pode permanecer assim em muitas formas jovens. Na maioria dos adultos ela passa por um processo qumico que resulta no seu endurecimento e escurecimento que denominado esclerotizao; Tem como funo evitar perda de gua, previnir a predao e prover camuflagem, atravs de uma camada de cera; formada por quitina (cadeia de n-acetil-glucosamina) que um polmero de alto peso molecular; Est relacionada com o movimento e extenso do corpo; Pode possuir protuberncias (espinhos, cerdas, plos providos de sensilas) cuja funo pode ser de ornamentao, gerar sons, ou estruturas sensoriais (ligados clulas sensitivas); responsvel pela cor (pigmentos oriundos de plantas e do metabolismo).

o o

o o o

Como ocorrem as mudas? Segmentao

Em insetos adultos e ninfas uma das caractersticas externas mais marcnates a unio dos segmentos em unidades funcionais (tagmose), que d origem s regies da cabea, trax e abdmen. Cabea o o Aparelho bucal, olhos, ocelos e antenas; Partes da antena: escapo, pedicelo e flagelo.

Aparelho bucal o o o Tipos de aparelho bucal em relao posio (hipognato, prognato e opistognato); Aparelho bucal mastigador (labro, mandbulas, maxilas, labium e hipofaringe); Variaes do aparelho bucal mastigador: sugador maxilar ou espirotromba (borboletas), lambedor-hipofaringe desenvolvida (abelhas), sugador labial ou picador-sugador (percevejos);

Trax o o o Pernas o o As pernas so denominadas anteriores, medianas e posteriores de acordo com a sua insero. O tipo de perna importante para caracterizar os hbitos do inseto (pernas saltatrias - saltam, raptoras - captura de presas, cursoriais - correm, natatrias - nadam, gressoriais - andam, e fossoriais - escavam). So divididas em seis segmentos, do proximal ao distal: coxa, trocnter, fmur, tbia-tarso e garras; no trax que ocorrem as inseres de asas e pernas; dividido em protrax, mesotrax e metatrax; Presena de espirculos (aberturas para trocas gasosas);

Asas o As asas so denominadas anterior e posterior, e so desenvolvidas apenas nos adultos. No entanto, nem todos os insetos tm asas (so pteros); Existem tipos de asas diferentes, que so importantes na hora de determinar a ordem do inseto: tgminas, litros, hemilitros, menbranosas e escamosas; H dois tipos de conexes de asas: direta (permite menor mobilidade e controle de vo, ex. odonatas, gafanhotos) e indireta (permite maior mobilidade e vos mais rpidos, ex. dpteros).

Abdmen o o o Possui 11 segmentos; Aparelhos reprodutor, digestivo e excretor, circulatrio e nervoso (pelo menos a maior parte destes aparelhos se encontra no abdmen); Genitlia externa - ovipositor em fmeas (ver detalhes na aula correspondente).

Como diferenciar um inseto predador de um herbvoro?

O estudo da morfologia dos insetos indispensvel para se conhecer a razo e a relao das diferenas estruturais dos diversos seres que ocorrem na natureza, principalmente os filogeneticamente prximos. Alm disso importante para o reconhecimento de grupos maiores em Insecta como ordem, gnero e famlia, e para a caracterizao dos hbitos e comportamento, os quais so baseados principalmente nas caractersticas anatomicas do aparelho bucal, pernas e abdomen.

Objetivo Reconhecer as diferentes estruturas morfolgicas externas utilizadas para a classificao dos insetos.

Recursos Insetos previamente montados das ordens Orthoptera (esperana, gafanhoto, paquinha), Mantodea (louva-a-deus), Lepidoptera (borboleta e mariposa), Coleoptera (besouros), Diptera (mosca), Hemiptera (percevejos, barata dgua), Odonata (liblula), Blattodea (barata), Dermaptera (tesourinha), Hymenoptera (abelhas, formigas), Homoptera (cigarras, cigarrinhas) e lupas.

You might also like