You are on page 1of 13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Incluso Digital: o relacionamento social e a comunicao das pessoas com deficincia na Internet1 Scheyla Joanne HORST2 Suellen Gonalves VIEIRA3 Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Resumo Partindo do conceito de folkcomunicao e baseado no fenmeno da cibercomunicao, o presente trabalho proposto com o objetivo de investigar o funcionamento de alguns mecanismos virtuais na busca da insero e da cidadania de pessoas com Deficincia. Assim, sites de relacionamento e comunidades da Internet so apontados como espao de discusses contra o preconceito e como novas alternativas de comunicao para esse 4 segmento da sociedade, configurando-se como um meio de produo simblica. Palavras-chave: folkcomunicao; mdia digital; preconceito; pessoa com deficincia.

Introduo A proposta deste estudo investigar o fenmeno da interao entre pessoas com Deficincia atravs do meio virtual, a partir da anlise de fruns encontrados em comunidades do site de relacionamento Orkut. A abordagem terica est alicerada no antigo conceito de anti-semitismo de Adorno e Horckeimer, que aborda a histrica segregao das classes, e no atual conceito de folkcomunicao, desenvolvido por Luiz Beltro, considerando a cultura perifrica no contexto da indstria e da cultura de massa. O termo marginal possui vrias conotaes, a conveniente ao estudo

folkcomunicacional um indivduo margem de duas culturas e de duas sociedades que nunca se interpenetraram e fundiram totalmente (BELTRO, 1980, p.39). Baseando-se na anlise de Luiz Beltro (1967) sobre a folkcomunicao, notvel que a necessidade da Comunicao entre os diversos grupos sociais cresceu conforme o mundo se globalizou. cada vez mais evidente que, em um ambiente constantemente mediado pelos veculos de comunicao, a afirmao da identidade de um grupo e a conquista de seu espao simblico depende, em grande parte, da sua visibilidade.
Comunicao o problema fundamental da sociedade contempornea sociedade composta de uma imensa variedade de grupos, que vivem separados

Trabalho apresentado no GT Mediaes e Interfaces Comunicacionais, do Iniciacom, evento componente do IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul. 2 Estudante de Graduao 3. ano do Curso de Jornalismo da UNICENTRO, email: scheylahorst@hotmail.com. 3 Estudante de Graduao 3. ano do Curso de Jornalismo da UNICENTRO, email: suellengvieira@hotmail.com. 4 Esse estudo parte de um projeto sobre a funo da mdia na construo e veiculao da imagem da pessoa com deficincia.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

uns dos outros pela heterogeneidade de cultura, diferena de origens tnicas e pela prpria distncia social e espacial (BELTRO, 2004, p. 27).

Os autores Adorno e Horckeimer (1985) tambm do respaldo a esta viso, com o conceito de anti-semitismo, no qual a prtica do preconceito considerada uma atitude hostil, baseada em generalizaes, informaes imprecisas e incompletas. A discriminao um reflexo das relaes sociais, visto que o indivduo fica impedido de refletir sobre sua prpria impotncia, perdendo o controle sobre si. Considerando a globalizao e ascendncia do meio digital, as mais novas formas de comunicao vm desempenhando um processo de insero dos grupos marginalizados na sociedade, de forma visivelmente positiva. A Internet pode ser, neste caso, um espao de intercmbio entre a grande mdia e os canais alternativos que tornam a mdia cidad, inclusive no mbito da deficincia.

Rotulaes e generalizaes: um esteretipo historicamente prejudicial

Baseando-se nas reflexes geradas pelos estudos de Adorno e Horckheimer sobre o antisemitismo, percebe-se at que ponto o preconceito pode ganhar flego a partir de generalizaes e de formaes opiniticas repletas de incoerncias. O constante movimento das relaes sociais e a sua dinmica fazem com que no haja, de fato, a reflexo sobre objetos existentes no mundo e sobre si mesmo. Desta forma, os seres humanos reagem de forma defensiva s diferenas. Tudo o que sai do padro passa a se tornar perigoso, digno de distanciamento. Assim, o preconceito marca o encontro entre as pessoas, e o seu conseqente choque. Para simplificar a situao comum utilizar a generalizao, atribuindo a todos caractersticas de alguns.
No mundo da produo em srie, a estereotipia que seu esquema substitui o trabalho categorial. O juzo no se apia mais numa sntese efetivamente realizada, mas numa cega subsuno. Se, numa fase histrica primitiva, o julgar consistia num rpido discriminar capaz de desfechar sem hesitao a seta envenenada, nesse meio tempo a prtica da troca e a administrao da justia fizeram seu trabalho (ADORNO; HORCKEIMER, 1985, p.188).

A referncia para tais reflexes encontra-se marcada na Histria e tem como palco a Europa. Os abusos e terror fascista durante a Segunda Guerra Mundial assinalaram o pice da intolerncia e dominao. Deficientes, negros, judeus, homossexuais, ciganos... Toda e qualquer diferena tornava-se sinnimo de perigo.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Enquanto se reflete sobre a imagem da pessoa portadora de deficincia, surge uma questo chave: ser que no Brasil os espaos sociais esto bem distribudos? De uma forma geral, tm-se a conscincia que a resposta negativa. Ao mesmo tempo, sabe-se tambm e cada vez mais se divulga , que tais espaos esto sendo criados, no s em relao a esse segmento da sociedade, mas tambm aos diversos grupos marginalizados da sociedade, tentando destruir preconceitos e quebrar barreiras raciais e tnicas. Assim, os espaos vo surgindo medida que diminui a discriminao contra as minorias. No entanto, as pessoas com deficincia ainda sofrem muito com o esteretipo herdado h tempos, tendo muitas dificuldades para modific-lo.
Diante do novo, do irreconhecido, temos a propenso a generalizar utilizando esteretipos e analogias substitutivas das possveis problematizaes: so simplificaes que respondem demanda imediata do pensamento, valendo-se de contedos e juzos de valor incorporados, conforme a condio e posio na hierarquia social (SILVA, 2006, p. 425).

secular a idia de que as pessoas com deficincia sejam invlidas, sem competncias profissionais, isto , um peso morto para a sociedade. Num mundo que demanda o uso excessivo do corpo, a sua fragilidade o torna insuficiente. So trs os conceitos que sintetizam a histria dessas pessoas: a poltica de segregao, a poltica de integrao e a poltica de uma sociedade inclusiva, aplicada hoje.
Durante muitos sculos, as pessoas com deficincia eram consideradas invlidas e socialmente inteis. Neste contexto de quase barbrie, a poltica de segregao formulada no final do sculo XIX e aplicada at a dcada de 1940, impondo a internao definitiva em instituies fechadas, representou um progresso humanitrio. A reao contra a poltica de segregao institucional viria com o chamado movimento de integrao, que prope a adaptao das pessoas com deficincia ao meio social. Mas, a partir da dcada de 1980, comea a crescer uma inquietao contra os limites da integrao, que ganha forma no conceito de sociedade inclusiva e se converte em princpios da poltica de direitos humanos de organismos internacionais e em direitos assegurados na Constituio Brasileira (VIVARTA, 2003, p. 17).

Alm de enfrentar dificuldades de adaptao com o seu problema, as pessoas com deficincia so obrigadas a provar constantemente que no so inteis, e que, pelo contrrio, possuem a capacidade de realizar perfeitamente diversas tarefas que muitas pessoas no-deficientes no realizariam. O indivduo precisa manter o psicolgico saudvel para construir sua identidade e sua autonomia. D, pena e piedade so os sentimentos mais comuns que surgem por parte da sociedade, segundo Edson de Matos Rebustini5 que perdeu parte de um dos braos em um

Entrevistado na Associao de Deficientes Fsicos de Apucarana (ADEFIAP) ), Paran.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

acidente de trabalho. Mas Edson garante que a dificuldade fsica no faz dele uma pessoa infeliz ou merecedora de caridade. Quando eu chego aos lugares, eu entro de cabea erguida. As pessoas me olham com ar de espanto, mas o que elas estranham, na verdade, a minha alegria de viver. Para Veet Vivarta (2003), no livro Mdia e Deficincia, ter uma deficincia no , necessariamente, sinnimo de precisar de uma poltica assistencialista para viver. Pois existe uma grande diferena entre assistncia social um direito legtimo de qualquer cidado em situaes extremas e poltica assistencialista se caracteriza por estabelecer uma relao de dependncia e conceber o beneficirio como um ser passivo, contemplado no com um direito, mas com um favor social. A deficincia pode causar constrangimento e incmodo. o diferente, ao que a maioria rejeita, que faz surgir o preconceito. Em seu artigo O Estranhamento causado pela deficincia: preconceito e experincia, Lucilene Silva (2006) coloca que As pessoas com deficincia causam estranheza num primeiro contato, que pode manter-se ao longo do tempo a depender do tipo de interao e dos componentes dessa relao. Conforme a autora, o preconceito emerge como um comportamento pessoal que no pode ser atribudo apenas ao indivduo, pois no se restringe a exercer uma funo irracional da personalidade. As pessoas acometidas pela deficincia possuem limitaes com seus problemas fisiolgicos, mas quase sempre superveis. A sua maior limitao a falta de oportunidade, o desprezo demonstrado pelas pessoas. A pessoa que tem deficincia espera da sociedade a possibilidade de fazer valer os seus direitos de cidado e ter a sua vida preservada de qualquer tipo de preconceito.
6 Isto se confirma com o depoimento de Srgio Milani paciente sem o movimento das

pernas e de parte do corpo: Na realidade, por vezes nos deparamos com fsicos perfeitos dotados de mentes deficientes, de espritos invlidos. Como tambm localizamos mentes luminosas, espritos brilhantes, em corpos fsicos mutilados, aleijados... Ento, por que o preconceito? Por que discriminar a deficincia fsica, j que todos somos finitos enquanto corpos, e s o esprito sobrevive? O deficiente fsico s quer ser tratado com igualdade, ele no nem melhor nem pior que os outros. Para derrubar esta barreira hierrquica que os indivduos com deficincia encontram em seu caminho, em primeiro lugar as pessoas mais prximas precisam acreditar nele,

Disponvel em: <http://www.alessandra.eduardo.nom.br/html/milani.htm>. Acesso em 19 de maro de 2008.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

valoriz-lo e ressaltar suas competncias, pois segundo Waldir Santos (1995), em sua dissertao de Mestrado com o tema O Difcil Processo de Ressignificao da Deficincia Mental, quando as pessoas com deficincia so tratadas com diferena, ocorrem reaes por parte delas que restringem as possibilidades de um melhor desenvolvimento. No caso de pais e familiares a conseqncia desta representao a menor oferta de oportunidades para a aquisio de autonomia, seja pela maior tendncia de isol-los em casa ou instituio especializada, seja pelo baixo nvel de ateno dispensada (quantitativa e qualitativamente falando). Santos diz perceber, nestes casos, que a famlia tem dificuldade em deixar de comparar seus filhos com outros tidos como normais. Esta constante comparao se configura, ao meu entender, como resistncia em aceit-los em sua condio diferenciada. Se houver naturalidade ao lidar com a situao, as outras pessoas tero mais facilidade em enxergar essas qualidades e assimilar a pessoa com deficincia como algum normal, aceitando-a. O reconhecimento por parte dos familiares e amigos, aliado fora da mdia trazendo a informao, faz diminuir o preconceito gradativamente, podendo caminhar para uma futura igualdade social.
A sociedade evoluiu e a mdia tambm, mas faz pouco tempo desde que a imprensa comeou a fazer matrias com foco nas pessoas com deficincia. Nessas primeiras reportagens, a abordagem sempre enveredava pelo enfoque da vitimizao, enfatizando o lado triste, impotente, intil de suas vidas, reforando cada vez mais o estigma e o esteretipo. Hoje, a mdia se prepara cada vez mais para separar e entender as situaes e o que cada enfoque representa um atraso ou um avano (VIVARTA, 2003, p. 29).

A busca de uma afirmao identitria Produto da Indstria Cultural, o mundo se reduziu massificao, homogeinizao e padronizao, onde o indivduo perde sua particularidade em funo do todo. No caso Deficincia, como foi visto anteriormente, isto no diferente: os indivduos que a possuem sofrem com o preconceito, e tm sua identidade considerada apenas por uma de suas caractersticas. Caracterstica, por sinal, contrria s normas sociais vigentes, o que causa um sentimento de recusa e resistncia. Por no corresponderem ao comportamento pr-estabelecido pelos mass media, essas pessoas (como todos os outros grupos minoritrios) buscam, atravs da comunicao, projetar-se no mundo, conquistando espao, afirmando sua identidade e imprimindo suas marcas na realidade. O acesso democrtico aos meios de comunicao de massa , segundo a professora Ciclia Peruzzo (2002), o ponto inicial da comunicao para a

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

cidadania, pois s assim a minoria pode dar viabilidade e viabilizar uma outra imagem que no a feita pela maioria.
A participao na comunicao um mecanismo facilitador da ampliao da cidadania, uma vez que possibilita a pessoa tornar-se sujeito de atividades de ao comunitria e dos meios de comunicao ali forjados. A pessoa inserida nesse processo tende a mudar o seu modo de ver o mundo e de relacionar-se com ele. Tende a agregar novos elementos sua cultura (PERUZZO, 2002).

Para Rosngela Bieler (1996) no documento Mdia e Deficincia: Manual de Estilo, os meios de comunicao de massa so uma das principais alternativas para reverter o quadro de desconhecimento sobre os impedimentos, deficincias e limitaes. Quando as questes so abordadas corretamente, criam-se as condies necessrias para que a sociedade atente para o fato de que, mesmo portando alguma deficincia, as pessoas podem e devem participar do processo de convivncia plena. Aps a integrao com os meios de comunicao de massa, comum que as minorias deixem de produzir apenas discurso, passando, tambm, para a ao poltica (que pode surgir na forma de comunicao comunitria), na esperana de alcanar seus direitos. Peruzzo (2002) constata que a participao das pessoas na produo e transmisso das mensagens e na gesto do veculo de comunicao comunitria contribui para que elas se tornem sujeitos, protagonistas da comunicao, e no somente receptores.
A comunicao popular/comunitria, que inicialmente se valeu de instrumentos simples, de pequeno alcance e artesanais, aos poucos inspirou a apropriao das tecnologias de comunicao, especialmente o rdio, a televiso e mais recentemente a internet. Porm, to importante quanto o acesso s tecnologias modernas o fato de a comunicao comunitria ter sabido adaptar-se conjuntura da dcada de 1990, caracterizando-se como espao mais plural para a participao e de respeito s demandas de seus pblicos (PERUZZO, 2002).

Portanto, em plena era da globalizao que a idia de comunidade reaparece investida com um poder de resgate da solidariedade humana ou da originalidade social perdida. Neste quadro, Raquel Paiva (1998), em seu livro O Esptrito Comum, formula a perspectiva da comunicao comunitria como uma contraposio mass media, por adotar uma postura poltica de reivindicao e interferncia a que denomina presso na atual ordem tecnoindustrial do mundo. Paiva contundente ao afirmar que um veculo que se pretende comunitrio deve opor-se, ou pelo menos no aceitar incondicionalmente o ideal societrio, no qual a globalizao traz como lgica os princpios de hegemonia e excluso. A autora tambm salienta que h um encurtamento das distncias advindo do desenvolvimento tecnolgico, ou seja, a comunidade que se constitui de um grupo

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

fechado surge graas presena das redes de informao. Assim, com a comunicao
comunitria e a conseqente definio de territrios miditicos, pode-se potencializar uma alternativa de sociabilidade dos grupos minoritrios (no caso em questo, o das pessoas com deficincia) atravs dos mecanismos de produo simblica existentes, dentre os quais, indiscutivelmente, est a mdia digital.

Mdia digital: um espao de socializao O Jornal Nacional do dia 28 de maro de 2008 mostrou que em uma dcada, a porcentagem de lares brasileiros que tm computador saltou de 7% para 25%, e ressaltou que a incluso social feita, tambm, atravs da incluso digital. Sobre a ampliao das inter-relaes sociais por meios das novas tecnologias, Laan Mendes de Barros (1997) observa:
Torna-se cada vez mais aceita a noo de que a formao cultural dos seres humanos nas sociedades contemporneas passa muito pelas intermediaes do cotidiano marcadas por um contexto de complexidade. Intermediaes que ocorrem atravs da comunicao interpessoal, grupal e massiva e que se ampliam com a incrementao de novas tecnologias (BARROS, 1997, p. 30).

Sem dvidas, estamos vivenciando um momento de revoluo tecnolgica e crescente participao social no mundo digital, destacando essa mdia como veculo de expresso de posies bastante diversificadas. Apesar de no ser absolutamente acessvel ainda, o baixo custo da disponibilizao de informao da Internet, para quem j tem acesso rede, e a maior interatividade caracterstica do veculo so fatores que contribuem para o seu uso. Assim como Raquel Paiva (1998) afirmara que na comunicao comunitria os usurios no so somente receptores, mas emissores, Pierre Lvy (1996), no livro O que Virtual?, identifica a virtualizao como um modelo todos-todos, em que h uma troca cultural entre os usurios dessa mdia, contando com a vantagem de ter acesso vrios lugares e vrias pessoas ao mesmo tempo. Portanto, a Internet adapta-se ao nosso tempo devido velocidade e interatividade que facilitam a divulgao de idias vindas de qualquer pblico e a agregao de pessoas conforme possveis afinidades. Quando isso acontece, surge o dilogo e, com o tempo, a integrao, que, por sua vez, d espao para o estabelecimento de uma identidade, visto que a liberdade identitria est relacionada com a afirmao inclusiva, ou seja, quando o indivduo percebe-se simbolicamente aceito em um grupo. Assim como outros guetos, as pessoas que possuem algum tipo de deficincia sentem necessidade de agruparem-se com semelhantes a partir de sentimentos e desejos mtuos, juntando foras para que o seu gueto no sofra alguma taxao de desvio de carter. E,
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

como muitas dessas pessoas se sentem inibidas em expor seus desejos e idias no cotidiano (a grosso modo, dando a cara tapa), elas optam pela alternativa virtual, usando a Internet como ponte entre suas expresses e o mundo. O ciberespao constitui-se, nesse contexto, o meio to importante quanto a mensagem que est sendo transmitida onde ocorre a socializao de problemas, bem como o compartilhamento de dramas parecidos enfrentados por pessoas que possuem deficincia. Nesse meio, os indivduos unem-se e formam uma coletividade, podendo promover aes e manifestaes dentro e fora da rede. A viso que se tem no presente trabalho a de, a partir da anlise de comunidades (que tratem da temtica da deficincia) existentes em sites de relacionamento, considerar estes mecanismos virtuais como ferramentas de integrao na sociedade. O objetivo no sugerir ou apontar esse meio de expresso e opo discursiva como o principal ou o mais eficiente, mas ressaltar sua importncia e sua ascendncia.

Sites de relacionamento e comunidades virtuais: o local para o debate

Comumente denomina-se comunidade um conjunto de pessoas em determinada rea geogrfica. Para haver uma comunidade, necessrio que haja certa proximidade espacial entre os seus membros, a fim de permitir o contato direto entre os mesmos. A existncia de interesses em comum para alcanar objetivos, que no poderiam se concretizar sem a unio dos membros, outra caracterstica constituinte (VILA, 1975). Dessa forma, os grupos que se interligam por meio de conferncias eletrnicas, acabam presenciando vivncias semelhantes s citadas acima, sendo o local chamado de ciberespao. Este ambiente virtual, formado por redes de computadores ao redor do mundo, tem como aspecto diferencial o fato de tornar seus membros autores da interao. Os sites de relacionamento foram criados com o objetivo de agregar membros, que se cadastram com o intuito de aumentar laos de amizade, interesses, contatos. O Orkut7 o mais disseminado dentre os existentes e, sendo utilizado por to generosa parcela da populao brasileira, no h como neg-lo como meio de disseminao de culturas e,
O Orkut (ou orkut) uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome originado no projetista chefe, Orkut Bykkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, tambm so chamados de rede social. a rede social com maior participao de brasileiros, com mais de 23 milhes de usurios. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut>. Acesso em 21 de maro de 2008.
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

pelo menos, tentativa de afirmar estas na sociedade. Dessa forma, as comunidades que so criadas a partir de certas afinidades dos membros , provocam discusses em seus respectivos fruns, podendo unir seus membros e incentiv-los a ampliar e transportar o debate do meio virtual para a prpria sociedade. Algumas das comunidades a respeito da deficincia e de seus portadores foram analisadas8, na tentativa de identificar efeitos que esse tipo de relao social pode causar, e se so vlidos como contribuintes na afirmao identitria do segmento social em questo. A comunidade A deficincia est no corao a maior, ou a que contm mais membros participantes (mais de 133 mil at o dia que foi consultada), sobre esse assunto. Ela une pessoas com e sem deficincia fsica, e discute os sentimentos ruins do ser humano, considerando-os como a pior das deficincias. Tambm tem o intuito de minimizar o preconceito denunciando-o dentro e fora do Orkut , mobilizar as pessoas a realizarem aes de solidariedade e ajudar quelas que esto precisando (com frases de apoio, por exemplo). Nessa mesma comunidade, familiares de pessoas com deficincia trocam experincias, idias, sugestes... Em outras comunidades com o mesmo cunho, observam-se repetidas situaes de indignao e busca pela igualdade. Chega!!! Isto mesmo, chega!!! Est mais do que na hora de acabar com esse tal de preconceito. A palavra ja diz, um pr-conceito, o juz que fazemos do que no conhecemos bem. Voc que deficiente, saiba que vc capaz, sim, s depende de vc ser feliz o alerta de Ninha, dona da comunidade Deficiente sim, incapaz no!. Em Deficientes, Eficientes, existe uma enquete indagando a ausncia de comerciais direcionados pessoa com deficincia, ou que a coloquem como consumidora. No Brasil, o grupo dos deficientes, como categoria de consumidor, est totalmente inexplorado. No exterior, uma propaganda da Coca-Cola, da Pepsi quase sempre tem um deficiente. Na Europa e nos Estados Unidos, existem hotis e agncias de viagem especializados em deficientes. H imobilirias e construtoras s para eles, explana Jorge. Seguindo esse mesmo rumo, Carlos Mayer denuncia Muito raramente a mdia disponibiliza espao para deficientes. J vi comerciais com portadores de sndrome de down, e uma vinheta da Globo desenhada pelo Ziraldo que era veiculada aqui no estado do Rio de Janeiro e chamava ateno para as "necessidades especiais" dos deficientes

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de maro de 2008.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

fsicos. uma lstima que a televiso venda a imagem de corpos perfeitos e bronzeados, belezas irretocveis, paisagens lindas e carros luxuosos... A vida real bem diferente deste universo paralelo que a televiso divulga. Na comunidade Estudos sobre deficincia, as pessoas com deficincia podem conseguir informaes quanto aos seus direitos, e tm acesso a leis e notcias relacionadas ao seu interesse. Sendo til tambm aos estudiosos sobre a temtica, a comunidade visa promover debates, trocar idias, textos, bibliografias, experincias, autores, referenciais, pois segundo o dono, Wederson Santos, os Estudos sobre Deficincia um campo bem consolidado no mundo todo, entretanto, no Brasil ainda bem disperso e frgil. Nesta comunidade, foi encontrado um curioso depoimento de Luiz Numeriano (que usa o nick O ano): ele foi barrado em um parque de diverso devido sua estatura, ou seja, sua deficincia. Ele usa a comunidade, nesse contexto, para fazer uma denncia e divulgar a falta de respeito que sofreu. Na comunidade dEFICIENTE Online, um dos tpicos direciona para um site com a mesma denominao, exclusivo para os profissionais com necessidades especiais, que podem se cadastrar e aguardar por vagas de empregos. Tambm no mbito do mercado de trabalho, a comunidade Deficientes do Brasil traz um tpico exclusivo para a divulgao de vagas e oportunidades de emprego. O dono usa o nick Lendrio Muletante, e enfrenta sua deficincia como uma marca registrada, orgulhando-se dela. Exemplos como O ano e Lendrio Muletante, pessoas que vestem a camisa da sua dificuldade e usam dos artifcios que dispem para conquistar seu espao e definir sua identidade, servem de estmulo para que outras pessoas, em situao parecida, assumam suas particularidades sem perder o senso de humor. Em um tpico com o ttulo Deficiente, mas feliz, Katarine Lopes desabafa Sofri um acidente e fiquei impossibilitada de falar, mas considero-me uma mulher normal, pois amo a vida e tudo tem uma razo de acontecer em nossas vidas. Rosemeri Prado, que enfrenta um problema de nervos que prejudica o movimento de seu brao direito, testemunha Noto que as vezes chamo ateno, mas nunca me encomodou. Sei que, s vezes, amigos tem mais cuidado comigo por eu ter esse problema, mas eu at curto, acabam me mimando. Esse depoimento esclarece o quo menor o problema se que pode ser assim considerado , pra quem o tem do que pra quem o v. Algumas comunidades so direcionadas para cada tipo de deficincia, como Deficientes Fsicos, Deficientes Muletantes, Deficincia Visual e Cegos, Deficincia Auditiva no Orkut, etc.
10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Os deficientes auditivos, em especial, mais do que os outros, podem encontrar na Internet uma tima alternativa de relacionamento e comunicao, j que na maioria das vezes tambm tm a fala dificultada ou anulada. A comunidade Somos surdos e mudos e da? contm um direcionamento para um site, o qual possui um curso de Libras. O curso , segundo Almerinda de Amorim e Souza, muito bem explicado com detalhes importantes e a ilustrao facilita bastante a aprendizagem." Dione Salgado Ribeiro tem, tambm, um depoimento aprovador Quando me inscrevi para o curso, acreditei nele, quando o terminei passei a acreditar em mim. Nessa mesma linha de anlise, merecem destaque as pessoas ouvintes e que usam o sistema de Libras para se comunicar com deficientes auditivos prximos, como o(a) namorado(a), por exemplo. Rodrigo Hernandes desabafa sobre sua companheira Tenho certa dificuldade em me comunicar com ela. Aprendi um pouco de libras (muito pouco), porm ela sabe me passar o que ela quer dizer. Quando no, ela escreve. Costumo dizer que nem sempre para dizer algo preciso falar, muitas pessoas falam muito, mas no dizem nada. De um modo geral, todas as comunidades que so criadas a partir da tematizao da Deficincia, expressam um desejo de mudana, seja atravs da solidariedade, seja atravs da lei. Esses espaos revelam, atravs dos discursos e projees simblicas ali presentes, o quanto longa e complicada a busca pela cidadania e a construo identitria da pessoa com deficincia, e fica claro, a partir das comunidades analisadas, que os valores so disputados pela emoo e pela razo, pelo sentimento e pelos direitos (to burocrticos), revelando discursos muito diferenciados. Este terreno, ao contrrio de ser perifrico, central para a possibilidade (ou a falta dela) de uma auto-percepo identitria deficiente que se afirme como legtima. Consideraes finais

Em meio globalizao que se presencia atualmente, praticamente impossvel ignorar os diferentes aspectos culturais existentes quando se discute sobre comunicao. Nesse contexto, importante reconhecer a teoria da folkcomunicao como agente comunicacional, propiciador de voz e vez s classes marginalizadas. Aliados folkcomunicao, os movimentos sociais surgem como luta das minorias, que buscam estratgias para estabelecer e consolidar uma identidade prpria.

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

Nos ltimos anos, essa corrida em busca da cidadania aparece imbricada, cada vez mais, nas novas tecnologias de comunicao, especialmente na rede mundial de computadores. O espao virtual vem se constituindo em um campo de batalha dos possuintes de cultura perifrica, sendo um territrio de intercmbio entre a grande mdia e a sociedade de massa. Com base na anlise das comunidades, nota-se que o ciberespao possibilita um compartilhamento das maneiras de sentir e pensar das pessoas com deficincia, possibilitando uma abertura para a explanao de idias. Pois, assim como outros segmentos sociais no condizentes com a cultura geral adotada, essas pessoas sentem-se retradas e, muitas vezes, envergonhadas de expor seus ideais. A Internet atravessa a realidade, ento, como uma trincheira ideolgica de combate ao preconceito, atravs de discursos e incentivo ao social. Embora os debates da rede muitas vezes no transcendam o virtual, inegvel a sua importncia como meio de expresso das pessoas com deficincia, e conseqente ferramenta de auto-construo e auto-afirmao de identidades. Fica ntido, a partir da exemplificao exposta neste trabalho, que o relacionamento virtual configura-se e continuar configurando-se como terreno de batalha ideolgica pela legitimao das minorias como cidados e cidads, enquanto no acabe plenamente a hibridizao cultural e a atribuio de valores forjados pela sociedade.

REFERNCIAS
VILA, Pe. Fernando Bastos. Pequena enciclopdia de moral e civismo. 2. ed. Braslia: Fename, 1975.

BARROS, Laan Mendes de. Comunicao e educao numa perspectiva plural e dialtica. Nexos Revista de Estudos de Educao e Comunicao. So Paulo: Univ. AnhembiMorumbi, p.19-38, 2o. sem. 1997.

BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: a comunicao dos marginalizados. So Paulo: Cortez, 1980.

BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: teoria e metodologia. So Bernardo do Campo: UMESP, 2004.

BIELER, Rosngela B. Mdia e Deficincia: Manual de Estilo. 3. ed. Braslia: CORDE; Centro de Vida Independente do Rio de janeiro, 1996. Disponvel em: <http://www.mj.gov.br/sedh/ct/CORDE/dpdh/sicorde/midia.asp>. Acesso em: 14 mar. 2008.

12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Guarapuava 29 a 31 de maio de 2008.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Elementos do anti-semitismo. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max (Orgs.). Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

LVY, Pierre. O que virtual? So Paulo: Editora 34, 1996.

PAIVA, Raquel. O Esprito Comum: comunicao, mdia e globalismo. Petrpolis: Vozes, 1998.

PERUZZO, Ciclia M. K. Comunicao comunitria e educao para a cidadania. Revista do Pensamento Comunicacional Latino Americano, So Paulo, v. 4, n. 1, out./nov./dez. 2002. Disponvel em: <http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista13/artigos%2013-3.htm>. Acesso em: 20 mar. 2008.

SANTOS, Waldir C. S. Dos. A deficincia mental no imaginrio social: termos, imagens, conceitos, definies e classificaes. In: O Difcil Processo de Ressignificao da Deficincia Mental: Os Profissionais Falam de Sua Prtica. Dissertao (Mestrado em Psicologia). So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica, 1995. Disponvel em: <http://www.profala.com/artto7.htm>. Acesso em: 14 mar. 2008.

SILVA, Lucilene M. O estranhamento causado pela Deficincia: preconceito e experincia. Revista Brasileira de Educao, Bahia, v. 11, n. 33, p. 424-434, set./dez. 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a04v1133.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2008.

VIVARTA, Veet. (Coord.) Mdia e Deficincia. Braslia: ANDI; Fundao Banco do Brasil, 2003.

Sites analisados http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3565738, acessado em 21 de maro de 2008. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23157722, acessado em 21 de maro de 2008. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36320667, acessado em 21 de maro de 2008. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19305887, acessado em 21 de maro de 2008. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13825184, acessado em 21 de maro de 2008. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3997610, acessado em 22 de maro de 2008. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11736284, acessado em 22 de maro de 2008. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4363070, acessado em 22 de maro de 2008.

13

You might also like