You are on page 1of 16

-1-

O SERVIO DE INSPEO FEDERAL NA REA DA CARNE Dcada de 60 com referncias s de 40/50 e 70 Jos Christovam Santos
A dcada de 60 (do sculo XX) assinalou uma notvel expanso da atividade do Servio de Inspeo Federal (SIF), traduzida em importantes medidas de ordem tcnico-administrativa a extrapolar quelas muitas de suas atribuies regulares. Dessa atuao, resultou em ltima anlise, de imediato e nas dcadas que se seguiram, marcantes e auspiciosos ganhos para o Brasil, de modo particular o parque industrial de carne inspecionado, alvo principal visado. Efetivamente, os anos sessenta, os precedentes de quarenta/cinqnta e os subseqntes de setenta, deixaram uma marca indelvel na histria da Inspeo Federal.

Apenas um apanhado dessas realizaes do ento DIPOA, depois SIPAMA, antigas siglas oficiais do SIF.

PLANOS DO SIF ENVOLVENDO A INDSTRIA DA CARNE E O REBANHO BOVINO (anos quarenta, cinqnta e sessenta ) Nas dcadas anteriores, de 40/50, o SIF havia iniciado a formulao e execuo de Planos de grande flego de ps-guerra, dentro os quais sobressaram:

1 - Plano de abastecimento de carne e de recuperao do efetivo do rebanho nacional de corte (com destaque para o Brasil Central Pecurio e o Rio Grande do Sul), efetivo este fortemente desfalcado pelos grandes, incontrolados e descontrolados abates verificados durante os quatro primeiros anos da II Grande Guerra Mundial.

Trs medidas fundamentais compuzeram esse Plano: (a) restrio ao abate de vacas pela fixao individual de cotas de matana aos estabelecimentos abatedores (especialmente charqueadas); (b) restrio ao abate de vacas com menos de cinco anos de idade, posteriormente elevada para sete anos quando o rebanho apresentou evidncias de recuperao; (c) fixao de peso mnimo para o novlho industrial de corte a ser abatido e obrigatoriedade de cota proporcional de peas de dianteiros em relao a traseiro para a carne de consumo nos aougues, com o fito de assegurar o abastecimento da de segunda, comprometido pelo seu desvio para a industrializao sob a forma de charque e conservas enlatadas na vantajosa e excepcional produo destinada guerra.

-22 - Plano de modernizao escalonada e de ampliao do parque industrial de carne, face ao seu subdesenvolvimento em quantidade e qualidade.

3 - Plano de interiorizao de matadouros-frigorificos em regies geo-econmicas adredemente estudadas. Acrescente-se que os matadouros-frigorficos ento existentes, que no eram muitos, todos de empresas estrangeiras vindas para o Brasil em 1915/16, se localizavam, em maior nmero, no Estado de So Paulo, na rea da Grande So Paulo, Santos, Barretos e Cruzeiro (nesta cidade o nico nacional); no Rio Grande do Sul, que se seguia a So Paulo, na regio fronteiria; no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Mendes.

Os trs citados Planos, desde o incio marcados pelo xito, prosseguiram bemsucedidamente nos anos sessenta. O primeiro deles, de recuperao do rebanho, de efeito conclusivo, vez que, j nos meados da dcada (60), o rebanho nacional de corte se mostrava refeito do desbaste sofrido, o que valeu o retorno do Brasil Central s exportaes de carne frigorificadas (Chilled Beef e Frozen Beef) aps longos anos de ausncia., paralizadas, melhor ainda esgotadas que foram, por falta de disponibilidade, dois antes do fim da II Grande Guerra. De outra parte, o controle do abastecimento de carne nos grandes centros ( Rio e So Paulo) incumbncia dada ao SIF ante aos momentos crticos de escasez do produto pelos abates indiscriminados ocorridos, fra por inteiro conseguido j nos anos 40/50 graas a atuao enrgica, competente e oportuna dos tcnicos do ento DIPOA, em matria estranha sua competncia e formao. MODERNIZAO E AMPLIAO DO PARQUE INDUSTRIAL DE CARNE ANTECEDENTES O planejamento e a empreitada executiva que envolveram a modernizao, a ampliao e a interiorizao do parque industrial da carne, conjugados com o aprimoramento e a uniformizao da metodologia de trabalho do rgo e da qualificao do seu pessoal, sobressaram indubitavelmente como um dos feitos, de mdio e longo prazo, da atividade pblica no Brasil, em particular do Ministrio da Agricultura e de modo particularssimo do Servio de Inspeo Federal. A aplicao desse Plano, embora j praticamente esgotada nos anos sessenta em seu contexto, resultou em slido embasamento para o formidvel desempenho do SIF na dcada de setenta, cristalisando assim, todo um esfro bem sucedido e sem descontinuidade de meio sculo da administrao desse Servio e de sua hierarquia superior. Fato auspicioso quando no comum na rea pblica empreendimentos que tais assinalados pela longa durao e xitos programados.

Vale a oportunidade para algumas referncias histricas sobre o explndido trabalho da modernizao da nossa indstria da carne.

-3-

O plano, com incio no trmino dos anos quarenta, visava uma mudana radical no panorama do abate industrial da poca, muito pouco diferente, alis, daquele que passou a ser observado a partir de 1915/20 quando o Brasil ingressou nesse tipo de atividade com a inaugurao de seu servio de inspeo sanitria (SIP Servio da Industria Pastoril ) e a instalao dos modernos e grandes matadouros-frigorificos de renomadas empresas anglo-americanas que para c vieram. Objetivavam, essas empresas, de inicio, o abastecimento dos aliados na Primeira Grande Guerra.

O panorama de 1920 se caracterizava, de um lado, pela presena recente da modernidade da indstria aliengena, detentora de instalaes, mtodos e processos e uma variada gama de produtos na poca por aqui desconhecidos. Com total aproveitamento da matria prima, essa produo era representada, entre outros itens, pelas carnes tratadas pelo frio industrial, carnes enlatadas, desidratadas, produtos de salsicharia, produtos gordurosos, resduos no comestveis transformados (farinhas)... Nestes avanados estabelecimentos (matadouro-frigorfico) (1) a medicina veterinria brasileira, recm-surgida no Pas, encontrou o melhor ambiente e as condies adequadas e objetivas para ajudar na formao, de 1921 at os anos setenta, dos seus inspetores de carne, uma especialidade profissional ento nova no mundo (2) que viria a ser destaque no extraordinrio desempenho do SIF. Nestas empresas de elite, teve, pois, bero de nascimento a Inspeo Federal, e para esta deixaram elas, alm de valioso Now Know, o exemplo de seriedade e de carter e a imagem do dinamismo e do senso prtico de sua Organizao, que bem as caracterizavam. Foram componentes essenciais no molde da personalidade e na pauta do comportamento do SIF. Essas empresas no mais existem, aqui e talvez no mundo, mas o SIF, e tambm o Brasil, ho de t-las, em memria, com gratido.

Do outro lado, no panorama de 20/21, sem qualquer interposio com aquelas empresas, os matadouros municipais, de abastecimento local, e as charqueadas primitivas, estas assinalando no Rio Grande do Sul especialmente, e esparsas no Brasil Central, a fase pr-industrial da carne no Brasil desde o Sculo XVIII com a elaborao de um nico produto: o charque, tambm o nico a condizer com as limitaes das condies vigentes na poca. No mais, do abate, de modo precrio sob todos os aspectos, a exemplo do charque, s aproveitavam o couro e o sebo.

J beneficiadas pelo controle sanitrio oficial (at 1933 com o SIP, depois com o SIF), nas trs dcadas que se seguiram at o princpio dos anos 50 as charqueadas tiveram um relativo progresso no aspecto higinico e nas instalaes com os melhoramentos veiculados pelos inspetores oficiais. Mas no foi muito. A produo era a mesma e os mtodos de operao tampouco mudaram. Os trabalhos rotineiros da matana, sem qualquer auxlio de equipamento industrial, ainda se faziam sobre o piso da sala com inevitvel comprometimento da higiene, da esttica e inviabilisando a inspeo sanitria. A

-4fra o couro, o sebo industrial tambm se apresentava como o nico subproduto no comestvel. Obtido (o sebo) em autoclve com o vapor sob presso do locomvel os nicos equipamentos disponveis a via mida do processo inadequado, em meio a srio e incontornvel comprometimento higinico do ambiente, relegava ao disperdcio precioso volume de resduos proteicos de alto valor biolgico. Tambm, pela mesma razo, uma enorme carga poluente de despojos minerais e orgnicos crs e semiprocessados (ossos, etc), igualmente de potencial valor nutricional e econmico, que era deixada dispersa ou amontoada nos arredores, em abandono, entregue s aves de rapina e roedores, e uma parte considervel se fazia desviada para o crrego. Estudo levado a efeito pelo Ministrio da Agricultura na poca levantou o extraordinrio prejuizo que essa situao acarretava economia.

Enquanto isso, os matadouros-frigorficos, detentores da tecnologia, utilisando a via seca de moderno (para e poca, evidente) equipamento adequado o digestor a seco (dry rendering) transformava com a melhor higiene e racionalidade, o material residual em significativa produo de farinhas de carne, de sangue e outros itens de exportao. E sem prejuzo do sebo industrial, da maior reputao pelo charqueador.

O patrocnio e a liderana participativa do SIF para a modificao do mencionado quadro constituu um meritrio trabalho de longo prazo, inteligentemente planejado e executado com eficincia, pacincia, realismo e seriedade. De passagem, teve a auxili-lo muito, e sempre, a Lei 1283/50, que veio a ser regulamentada pelos Decretos 29.651/51 e 30.691/52 com alteraes posteriores, os quais embasaram, como embasam, o Regulamento da Inspeo Industrial e Sanitria de Produtos de Origem Animal (o notvel RIISPOA). So estes instrumentos legislativos, aps meio sculo de edio, de plena vigncia e de impressionante atualidade. Verdadeiros patrimnios da cultura nacional pelo seu contexto de sabedoria e ensinamentos, de especialidade e pelo que de mxima relevncia deram, como do, em cobertura, em diretrizes e orientao nas situaes e realizaes de todo porte na importante rea por eles abrangida.

Matadouros Industriais (1 Etapa Evolutiva)

A regulamentao de 1950 no mais permitia o SIF o registro de charqueadas e outros estabelecimentos congneres de abate de bovinos nos moldes descritos. Para a modificao do quadro industrial do abate, tomou-se como referncia, como precisava ser, o matadouro-frigorfico

estrangeiro. Com base numa poltica realista, a charqueada no seu processo transformativo em Matadouro-Frigorfico, evoluiria (como evoluu) para um estgio intermedirio intitulado matadouro industrial, que, como se dizia, nada mais era que uma charqueada nova, moderna, porquanto o

-5charque, nesta fase, continuava a ser o produto comestvel principal, ou nico. No estagio seguinte a meta do plano pela incorporao de instalaes de frio industrial, o estabelecimento passaria (como passou) condio de MATADOURO-FRIGORFICO, que o habilitava produo de carnes frigorificadas e outros produtos, inclusive conservas e o prprio charque. Para este estgio, fra de qualquer programa compulsrio, haveria (como houve) estmulos oficiais medida que a regio de localizao fosse beneficiada com as indispensveis condies infraestruturais (de energia e vias de comunicao com os centros de consumo).

No matadouro-industrial, as velhas estruturas da sala de matana e dependncias conexas das charqueadas eram remodeladas ou construdas novas para funcionar no melhor estilo dos frigorficos de Chicago. Destacava na matana o processo de produo em linha em trilhos areos, trazidos pelas empresas estrangeiras, em substituio ao anacrnico de operao no piso, processo que foi implantado por etapas. Outra novidade, a graxaria (e no a graxeira no jargo da charqueada). Aqui, alm de outros aproveitamentos, objetivava-se a elaborao de farinhas, adubos e raes, como faziam os frigorficos. Destarte, postergou-se o autoclve do processo mido, anti-higinico e anti econmico, em favor do disgestor-a-seco, com todas as suas vantagens.

Para essa transformao, no fcil no inicio e com os seus percalos em razo dos significativos investimentos que demandava, e para os interessados a incredulidade dos resultados pelos supostos prejuzos em queda de rendimento do sebo, o SIF, que j dispunha de aprecivel cabedal tcnico formado na industria aliengena, apto a ser transferido, tomou importantes medidas estimulativas e de ajuda. Uma delas foi a elaborao de plantas detalhadas das dependncias e instalaes em jogo, pela zelosa e competente seo de engenharia do Departamento para

fornecimento gratuito aos interessados. Duas outras, dentre vrias, de sentido estimulativo: 1) concesso de crdito para a importao do equipamento de subprodutos industriais, etc, ainda no fabricado no Brasil; 2) ampliao da cota do abate de vacas (to do anseio das charqueadas) para as empresas que adquirssem e instalassem equipamentos industrial de subprodutos.

Vencidos os problemas do incio com a pertincia e o valor do SIF e a evidncia dos bons resultados, a segunda edio das charqueadas, como poderia ser considerada a velha matriz, tornouse, gradativamente, a realidade natural da segunda metade dos anos cinqnta, acrescida dos novos empreendimentos vindos a surgir j vasados no mais recente fugurino. Estes novos empreendimentos foram sobretudo resultado do plano de interiorizao industrial, passando a ser notadamente vistos nas reas recomendadas: no Brasil Central em maior nmero, mas tambm no RGS PR, ES, BA (3), NE, PA (Belm) e AM (Manus). Muitos desses novos estabelecimentos (2 metade dos anos 50-inicio de 60) j antecipando a 2 etapa do plano oficial, que era a incorporao do frio industrial com a

-6instalao de cmaras frigorficas, concorreram tambm para mudar a feio do parque industrial em vrios pontos do Pais. Foram, matadouros-frigorficos de grande porte, de concepes avanadas,

que vieram a marcar poca no setor (4). O fato concreto que, vencida a dcada de 50, no se encontrava mais, em qualquer parte, sob Inspeo Federal, charqueadas de estilo primitivo. Vale acrescentar que as charqueadas consignadas no Plano Nacional de Padronizao do SIPAMA de 1967 na verdade j eram matadouros industriais produtores de charque, muitos (talvez mesmo todos) com frio incorporado para refrigerao de carnes.

A dcada de 50 que findava e a de 60 que iniciava ainda assinalaram dois eventos de grande importncia relacionados com a indstria que ento operava sua grande transformao, nos quais, como sempre, esteve ativamente presente o SIF.

O primeiro, diz respeito ao surgimento e desenvolvimento da indstria nacional de equipamento para matadouros-frigorficos, dir-se-ia melhor, para a industria da carne em geral.

Como mencionado, no inicio dos primeiros matadouros-frigorificos, fruto do programa de transformao imprimido pelo Ministrio da Agricultura, o equipamento para o aproveitamento racional dos subprodutos de graxaria e para outros fins foi importado. Com a multiplicao e progresso daqueles estabelecimentos e dos matadouros-frigorficos que se seguiram, a indstria metalrgica brasileira passou a fabric-los para atendimento da crescente demanda, inclusive da variedade de maquinrio e utenslio do abate e da industrializao da carne. Foi nesse sentido importantssimo o papel desempenhado por empresas nacionais pioneiras nessa rea no Pais, at h pouco existentes, devendo ser lembradas, em So Paulo, a Indstria Mecnica Hermann, Industria Mecnica Arnaldo Teixeira e Tecmafrig S/A, no Rio Grande do Sul a Arno Stratmann e em Minas (Araguari) Eugenio Nasciuti, depois Lunasa. Cederam bem mais tarde lugar a um semnmero de outras da mais variada especializada tecnologia, hoje operando no mercado.

Aquelas empresas, notadamente a Hermann e A. Teixeira, trabalhando interadas com tcnicos do SIF, idealizaram notveis concepes em projetos de matadouros-frigorficos que se tornaram clssicas. No final da dcada de 60 e comeo de 70, com a verdadeira avalanche de novos frigorficos e outros estabelecimentos desencadeada pelo grande programa da Federalizao da Inspeo Sanitria, surgiram concepes ainda mais avanadas da mesma autoria, que no seu conjunto passaram a construir ao que veio a ser denominado de O Projeto Brasileiro de Matadouro-Frigorfico, mundialmente conhecido.

-7O 2 evento foi o surgimento dos grandes estabelecimentos formuladores e produtores de raes animais em face do altamente significativo e progressivo aumento da produo de insumos: milho, soja e subprodutos de matadouro, estes ltimos por sua vez decorrente de ampliao consideravel e da modernizao da industria de abate, de bovinos especialmente. O aumento da produo de raes, mais pronunciadamente a partir dos anos sessenta, alem da contribuio destacada no progresso havido na suinocultura nacional, levou aceleradamente, nas dcadas que se seguiram, a espetacular grandiosidade da avicultura industrial de corte da atualidade e, com isso, o fantstico abate de frangos no Pas nos imensos estabelecimentos abatedores que surgiram nos ltimos anos, com destaque para o sul do Brasil. Mais uma vez o SIF teve atuao fundamental. Foi pois o programa da Federalizao transio dos anos 60 para 70 que induziu a avicultura brasileira aos formidveis empreendimentos da regio sul, o que vale, hoje, a posio de liderana do Brasil no mercado mundial de carne de aves.

Matadouros Frigorficos (2 Etapa Evolutiva)

Em novembro de 1967, pelos nmeros do SIF, o parque industrial de carne sob sua inspeo assim se configurava:

Matadouros-Frigorficos.............................107 Matadouros Industriais............................... 23 Fbricas de Produtos Sunos........................ 76 Fbricas de Conservas de Carnes................. 30 Entrepostos Frigorficos.............................. 2 Entrepostos de Carnes e Derivados............ 28 Fbricas de Produtos Gordurosos............... 14 Matadouros de Aves e Coelhos.................. 17 ____ Total...........................................................307

Nota-se que as charqueadas no figuram na relao. Realmente, deixaram de constar a partir dos anos 50 quando, como j se abordou, iniciou-se a sua transformao, ou sua substituio, em ou pelos matadouros industriais. Estes, por sua vez, desapareceram por completo no final da dcada (60), ampliados que foram, numa 2 etapa da evoluo, em matadouros-frigorficos, como sucedera antes, ainda nesta dcada, com a maior parte dos 107 (mat. frigs) que compem a relao. A outra parte desses estabelecimentos no queimou etapas.

-8-

Foi construda de um s lance, na mesma dcada, no melhor estilo, e, para isso, houve, quase sempre, suporte de financiamento oficial, para o qual teve voz o Ministrio da Agricultura (DDIA). Desta maneira, pode-se de certa forma concluir que os anos sessenta que se revelaram extremamente frteis no desempenho do SIF assinalaram o desfecho exitoso dos planos elaborados em 1945 para revolucionar a qualidade e a dimenso do parque industrial da carne do Pais. Este desfecho s no teve um sentido temporal de consolidao porquanto a dinmica natural do progresso projetou as conquistas tcnicas e empresariais obtidas para a dcada seguinte de 70, quando serviram de lastro forte para o novo e grande salto que o mesmo parque deu com o Programa da Federalizao da Inspeo Sanitria.

Particularidades da Dcada de Sessenta

Para fazer face as suas responsabilidades tcnicas prprias e assistenciais, em face das novas e amplas dimenses ganhas em tamanho, qualidade e diversidade pelo parque industrial de carne, o SIF tomou uma gama de iniciativas de ordens tcnica e administrativa que se revelaram do maior valor, a seguir resenhadas.

a)

Reviso do RIISPOA

O RIIPOA foi revisto pelo Decreto 1255, de 25-6-1962. A reviso foi fruto de um longo e meticuloso trabalho de uma comisso especialmente formada de especialistas do SIF com a audincia tcnica de pessoal da casa, da industria em geral e segmentos oficiais interessados na matria. Esta reviso foi a ultima por que passou o RIISPOA; as seguintes foram objeto de diferentes normas tcnicas complementares do Regulamento, expedidas em anos seguintes.

b)

Instalao de Armazns Frigorficos para Estocagem de carne

Foi um Plano objeto do Decreto n 51.457/1962 que visou atender s necessidades advindas do crescimento do parque industrial de carne e suas perspectivas futuras, dos planos de estocagem para regulao do abastecimento na entressafra que passaram a ser elaborados, bem como aos corredores de exportao que se projetavam reabertura com maior intensidade pela participao dos novos intervenientes, ou sejam, as empresas de carnes genuinamente nacionais que surgiram nesse perodo. Concretamente, este Plano veio a ter um papel de fundamental importncia no ciclo da carne e os seus resultados favorveis tm sido permanentes, especialmente nos ltimos tempos com a avalanche das exportaes de carne.

-9-

c)

Normas Higinicos-Sanitarias e Tecnolgicas para exportao de carne

Este documento foi aprovado pela Circular n 588m de 14-07-1965, do Diretor do SIPAMA, Pela oportunidade, vale consideraes mais amplas.

Documento tcnico, bem elaborado, de feitio didtico, com verso para o ingls, teve uma enorme importncia para o setor da carne em geral, na poca carente de conhecimentos especficos; para o Pas em seu prestgio internacional dada a repercusso favorvel nos pases importadores, e de modo todo particular para o SIF, como demonstrao de sua capacidade.

As normas vieram atender os estabelecimentos que emergiam atualizados em face do planejamento oficial de modernizao, em seus anseios de exportao, aquela feita em concorrncia com seus congneres e paradgmas alienigenos, anseio que tambm era manifestamente do governo.

Dentre as minudncias tcnicas que apresentavam de comprimento compulsrio ou de sugestes, relativamente ao trabalho pertinente ao SIF e ao relacionado s posturas e desempenho dos estabelecimentos com implicaes sanitrias e a padres de exportao, - as Normas traziam duas delas que pela oportunidade, pelo sentido sanitrio e operacional e a repercusso favorvel que tiveram, inclusive fora do Pas, valem um destaque especial.

A la refere-se ao seu inciso 5.1., no qual exige-se que a Seo de Desossa da indstria trabalhe em ambiente de ar condicionado temperatura mxima de 16C. A exigncia decorreu, como decorre, na necessidade de se proporcionar aos operrios em servio as indispensveis condies e conforto em razo do fechamento que passou a ser requerido da dependncia para que as carnes expostas em elaborao no fossem comprometidas pela contaminao das emanaes poluentes vindas do meio externo atravs das janelas, portas e aberturas. Antes, essa situao ocorria para comprometimento da produo. No houve e nem se cogitou de outra razo.

Vale o ensejo para acrescentar que a artificializao do ambiente de desossas, com o advento das Normas, passou a ser uma exigncia desclassificatria dos estabelecimentos que no a atendessem, de parte dos pases importadores (estendidas a outros exportadores), de modo especial o Mercado Comum Europeu e seus seguidores em programas sanitrios. Mas o estranhvel que a exigncia passou a ser cobrada baixa temperatura de 12C e ultimamente a 10C (?!) sob a alegao de que, nessas temperaturas a carne em trabalho est efetivamente protegida das deletrias contaminaes microbianas (salmonelas, listerias, etc). Curiosamente, ou dir-se-ia melhor, sintomaticamente, exigncia do importador seguiu-se da iniciativa do exportador (Normas) em um detalhe que nunca

- 10 antes ele, importador, imps qualquer condio, haja vista que em seu paises as desossas funcionavam, como ainda devem funcionar, inteiramente abertas, expondo as carnes s contaminaes exteriores. Ainda o que torna questionvel e mesmo de duvidosa intenso a exigncia o esquecimento de que o trabalho das desossas tem caractersticas uniformemente dinmicas, no havendo tempo material para um significativo aumento da temperatura da carne durante a breve permanncia no recinto para desencadear a evoluo de um processo microbiano. Mas finalmente, titulo de comentrio, o que deve ser importante, no caso, so as implicaes vrias que resultam da exigncia dos 10C: aumento do custo operacional visto que para a descida da temperatura a 10C em volume de espao industrial consideravel no custa pouco para um tipo de industria de baixa rentabilidade como a da carne; problemas trabalhistas por sobretaxa no valor das horas trabalhadas e custo com roupas adequadas s baixas temperaturas; insalubridade industrial, desconforto no trabalho, etc. A 2 minudncia diz respeito a adoo da chamada esfola area, prevista, como

recomendao, no inciso 4.10 das Normas. Neste processo , tudo fazendo crer de origem canadense, o bovino abatido totalmente esfolado dependurado na instalao do trilho areo da sala de matana, com a movimentao contnua na linha procedido por transportador mecnico (nria). As operaes da esfola so executadas com os operrios trabalhando sobre plataformas de diferentes alturas sendo que o sistema de transpasse, no trilho, das pernas do animal, constitui o ponto chave para a praticabilidade da operao area. O novo, racional e revolucionrio processo redesenhou uma grande parte da rea da sala de abate eliminando com significativas vantagens operacionais, higinicas e estticas a chamada praia de matana, onde os animais depois da sangria, em operao descontnua, eram descidos, por guinchos mecnicos, em camas sobre o piso e ai esfolados, para, em seguida, sua asceno, por outros guinchos ao circuito normal. Embora a nova instalao de esfola area no tivesse carter compulsrio, foi, pelas inquestionveis vantagens e sentido de modernidade, tacitamente aceitas, passando a ser dentro de curso lapso, uma realidade em toda a parte. Hoje parte normal do sistema de matana.

Esta e outras posturas trazidas pelas Normas de Exportao foram pela primeira vez aplicadas nos estabelecimentos do Rio Grande do Sul, um bom numero deles pertencentes s Cooperativas de Carne Gachas, que vinham de ser transformados em matadouros-frigorifcos aps vivido as etapas da evoluo. Estes estabelecimentos, a exemplo dos de outras regies, tinham pretenses ao comrcio exportador, o que veio a se concretisar. O SIF prestou (sempre na dcada de 60) a esses estabelecimentos gachos, ento carentes de qualquer experincia internacional, relevante ajuda em termos de instalaes, ajuste de equipamento e de operacionalizao, de forma que em atendento s condies fixadas nas Normas, pudessem ter o xito que tiveram no terreno das exportaes. Neste particular, o notvel trabalho assistencial emprestado pelo brilhante especialista Dr Ruy Brando

- 11 Caldas quelas Cooperativas, em sua longa estada no Rio Grande do Sul a servio da Diretoria do SIPAMA, e pelo excelente chefe da INPRO no RGS, Dr. Domingos Collares Mesquita mereceram os mais calorosos encmios da parte das autoridades riograndenses, em especial de Sua Excelncia o Secretario da Agricultura do Estado, vivamente interessado na empreitada.

Cerca de um ano aps a edio das Normas (1966) o Brasil comeou a receber com mais freqncia a visita de inspeo de misses sanitrias de vrios pases, em especial dos Estados Unidos, Mercado Comum Europeu e Sua em face especialmente das solicitaes do nosso governo para aprovao dos estabelecimentos surgidos. Era a oportunidade que tinham essas misses de conferir as condies dessa industria em face das Normas, ainda recentes. As aprovaes passaram a ser uma constante dada as excelentes condies apresentadas s visitas que no deixaram de cumular elogios ao servio brasileiro de inspeo, a exemplo daquele expresso pelos Estados Unidos, atravs de seu Departamento de Agricultura normalmente parcimonioso em manifestaes dessa ordem: No caso do Brasil temos a satisfao de informar que os Estados Unidos reconhecem ser o sistema de inspeo de carnes brasileiro comparvel ao organizado e mantido neste pais.

No Rio Grande do Sul, os estabelecimentos merecem total aprovao das misses estrangeiras que os visitaram, inclusive da Frana, em maio de 1967, que vale um registro especial em face do inusitado e mesmo pitoresco da visita. O governo do Rio Grande do Sul tinha particular interesse nessa visita para atar acrdo comercial com aquele pas e abrir as exportaes de carne do Estado. A chamada Misso Francesa era chefiada pelo veterinrio do governo francs Dr. Germain Delpech e constituda por adidos comerciais da Frana no Rio de Janeiro e So Paulo. Na visita programada aos oitos frigorficos e a um entreposto-frigorfico localizados em diversas cidades do Estado, especialmente ao longo da fronteira, a misso constituu sempre um squito numeroso, com destaque naturalmente pra o Dr. Delpeche e adidos comerciais, o Dr. Ruy Brando Caldas a poca Diretor do SIPAMA, Dr Domingos Collares Mesquita chefe da INPRO no RGS, Dr J.Christovam Santos e Gilvan A. Maciel da INPRO de So Paulo, tcnicos do Ministrio e da Secretaria da Agricultura e pela figura simpaticssima, cordial e eficiente de Sua Excelncia o Sr Secretario da Agricultura do Estado, Dr Luciano Machado, que reservou um semana de seus augustos afazeres para acompanhar a Misso Francesa.

O Dr. Luciano Machado, poltico de boa cepa e que acabou por se tornar naturalmente a figura central da viagem, menos pela sua condio de Secretrio de Estado mais pela sua cativante personalidade, - cordial e formal de acordo com os momentos, - foi absolutamente impecvel na organizao e andamento do programa. Mesmo quando teve que forar para o visitante ilustre uma demonstrao de eficincia do seu no muito, na poca, consistente servio de campo de Defesa

- 12 Sanitria Animal, um dos itens da visita do inspetor francs. E o fez com categoria num encontro acidental da comitiva com uma boiada tangida por uma estrada empoeirada do itinerrio. O peo encarregado do gado ao ser solicitado pelo competente Certificado Sanitrio do gado, no teve dificuldade de pronto de apresent-lo com um ar simulado. Tambm, depois, no se sabe como conseguiu convencer o Dr. Delpeche a no visitar o Matadouro Municipal, visita por este to pretendida. Matadouro municipal local proibido e ponto vulnervel em qualquer visita de inspeo. Em qualquer parte. Tambm na Frana.

O Sr. Secretrio para marcar a importncia da visita e dar-lhe o carter algo solene e formal, comunicou com antecedncia os prefeitos e autoridades militares (era tempo de revoluo) das cidades por onde passaria a comitiva (que viajava em um frota de avies prprios para descer em qualquer campo) para receb-la com as honras de estilo nos aeroportos locais com a bandeira tricolor da Frana drapejando no mastro. Depois das visitas tcnicas, o Dr. Delpeche era solicitado a receber com discursos na Prefeitura ou no clube principal as homenagens da cidade. Os Drs Ruy Caldas e Luciano Machado, timos oradores, enriqueceram essas homenagens, com a cobertura da imprensa.

Na importante cidade de Rio Grande, ultima etapa tcnica da viagem, a recepo organizada para o Dr Delpeche e comitiva no engalanao clube local (o tradicional Comercial) pode-se dizer que alcanou o paroxismo. A comitiva adentrou o salo aos som da Marselhesa executada por uma banda, com a bandeira naturalmente presente, e as exclamaes vive la Frane. O Sr. Almirante interventor do municpio, presidente da mesa de recepo, pronunciou o discurso cvico-gongorico em francs, exaltando a Frana e o recepcionado. O sr. almirante era um ardente aficcionado da Frana. O Dr Delpeche, que antes confessara agradavelmente surpreso com as manifestaes por onde passara respondeu agradecendo em termos emocionados em meio aos aplausos e os vive la Frane do auditrio. E tudo terminou, neste dia, com os comprimentos emocionados novamente ao som da Marselha para o orgulho patritico do ilustre visitante e a alegria dos que fizeram a festa.

Em Porto Alegre de onde partira de volta para a Frana, o Dr Delpeche, a esta altura com os indisfarados cimes de seus companheiros de Misso, no salo do luxuoso hotel, foi homenageado mais uma vez pelo Sr. Secretario, que o presenteou com os smbolos do Rio Grande do Sul: um conjunto de prata para o chimarro e uma estatueta de gacho tpico (naturalmente lanando o lao). Derramou algumas lagrimas de despedida e afianou que um dia voltaria para rever o povo do Brasil. Ate hoje no voltou, mas confessa a amigos brasileiros que o visitam na Frana que tem saudades e afeio pelo Brasil.

- 13 Deixou na sua volta Frana aprovados todos os estabelecimentos visitados. Fez, com isso simplesmente justia porque todos eles foram muito bem preparados para receb-lo: no trabalho da prpria Inspeo Federal, nas instalaes industriais e na operacionalidade. Homenagens aos Drs Luciano Machado, Ruy Brando Caldas e Domingos Collares Mesquita que souberam com maestria como fazer tudo isso.

d) Plano de Padronizao e Inspeo Sanitria e Industrial de Produtos de Origem Animal SIPAMA - DDIA Em 1967, o SIPAMA-DDIA elaborou um extraordinrio documento de 47 folhas com um grande numero de anexos, cujo titulo vai expresso na epigrafe deste tpico.

Documento que pelo seu rico, amplo e diversificado contedo honra os foros de trabalho e de cultura e as melhores tradies de uma Organizao, s encontra paralelo, em seu mrito, com os do seu prprio relator, o insigne Professor Dr. Miguel Cione Pardi, um dos muitos monstros sagrados, seguramente o maior deles, da brilhante constelao do Servio de Inspeo Federal, a quem este rgo e o Pas devem os mais assinalados servios.

Com esse notvel Plano de Padronizao, que veio a ser aplicado na grande maioria dos itens previstos, o SIF disps dos necessrios elementos para fazer face as suas enormemente ampliadas responsabilidades tcnicas e administrativas no anos finais da dcada de sessenta e principalmente com o transcendental programa da Federalizao da Inspeo Sanitria dos anos setenta. Pode-se mesmo afirmar, com segurana, que dificilmente esse programa teria condies de ser levado a efeito com os xitos que obteve, se no fosse os suportes infraestruturais do rgo de Inspeo alicerados no Plano em lide.

O contexto preambular deste plano e a sua prpria ntegra, em anexo, dizem melhor do que quaisquer comentrios adicionais.

e) Centro de Treinamento em Inspeo de Carnes

Nos anos sessenta o SIF instalou em Barretos, em sua ampla e excelente sede junto ao Frigorfico Anglo, o seu Centro de Treinamento em Inspeo de Carnes, destinado a preparao tcnico-administrativa de seu pessoal vinculado rea de carnes e derivados: mdicos veterinrios inspetores e auxiliares tcnicos.

- 14 Com cursos de treinamento dados em suas aulas prticas no ambiente industrial do modelar Frigorfico Anglo e tericas na sde da IF, por emritos professores, entre os quais sobressaram os Professores Doutores Eloy Hardman C. Albuquerque. Yacir Francisco dos Santos e Elmo Rampini de Souza, em tempo integral, e outros abalizados professores visitantes, o CT de Barretos preparou diversas turmas de excelentes inspetores. Hoje exercem no Pas todo os seus misteres com brilho e responsabilidade. Um dos objetivos do Centro, alem do aprimoramento tcnico do pessoal, foi a padronizao do Servio, em seu critrios e procedimentos, o que fez com muito xito. Infelizmente, tem estado desativado h alguns anos. Contribuindo de forma eficiente no treinamento e na especializao dos mdicos veterinrios inspetores do SIF , a Faculdade de Fluminense de Medicina Veterinria, em Niteri RJ mantinha em convnio com este Servio um curso especial em tecnologia e inspeo de carnes que concorreu com largos mritos para o elevado padro tcnico-cientifico que identificava o corpo tcnico da Inspeo Federal.

f) Manual Tcnico em Inspeo de Carnes

No final da dcada (60) a INPRO de So Paulo, com anuncia da Diretoria do SIPAMA, com a rica experincia vivida naqueles anos, elaborou o manual tcnico intitulado INSPEO DE CARNES -: I-BOVINOS, editado em janeiro de 1971. Deveu-se essa iniciativa ao amparo e estimulo do Sr Diretor Feral do DDIA, Dr. Jos Freire de Faria, que, inclusive, propiciou os meios para visita de tcnicos aos Estados Unidos para colher informes e sugestes sobre a matria. O mbito do Manual a inspeo ante e post mortem , cuidando : 1) da padronizao da respectiva tcnica; 2) da metodologia das praticas higinico-sanitrias das instalaes e dependncias envolvidas; 3) Padronizao do equipamento envolvendo a inspeo ante e post-mortem e

sugestes industria de abate e de equipamentos na elaborao de projetos, com nfase para a sala de abate, instalaes de currais e anexos. Este manual foi o grande responsvel pelo novo impulso dado nos inmeros matadouros-frigorifcos que surgiram ou se atualizaram, com belssimas e avanadas instalaes durantes os anos da Federalizao 1970-75 (5). Pode-se afirmar que foi o documento da dcada de 70. Este manual foi filmado em todas as fases e detalhes da inspeo ante e postmortem. Exibido em 1971 no New Zeland House, de Londres, na sua verso em ingls, durante reunio do Codex Alimentarius que tratava justamente de matria alusiva a inspeo ante e post mortem, o filme, ao cabo de sua apresentao, foi longamente aplaudido, de p, por mais de 300 delegados de vrios paises participantes do encontro. A delegao brasileira foi vivamente cumprimentada e recebeu inmeras solicitaes de cpia do filme brasileiro. A imprensa brasileira noticiou o evento, sem maiores comentrios, alias. Finalmente, o Manual de Inspeo de Carnes constituu uma referncia bibliogrfica de primeira linha nas aulas do Centro de Treinamento de

- 15 Barretos. E ainda hoje guia de orientao para os estabelecimentos do ramo e de escritrios de projetos. **********************************************************************************

NOTAS DE RODAP (1) Os mat.frigs pertenciam s companhias norte-americanas Armour, Swift e Wilson e a
inglesa Anglo. CO. (pg 3)

(2) O grande professor francs Maurice Pietre, da Escola de Vet. De Alfort, como
contratado da ento recente Escola Sup de Md. Vet.do R. Jan, ministrou, neste estabelecimento, em 1921, a primeira aula de inspeo de carne no mundo. Um dos s/alunos, da sempre lembrada turma egressa naquele ano, foi Affonso Silvretre Scharra, tradutor p/o portugus da clebre obra de Pietre Inspeo de Carnes em 2 volumes. O prof. Scharra foi um dos baluartes do SIF. (pg 2)

(3) Matadouro Industrial de Feira de Santana e a charqueada de Barreiras, esta sempre


lembrada pela figura folclrica de seu proprietrio Geraldo Rocha, respeitado jornalista proprietrio do jornal carioca o Mundo. (pg 5)

(4) Frg. T. Maia de Araatuba e Mouram de Andradina, grandes investimentos de dois


notveis capites-de-indstria da poca, Sebastio Maia (Tio) e Antonio de Moura Andrade; Frig Minerva e Bandeirante, ambos de Barretos - SP; Frig. Morandi de Ribeiro Preto; Frig So Carlos SP; Frig de Canoas, grande empreendimento (de vida efmera) do RGS; no Estado de MG os importantes Frig Caiap e Omega de Uberlndia, prximo a Belo Horizonte o ciclopicoestatal da FRIMISA; no norte do Estado mais 3 modernos Frigs; FRIMA em Mato Grosso, Campo Grande, um dos primeiros, se no o 1 mat. Frig nacional de ciclo completo projetado por Otto Pecego, pioneiro do SIF; em Gois os Frigs MAGO de Anapolis, MATINGO de Goinia e Brasil Central de Pires do Rio. Faltam outros que deixam de ser mencionados por no se dispor de elementos.(pg 6)

(5) Somente nos Estados de So Paulo, Paran e Rio de Janeiro foram 35 (trinta e cinco)
matadouros-frigorficos de bovinos, entre novos, ampliados e totalmente reformados e modernizados (equivalentes a novas construes). Todos de porte mdio para grande (pg 14)

- 16 -

REFERNCIAS
1 MEMRIA DA INSPEO SANITRIA E INDUSTRIAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NO BRASIL. Miguel Cione Pardi 1996 Conselho Federal de Medicina Veterinria

Braslia/DF.
2 NORMAS HIGINICOSANITRIAS E TECNOLGICAS PARA EXPORTAO DE CARNES 1966 Ministrio da Agricultura DDIA SIPAMA (Servio de Informao Agrcola. SIA)

3 O SIPAMA E O DESENVOLVIMENTO DA INDSTRIA DE CARNES EM SO PAULO, GOIAS E MATO GROSSO Jos Christovam Santos 1969 Curso sobre Inspeo Sanitria de Alimentos de Origem Animal (pg. 26 a 41 ) Sociedade Paulista de Medicina Veterinria vol. 1. 4 VISITA DA MISSO FRANCESA A MATADOUROS FRIGORFICOS DO RIO GRANDE DO SUL Jos Christovam Santos e Gilvan de Almeida Maciel 1967 Boletim da ETIPOA (pg 22 a 25) N 4, Fev 1969, Ministrio da Agricultura, Escritrio da Produo Animal (EPA).

*****************************************************

You might also like