You are on page 1of 3

CORTES E SECES

Em muitos casos a representao da realidade atravs do sistema de vistas ortogrficas pode no se mostrar adequada devido dificuldade de interpretao do desenho que pode haver, principalmente em peas complexas, devido ao grande nmero de linhas que estariam presentes. Imagine, por exemplo, um prdio ou o motor de um carro sendo representados atravs de vistas ortogrficas, ou seja, observados de fora e registrando no desenho todas as arestas e contornos visveis e invisveis. O nmero de linhas resultante. Nestes desenhos destes exemplos exigiria um tempo bastante longo para sua confeco e, mais ainda, para sua interpretao. Explorando um pouco estes dois exemplos: no caso do prdio representado atravs de vistas ortogrficas teramos que registrar todos os detalhes visveis pelo lado de fora do mesmo (contorno, esquadrias, arestas, detalhes de fachada, etc.) e todos os detalhes que seriam invisveis desta posio (paredes internas, esquadrias e vos internos, detalhes da fachada oposta, etc.)

Fig. 5.1 - Pea representada em vistas ortogrficas DESENHO TCNICO E TECNOLOGIA GRFICA French, T. E. & Vierck, C

No caso do motor de carro teramos que mostrar, da mesma forma, todos os detalhes visveis externamente e todos aqueles internos e existentes do outro lado da pea. fcil compreender que em peas complexas, alm do tempo que seria despendido para a transmisso de informaes neste sistema, a dificuldade de interpretao aumentaria a probabilidade de equvocos na compreenso desenho. Para evitar estas dificuldades, se utiliza amplamente nos desenhos tcnicos a representao de peas atravs de vistas seccionadas (cortes e sees) juntamente com as representaes em vistas ortogrficas, buscando facilidade de representao, rapidez e eficincia de interpretao dos desenhos.

Fig. 5.2 - Vista em corte da pea da figura 3 (MMOTECH DESSIN TECHNIQUE - Pillot, C.)

Representar uma pea cortada consiste em: imaginar que a pea est sendo seccionada por um plano imaginrio (figura 5.3); eliminar toda a poro da pea situada entre o plano de corte e o observador; representar a poro restante da pea como se estivssemos observando a mesma cortada (figura 5.3), seguindo algumas regras comentadas a seguir.

Fig. 5.3 - Execuo de um corte (EXPRESSO GRFICA DESENHO TCNICO - Hoelscher, R.P. & Springer, C.H. & Dobrovolny, J.S.)

O trao do plano de corte deve ser indicado em uma vista perpendicular ao mesmo este plano deve ser representado atravs de linha tipo trao-ponto larga que se prolonga para fora do contorno da pea. Dentro da pea o trao do plano de corte pode ser representado com linhas estreitas tipo trao-ponto ou ser suprimido. Obrigatoriamente deve-se representar o sentido de observao, o que feito atravs de setas nos extremos da linha que demarca a posio do plano de corte. Cabe lembrar que um objeto cortado, se observado em um sentido ou em outro pode resultar em vistas bastante diferentes. Caso esteja sendo representado mais de um corte da mesma pea colocam-se letras maisculas junto s setas indicativas da direo. Estas letras servem para identificar cada posio de corte e so informadas abaixo de cada vista cortada com a finalidade de vincul-la com a respectiva posio de corte. Vide na figura... As letras A, B e C junto s setas e os nomes dos cortes (corte AA, corte BB, corte CC,...) indicados abaixo das respectivas vistas seccionadas.

Fig. 5.4 Cortes

Quando a posio de corte for bvia (figura 5.5), esta no necessita ser indicada (NBR 10067/1995 item 4.7.2.2).

Fig. 5.5 - (EXPRESSO GRFICA DESENHO TCNICO - Hoelscher, R.P. & Springer, C.H. & Dobrovolny, J.S.)

Fig. 5.6 - (EXPRESSO GRFICA DESENHO TCNICO - Hoelscher, R.P. & Springer, C.H. & Dobrovolny, J.S.)

Ao se desenhar a pea cortada algumas arestas antes invisveis se tornaro visveis em funo de ter-se retirado parte da pea que impedia sua visibilidade (figura 5.6). Estas arestas que passaro a ser visveis sero representadas com linhas contnuas. Buscando dar clareza representao e facilidade de interpretao ao desenho evita-se, ao mximo, a representao de detalhes invisveis nas vistas em corte. Podemos adotar como padro para a maior parte dos cortes suprimir todas as linhas tracejadas que representariam elementos invisveis em peas cortadas Para salientar a parte da pea que foi cortada coloca-se uma espcie de pintura nos locais onde o plano de corte atravessou partes slidas da pea naqueles locais em que teria sido necessrio serrar a pea para gerar o corte. Esta pintura chama-se hachura.

You might also like