You are on page 1of 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA Campus Universitrio de Tucuru Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental

Davi Barbosa Costa da Silva Jssica Laina Marques Jonas Cardoso Rocha Eliane Moraes Amrico Mileno Ramos de Souza Pablo Virgolino Freitas

O AO NA CONSTRUO CIVIL

Tucuru PA 2011

Davi Barbosa Costa da Silva Jssica Laina Marques Jonas Cardoso Rocha Eliane Moraes Amrico Mileno Ramos de Souza Pablo Virgolino Freitas

O AO NA CONSTRUO CIVIL

Trabalho apresentado Prof. M.Sc. Andrielli Morais de Oliveira, da UFPA Universidade Federal do Par, em cumprimento s exigncias da disciplina Materiais de construo, do Curso de Engenharia Civil e Ambiental.

Tucuru PA 2011

SUMRIO

1 INTRODUO.....................................................................................................................3 2 O AO NA CONSTRUO CIVIL...................................................................................4 2.1 Microestrutura do Ao..................................................................................................4 2.2 Processo de Fabricao.................................................................................................5 2.2.1 Preparo das matrias-primas....................................................................................6 2.2.2 Coqueira e sinterizao............................................................................................6 2.2.3 Alto forno.................................................................................................................7 2.2.4 Aciaria......................................................................................................................8 2.2.5 Lingotamento contnuo............................................................................................9 2.2.6 Tratamento mecnico...............................................................................................9 2.2.6.1 Laminao a quente.......................................................................................10 2.2.6.2 Laminao a frio............................................................................................10 2.3 Classificaes................................................................................................................11 2.3.1 Ao estrutural.........................................................................................................11 2.3.2 Ao inoxidvel.......................................................................................................11 2.3.3 Ao de Alta Resistncia e Baixa Liga (ARBL).....................................................12 2.3.4 Barras e fios de ao................................................................................................14 2.4 Aplicaes.....................................................................................................................15 2.5 Vantagens e Desvantagens do Uso do Ao.................................................................18 3 CONCLUSO.....................................................................................................................21 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..............................................................................22

INTRODUO

O emprego das ligas metlicas nos vrios setores da engenharia e da indstria baseado principalmente nas suas propriedades mecnicas; ou seja, na sua capacidade de suportar as cargas a que esto sujeitas quando em servio. Contudo, outros importantes caractersticas devem ser levadas em considerao, tas como resistncia corroso, resistncia ao calor, propriedades eltricas e magnticas etc. (CHIAVERINI, 2003). Entre as ligas metlicas, as ligas ferro-carbono (os aos) so as mais importantes, porque so as mais utilizadas, quer nas condies naturais, quer quando submetidas a tratamentos trmicos. Sua estrutura, durante as operaes de tratamento trmico, pode sofrer profundas modificaes, acarretando, em consequncia, propriedades de alto significado para suas aplicaes na indstria e na engenharia em geral (CHIAVERINI, 2003). O objetivo do presente trabalho apresentar, de modo geral, o processo de fabricao e aplicaes do ao na construo civil, haja vista sua importncia neste ramo da engenharia.

O AO NA CONSTRUO CIVIL

2.1 Microestrutura do Ao

O ferro um elemento cuja forma ou reticulado cristalino cbico. Caracteriza-se esse elemento pelo fato de apresentar o fenmeno de alotropia ou polimorfismo, isto , a capacidade de possuir diferentes formas cristalinas cbicas, como mostra a Figura 1 (CHIAVERINI, 2003).

(a)

(b)

Figura 1: Representao esquemtica e vista tridimensional da (a) estrutura cbica de corpo centrado (CCC) e (b) estrutura cbica de face centrada (CFC) do ferro, respectivamente (SILVA; MEI, 2006)

O ferro pode apresentar ainda transformaes segundo a sua temperatura (Figura 2). A combinao do carbono e ferro, em equilbrio termodinmico, dar origem a diferentes fases para as diversas temperaturas avaliadas. Depois de combinados, a faixa de temperatura em que as fases ocorrem podem ser diferentes ou no das faixas apresentadas na Figura 2, dependendo do teor de carbono utilizado (SILVA; MEI, 2006).

Figura 2: Mudanas de fase do ferro puro (SILVA; MEI, 2006)

5 A ferrita (), soluo slida de carbono em ferro CCC, existente at a temperatura de 912 C. A solubilidade mxima do carbono nesta faixa 0,20% a 727 C (SILVA; MEI, 2006). A austenita (), soluo slida de carbono em ferro CFC, existe entre as temperaturas de 727 e 1495 C, com solubilidade mxima de carbono no ferro de 2,11% a 1148 C. Nesta fase, o teor de carbono 2% adotado como separao entre os dois principais produtos siderrgicos: os aos, objetos de estudo no presente trabalho, com teores de carbono at 2% em peso, e os ferros fundidos, com teores de carbono maiores que 2% em peso (SILVA; MEI, 2006). A ferrita () existe em temperaturas acima de 1394 C, para pequenos teores de carbono (que atingem um mximo de 0,09% a 1495 C). Em tais situao, o ferro novamente possui a estrutura CCC (SILVA; MEI, 2006). Uma propriedade importante da forma alotrpica gama () do ferro que ela pode manter em soluo quantidades apreciveis de carbono; ao contrrio a forma alfa () s dissolve quantidades insignificantes de carbono (CHIAVERINI, 2003). Os fenmenos descritos so fundamentais, pois determinam importantes transformaes de fases durante as etapas de aquecimento e resfriamento nos tratamentos trmicos das ligas Fe-C, transformaes essas que so responsveis pelas propriedades finais alcanadas nessas operaes (CHIAVERINI, 2003).

2.2 Processo de Fabricao

Siderurgia o ramo da metalurgia que se dedica fabricao e tratamento do ao. Antes de qualquer coisa, porm, de suma importncia definir o que a metalurgia. Esta o conjunto de tcnicas que o homem desenvolveu com o decorrer do tempo que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metlicas. O processo siderrgico pode ser dividido em quatro grandes partes, descritas abaixo: a) Preparo das matrias-primas (coqueira e sinterizao); b) Produo de gusa (alto forno); c) Produo de ao (aciaria); d) Conformao mecnica (laminao) (MILEK et al., 2011).

2.2.1 Preparo das matrias-primas

O ponto de partida para obteno do ao o minrio de ferro. A hematita (Fe 2O3) atualmente o minrio de ferro de maior emprego na siderurgia, sendo o Brasil um dos grandes produtores mundiais. Atualmente o ao produzido atravs de dois processos bsicos: a partir de matrias-primas (minrio de ferro, calcrio e coque) em alto-forno ou a partir de sucata em forno elctrico de arco. Sendo que o minrio de ferro, principalmente a hematita, e o carvo mineral no so encontrados puros na natureza, sendo necessrio ento um preparo nas matrias primas de modo a reduzir o consumo de energia e aumentar a eficincia do processo (MILEK et al., 2011; PINHEIRO et al., 2010). Consiste na preparao do mineral extrado da natureza, geralmente feita a cu aberto, visto que a sua ocorrncia em grande quantidade. Nessa fase o material passado por britadeiras, seguida de classificao pelo tamanho, em seguida lavado com jato de gua, para eliminar argila, terra etc. (PINHEIRO et al., 2010)

2.2.2 Coqueira e sinterizao

A coqueificao (Figura 3) ocorre em altas temperaturas, a 1300 C em ausncia de ar, resultando na liberao de substncias volteis. O coque, elemento obtido aps essa etapa um material poroso com elevada resistncia mecnica, alto ponto de fuso e grande quantidade de carbono (MILEK et al., 2011).

Figura 3: sequncia de operao na coqueificao (DCMM, 2011).

J no processo de sinterizao (Figura 4), realizada a preparao do minrio de ferro,

7 no qual feito cuidando-se da granulometria, pois resultando em gros finos haver uma tendncia a diminuir a permeabilidade do ar na combusto comprometendo a queima. Para a soluo deste problema, necessrio materiais fundentes como: calcrio, areia de slica ou o prprio snter, aos gros mais finos. Tendo a composio correta, estes elementos so levados ao forno onde a mistura fundida. Logo aps esse processo, o material resultante resfriado e britado at atingir a granulometria desejada (dimetro mdio de 5 mm) (MILEK et al., 2011).

Figura 4: etapa de sinterizao (DCMM, 2011).

2.2.3 Alto forno

Nesta parte do processo de obteno do ao (Figura 5), necessria a reduo do minrio de ferro, utilizando-se ento o coque metalrgico e outros fundentes, que misturados com o minrio de ferro transformado em ferro gusa. A reduo tem como objetivo retirar o oxignio do minrio, que assim ser reduzido a ferro, e o separa da ganga. Esta o resultado da combinao de carbono (coque) com o oxignio do minrio. Este tipo de reao qumica ocorre em um equipamento denominado alto forno, sendo que a respectiva reao libera calor, ou seja, um processo exotrmico. Simultaneamente, a combusto do carvo e o oxignio do ar fornecem calor para fundir o metal reduzido e a ganga, que se combina ao mesmo tempo com os fundentes, formando a escria que se separa do ferro no estado lquido, em virtude do seu menor peso especfico. Os resduos formados por meio da reao, a escria, so vendidos para as indstrias de cimento, pois na base do alto forno obtm-se a escria de alto forno e o ferro gusa, que quebradio e tem baixa resistncia, por apresentar altos teores de carbono e de outros materiais, entre os quais silcio, mangans, fsforo e enxofre (MILEK et al., 2011; PINHEIRO et al., 2010).

Figura 5: etapa de alto forno (DCMM, 2011)

Logo aps as reaes qumicas, o ferro gusa que se encontra no estado lquido transportado nos carros-torpedos, estes so revestidos com elemento refratrio, para uma estao de dessulfurao, onde so reduzidos os teores de enxofre a nveis aceitveis. Tambm so imprescindveis as anlises da composio qumica da liga (carbono, silcio, mangans, fsforo, enxofre) e a seguir o carro torpedo transporta o ferro gusa para a aciaria, onde ser transformado em ao (MILEK et al., 2011). COREX um processo de reduo em forno de cuba para produo de metal lquido a partir de pelotas, minrio granulado e carvo no-coqueificvel. FINMET um processo de reduo direta em leito fluidizado utilizando finos de minrio de ferro e gs natural, gerando um produto com 92% de metalizao. MIDREX e HyL so processos de reduo em forno de cuba utilizando gs redutor rico em CO para a produo de ferro esponja a partir de pelotas e minrios granulados (DCMM, 2011).

2.2.4 Aciaria

Nesta etapa, o ferro gusa transformado em ao por meio da injeo de oxignio puro sob presso no banho de gusa lquido, dentro de um conversor e com a diminuio de teor de carbono e de outros materiais. O objetivo da reao constitui na diminuio da gusa por meio da combinao dos elementos de liga existentes (silcio, mangans) com o oxignio soprado,

9 o que provoca uma grande elevao na temperatura, atingindo aproximadamente 1700 C (MILEK et al., 2011). Os gases resultantes do processo so queimados logo na sada do equipamento e aos demais resduos no necessrios, so eliminados pela escria, que se localiza na superfcie do metal. Aps alguns ajustes na composio do ao, este transferido para a prxima etapa que constitui o lingotamento contnuo (MILEK et al., 2011).

2.2.5 Lingotamento contnuo


Neste processo (Figura 6) o ao lquido transferido para moldes onde ele se solidificar sob a forma de barras de seo redonda. O ao lquido colocado em um distribuidor que alimenta quatro moldes de cobre, refrigerados a gua, onde so produzidas barras redondas de 180, 194 e 230 mm de dimetro. So produzidos os tarugos, que so barras de ao de seo quadrada e comprimento de acordo com sua finalidade. Nesta fase surge a formao de uma fina casca slida na superfcie do material. Aps a passagem pela lingoteira, existe a cmara de refrigerao, onde feita a asperso de gua que se encontra sobre a superfcie slida e ainda rubra do material, auxiliando sua solidificao at o ncleo (PINHEIRO et al., 2010).

Figura 6: lingotamento contnuo (DCMM, 2011)

2.2.6 Tratamento mecnico


O ao obtido nas aciarias apresenta granulao grosseira, quebradio e de baixa resistncia. Para aplicaes estruturais, ele precisa sofrer modificaes, o que feito por dois tipos de tratamento: a quente e a frio (PINHEIRO et al., 2010).

10

2.2.6.1 Laminao a quente

Em seguida, os lingotes passam pelo processo de laminao, podendo ser a quente ou a frio, nos quais se transformaro em chapas atravs da diminuio da rea da seo transversal. Na laminao a quente, a pea aquecida e submetida deformao por cilindros que a pressionaro at atingir a espessura desejada. Os aos laminados a quente podem ser: chapas grossas, com espessura de 6 a 200 mm, largura de 1000 a 3800 mm, comprimento: 5000 a 18000 mm; ou tiras, com espessura: 1,2 a 12,50 mm, largura: 800 a 1800 mm, comprimentos-padro de 2000, 3000 e 6000 mm (MILEK et al., 2011). A produo de por meio da laminao a quente ocorre quando a temperatura de trabalho maior que 720 C (zona crtica), em que ocorre a recristalizao do ao. Nessa situao o ao mais mole, sendo mais fcil de trabalhar, pois os gros deformados recristalizam-se em seguida sob a forma de pequenos gros (PINHERO et al, 2010). Nessas temperaturas h uma modificao da estrutura interna do ao, ocorrendo homogeneizao e recristalizao com a reduo do tamanho dos gros, melhorando as caractersticas mecnicas do material. O ao obtido nessa situao apresenta melhor trabalhabilidade, aceita solda comum, possui diagrama tenso-deformao com patamar de escoamento, e resiste a incndios moderados. Perde resistncia, apenas, com temperaturas acima de 1150 C. Esto includos neste grupo os aos CA-25 e CA-50 (PINHERO et al, 2010).

2.2.6.2 Laminao a frio

Corresponde ao processo de reduo da espessura e o nivelamento do ao, alumnio e outros metais em temperaturas menores que as do processo de laminao a quente (PINHERO et al, 2010). Neste tratamento ocorre uma deformao dos gros por meio de trao,compresso ou toro. Resulta no aumento da resistncia mecnica e da dureza, e diminuio da resistncia corroso e da ductilidade, ou seja, decrscimo do alongamento e da estrico. Sendo que tal processo realizado abaixo da temperatura crtica de 720 C (PINHERO et al, 2010). Nesta situao, os diagramas tenso-deformao dos aos apresentam patamar de

11 escoamento convencional, a solda torna-se mais difcil e, temperatura da ordem de 600 C, o encruamento perdido. Neste grupo est includo o ao CA-60 (PINHERO et al, 2010).

2.3 Classificaes

2.3.1 Ao estrutural

Aos estruturais so vergalhes para reforo de concreto, barras, chapas de perfis estruturais e perfis para aplicaes (FERRAZ, 2003). Os vergalhes para concreto armado so especificados segundo a norma NBR 7480, sendo designados CA xx, em que os dois algarismos indicados por xx representam o limite de escoamento mnimo em kgf/mm (exemplo: CA-25, CA-50 etc.) (SILVA; MEI, 2006). Pertencem a duas classes: A laminados a quente e B encruados (laminados a frio ou torcidos). importante notar que, enquanto os vergalhes de classe A podem ser soldados sem apresentar enfraquecimento, os aos encruados podem recristalizar e sofrer transformaes, durante a soldagem, o que reduziria seu limite de escoamento (SILVA; MEI, 2006). Para concreto protendido, a NBR 7482 designa os aos CP-xxx, em que os algarismos indicados por xxx indicam o limite de ruptura em kgf/mm, havendo trs classes: A laminado a quente, B encruado e C temperado. Novamente, deve-se observar os possveis efeitos negativos da soldagem nas classes B e C (SILVA; MEI, 2006). sempre recomendvel, quando se deseja soldar vergalhes, avaliar a composio qumica do material, para verificar sua soldabilidade ou obter a garantia de soldabilidade do fabricante (SILVA; MEI, 2006).

2.3.2 Ao inoxidvel

Adies de cromo aumentam a resistncia oxidao e corroso do ao. Tais vantagens so obtidas quando existem teores de cromo superiores a 12 %. Estes aos, comumente designados como aos inoxidveis, so de grande interesse para a engenharia, em funo de sua resistncia oxidao e corroso, propriedades mecnicas a temperaturas

12 elevadas e tenacidade (dos inoxidveis austenticos) (SILVA; MEI, 2006). Existe atualmente uma grande variedade de ligas produzidas, cada uma apresentando propriedades especficas em funo de sua composio qumica. Nesta composio qumica, bem como de caractersticas metalrgicas, que esto agrupadas as trs famlias dos aos inoxidveis: austenticos, ferrticos e martensticos. Existem diversos sistemas de classificao. O padro reconhecido pela ABNT contempla as seguintes categorias (FERRAZ, 2003): a) austenticos: contm tipicamente 18% de cromo, 8% de nquel e baixo teor de carbono. Atualmente esta famlia responde por cerca de 70% do total de aos inox produzidos em todo o mundo, principalmente em funo de caractersticas como: excelente resistncia corroso, alta resistncia mecnica, boa soldabilidade, boa conformabilidade, facilidade de limpeza, durabilidade, recomendando-os arquitetura e construo em geral; b) ferrticos: so ligas de ferro-cromo, contendo geralmente de 12 a 17% de cromo. Apresentam boa resistncia corroso em meios menos agressivos, boa ductilidade, razovel soldabilidade; c) martensticos: tambm so ligas ferro-cromo. Uma caracterstica desta famlia a de poder atingir altas durezas (1379 MPa) atravs de tratamento trmico, entretanto, no so especificados para uso da construo civil (FERRAZ, 2003). Ressalta-se que nenhum material completamente inoxidvel, no sentido da palavra, e muita ateno deve ser dada correta seleo do material para aplicaes em meios corrosivos; o ao ao carbono comum, por exemplo, pode apresentar resultados superiores a um ao inoxidvel inadequadamente selecionado (SILVA; MEI, 2006).

2.3.3 Ao de Alta Resistncia e Baixa Liga (ARBL)

Existem aos especiais, resistentes corroso atmosfrica, um fenmeno que exige ateno, principalmente, quando se vai utilizar estruturas de ao aparente. H alguns aos que, mesmo sem a utilizao de uma proteo adicional, possuem a capacidade de resistir a esse tipo de corroso de forma bastante superior aos aos comuns. So os chamados aos patinveis ou aclimveis. Tais caractersticas podem ser observadas em funo da presena de determinados elementos de liga, como cobre, fsforo, cromo, silcio, nquel, mangans,

13 vandio, nibio, molibdnio, entre outros, em combinaes especficas, conforme a siderrgica produtora (FERRAZ, 2003). Os aos patinveis foram introduzidos no incio da dcada de trinta nos Estados Unidos, inicialmente para utilizao em estradas de ferro, e mais especificamente na fabricao de vages de carga. Devido s caractersticas e qualidades desses aos, que combinavam alta resistncia mecnica com resistncia corroso atmosfrica, rapidamente encontraram aceitao, embora no incio fossem empregados, na maioria das vezes, como revestimento. Comercialmente, receberam o nome de CORTEN. Atualmente so utilizados nos mais diversos campos, principalmente na construo civil. No Brasil esto disponveis sob a forma de chapas, bobinas e perfis soldados, possuindo denominaes especiais conforme a siderrgica produtora (FERRAZ, 2003). necessrio observar alguns aspectos relevantes ao desenvolvimento desta ptina protetora: A camada protetora, bem formada, s conseguida em condies de umedecimento (chuva e umidade) e secagem (sol e vento); O tempo de sua formao varia em funo da atmosfera local, levando em mdia de 2 a 3 anos. Aps esse perodo ela adquire uma colorao marrom escura; Locais de reteno de grande umidade ou partes submersas no desenvolvem a mesma proteo, pois no esto expostos luz solar; Locais submetidos a lavagens acentuadas e constantes, tais como zonas de respingo em gua do mar, no apresentam eficincia superior ao ao comum, j que a lavagem remove a ptina; As regies no expostas aos intemperismos naturais, tais como juntas de expanso, articulaes, e regies sobrepostas, apresentam comportamento crtico (FERRAZ, 2003). A classificao de aos como de Alta Resistncia e Baixa Liga bastante genrica e, frequentemente, conduz a mal-entendidos. H uma superposio natural entre o conceito de aos ARBL e classificaes baseadas no emprego, isto , aos ARBL so empregados como aos estruturais, aos para indstria automobilstica, aos para tubulaes, vasos de presso etc. (SILVA; MEI, 2006). Alm disso, alguns destes aos tm sido agrupados em famlias em funo de alguma caracterstica comum, tais como: aos bifsicos (dual-phase), aos de perlita-reduzida

14 (reduced-pearlite), aos laminados controladamente, aos spray-quenched etc. (SILVA; MEI, 2006). Evidentemente, todas as classificaes ou agrupamentos podem ser teis dentro de determinadas condies; importante, entretanto, no se deixar confundir pelas diversas nomenclaturas, pois, assim como o prprio nome dado ao ao, elas no podem alterar suas propriedades e caractersticas. Estas decorrem, fundamentalmente, de sua composio qumica, processamento e, consequentemente, da estrutura (macro micro), e no dependem da etiqueta que se coloca no produto (SILVA; MEI, 2006). Nas ltimas dcadas notaram-se grandes desenvolvimentos na tecnologia dos aos ARBL. Estes desenvolvimentos foram baseados, em sua maioria, na compreenso da correlao entre propriedades e microestrutura (SILVA; MEI, 2006).

2.3.4 Barras e fios de ao

Na engenharia, comum a combinao de diferentes materiais visando ganhos em propriedades mecnicas. O concreto, um material cermico, possui boa resistncia aos esforos de compresso, no tendo a mesma eficincia quanto aos esforos de trao, no entanto. O reforo do concreto com armaduras de ao d origem ao concreto armado, que pode resistir de maneira satisfatria tanto compresso quanto trao graas s caractersticas dos dois materiais. Ao para concreto armado a designao dada a todos os aos adequados para a utilizao como armadura nas estruturas de concreto. No incio do emprego do concreto armado na construo, utilizavam-se principalmente barras redondas laminadas em bruto e, s vezes, ferros chatos e angulares, que eram ancorados no concreto por meio de ganchos nas suas extremidades, nessa poca a tenso de trabalho na armadura era baixa, de modo que as propriedades de aderncia das barras eram suficientes. No entanto, com o aparecimento dos aos de alta resistncia foi necessrio melhor a capacidade de aderncia das barras. Atualmente so utilizadas em concreto armado barras redondas lisas ou com salincias ou, em alguns casos malhas ou telas soldadas (ALMEIDA, 2002). Classificam-se como barras os elementos com comprimento nominal entre 10,00 a 12,00 m (Figura 7a) e como fios os elementos de dimetro nominal inferior ou igual a 12,5 mm cujo processo de fabricao permita o fornecimento em rolos de grandes comprimentos (Figura 7b) (ALMEIDA, 2002).

15

(a)

(b)

Figura 7: (a) barras e (b) fios de ao (ALMEIDA, 2002).

As barras possuem dimetro nominal igual a 6,3 mm ou superior, obtidos exclusivamente por laminao a quente sem processo posterior de deformao mecnica. Podem ser fornecidos em barras retas ou em rolos (os rolos podem ser posteriormente endireitados e cortados em barras). So obrigatoriamente providas de nervuras transversais oblquas e duas longitudinais diametralmente opostas (IFBQ, 2011). Os fios so produtos de ao de dimetro nominal igual ou inferior a 10,0 mm, obtidos a partir de fio mquina por trefilao ou laminao a frio. Podem ser lisos, entalhados ou nervurados, com exceo dos de dimetro igual a 10,0 mm que devem ter obrigatoriamente entalhes ou nervuras (IFBQ, 2011). As barras lisas so fabricadas apenas para aos de baixa resistncia, enquanto que as barras de ao de alta resistncia exigem salincias. As malhas soldadas podem ser compostas por barras lisas (dimetros menores) ou com salincias (dimetros maiores) (ALMEIDA, 2002).

2.4 Aplicaes

Desde o sculo XVIII, quando se iniciou a utilizao de estruturas metlicas na construo civil at os dias atuais, o ao tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, solues arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Das primeiras obras como a Ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779 aos ultramodernos edifcios que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em ao sempre esteve associada ideia de modernidade, inovao e vanguarda, traduzida em obras de grande expresso arquitetnica e que invariavelmente traziam o ao aparente (PONTE, 2011).

16 No entanto, as vantagens na utilizao de sistemas construtivos em ao vo muito alm da linguagem esttica de expresso marcante; reduo do tempo de construo, racionalizao no uso de materiais e mo de obra e aumento da produtividade, passaram a ser fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Um exemplo desse sucesso a construo da Ponte do Rio Colorado. O projeto foi escolhido no s porque atendia aos requisitos tcnicos,mas tambm porque se tratava uma soluo com timo custo-benefcio, pois aliava as melhores propriedades do concreto com as do ao e causava menor impacto ambiental (PONTE, 2011).

Figura 8: Ponte passagem da Represa Hoover, sobre o rio Colorado (PONTE, 2011).

A competitividade da construo metlica tem possibilitado a utilizao do ao em obras como: edifcios de escritrios e apartamentos, residncias, habitaes populares, pontes, passarelas, viadutos, galpes, supermercados, shopping centers, lojas, postos de gasolina, aeroportos e terminais rodo-ferrovirios, ginsios esportivos, torres de transmisso, dentre outras (INABA, 2011). O ao, atualmente, tambm tem sido utilizado como elementos estruturais de prdios de at dois pavimentos, num sistema denominado Light Steel Framing. O termo Steel indica a matria prima usada na estrutura, o ao. A incluso de Light, ou leve, indica que os elementos em ao so de baixo peso uma vez que so produzidos a partir de chapa de ao com espessura reduzida (INABA, 2011).

17

Figura 9: Moradia construda segundo o sistema Light Steel Framing, ainda sem o revestimento estrutural (INABA, 2009)

O termo Light tambm lembra que no necessrio utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construo. Tambm ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Alm disso, o prprio peso do edifcio baixo, no s porque a sua estrutura leve, mas tambm por que o Light Steel Framing especialmente vocacionado para edifcios de pouca altura, em contraste com as estruturas pesadas de grandes prdios de apartamentos. Apesar de serem usados elementos em ao leve galvanizado para fins no estruturais em edifcios de maiores dimenses, o termo Light Steel Framing especialmente usado para edifcios residenciais at dois ou trs pisos, ou seja, edifcios leves. Tambm se emprega a palavra Light para lembrar a facilidade com que os materiais so aplicados em obras de reabilitao de edifcios antigos cujas estruturas, embora pesadas, possuem baixa resistncia ssmica (INABA, 2011). Framing a palavra usada na lngua inglesa para definir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto, para dar forma e suportar o edifcio e o seu contedo. A palavra tambm se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou ao galvanizado. De difcil traduo em portugus (o termo mais aproximado seria caixilharia), tem-se optado por dizer estruturas (INABA, 2011). Assim, Light Steel Framing poder traduzir-se por Estruturas em Ao Leve (INABA, 2011).

18

Figura 10: Habitao de baixo custo utilizando estrutura de ao, do programa Usiteto (USIMINAS, 2001, apud FRANZOSO et al., 2005).

2.5 Vantagens e Desvantagens do Uso do Ao


Diante do crescimento populacional e dos avanos tecnolgicos, a indstria da construo civil no mundo tem buscado sistemas eficientes de construo com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o desperdcio e atender a uma demanda crescente. No Brasil, a construo civil ainda e predominantemente artesanal caracterizada pela baixa produtividade e principalmente pelo grande desperdcio. O sistema construtivo em ao apresenta vantagens significativas sobre o sistema construtivo convencional (INABA, 2011). Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de ao, o emprego desse material em estruturas de edificaes tem sido pouco expressivo se comparado ao potencial do parque industrial brasileiro. Paralelamente, o desenvolvimento de produtos siderrgicos no pas ampliou as alternativas de solues construtivas disponveis. Um parmetro importante que a utilizao de sistemas construtivos com ao demanda profissionais preparados, projetos detalhados e integrados, minimizando perdas e prazos na construo. A tecnologia do ao confere total liberdade criadora, permitindo a elaborao de projetos arrojados e de expresso arquitetnica marcante. A boa relao entre resistncia mecnica e peso especfico permitem sees de pilares e vigas de ao substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto e a opo de se utilizarem vos maiores, resultando em melhor aproveitamento do espao interno e aumento da rea til, fator muito importante principalmente em garagens. No entanto, essa relao tambm requer cuidado especial no projeto quanto a flambagem, flechas e vibraes (INABA, 2009; SOUZA, 2001). A estrutura metlica mostra-se especialmente indicada nos casos onde h necessidade

19 de adaptaes, ampliaes, reformas e mudana de ocupao de edifcios. Alm disso, torna mais fcil a passagem de utilidades como gua, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informtica, etc. (INABA, 2009). O sistema construtivo em ao perfeitamente compatvel com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) at componentes pr-fabricados (lajes e painis de concreto, painis "dry-wall", etc.) (INABA, 2009). A fabricao da estrutura em paralelo com a execuo das fundaes, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de servios simultaneamente, a diminuio de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura no ser afetada pela ocorrncia de chuvas, pode levar a uma reduo de at 40% no tempo de execuo quando comparado com os processos convencionais. Deve-se observar, entretanto, que em contato com oxignio, o ao se oxida rapidamente, exigindo proteo quanto corroso (INABA, 2009; SOUZA, 2001). Numa obra, atravs de processos convencionais, o desperdcio de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metlica possibilita a adoo de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdcio seja sensivelmente reduzido. Sua utilizao, porm, exige grau maior de especializao da mo-de-obra de montagem no canteiro de obras e eleva o gasto com equipamentos, normalmente alugados ou amortizados pela obra especfica (INABA, 2009; SOUZA, 2001). Por serem mais leves, as estruturas metlicas podem reduzir em at 30% o custo das fundaes. Em funo da maior velocidade de execuo da obra, haver um ganho adicional pela ocupao antecipada do imvel e pela rapidez no retorno do capital investido. As caractersticas de resistncia do ao, no entanto, caem rapidamente com o aumento da temperatura, o que torna importante a proteo contra incndios, fator que eleva o custo. A proteo contra incndios tambm se faz necessria no caso de construes que so frequentadas por muitas pessoas, pois em tais casos, necessita-se de mais tempo para evacuar o local em situaes de emergncia. Essa proteo no , normalmente, exigida em estruturas de concreto armado (INABA, 2009; SOUZA, 2001). Como a estrutura metlica totalmente pr-fabricada, h uma melhor organizao do canteiro devido entre outros ausncia de grandes depsitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo tambm o inevitvel desperdcio desses materiais. O ambiente limpo com menor gerao de entulho, oferece ainda melhores condies de segurana ao trabalhador contribuindo para a reduo dos acidentes na obra. A despeito disso, exigida grande preciso de fabricao, com tolerncias bastantes reduzidas, alm de especial ateno na transmisso

20 de esforos entre os elementos estruturais, especialmente os provenientes de cargas horizontais, o que torna frequente o uso de contraventamentos. O ao totalmente reciclvel e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas ou vendidas como sucata, caso necessrio (INABA, 2009; SOUZA, 2001). Enquanto nas estruturas de concreto a preciso medida em centmetros, numa estrutura metlica a unidade empregada o milmetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalao de elevadores, bem como reduo no custo dos materiais de revestimento. Atualmente no Brasil, a estrutura de ao, em geral, ainda mais cara que a de concreto armado para o mesmo fim. Esta caracterstica se fortalece nas construes residenciais ou para escritrios at cerca de quarenta andares e pontes de pequenos vos (INABA, 2009; SOUZA, 2001).

21

CONCLUSO

O engenheiro precisa dominar a tecnologia que emprega, tanto em fatores relacionados ao custo, quanto em vantagens proporcionadas e precaues a serem tomadas. O conhecimento das propriedades dos materiais empregados na construo civil imprescindvel para uma utilizao adequada. Tal requisito se aplica ao uso do ao, cuja presena nesse setor tem se mostrada fundamental, quer para a utilizao em concreto armado ou protendido, quer para estruturas metlicas de grandes edifcios.

22

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, Luiz Carlos de. Aos para concreto armado: notas de aula da disciplina Estruturas IV, Concreto Armado. Universidade Estadual de Campinas, ago. 2002. Disponvel em: <http://www.fec.unicamp.br/~almeida/au405/Acos.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2011. CHIAVERINI, Vicente. Tratamento trmico das ligas metlicas. So Paulo: Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2003. 272p. DCMM, (Departamento de Cincia dos Materiais e Metalurgia). Lingotamento contnuo. Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Disponvel em: <www.dcmm.pucrio.br/download/IEMAulaAco.ppt>. Acesso em: 26 ago. 2011. FERRAZ, Henrique. O ao na construo civil. Revista Eletrnica de Cincias, So Carlos, n. 22, out./dez. 2003. Disponvel em: <www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/aco.html>. Acesso em: 26 ago. 2011. FRANSOZO, Hlder Luis; SOUZA, Henor Artur de; FREITAS, Marclio Sousa da Rocha. Eficincia trmica de habitao de baixo custo estruturada em ao. Rem: Rev. Esc. Minas, Ouro Preto, v. 58, n. 2, jun. 2005 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S0370-44672005000200006&lng=en&nr m=iso>. Acesso em: 31 ago. 2011. 1 fotografia, color. IFBQ, (INSTITUTO FALCO BAUER DA QUALIDADE. FAQ - Barras e Fios de Ao destinados a armadura para concreto Armado (Vergalhes), jan. 2011. Disponvel em: <www.ifbq.org.br/html/pdf/FAQ_Barras_fios_ACO.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2011. INABA, Roberto. Construes metlicas: o uso do ao na construo civil. Portal Metlica, 4. nov. 2009. Disponvel em: <http://www.metalica.com.br/construcoes-metalicas-o-uso-do-aco-naconstrucao-civil>. Acesso em: 27 ago. 2011. INABA, Roberto. Vantagens no uso do ao. Metagal: construes e incorporaes. Diponvel em: <http://www.metagalconstrucoes.com.br/index-2.php>. Acesso em: 26 ago. 2011. MILEK, Jorge Lus et al. O ao e sua obteno. Universidade Federal do Paran. Disponvel em: <http://www.cesec.ufpr.br/metalica/01/01-texto.htm >. Acesso em: 26 ago. 2011. PINHEIRO, Libnio M. et al. Estruturas de concreto. In: PINHEIRO, Libnio M. Fundamentos do concreto e projetos de edifcios. So Paulo: USP, 2010. Disponvel em: <www.set.eesc.usp.br/mdidatico/concreto/Textos/03%20Acos.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2011. PONTE passagem da Represa Hoover: a primeira ponte construda em ao e concreto dos EUA. Portal Metlica, 20 jan. 2011. Disponvel em: <http://www.metalica.com.br/ponte-passagem-darepresa-hoover-a-primeira-ponte-em-aco-e-concreto-dos-eua>. Acesso em: 28 ago. 2011. SILVA, Andr Luiz V. Da Costa e; MEI, Paulo Roberto. Aos e ligas especiais. So Paulo: Blucher, 2006. 646p. SOUZA; D. A. A. N. Estruturas metlicas: notas de aula. Faculdades Integradas Benett, 15 jun. 2001. Disponvel em: <http://www.dionisio.eng.br/Metalica/ EM01.htm>. Acesso em: 27 ago. 2011. USIMINAS. Usinas Siderrgicas de Minas Gerais S/A. USITETO - Soluo Usiminas para habitao popular: detalhamento tcnico. Belo Horizonte: s.n., 2001.

You might also like