You are on page 1of 10

Reforma do Estatuto Aprovada no 4 Congresso

03.09.2011

1. Processo de Filiao

Mantm regras atuais e acrescenta:

Os diretrios municipais ou zonais realizaro obrigatoriamente quatro reunies por ano com novos filiados para que estes conheam o PT, sua histria e concepo, seus direitos e deveres partidrios. Estas atividades tero carter nacional e contedo subsidiado pela Escola Nacional de Formao. As instncias municipais devem enviar, obrigatoriamente, s Secretarias de Organizao e Formao de mbito estadual e nacional, o calendrio e os relatrios para que os filiados que tenham participado de pelo menos uma reunio sejam inseridos no Cadastro Nacional de Filiados.

2. Justificativa de ausncia no PED


Introduz justificativa obrigatria para os filiados que no comparecerem ao PED. Quem no se justificar em um ano manter sua filiao, mas no estar apto para votar e ser votado no PT. A justificativa poder ser feita junto ao DM, em documento assinado pelo filiado, ou diretamente pelo filiado na Internet (Comunidade PT, com senha pessoal).

3. Contribuio financeira e direito de voto em eleies

internas

Mantm Contribuio obrigatria de todo/as filiados.

4. Condies de participao poltica partidrias para assegurar o direito de voto

em

atividades

Ser necessrio participao do filiado em pelo menos uma atividade partidria no ano para votar e ser votado, alm de estar em dia com sua contribuio financeira.

5. Contribuio de filiados no ocupantes de cargo eletivo, comissionado ou partidrio


Institui taxa semestral para filiados que no ocupam cargo eletivo, cargo comissionado ou cargo partidrio; DN define anualmente o valor da contribuio financeira do filiado, respeitado o princpio da proporcionalidade; A Taxa de Referncia ser aplicada aos Diretrios Municipais de acordo com o nmero de filiados respectivo; A contribuio dos filiados poder ser individual ou coletiva; O Diretrio Municipal decide sobre as atividades de contribuio coletiva A contribuio coletiva dever quitar todos os filiados da instncia de base Do valor arrecadado 10% ser repassado ao Diretrio Estadual respectivo e 5% ao Diretrio Nacional, que servir para controle do processo;

Cobrana em conta nica (SACE), redistribuda automaticamente aos municpios e estados.

6. Prazo de quitao para direito e voto


Filiados devem quitar sua contribuio financeira 90 dias antes do PED.

7. Contribuio financeira de dirigentes e candidatos


A contribuio de dirigentes partidrios, correspondente a 1% do salrio liquido, passa a ser mensal, feita atravs do SACE, com repasse automtico s instncias; Candidatos s direes partidrias e pr-candidatos a cargos eletivos devem apresentar Certido de Adimplncia, a ser emitida pelo SACE nacional. Dirigentes assalariados pelo Partido contribuiro como cargo eletivo ou comissionado, a ser definido pelo DN

8. Quitao de repasses entre instncias para participao no PED


Quitao dos repasses entre instncias 60 dias antes do PED, Nas instncias que no estiverem em dia com as instncias superiores o PED ser convocado e coordenado pela instncia superior, e a eleio ser realizada somente para os nveis superiores. Na nova CP no ser permitida a participao dos dirigentes anteriores.

9. Forma de eleio
Direes zonais, municipais, estaduais e nacional continuaro a ser eleitas diretamente pelos filiados no PED.

10. Durao do mandato e Recall


Os Mandatos das Direes passam a ser de quatro anos; Institui o PEDEX ( PED Extraordinrio) a cada dois anos para instncias que no fizeram o PED ou que no tiverem mais a totalidade de membros do diretrio; Ser realizado Encontro de Delegados obrigatrio a cada dois anos com possibilidade de Recall (2/3 do Encontro pode convocar novo PED em 90 dias para a respectiva instncia, bem como para as instncias setoriais)

11. Forma de eleio do Presidente


Candidato a Presidente, em todos os nveis, continua sendo apresentado separado das Chapas.

12. Indicao dos eleitos e suplentes


As listas para as direes, delegaes e rgos, passam a ser preordenadas. Sero eleitos, pela proporcionalidade, os nomes na ordem apresentada. Os demais componentes da lista passam a ser suplentes, na ordem apresentada pela chapa. Substituies e Convocaes de suplentes obedecero a ordem da lista de suplente preordenada.

13. Critrio de gnero


Fica aprovada a paridade de gnero na composio das direes, delegaes, comisses e nos cargos com funo especfica de Secretarias.

14. Critrio geracional


Todas as chapas e direes devero conter, no mnimo, 20% de componentes com menos de 30 anos de idade.

15. Critrio tnico-racial


Todas as chapas e direes devero obedecer critrio tnico racial, a ser regulamentado pelo Diretrio Nacional, levando-se em conta a composio populacional e dos filiados ao Partido, tomando como referncia a participao mnima de 20% na direo.

16. Eleio de delegados


Nos pequenos municpios no haver eleio de delegados locais. Todos os filiados so considerados Delegados e participam de Plenria do Encontro Municipal. O DN decidir o nmero de corte a cada PED.

17. Exigncias para inscrio de chapas e candidatos


Chapas incompletas sero aceitas somente com um mnimo de 30% de inscritos em relao s vagas para as chapas nacionais, bem como seus rgos e delegaes e de 50% para as estaduais e municipais. Chapas nacionais devero apresentar para o DN, componentes distribudos em 9 estados.

18. Tipo de organizao das instncias para participao no PED


Os Municpios organizados em municipal. Comisso Provisria s votam para direo

Aps os Peds extraordinrios (Pedex) bianuais, as Comisses Provisrias que no se transformarem em DM, sero destitudas e os membros anteriores no podero participar de uma nova CP. O PT no participar da eleio de prefeito e vereadores seguinte.

19. Financiamento eleitoral


Cada instncia, obrigatoriamente, reservar mensalmente, para constituio do Fundo Eleitoral Interno, 5% de sua receita com Fundo Partidrio e contribuies de filiados; O financiamento das chapas e candidatos ser exclusivo atravs do Fundo O Fundo cobrir as do PED, de eventuais prvias, dos encontros setoriais e Congressos da Juventude. O critrio de distribuio do Fundo e as contribuies financeiras de filiados s chapas e candidatos sero regulamentados pelo Diretrio Nacional; A contribuio dos Filiados s suas Chapas e Candidatos , a ser regulamentado pelo DN, dever ser feita somente atravs do Fundo.

20. Prvias
As Prvias ocorrero para Presidente da Repblica, Governador, Senador e Prefeito, quando houver mais de um candidato. O diretrio respectivo poder, excepcionalmente, com votos de 2/3 de seus membros, deliberar pela no realizao de prvias. Neste caso, a escolha do candidato ocorrer no Encontro de Delegados, com votao em urna. O DN estabelecer data limite para a deciso do respectivo diretrio. Quando o Diretrio decidir pela no realizao de prvias, a eleio de delegados deve ocorrer depois desta deciso.

21. Inscrio de pr-candidaturas majoritrias


Para ser pr-candidato(a) majoritrio(a) preciso se habilitar com apoio subscrito de, no mnimo, 10% do nmero de votantes no ltimo PED na respectiva instncia. Quando a escolha do candidato for em Encontro, a inscrio dever ser assinada por, no mnimo, 10% dos delegados.

22. Convocao e quorum de eleies e consultas internas


O percentual para convocao de plebiscitos e referendos por filiados passa a ser de 20% dos votantes no ltimo PED; Os quoruns para plebiscitos, referendos, PED e prvias sero de 25% a partir de 2014. At l padroniza-se em 15%;

Cria-se o instrumento Proposta de Resoluo de Iniciativa de Filiados. Quando subscrita por x% de votantes no ltimo PED ser submetida ao Diretrio correspondente. O DN regular o percentual mnimo de subscrio.

23. Critrio de distribuio de vagas


A Chapa que obtiver maioria absoluta dos votos vlidos deve ter maioria absoluta das vagas.

24. Setoriais
As direes e delegaes setoriais, em todos os nveis, sero eleitas em Encontros a cada quatro anos, de forma intercalada direo nacional.

25. Juventude do PT
A Juventude do PT (JPT) a instncia partidria que tem por objetivo organizar a atuao partidria dos filiados jovens e dialogar com a interveno petista juvenil nos diferentes movimentos sociais. A participao nos espaos deliberativos e instncias de direo da Juventude do PT aberta a todo filiado/a com at 29 anos de idade. A Juventude do PT tem o funcionamento de suas instncias definido por regimento prprio, a ser aprovado em Congresso e submetido ao Diretrio Nacional. A eleio das direes da JPT ser a cada 2 (dois) anos, tendo o seu formato regulamentado pelo II Congresso da JPT. No Regimento dever constar as relaes da Juventude com as direes partidrias e o investimento a ser destinado para a organizao e funcionamento da instncia em todos os nveis, devidamente vinculado a um plano de trabalho.

26. Cdigo de tica


Incorporar os ttulos VII e VIII do Estatuto ao Cdigo de tica, que ser impresso no mesmo caderno que o Estatuto; Consolidar os artigos, excluindo as duplicidades; Artigos especficos do Cdigo de tica se encaixaro no tema correspondente do estatuto (por exemplo: PED, escolha de candidaturas, etc);

27. Impedimento de ocupao de cargo no poder executivo


O Artigo 8 do Cdigo de tica impede que membro de Comisso Executiva ocupe cargo no poder executivo do seu respectivo nvel. A proibio acima continua valendo apenas para os municpios acima de 50 mil eleitores. Para municpios menores probe-se somente o Prefeito na funo de Presidente do PT.

28. Fundao Perseu Abramo


As contas da Fundao Perseu Abramo devem ser submetidas ao Diretrio Nacional antes de submeter aos rgos de controle; Fica vedado, a partir da prxima gesto, que membro da CEN ocupe cargo na diretoria executiva da FPA.

29. Escola Nacional de Formao


A Escola Nacional de Formao passa a ser rgo do partido; A Escola o rgo responsvel pela elaborao da Poltica Nacional de Formao do PT; As diretrizes da Escola sero aprovadas pelo Diretrio Nacional, ouvido o Conselho Curador e a FPA.

30. Limitao de nmero de Mandatos Legislativos


Fica Limitado a 3 (trs) o nmero mximo de mandatos parlamentares consecutivos vereador, deputado estadual e deputado federal. Comea a contar para vereador em 2012 e para deputados em 2014. Fica Limitado a 2 (dois) o nmero mximo de mandatos consecutivos para o Senado, enquanto o mandato permanecer de oito anos. Comea a contagem em 2014.

31. Obrigatoriedade de divulgao da prestao anual de contas do Fundo Partidrio


Torna obrigatrio a divulgao do resumo da prestao de contas anual do Fundo Partidrio, no site do PT Nacional.

32. Composio da direo


A Comisso Executiva Nacional passa a contar com 5 Vice-Presidentes, que podero receber responsabilidades temticas ou regionais, sem aumentar o nmero total de membros. Na composio das Direes Municipais, Estaduais e Nacional, o partido buscar equilbrio em sua composio, levando em conta a participao dos militantes do movimento social, intelectuais, integrantes da sociedade civil e membros do executivo e parlamentares.

33. Finanas Para a Promoo da Participao das Mulheres


O Diretrio Nacional aplicar, conforme a determinao legal, o percentual de, no mnimo, 5% do total do Fundo Partidrio para o Programa de Participao Poltica das mulheres.

34. Recomendaes ao DN sobre Tabela de Contribuio e de repasses entre instncias


O 4 Congresso recomenda ao Diretrio Nacional efetuar a reviso das tabelas de contribuio financeira para cargos no executivo e legislativo, avaliando a possibilidade de unificao de tabelas; Recomenda tambm a reviso dos percentuais de repasses entre instncias.

35. Participao digital


Ficam includos os coletivos petistas nas redes sociais da Internet como Ncleos de base.

36. Tamanho mnimo das Comisses Executivas Municipais


As Comisses Executivas Municipais passam a ter, no mnimo 7 membros, incluindo as Secretarias de Organizao, Comunicao e Movimentos Populares.

37. Reforma aprovada sobre Setoriais


Artigo 13 So direitos do(a) filiado(a): ... Acrescentar: XVI fazer a qualquer momento a adeso a um dos setoriais partidrios, nos termos deste Estatuto. Art. 58 Dos Ncleos de Base ... Acrescentar aps o 2: 3 - Os Ncleos Setoriais Zonais e Municipais se articularo com as instncias de direo correspondentes e com os respectivos Setoriais Municipais, Estaduais e Nacionais. Seo V Dos Setoriais, Secretarias Setoriais e Organizaes Petistas Nova Redao a Partir das Resolues do III Congresso Art. 121 Os Setoriais so instncias partidrias que organizam a militncia petista nos movimentos sociais, com trs finalidades bsicas: a) motivar a organizao partidria de filiados(as) petistas dos movimentos sociais em cada setor; b) participar obrigatoriamente da elaborao de polticas pblicas no mbito partidrio para subsidiar programaticamente a ao institucional do Partido; c) funcionar como a representao institucional do PT em cada setor nas suas relaes com os movimentos sociais, as bancadas parlamentares e os governos integrados pelos quadros do Partido. Art. 122 Os Setoriais so organizados em mbito municipal, estadual ou nacional, mediante autorizao das instncias de direo correspondentes. 1. Somente a Executiva Nacional poder instituir ou alterar a composio dos setores de atuao partidria reconhecidos como nacionais;

2. As Executivas Estaduais, Municipais e Zonais, bem como outras instncias regionais de organizao partidria existentes nos estados, podero instituir setores de atuao partidria, sendo considerada prioritria a instituio em suas reas correspondentes dos setores nacionalmente organizados. 3. As instncias dirigentes zonais, municipais, estaduais e nacionais apoiaro a constituio de ncleos setoriais, nos termos deste Estatuto. Art. 123 Os Setoriais estaro vinculados s Secretarias de Movimentos Populares e Polticas Setoriais de cada instncia de direo correspondente, municipal, estadual ou nacional. Art. 124 Os Setoriais devem ter atuao permanente, enquanto instncia de formulao e articulao partidrias. 1. As coordenaes setoriais nacionais e estaduais realizaro obrigatoriamente ao menos duas reunies presenciais e uma plenria presencial a cada ano, comunicadas antecipadamente instncia de direo correspondente. 2. As coordenaes setoriais municipais e os ncleos setoriais realizaro obrigatoriamente ao menos quatro reunies presenciais e duas plenrias presenciais a cada ano, comunicadas antecipadamente instncia de direo correspondente. 3. As instncias de direo partidrias viabilizaro os recursos financeiros necessrios viabilizao do funcionamento regular mnimo dos setoriais, acima descrito. " 4o. - O descumprimento do funcionamento regular mnimo por parte dos Setoriais permitir Direo da instncia partidria correspondente a convocao de encontros extraordinrios para recomposio da respeciva Coordenao Setorial. 5o. O mandato das Coordenaes Setoriais e das Secretarias Setoriais ser de quatro anos, observadas as condies previstas neste Estatuto para as direes de todas as demais instncias partidrias. Art. 125. - O Diretrio Nacional do PT poder constituir Secretarias Setoriais que expressem prioridades de organizao de determinados setores, de forma permanente ou temporria. nico - s Secretarias Setoriais no se aplicar o disposto no art. 123. Art. 126 As Coordenaes Setoriais tero direito a voz nas reunies dos Diretrios de nvel correspondente, zonais, municipais, estaduais e nacional. 1. As Secretarias Setoriais tero direito a voz nas reunies das Executivas partidrias de nvel correspondente, zonais, municipais, estaduais e nacional. 2. Sempre que forem pautados assuntos que sejam referentes a um setorial nas Executivas partidrias, dever ser convidada a participar a coordenao setorial de nvel correspondente, com direito a voz. Art. 127 No oramento geral do Partido, aprovado nas instncias partidrias, sero destinados recursos para a ao setorial. Seo VI Dos Encontros Setoriais Art. 128 Os Encontros Setoriais so abertos participao de todos(as) os(as) filiados(as) que atuam junto ao respectivo setor de militncia social, observados os seguintes pr-requisitos:

a) filiao um ano antes da data de realizao do encontro; b) adeso setorial trs meses antes da data de realizao do encontro; c) quitao de suas contribuies financeiras estatutrias. 1. O Diretrio Nacional dever regulamentar a adeso setorial, inclusive por meio eletrnico, emitir formulrio nacional de adeso setorial, a ser preenchido pelo(a) filiado(a) e registrado junto ao respectivo Diretrio Estadual, e atualizar anualmente as listagens de adeso setorial em todo o pas. 2. Os(as) filiados(as) podero participar de um setorial com direito a voz e voto, para o qual far a sua adeso, e de outro setorial de sua preferncia, apenas com direito a voz. 3. Filiados(as) que fizerem sua opo por participar das organizaes de Juventude, Mulheres e Combate ao Racismo do PT podero igualmente participar de um Setorial com direito a voz e voto. 4. O Diretrio Nacional dever fixar o calendrio nacional e as regras para os encontros setoriais nacionais, estaduais e municipais a cada quatro anos, em carter ordinrio, ou extraordinariamente". Art. 129. Os Encontros Setoriais Nacionais elegem os Coletivos e o(a) Coordenador(a) ou Secretrio(a) Nacional; os Encontros Setoriais Estaduais elegem os Coletivos, o(a) Coordenador(a) ou Secretrio(a) Estadual e os(as) delegados(as) ao Encontro Setorial Nacional, na proporo definida pelo Diretrio Nacional; e os Encontros Setoriais Municipais elegem os Coletivos, o(a) Coordenador ou Secretrio(a) Municipal e os(as) delegados(as) ao Encontro Setorial Estadual, na proporo definida pelo Diretrio Nacional. 1. Os Encontros Setoriais Nacionais s podem ser realizados quando o Setorial tiver pelo menos um ano de funcionamento, contado a partir da autorizao da Executiva Nacional. 2. Os Encontros Setoriais Estaduais e Municipais podem ser realizados por autorizao das respectivas Executivas, sendo que a eleio de delegados para os Encontros Setoriais de nvel superior s ser permitida aps um ano de seu funcionamento. 3. O qurum para os encontros e para a eleio de delegados(as) dos Setoriais de Pessoas com Deficincia e de Assuntos Indgenas ser de 50% (cinqenta por cento) inferior aos dos demais setoriais. 4. As deliberaes dos Encontros Setoriais devero ser encaminhadas ao Encontro de mesmo nvel, zonal, municipal, estadual ou nacional, para que sejam obrigatoriamente apreciadas.

38. Reforma aprovada sobre Ncleos no Exterior


No caso dos ncleos do PT no exterior, para participao nas eleies internas, alm da exigncia estatutria de filiao mnima de um ano, somente tero direito a voto os filiados vinculados ao ncleo h pelo menos seis meses. Os ncleos de base no exterior realizaro periodicamente o Encontro de Petistas no Exterior (EPTEX), a ser regulamentado pelo Diretrio Nacional do PT. Acrescentar ao Art. 60: No caso dos ncleos no exterior, sero eleitas tambm coordenaes regionais, cujo funcionamento ser regulamentado pelo DN.

10

You might also like