You are on page 1of 16

Protocolos para trax

Prof Cludio Souza

Indicaes
Quando falamos em tomografia computadorizada para o trax temos uma grande variedade de protocolos para estudos diversos, como por exemplo: estudo vascular em angiotomografia na pesquisa de aneurismas de aorta torcica e coronrias, temos estudos apenas para o parnquima pulmonar como por exemplo os trax de alta resoluo ou HR (High Definition), protocolos para mediastino com e sem a administrao de meio de contraste e trax de rotina para avaliao de diversas patologias como as respiratrias, derrames pleurais entre outros.

Reviso bsica de anatomia


Em tomografia computadorizada sempre que falarmos em trax temos que enxergar sua anatomia como um todo e no apenas os pulmes.

Caixa torcica
Os pulmes , corao e toda a parte vascular do trax esta protegida pela caixa torcica, que composta pelas costelas que se unem posteriormente a coluna vertebral e anteriormente ao esterno que junto com as cartilagens costais formam a nossa caixa torcica.

Reviso bsica de anatomia


Incisura jugular Esterno Manbrio

ngulo

Corpo
Processo ou apndice xifide

Reviso bsica de anatomia


Coluna Torcica ou dorsal
As costelas de unem posteriormente a coluna torcica atravs de duas articulaes, a costovertebral que articula a cabea da costela com o corpo vertebral e a costotransversaria que articula a costela com o processo transverso. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Art. Costovertebral 10 11 Processo transverso Processo espinhoso 12

Art. Costotransversal

Reviso bsica de anatomia


Temos doze pares de costelas que ao se unirem posteriormente a coluna torcica atravs das articulaes costovertebrais e costotransversais e ao esterno por cartilagens formam a nossa caixa torcica.
Verdadeiras 7 (sete) pares de costelas denominadas verdadeiras, se articulam anteriormente diretamente ao esterno atravs de cartilagens. Falsas 3 (trs) pares de costelas falsas, que se articulam indiretamente ao esterno atravs de cartilagens que as unem as costelas verdadeiras. Flutuantes 2 (dois) pares flutuantes que somente se articulam posteriormente a coluna vertebral.

Costelas

Reviso bsica de anatomia


Os pulmes so rgos esponjosos e elsticos formados por milhes de alvolos que se enchem de ar. Tem aproximadamente 25 cm de comprimento e 700 g de peso. O pulmo direito maior em largura que o esquerdo, por apresentar trs lbulos (o esquerdo tem dois), mas mais curto em altura, pois no lado direito o fgado est presente, fazendo com que o diafragma fique mais elevado.

Lobo superior D Fissura Horizontal Lobo mdio D

Lobo superior E

Fissura obliqua Lobo inferior E

Lobo inferior D Fissura obliqua Diafragma

Reviso bsica de anatomia


Pleura A pleura uma dupla membrana serosa, brilhante e escorregadia, que envolve o pulmo. A camada externa est aderida parede da cavidade torcica e ao diafragma, esta pleura denominada pleura parietal, que reflete-se na regio do hilo pulmonar para formar a pleura visceral. A pleura visceral a camada interna, que reveste os pulmes. Ela adere-se superfcie do pulmo e penetra nas fissuras entre os lobos.

Reviso bsica de anatomia


Pulmes sua principal funo

Indicaes
Com a evoluo dos tomgrafos hoje temos uma grande variedade de protocolos para trax, mais ainda temos algumas indicaes que so as que mais levam um cliente a realizar uma tomografia computadorizada do trax, dentre elas temos:
*Traumas *Doenas respiratrias *Massas

Posicionamento
Trax rotina

Protocolo para aparelho Multidetector Orientao do paciente


A orientao do paciente em relao ao gantry pode ser em head first (cabeas primeiro), ou feet first (ps primeiro), tudo vai depender de como foi montado o protocolo e as condies do cliente isso em casos de politraumatizados, porm usualmente se utiliza em feet first, com MMSS abduzidos acima da cabea.

Referncia anatmica Tanto com o paciente em head first ou feet first utilizamos SN como ponto de referncia e a linha lateral no meio da estrutura.

Tcnica
Tcnica

Scout anterior 0 em inspirao profunda Inicio dos cortes: pice Pulmonar Trmino: Ao nvel das glndulas supra renais ( fim das cpulas) . Espessura de corte: 5 a 7 mm Incremento: 5 a 7 mm Recon: 2,5 mm F.O.V: 30 a 35 cm Kv: 140 Ma: 250 Aquisio: Axial puro MPR: No h necessidade N de cortes: +- 40 imagens Algoritmos: Standard/ Lung

Imagens
Standard Lung

Mediastino

Parnquima

Trax HR High Resolution ( Alta Resoluo)


Tcnica dentro da tomografia computadorizada muito utilizada para doenas respiratrias j diagnosticadas previamente por outros mtodos de diagnstico por imagem, por exemplo uma tuberculose observada em uma radiografia de trax simples.
Tcnica A tcnica consiste em uma aquisio de imagem com a menor espessura de corte possvel em diferentes momentos de respirao, exemplo: Espessura de corte de 1mm com 10 a 20 mm de incremento. Modo Axial seqencial corte a corte. ( maior resoluo espacial) A regra de incremento sempre menor ou igual a espessura no de aplica a trax HR, pois essa tcnica o que importa o estudo de qualidade de cada imagem e no o seu conjunto. Algoritmo: Lung Numero de imagens : 24

Imagens
Lung

Lung - HR

Perguntas
1- Qual ou quais as principais indicaes para uma tomografia de trax rotina? 2- Quantos e quais so os lobos pulmonares, e o que os dividem? 3- Qual o ponto de referencia anatmica utilizamos no posicionamento de uma tomografia de trax. 4- Qual a indicao para um TC de trax HR? 5-Qual a orientao do paciente para uma TC de trax e sua variante? 6- atravs de quais articulaes as costelas se unem a Coluna vertebral e ao esterno para formar a caixa torcica? 7- Descreva a tcnica de uma TC de trax HR. 8- Qual o ponto de referencia anatmica para uma TC de trax? 9- Quantos e quais so os pares de costelas? 10- Qual o inicio e o trmino dos cortes para uma TC de trax?

You might also like