You are on page 1of 12

SISTEMA DE PROTEO

Prof.: Ruth Pastora Saraiva Leo Alunas: Janana Barbosa Almada 0276355 Maria Izabel Batista Vieira Silva 0276350

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

OBJETIVOS
O sistema de proteo tem como funes reduzir os danos no sistema eltrico e o perigo para os seres humanos, e, tambm, fornecer energia para os consumidores de forma confivel, segura e com qualidade.

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

SUBSISTEMAS DE PROTEO
Circuito Disjuntor: isola o circuito faltoso interrompendo uma corrente prxima do zero; Transdutores: TPs e TCs reduzem a magnitude de V e de I; Rels: so os elementos lgicos do sistema de proteo. Normalmente respondem a V e I e provem a abertura ou no dos disjuntores; Baterias: alimentam o sistema que tem que ser independente da linha faltosa.
3

Fig. 1 Esquema de proteo do sistema


Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

PROPRIEDADES
Sensibilidade a capacidade da proteo de cobrir a maior parte possvel do circuito e detectar pequenos defeitos. Seletividade a capacidade de manter o mais contnuo possvel o fornecimento de energia, protegendo o sistema e isolando o defeito. Confiabilidade a habilidade do sistema de proteo atuar de forma correta e quando realmente necessrio, evitando atuaes indevidas. Velocidade a caracterstica que garante que uma adequada proteo ir atuar o mais rpido possvel isolando o defeito. Economia um requisito levado em conta na relao custo x benefcio ao se escolher um rel de proteo. Mantenabilidade a capacidade do sistema de ter sua manuteno rpida e precisa.
Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica 4

DISPOSITIVOS DE PROTEO - ELO FUSVEL


Os elos fusveis so dispositivos de proteo destinados proteo de ramais secundrios de alimentadores, ramais de entrada de consumidores e transformadores de distribuio. A circulao de uma sobrecorrente pelo elo fusvel funde o elemento fusvel.

Fig. 2 - Fusvel
Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica 5

DISPOSITIVOS DE PROTEO RELIGADOR


O religador assim que uma falta detectada, atravs da medida da corrente em seus terminais, ele dispara rapidamente, abrindo o circuito; decorrido o intervalo de religamento, os contatos do religador so fechados.

Fig. 3 - Religadores

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

DISPOSITIVOS DE PROTEO SECCIONADOR


Pra-raios

Chaves seccionadoras de by-pass

Controle eletrnico

Operam em conjunto com os religadores. Conta as interrupes e, aps um pr-determinado nmero de interrupes, abre seus contatos antes da abertura definitiva do religador.

Tanque

Fig 4 Seccionadores

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

RELS FUNES DE PROTEO


Rel de proteo um dispositivo por meio do qual um equipamento eltrico operado, quando se produzem variaes nesse equipamento ou no circuito em que ele est ligado. Os rels podem ser eletrnicos, eletromecnicos ou digitais. As funes de proteo dos rels so identificadas por nmeros, a lista vai de 1 a 99. Algumas funes que possuem caractersticas adicionais so identificadas, tambm, por letras.

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

RELS DE SOBRECORRENTE
So dispositivos ligados no lado secundrio dos transformadores de corrente (TCs) e, portanto, acionados por correntes maiores que a do seu ajuste. So construdos para atuarem sobre os disjuntores que, por sua vez, isolam o circuito defeituoso. Funes:
50/51 sobrecorrente de fase com elemento instantneo e temporizado; 50/51N sobrecorrente de terra com elemento instantneo e temporizado; 51GS sobrecorrente de terra sensvel com elemento temporizado; 67/67N sobrecorrente direcional de fase e terra;
Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

Fig. 5 Rel de Sobrecorrente


9

RELS DE SUB-TENSO (27) E DE SOBRE-TENSO (59)


REL DE SUB-TENSO - Opera baseado na medio das tenses de fase. O elemento geralmente pode ser programado para operar somente quando as trs tenses de fase caem abaixo do nvel especificado, quando somente duas caem ou quando quaisquer das trs caem abaixo do nvel especificado. Para cargas sensveis tenso, tal como motores de induo, uma queda de tenso resultar em aumento da corrente de fuga, a qual pode causar aquecimento no motor. REL DE SOBRE-TENSO - Opera baseado na medio das tenses de fase. O elemento tambm pode operar quando trs, quaisquer duas ou qualquer uma das fases excede o nvel especificado. A sobre-tenso pode causar a diminuio do isolamento e acelerar a falha por isolamento (curto-circuito).
Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica 10

ALGUMAS DEFINIES
Coordenao: Ato ou efeito de dispor dois ou mais dispositivos de proteo em srie, segundo certa ordem, de forma a atuarem em uma seqncia de operao pr-estabelecida; Zona de proteo primria: Corresponde aos trechos de rede situados prximos de um determinado dispositivo de proteo, onde na ocorrncia de um defeito qualquer (temporrio ou permanente), o dispositivo resultar sensibilizado. Trip: denominado trip ou disparo, o momento em que o rel de proteo fecha seus contatos de sada quando da manuteno da corrente de falta por um determinado tempo, definido por uma curva, necessrio para essa atuao. Falta: uma ocorrncia acidental e sbita em um elemento do sistema eltrico. Falha: trmino da aptido de um elemento do sistema eltrico de desempenhar a funo dele exigida.
Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica 11

SELETIVIDADE ENTRE ELOS FUSVEIS


O elo fusvel protetor deve atuar primeiro, para isso o tempo total de interrupo dele deve ser menor que o tempo mnimo para a fuso do elo fusvel protegido.

Fig. 6 Elo fusvel protetor e protegido

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

12

COORDENAO ENTRE RELIGADOR E ELO FUSVEL


O elo fusvel no deve atuar durante a operao rpida do religador, mas na primeira operao temporizada deve ocorrer a fuso.

Fig. 7 Elo fusvel protetor e religador

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

13 13

COORDENAO ENTRE RELIGADOR E SECCIONADOR


A coordenao feita a partir do nmero de disparos do religador, por exemplo, o seccionador pode ser programado para agir aps 3 disparos do religador. Ao ocorrer o quarto disparo, o religador voltar a funcionar normalmente, pois a zona em que a falta ocorreu foi desligada pelo seccionador.

Fig. 8 Religador e Seccionador


Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica 14

COORDENAO ENTRE REL DE SOBRECORRENTE E RELIGADOR


O rel no dever atuar quando a falta ocorrer dentro da zona de proteo do religador. O rel no ser acionado enquanto o religador realiza a sua seqncia de operao, at a falta ser extinta ou at o bloqueio do religador. Para um rel eletromecnico, deve ser verificado o tempo de rearme, e o tempo de atuao do rel, enquanto a corrente de curto-circuito passa pelo religador nas fases rpidas e lentas.

Fig. 9 Rel de sobrecorrente e religador

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

15

COORDENAO ENTRE REL DE SOBRECORRENTE E RELIGADOR

Fig. 10 Coordenao entre rel de sobrecorrente e religador

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

16

RELS ELETROMECNICOS
Movimentos mecnicos devido a campos eltricos e magnticos; Durabilidade e Robustez Longa vida til, at 40 anos; Tolerncia a Altas temperaturas A temperatura no fator crtico para seu funcionamento; Baixa sensibilidade a surtos eletromagnticos imune a interferncia e necessria uma energia de surto relativamente grande para danific-lo; Elevados custos de instalao e manuteno Maior espao utilizado na SE, so monofsicos; Preciso Quanto maior mais caro o rel; Relativamente Lentos; Limitao de funcionalidades no h possibilidade de implementao de funes auxiliares, como oscilografia e registro de eventos.
Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica 17

FUNCIONAMENTO DE RELS ELETROMECNICOS

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Fig. 11 Rel Eletromecnico

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

18

RELS DIGITAIS
Idia inicial: proteo manipulada por um nico computador. Iniciou-se, portanto estudos de algortmicos encarando as complexidades da rea. Maior interesse na aplicao em proteo de linhas de transmisso. Possibilidade de implementao devido ao grande avano do hardware computacional.

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

19

RELS DIGITAIS
Benefcios esperados com o uso Desvantagens do uso das da proteo digital: protees digitais Auto-checagem e Adaptao da confiabilidade: O rel pode ser tecnologia: modificar programado para monitorar todo o sistema seu prprio software analgico j usado por hardware, aumentando a sua um digital. confiabilidade. Ambiente hostil para o Integrao do sistema e equipamento: o ambiente digital: Tendncia equipamento estar geral, sistemas de medio, sujeito s condies comunicao e controle serem climticas do local. computadorizados. Flexibilidade: dispositivo programvel/modular, podendo mudar suas caractersticas. Baixo Custo Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de 20
Energia Eltrica

FUNCIONAMENTO DO REL DIGITAL

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica Fig. 12

21

Rel digital

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Salles, Newton Jos de. Modelagem e anlise dinmica de sistemas de proteo de redes de distribuio de energia eltrica na presena de geradores sncronos. --Campinas, SP: [s.n.], 2007. Bezerra, Hamurabi. Sistema Simulador para Treinamento Presencial e a Distncia de Operao da Proteo de Sistemas Eltricos. Fortaleza, CE: [s.n], 2008. Departamento de Engenharia ltrica da Escola de Engenharia de So Carlos - Proteo Digital de Sistemas Eltricos de Potncia:dos Rels Eletromecnicos aos Microprocessados Inteligentes.

Fortaleza, 19 de agosto de 2008

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica

22

Obrigada!!
Fortaleza, 19 de agosto de 2008 Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Eltrica 23

You might also like