You are on page 1of 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

RELATRIO
Teste de Solubilidade

Breno Lacerda Tobias Felipe Mateus Martins Abrantes Hugo Leonardo Faria Nascimento Samuel Almeida Fonseca Engenharia de Materiais

Relatrio apresentado como requisito parcial para aprovao na disciplina de Qumica Analtica Experimental I no CEFET-MG a professora Dayse.

BELO HORIZONTE AGOSTO, 2011

1. INTRODUO
Primeiramente tem-se que a definio de Solubilidade: a quantidade mxima que uma substncia pode dissolver-se num lquido. Na solubilidade, o carter polar ou apolar da substncia influi muito, j que, devido polaridade das substncias, estas sero mais ou menos solveis. A solubilidade, tambm, depende de vrias circunstncias, tais como: temperatura, presso, concentrao de outros materiais na soluo e da composio do solvente. No preparo de uma amostra para uma anlise deve-se primeiramente observar algumas caractersticas visuais, tais como: colorao, granulometria, estado fsico, solubilidade. De acordo com a seqncia analtica, aps a fase de amostragem (1a fase), vem logo em seguida a parte de teste de solubilizao da amostra, sendo que essa fase realizada em tubos de ensaio em que so colocados, uma das fraes da amostra para primeiramente trat-la com 2 ml de gua. Se a solubilizao no ocorra a frio deve-se aquecer o tubo de ensaio (o aumento da temperatura geralmente facilita a solubilizao de um soluto. Deve-se sempre observar o nvel de solubilizao, se foi total, parcial ou nulo. Se a amostra ainda no dissolver parte-se para a utilizao de dois cidos conhecidos o HCl (cido clordrico) e o HNO3 (cido ntrico). Utiliza-se diferentes concentraes desses cidos, pois a concentrao do solvente vai influenciar a solubilidade de amostra (quanto maior a concentrao do cido, mais fcil ser a solubilizao da amostra). Procura-se sempre observar o tubo de ensaio durante as dissolues, observando e registrando as mudanas de cor, formao de gases e sua colorao e se a dissoluo foi feita a frio ou a quente.

2. OBJETIVOS
Discutir o preparo de amostras; Testar a solubilidade de vrias substncias usando diferentes reagentes; Observar as reaes qumicas e anotar o comportamento das substncias.

3. PARTE EXPERIMENTAL
Materiais:

3 tubos de ensaio;

1 bico de bnsen; Cobre metlico (Cu); Sulfato Ferroso II (FeSO4); Cloreto de Cobalto II (CoCl2); gua destilada; cido clordrico diludo (3 mol/L); cido clordrico concentrado (12 mol/L); cido ntrico diludo (6 mol/L); cido ntrico concentrado (15 mol/L).

Procedimento Padro: Para testar a solubilidade dos solutos (cobre metlico, sulfato Ferroso II, cloreto de Cobalto II), inicialmente pegou-se uma pequena quantidade ( de esptula) desses solutos, os quais foram colocados em tubos de ensaios diferentes. Em seguida foi colocada 20 gotas de solvente. Porm, esses solventes tinham uma ordem de teste, que era: 1) gua destilada a temperatura ambiente; 2) gua destilada quente; 3) cido clordrico diludo a temperatura ambiente; 4) cido clordrico diludo quente; 5) cido clordrico concentrado a temperatura ambiente; 6) cido clordrico concentrado quente; 7) cido ntrico diludo a temperatura ambiente; 8) cido ntrico diludo quente; 9) cido ntrico concentrado a temperatura ambiente; 10) cido ntrico concentrado quente. Seguindo essa ordem aos pares, foi analisada a solubilidade dos solutos em questo. Para os 3 solutos comeou-se com o 1 solvente. Caso o resultado fosse negativo, ou seja, o soluto no solvel, essa soluo seria aquecida e agitada para que o 2 solvente fosse analisado. Caso o resultado tambm fosse negativo, essa soluo seria aquecida de tal forma que toda a quantidade de solvente seria ebulida. Agora com o tubo de ensaio (frio) contendo apenas o soluto novamente, foi analisado o segundo par de solventes (3 e 4) e assim sucessivamente at que o resultado desse positivo, ou seja, o soluto ser solvel naquele solvente parcial ou totalmente.

O teste com cidos concentrados foi realizado dentro da capela.

4. RESULTADOS E DISCUSSO
AMOSTRA 1: Cobre metlico (Cu) Slido avermelhado, brilhante, inodoro e granulometria mdia 0,5mm. Solvente gua destilada cido clordrico 3,0M cido clordrico concentrado 12,0M cido ntrico 6,0M cido ntrico concentrado 15,0M A frio Insolvel Insolvel Insolvel Insolvel A quente Insolvel Insolvel Insolvel Solvel, com desprendimento de gs marrom; a soluo tornou-se azulada. -

AMOSTRA 2: Sulfato de ferro II (FeSO4) Slido verde esbranquiado, opaco, inodoro e pulverizado. Solvente gua destilada A frio Parcialmente solvel A quente Solvel; a soluo tornou-se amarelada.

AMOSTRA 3: Cloreto de cobalto II (CoCl2) Slido roxo, granulometria mdia 5,0mm. Solvente gua destilada A frio Solvel; a soluo tornou-se avermelhada. A quente -

Aps a realizao do teste de solubilidade para cada uma das amostras, verificou-se que apenas o cobre metlico no foi solvel em gua, o que j era esperado o cobre, assim como os demais metais, insolvel em gua. Por sua vez, o cloreto de cobalto II e o sulfato de ferro II mostraram-se solveis neste tipo de solvente, sendo necessrio aquecimento apenas para o sulfato de ferro II, uma vez que a solvatao dos ons deste sal exigem maior consumo de energia. Para a amostra 1, a juno de cido ntrico concentrado ao cobre metlico provocou a sua dissoluo atravs de uma reao qumica, transformando-se numa soluo azulada que contm nitrato de cobre (II), alm do desprendimento de monxido e dixido de nitrognio, os quais so gases de colorao castanha caracterstica. A cor verde da soluo, nos primeiros

momentos durante a reao, pode ser explicada pela combinao da cor azul do ction Cu2+, em soluo, com a cor castanha amarelada do dixido de nitrognio desprendido. Esta reao procedeu-se lentamente, mesmo sob aquecimento, devido ao alto consumo de energia necessria para que ela ocorresse. As reaes ocorridas so:

No caso das amostras 2 e 3, no houve reao qumica, apenas a solvatao dos ons provenientes destes sais, segundo as seguintes equaes:

5. CONCLUSO
A partir da realizao da prtica foi possvel discutir o preparo de amostras para anlise de ctions e nions. De forma objetiva o preparo consiste em verificar antes de qualquer procedimento a granulometria, estado fsico, colorao das amostras. Utilizando uma ordem de solventes, foi testado cada amostra no quesito solubilidade. Segundo as amostras testadas, apenas o cobre metlico no foi solvel em gua, o primeiro solvente da escala. O cobre se solubilizou em cido ntrico diludo por meio de uma reao qumica. Aps constatar o melhor solvente para tal amostra, no preparo de uma soluo da amostra para diversas anlises, com uma suposta amostra de 0,125 g, deve-se trabalhar com uma soluo de 2% a 5% (m/v). Para a semimicroanlise, um volume mdio de 4 ml para a soluo adequando para realizar a marcha sistemtica de anlises.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
VOGEL, A., Qumica Analtica e Quantitativa. 5a Ed. So Paulo: Mestre Jou, 1981. RENDELUCCI, Fbio. Coeficiente de Solubilidade e solvatao de sais. Disponvel em <http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u20.jhtm>. Acesso em: 19 agosto 2011

AUCLIO,

R.C.

TEIXEIRA,

L.R.S.

Solubilidade.

Disponvel

em

<http://web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/Sala%20de %20Leitura/conteudos/SL_solubilidade.pdf>. Acesso em: 19 agosto 2011

You might also like