You are on page 1of 10

NOTAS SOBRE A IDEOLOGIA ALEM DE MARX1 Wedson Ferreira da Cruz2

Resumo: este trabalho tem em seu eixo temtico a pretenso de pensar a ideologia com Marx e Engels como uma manipulao da conscincia, impedindo a emancipao da classe trabalhadora. Na construo terica dessa argumentao a concepo de A ideologia alem foi analisada, como condio indispensvel para entender um pouco mais do neohegelianismo, ou seja, os pensadores alemes posteriores ao filsofo alemo Hegel. Assim, a anlise primou por contemplar o conceito de ideologia como um senso comum sofisticado e abrangente, com base na representao que fazemos das coisas. Toma-se, aqui, como referncia, a clssica interpretao de Marx, segundo a qual as idias que predominam na sociedade so as idias da classe dominante. Palavras-chave: ideologia, conscincia, neohegelianismo

Pretende-se, com o presente artigo, discutir a ideologia com Marx e Engels como uma manipulao da conscincia, impedindo a emancipao da classe trabalhadora. Este artigo voltado ao estudo da obra A Ideologia Alem dos referidos autores. Pode ser dito que esta obra foi dividida em dois volumes: o primeiro, voltado para a elaborao das teses fundamentais do materialismo histrico e para a crtica dos princpios filosficos de Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stiner, filsofos neo-hegelianos alemes; e o segundo volume, dedicado crtica dos pontos de vista de alguns representantes do socialismo, corrente filosfica e poltica ento existente na Alemanha. Sem dvida, o texto central a primeira parte (I Feuerbach) onde Marx concentra sua crtica filosofia neo-hegeliana, sobretudo de Ludwig Feuerbach. A Ideologia Alem permaneceu indita e desconhecida at 1932, quando o Instituto de Marxismo-Leninismo de Moscou a publicou pela primeira vez em alemo, como parte da edio crtica das obras completas de Marx e Engels. Todavia, a obra foi escrita entre 1845 e 1846 pelos dois pensadores.

Trabalho de Concluso de Curso em Filosofia da Universidade Catlica de Gois (UCG), sob orientao do Dr. J.C. Avelino da Silva, sendo a Banca Examinadora composta pelos Doutorandos Eduardo Sugizaki e Pedro Gomes Neto (este ltimo convidar). 2 Aluno do stimo perodo do curso de Filosofia da UCG.

18

Vale a pena ressaltar que, quando de sua publicao em 1932, muitas das pginas do manuscrito (especialmente da primeira parte) no tinham sido encontradas ou estavam danificadas. Posteriormente, algumas dessas pginas foram encontradas e, aps um minucioso trabalho de reconstruo das passagens danificadas, uma nova edio alem da primeira parte foi feita em 1962. Depois de exilados pela segunda vez, Marx e Engels redigiram A ideologia alem, com um balano de suas prprias conscincias filosficas, em que a ruptura com Feuerbach, por certo, ocupa o lugar mais importante. O primeiro dos trabalhos que Marx e Engels escreveram em conjunto foi A sagrada famlia, cujo subttulo Crtica de uma crtica crtica, onde eles analisam as conseqncias polticas do neo-hegelianismo. uma polmica feroz contra Bruno Bauer e seus irmos Edgard e Egbert. Os autores de A ideologia alem levantam uma srie de questes com relao a Feuerbach. Na elaborao dessas teses redigidas por Marx em 1845, o objetivo era rejeitar o materialismo terico e reivindicar uma filosofia que, acima de tudo, em vez de interpretar o mundo, deveria modific-lo. Cabe aqui um esclarecimento: Ludivig Feuerbach foi um filsofo alemo, reconhecido por sua teologia humanista, que, na sua juventude, abandonou os estudos de teologia para torna-se aluno do filsofo George Welhelm Fredrich Hegel (1770/1831). Para Marx e Hegel, por desconhecer o carter ativo dos objetos naturais mediado pela prtica do homem, Feuerbach caiu numa concepo especulativa sobre a naturalidade do homem, desligada da poltica e da histria, e do desenvolvimento de si prprio, a partir de suas condies reais de existncia. J que a obra A Ideologia alem tem, na vertente da sua primeira parte, a elaborao das teses fundamentais do materialismo histrico e a crtica dos princpios filosficos dos neo-hegelianos, at mesmo apresentando elementos novos na construo dessa argumentao e cumprindo aqui a funo que nada mais do que a de um historiador da obra, julga-se extremamente oportuno, neste momento do encadeamento natural de continuidade do texto, apresentar elementos que possam ser norteadores de uma dinmica maior de compreenso. Em outras palavras, ser pavimentado um caminho que permita vislumbrar o panorama, indicando at que ponto vai o relacionamento filosfico de Marx e Hegel. Tambm citar-se- o que se entende por materialismo histrico e materialismo dialtico e qual a importncia disso na obra estudada e, por ltimo e no menos importante, apresentar-se- a concepo de ideologia em Marx. Tudo isso ser feito, mostrando-se as devidas fontes.

19

Tendo a prpria histria como base, vale lembrar que Marx jamais foi discpulo de Hegel, apenas seu estudioso e, mais tarde, seu crtico e adversrio filosfico. Marx buscava apropriar-se de alguns aspectos do hegelianismo, sobretudo da dialtica, para volt-los contra o sistema de Hegel. Esse sistema justifica a ordem social e poltica existente como resultado necessrio em direo ao esprito absoluto da histria. Essa afirmao pode ser comprovada pela seguinte passagem da obra A ideologia alem, na sua introduo, segundo o tradutor Luis Cludio de Castro e Costa:

Pela primeira vez na histria da filosofia, precisamente na obra Hegeliana, a dialtica adquiriu formulao consciente e sistemtica. Marx se sentiu atrado especialmente pela dialtica, cuja marca percorre sua tese de doutorado sobre a Diferena da Filosofia da Natureza em Demcrito e Epicuro. Significativa a escolha da dissertao acerca de dois filsofos materialistas, quando o mestre Hegel simplesmente afirmava a impossibilidade lgica de uma filosofia materialista (MARX; ENGELS, 2001, p. IX).

Neste outro trecho, fica clara a demonstrao de que o pensador Marx rompe com o sistema de Hegel e com os jovens hegelianos.

O processo de avano do pensamento marxista se d no s na direo do rompimento com o sistema de Hegel, porm ao mesmo tempo, do rompimento com os jovens hegelianos, uma vez que estes continuavam no plano do idealismo filosfico e adotavam a perspectiva da revoluo liberal-burguesa. Dentre esses jovens hegelianos, so os irmos Bauer os mais visados, especialmente Bruno Bauer, que fazia da conscincia crtica (inalcanvel pelas massas trabalhadoras). O sujeito da revoluo (MARX, ENGELS, 2001, p. XV).

Esses novos elementos acima colocados so de suma importncia, especialmente para a parte referente aproximao e, posteriormente, ao rompimento de Marx com o sistema hegeliano, pois Marx defendeu o materialismo dialtico, visando a superar o pensamento de Hegel, ltimo filsofo clssico alemo, autor do esquema dialtico, no qual o que existe de lgico, natural, humano e divino oscila perpetualmente entre a tese e a anttese at chegar a uma sntese mais rica. Percebe-se, no incio da atividade filosfica de Marx, uma dedicao filosofia hegeliana. como se ele assumisse o pensamento de Hegel como a filosofia atual do mundo. Posteriormente, influenciado por outros conhecimentos, comeou, ento, a criticar a concepo de histria de Hegel, por acreditar que ela no era um caminhar em direo do esprito absoluto, mas um suceder racional que se desenvolve segundo princpios que emanam de uma dialtica interna. 20

Marx comeou a seguir as crticas de Feuerbach, que uma doutrina filosfica que nega a realidade das coisas distintas do eu. Marx s admite a idia da dialtica do materialismo, que a posio filosfica que considera a matria como a nica realidade e nega a existncia da alma, de outra vida e de Deus. Demonstrao de que Marx negou radicalmente a especulao idealista pode ser verificada na introduo de A ideologia alem, apontada pelo tradutor Luis Cludio de Castro e Costa: A parte final dos manuscritos a da crtica da dialtica hegeliana enquanto especulao idealista. Desfeita a especulao, j desponta a dialtica materialista. (MARX; ENGELS, 2001, p. XVI). Ambos os caminhos apontados acima, ou seja, a dialtica do idealismo e a dialtica do materialismo, sustentam que as leis do pensamento so as leis da realidade (HEGEL, 2002). A realidade contraditria, mas a contradio supera-se na sntese, que a verdade dos momentos superados. Pode se verificar isso na seguinte citao: Hegel considera a ontologia do grego onto + logos, parte da metafsica que estuda o ser em geral e suas propriedades transcendentais, a contradio (anttese) e a superao (sntese) (ABRO, 2004, p. 375). Marx considerava historicamente a contradio de classes vinculada a um certo tipo de organizao social. Se Hegel apresentava uma filosofia que procurava demonstrar a perfeio do que existia, Marx apresentava uma filosofia revolucionria que procurava demonstrar as contradies internas da sociedade de classes e as exigncias de superao. A seguir uma outra citao que evidencia isso.

Do ponto de vista materialista, o sistema hegeliano devia ser revirado. As idias de toda ordem religiosas, filosficas, morais, jurdicas, artsticas e polticas no se desenvolviam por si mesmas, como entidades substantivas, condensadas no pice pela idia absoluta, identidade final entre ser e saber. (MARX; ENGELS, 2001, p. XXI).

De acordo com Chau (2006), essa idia reforada, qual seja, a de

Marx

propunha uma filosofia revolucionria, mostrando as contradies sociais, tal como pode ser visto no prosseguimento do texto.
A histria os indivduos fazendo-se uns aos outros, tanto fsica quanto espiritualmente. Esse fazer-se uns aos outros a prxis social e significa: 1. Que as classes sociais no esto feitas e acabadas pela sociedade, mas esto se fazendo umas as outras por sua ao, e esta ao produz o movimento da sociedade civil;

21

2. Que o conjunto das prticas sociais, tanto materiais quanto espirituais, fazendo os indivduos existirem como seres contraditrios, faz deles membros de uma classe social, isto , participantes de formas diferenciadas de existncia social, determinadas pelas relaes econmicas de produo, pelas instituies scio polticas e pelas idias ou representaes. O sujeito da histria, portanto, so as classes sociais. (CHAU, 2006, p. 71).

O que foi exposto at agora pode ajudar a jogar luz sobre uma questo que parece ser complexa, mas de grande importncia para o pensamento marxista, que a diferena fundamental entre materialismo dialtico e materialismo histrico. Na dialtica marxista, postula-se que as leis do pensamento correspondem s leis da realidade, como j demonstrado neste texto. Porm, a dialtica no s pensamento, ela pensamento e realidade a um s tempo. No entanto, a matria e seu contedo histrico ditam a dialtica do marxismo. Percebe-se que a contradio dialtica no apenas uma contradio externa, mas a unidade das contradies. Agora, apesar de todas as teorias sobre o materialismo dialtico assim chamado tambm porque sua teoria materialista e o seu mtodo dialtico terem sido uma constante no pensamento de Marx, posteriormente tambm o foi de Lnin, que, na verdade, as constitui como doutrina. Lnin concebeu a dialtica do materialismo histrico para a Rssia como forma de superao do capitalismo, demonstrando como uma sociedade comunista deveria ser. Quanto ao materialismo histrico, tambm chamado de cientfico, este surgiu no sculo XIX, na Alemanha. De modo bem simples, a teoria pregava a substituio de Deus pela razo e que toda explicao cientfica de ordem psicoqumica, alm de ressaltar que o pensamento apenas um produto do crebro. Ora, tudo isso que acaba de ser revelado tem uma dinmica muito grande para quem pretende conhecer o pensamento marxista com o rigor e a profundidade necessrios, na busca da formao de um historiador e filsofo. Portanto, essas questes, em razo de sua enorme complexidade, no se esgotam na simples elaborao dessas teses acima apresentadas, sendo exigido do estudioso do assunto um mergulho profundo nesse universo que, por ora, se mostra apenas na sua parte mais superficial. Neste instante, necessrio colocar novos fatos neste artigo. Segundo a histria, durante toda a vida, Marx nunca teve qualquer inimigo pessoal declarado. Entretanto, como ele tinha por hbito debater suas teses com outros filsofos, sempre se envolveu em muitas polmicas. Uma delas foi com o filsofo Proudhon, o homem mais popular do movimento

22

operrio francs. Na introduo da obra traduzida por Luis Cludio de Castro e Costa, A ideologia alem, percebe-se claramente isto.

A atividade jornalstica tambm imps a obrigao de pronunciamento acerca das correntes socialistas. Marx se declarou adversrio delas, ao mesmo tempo reconhecendo sua ignorncia a respeito de tais doutrinas. Estas se difundiam na Alemanha, apesar do atraso industrial dos pas e do carter pouco mais do que incipiente do seu proletariado. Eram doutrinas vindas da Frana e associadas aos nomes de Fourier, Proudhon, Saint-Simon e outros. Variantes todas do socialismo como ideal antiburqus desprendido das lutas econmicas e polticas das massas trabalhadoras e caracterizado pelo mesmo carter utpico (MARX; ENGELS, 2001, p. X).

Este o momento exato para a seguinte colocao: as opinies do filsofo francs foram relatadas no livro Filosofia da misria, escrito contra Marx.

No livro, Proudhon defendeu idias anarquistas, em uma sociedade baseada na pequena propriedade. A resposta de Marx veio com o livro Misria da Filosofia, no qual, disse que, de Hegel, Proudhon s havia adquirido o vocabulrio, alm de criticar seu reformismo e chamar suas idias de pequeno-burguesas, enfatizou que elas eram descomprometidas com a classe trabalhadora (ABRO, 2004. p. 242).

Por meio dessas discusses com Proudhon, Marx e Engels se engajam no caminho do socialismo, como pode ser verificado na introduo de A sagrada famlia. Sobre isso, o tradutor Srgio Jos Schirato responde pergunta formulada por ele mesmo sobre qual o interesse de se traduzir e de se ler a obra, e, considerando esses interesses, vale a pena destacar, at mesmo para a nossa seqncia de raciocnio, trs motivos. So eles:

1 Este texto uma ocasio para que Marx e Engels, ao se defrontarem com sua conscincia filosfica de outrora, comecem a mudar o culto do homem abstrato pela cincia do homem real e de seu desenvolvimento histrico. Marx e Engels comeam a elaborar aqui os princpios do materialismo histrico. 2 Mesmo empregando ainda a terminologia de Hegel, Marx abandona aqui a filosofia Hegeliana, engajando-se no caminho do socialismo, processo que se desenvolve atravs de suas discusses com Proudhon. 3 Denunciado a funo que os jovens hegelianos atribuem s idias, Marx insiste na importncia das transformaes sociais, da ao prtica dos homens utpico (MARX; ENGELS, 1987, p. 6)

Com essas novas citaes que serviram como indicador dos caminhos que Marx e Engels seguiram, pode-se evidenciar, da, o impulso fundamental ou a mola propulsora do desenvolvimento natural deste artigo. Em outra linguagem, com as afirmaes de Marx e Engels, (1987) expostas, percebe-se que os dois pensadores mudaram o culto do homem abstrato para a cincia do homem real e de seu desenvolvimento histrico. Ficam, entre outras 23

afirmaes importantes, com isso, representados os princpios do materialismo histrico, tal como o abandono da filosofia hegeliana, o engajamento dos dois no socialismo e tambm a forma crtica com que so tratadas as idias dos jovens hegelianos e os irmos Bauer. Marx insiste na importncia das transformaes sociais e da ao prtica dos homens. Com esses elementos norteadores da direo marxista, fica o registro de que aqui tambm se abre um universo a ser considerado e discutido, em outra ocasio. Agora, necessrio inverter o foco argumentativo para, at mesmo, garantir a continuidade do artigo. preciso mostrar a razo de ser deste artigo, que so, num primeiro momento, a crtica que Marx e Engels fizeram por meio de A ideologia alem e, no segundo momento, a crtica de Marx como conscincia invertida. Se pensarmos bem na definio do termo ideologia, vamos encontrar, em Chau (2006), um amparo de pesquisa importante, pois muito bem escreveu sobre o tema, no seu livro O que Ideologia. Segundo Chau (2006, p. 34),

Embora Marx tenha escrito sobre a ideologia em geral, o texto em que se realiza a caracterizao da ideologia tem por ttulo: A Ideologia alem. Isso significa que a anlise de Marx tem como objetivo privilegiado um pensamento historicamente determinado, qual seja, o dos pensadores alemes posteriores ao filsofo alemo Hegel.

Com essa afirmao de Chau (2006), fica bem caracterizada a vertente que d base Ideologia alem, diferente daquela definio do termo ideologia, que trata de um senso comum bem mais sofisticado e abrangente, com base na representao que fazemos das coisas. Entretanto, no se pode esquecer que impossvel viver sem ideologia. A sua

presena uma constante na vida de todo mundo. Cada pessoa conduzida por um bloco de idias e normas que orientam seus atos, consciente ou inconscientemente. Isso significa que, muitas vezes, a ideologia assumida; outras vezes, age imperceptivelmente. A pessoa no se d conta de sua influncia, mas a ideologia permanece latente e determina a viso de mundo que a pessoa tem. Por tudo isso aqui exposto, pode ser dito que se tornou clssica a interpretao de Marx, segundo a qual as idias que predominam na sociedade so as idias da classe dominante que ser tratada nessa concepo num segundo momento de A ideologia alem. Sobre isso, Marx e Engels (2001, p. 48) descrevem:
Os pensamentos da classe dominante so tambm em todas as pocas, os pensamentos dominantes; em outras palavras, a classe que o poder material dominante numa determinada sociedade tambm o poder espiritual dominante. A

24

classe que dispe dos meios da produo material dispe tambm dos meios da produo intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles aos quais so negados os meios de produo intelectual est submetido tambm classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais so do que a expresso ideal das relaes materiais dominantes; eles so essas relaes materiais dominantes consideradas sob forma de idias, portanto, a expresso das relaes que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, so as idias de sua dominao.

Assim alm desses fatores mencionados, pode ser exposto que as relaes de propriedade vigentes, alm do poder poltico de certos grupos sobre outros e das formas de explorao do trabalho que uma determinada classe social consegue implantar numa determinada poca histrica, estabelecem e determinam o que cada indivduo est obrigado a fazer, o modo como est obrigado a trabalhar e viver. Que isso que acaba de ser exposto, seno o impedimento da emancipao da classe trabalhadora? A professora Chau (2006) ajuda-nos a pensar sobre o assunto.

Nas consideraes sobre A Ideologia em Geral Marx e Engels determinam o momento de surgimento das ideologias no instante em que a diviso social do trabalho separa trabalho material ou manual de trabalho intelectual. Para compreendermos por que esta separao aparecer como independncia das idias com relao ao real e posteriormente, como privilgio destas sobre aquele, precisamos acompanhar em linhas gerais o processo da diviso social do trabalho, tal como Marx e Engels o expem em A Ideologia Alem. (CHAU, 2006, p. 57-8).

Concluso, Max e Engels se vem, ento, diantes da seguinte pergunta: como explicar a conscincia que os homens tm ou deixam de ter a respeito de seu prprio modo de vida, da produo material de sua sociedade e das relaes de classe, sejam elas econmicas, sejam pblicas? Pode ser dito que a conscincia est ligada s condies materiais de vida e ao intercmbio econmico entre os homens. Todavia, a conscincia que os homens tm dessas relaes, afirmam nossos autores, no condiz com as relaes materiais que de fato vivem. As idias e as concepes sobre como funciona o mundo so representaes que os homens fazem a respeito de suas vidas, do modo como as relaes aparecem na sua experincia cotidiana. Essas representaes so, portanto, aparncia. Para Marx, essas representaes implicam, num primeiro momento, uma falsa conscincia, uma conscincia invertida, pois perdem a aparncia e no so capazes de captar a essncia das relaes s quais os homens esto de fato submetidos. Na tentativa de uma melhor argumentao sobre o que seria de fato essa falsa conscincia, pode ser utilizado o raciocnio que se segue. Quando se estabelece, na histria, 25

uma determinada forma de diviso do trabalho, quando ela se torna dominante e generalizada dentro de uma sociedade, ela estabelece o lugar de cada um dentro do processo produtivo. Assim, as relaes de propriedade vigentes, o poder poltico de certos grupos sobre outros e as formas de explorao do trabalho que uma determinada classe social consegue implantar numa determinada poca histrica estabelecem e determinam o que cada indivduo est obrigado a fazer, o modo como est obrigado a trabalhar e viver. No capitalismo, diz Marx, existem os proprietrios dos meios de produo, as fbricas, as mquinas, por exemplo. E existem aqueles a quem no resta outra alternativa de vida a no ser vender o nico bem de que dispem: sua fora de trabalho em troca do pagamento de um salrio. No entanto, na cabea dos homens que vivem sob esse sistema, isso percebido, no plano das idias, como algo normal, natural. Ao trabalhador, parece-lhe natural que certas pessoas tenham que trabalhar em troca de um salrio para viver, como se isso sempre houvesse existido e, mais ainda, como se tivesse que continuar existindo para sempre. Esse indivduo no v a sociedade capitalista como uma sociedade historicamente construda pela luta entre uma classe, que tem a inteno de ser a classe dominante (a burguesia), e outras classes, que acabaram sendo submetidas a essa classe dominante, transformando-se em proletariado. medida que o tempo passa e a sociedade capitalista se estabiliza, ela percebida pelas pessoas, na vida cotidiana, como a nica sociedade possvel. Para legitimar ainda mais a idia de naturalidade de que uns tm os meios de produo e outros, sua fora de trabalho, h o poder da ideologia dominante, que faz um certo mascaramento da realidade social e permite a legitimao e dominao. Quando se trata de uma sntese explicativa do conceito de ideologia, especialmente da marxista, como o texto que ora se apresenta na sua vertente, fica clara a idia de que apenas foi revelada uma superfcie ou, como o prprio ttulo do artigo indica, to-somente revelaram-se pequenas notas sobre A ideologia alem de Marx. Sendo necessrio, para boa edificao de um edifcio terico completo, um rigor de estudo que no deixe nenhuma lacuna ou omisso que porventura aparecer, oportuno dizer que a ideologia tambm pode ser entendida como aquele sistema ordenado de idias, de concepes, de normas e de regras, com base no qual as leis jurdicas so feitas e que obriga os homens a comportarem-se segundo a vontade do sistema como se estivessem se comportando segundo sua prpria vontade. Essa coero do sistema sobre os indivduos, revela Marx, na verdade, a coero da classe dominante sobre as classes dominadas. Por 26

isso, Marx afirma que a ideologia, dominante numa dada poca histrica, a ideologia da classe dominante nessa poca. Com essas ltimas argumentaes que demonstram um esforo de pensar a ideologia dentro de um leque de consideraes muito maior do que pde ser perfeitamente possvel at o presente momento, tenta-se, em ltima instncia, provar que a ideologia no fundo acaba tirando uma das coisas mais preciosas do homem, que a sua dignidade humana, sendo levado inconscientemente a suportar as condies que lhe so impostas, sem indagar seu prprio valor. Contrapondo-se a essa figura de ser humano destitudo da sua dignidade, o correto seria o homem se reencontrar consigo mesmo, sendo um ser autnomo, autocentrado e autoconsciente, trabalhador manual e intelectual ao mesmo tempo.

REFERNCIAS

ABRO, Bernadette Siqueira. A histria da filosofia. 2 ed. So Paulo: Nova Cultura, 2004.

CHAUI, Marilena. O que ideologia. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 2006.

HEGEL. G. W. F. A fenomenologia do esprito. Traduo de Paulo Menezes, com a Colaborao de Karl Heinz Efken e Jos Nogueira Machado. Edio Revista. Petrpolis (RS): Vozes, 2002.

MARX, Karl; ENGELS, Friendrich. A sagrada famlia. Traduo de Srgio Jos Schirato. So Paulo: Moraes, 1987.

MARX, Karl; ENGELS, Friendrich. A ideologia alem. Traduo de Luiz Cludio de Castro e Costa. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

27

You might also like