You are on page 1of 11

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Prezados(as) concurseiros(as), Espero que todos estejam bem! Divirtam-se?

3 Simulado de Direito Administrativo (ESAF) 1. (ESAF/AFC/STN/2008) Em relao ao regime jurdico dos servidores pblicos, pode-se afirmar corretamente: a) a investidura em todo e qualquer cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. b) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. c) so condies para a aquisio da estabilidade aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico: dois anos de efetivo exerccio e avaliao especial de desempenho por comisso constituda para essa finalidade. d) adquirida a estabilidade, o servidor pblico passa a ter direito adquirido ao regime estatutrio a que est submetido, diferentemente do que ocorre com as relaes contratuais trabalhistas. e) o servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 2. (ESAF/Analista/ANA/2009) Considerando o que dispe o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, com as alteraes advindas das mutaes constitucionais pertinentes, assinale a afirmativa correta. a) O servidor ser exonerado do cargo se no tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. b) A investidura em cargo pblico ocorrer com a nomeao. c) O servidor no aprovado no estgio probatrio ser demitido ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. d) O servidor investido no mandato de Prefeito ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. e) O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade no servio pblico ao completar dois anos de efetivo exerccio.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

3. (ESAF/EPPGG/MPOG/2008) Assinale a opo incorreta, nos termos da Constituio Federal de 1988, o que ocorre caso seja invalidada, por sentena judicial, a demisso de servidor estvel. a) Ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem. b) O servidor estvel, quando posto em disponibilidade em virtude de extino do cargo, aps ser reintegrado, perceber remunerao at seu adequado aproveitamento em outro cargo. c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade. d) O eventual ocupante da vaga, ao ser reconduzido ao cargo de origem, faz jus indenizao, visto que no agiu de m-f. e) A aquisio da estabilidade exige lapso temporal de efetivo exerccio e avaliao especial de desempenho de forma obrigatria. 4. (ESAF/AFC/CGU/2008) Considerando as disposies relativas s proibies constantes da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a opo correta. a) Servidor que preside e administra clube de futebol profissional, registrado como sociedade empresria, no incide em hipteses de proibio. b) A proibio de valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem caracteriza-se mesmo que ausente a vantagem financeira. c) Inexiste proibio inerente ao nepotismo no mbito desta Lei. d) permitido ao servidor pblico atuar como procurador ou intermedirio junto a reparties pblicas quando se tratar de parentes at o segundo grau civil, cnjuge ou companheiro. e) vedado ao servidor em geral o recebimento de propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies, exceto se a vantagem no ultrapassar o valor de R$ 100,00 (cem reais). 5. (ESAF/AFC/CGU/2008) So hipteses de vacncia que importam provimento em novo cargo: a) promoo e readaptao. b) exonerao e demisso. c) aposentadoria e posse em outro cargo inacumulvel. d) redistribuio e remoo. e) disponibilidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Gabarito Comentado

1. (ESAF/AFC/STN/2008) Em relao ao regime jurdico dos servidores pblicos, pode-se afirmar corretamente: a) a investidura em todo e qualquer cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. b) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. c) so condies para a aquisio da estabilidade aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico: dois anos de efetivo exerccio e avaliao especial de desempenho por comisso constituda para essa finalidade. d) adquirida a estabilidade, o servidor pblico passa a ter direito adquirido ao regime estatutrio a que est submetido, diferentemente do que ocorre com as relaes contratuais trabalhistas. e) o servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Comentrios: A letra a est errada. A nomeao ocorrer (art. 9): Em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira; Em comisso, inclusive na condio de interino, para cargos de confiana vagos.

CARGO EFETIVO Isolado No h promoo/progresso De carreira H promoo/progresso

A nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo (ou seja, cargo efetivo) depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos a ordem de classificao e o prazo de sua validade (art. 10).
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Por outro lado, a nomeao para cargo em comisso independe de prvia aprovao em concurso pblico. Pois, trata-se de um cargo de livre nomeao e exonerao. A letra b est certa. No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado (art. 12, 2). Portanto, a Lei n 8.112/90 impede a realizao de novo concurso durante a vigncia do prazo de validade do certame anterior. No entanto, poder ser aberto novo concurso ainda que haja candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade j expirado.

CONCURSO ANTERIOR (ainda h aprovados) Prazo de validade no expirado Prazo de validade expirado

NOVO CONCURSO No Sim

Na Constituio Federal, a regra menos rigorosa. Vejam: durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira (CF, art. 37, IV). Isso significa que, durante o prazo de validade de um concurso pblico, a Administrao deve nomear todos os aprovados dentro do nmero de vagas previsto no edital regulador, antes de nomear os aprovados no concurso seguinte. Logo, segundo a CF, pode haver novo concurso durante a vigncia do prazo de validade do certame anterior. A letra c est errada. So estveis aps 3 anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico (art. 41). Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade (art. 41, 4). A letra d est errada. Estvel ou no, o servidor no tem direito adquirido ao regime estatutrio a que est submetido. A letra e est errada. O servidor pblico estvel s perder o cargo (art. 41, 1): Em virtude de sentena judicial transitada em julgado; Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Exonerao decorrente do excesso de despesa com pessoal (art. 169, 4). Pelo exposto, a resposta desta questo a letra b. 2. (ESAF/Analista/ANA/2009) Considerando o que dispe o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, com as alteraes advindas das mutaes constitucionais pertinentes, assinale a afirmativa correta. a) O servidor ser exonerado do cargo se no tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. b) A investidura em cargo pblico ocorrer com a nomeao. c) O servidor no aprovado no estgio probatrio ser demitido ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. d) O servidor investido no mandato de Prefeito ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. e) O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade no servio pblico ao completar dois anos de efetivo exerccio. Comentrios: A letra a est errada.

IMPORTANTE: Posse Exerccio

Prazos Improrrogveis 30 dias 15 dias

Descumprimento dos Prazos A posse tornada sem efeito Exonerao

A letra b est errada. A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse (Lei n 8.112/90, art. 7). A investidura o ato pelo qual o nomeado torna-se servidor, completando o seu vnculo com a Administrao. A letra c est errada. O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado (no se trata de demisso) ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado (art. 20, 2). A letra d est certa.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

SERVIDOR INVESTIDO EM MANDATO ELETIVO (Lei n 8.112/90, art. 94) U, E, DF Prefeito Afastamento Afastamento + opo por uma $ Com compatibilidade: duas $ Vereador Sem compatibilidade: afastamento + opo por uma $

A letra e est errada. So estveis aps 3 anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico (CF, art. 41). Portanto, a resposta desta questo a letra d. 3. (ESAF/EPPGG/MPOG/2008) Assinale a opo incorreta, nos termos da Constituio Federal de 1988, o que ocorre caso seja invalidada, por sentena judicial, a demisso de servidor estvel. a) Ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem. b) O servidor estvel, quando posto em disponibilidade em virtude de extino do cargo, aps ser reintegrado, perceber remunerao at seu adequado aproveitamento em outro cargo. c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade. d) O eventual ocupante da vaga, ao ser reconduzido ao cargo de origem, faz jus indenizao, visto que no agiu de m-f. e) A aquisio da estabilidade exige lapso temporal de efetivo exerccio e avaliao especial de desempenho de forma obrigatria. Comentrios: Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele (art. 41, 2): reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao; aproveitado em outro cargo; ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

O eventual ocupante da vaga, ao ser reconduzido ao cargo de origem no faz jus indenizao. Logo, a resposta desta questo a letra d. 4. (ESAF/AFC/CGU/2008) Considerando as disposies relativas s proibies constantes da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a opo correta. a) Servidor que preside e administra clube de futebol profissional, registrado como sociedade empresria, no incide em hipteses de proibio. b) A proibio de valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem caracteriza-se mesmo que ausente a vantagem financeira. c) Inexiste proibio inerente ao nepotismo no mbito desta Lei. d) permitido ao servidor pblico atuar como procurador ou intermedirio junto a reparties pblicas quando se tratar de parentes at o segundo grau civil, cnjuge ou companheiro. e) vedado ao servidor em geral o recebimento de propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies, exceto se a vantagem no ultrapassar o valor de R$ 100,00 (cem reais). Comentrios: A letra a est errada. Ao servidor proibido participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio (art. 117, X). Essa vedao no se aplica nos seguintes casos (art. 117, pargrafo nico): participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao no capital social ou em sociedade cooperativa constituda para prestar servios a seus membros; e gozo de licena para o trato de interesses particulares, observada a legislao sobre conflito de interesses.

NO PODE Gerncia Administrao Comrcio

PODE Acionista, cotista ou comanditrio Conselhos de administrao e fiscal (U Cooperativa Licena para o trato de interesses particulares capital social)

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra b est certa. Ao servidor proibido valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica (art. 117, IX).

COMENTRIOS: O valimento do cargo configura-se quando o servidor utiliza-se de suas prprias prerrogativas funcionais para obter proveito para si mesmo ou para proporcionar proveito a outrem (ainda que seja sem uma compensao a seu favor). A configurao do valimento do cargo exige que a conduta incorreta seja adotada intencional e conscientemente pelo servidor. Portanto, no h valimento de cargo culposo, mas apenas doloso. Ademais, o proveito, pessoal ou de outrem, pode ser de qualquer natureza, no necessariamente financeiro ou material. A conduta prevista nesse inciso se configura independentemente da concretizao do resultado delituoso e contrrio ao interesse pblico, seja a favor do servidor, seja a favor de terceiro. Ademais, o valimento do cargo tambm pode configurar simultaneamente ato de improbidade administrativa.

A letra c est errada. Ao servidor proibido manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, Cnjuge, Companheiro ou Parente at o 2 grau civil (CCP2) (art. 117, VIII).

COMENTRIOS: Essa regra alcana apenas o parentesco combinado com a chefia imediata. Ou seja, a ocorrncia de parentesco entre servidores separados por mais de um grau de hierarquia funcional no atingida por esta proibio. Por exemplo: eu posso ser o chefe do chefe da minha esposa. Pois, nesse caso, h pelo menos um chefe intermedirio entre mim e ela. Ento, de acordo com esse inciso, eu no posso ser chefe imediato da minha esposa. Certo? Depende! Pois, ela pode ser nomeada, aps aprovao em concurso pblico, para trabalhar diretamente subordinada a mim. Em suma, a proibio se aplica no caso de nomeao para cargo ou funo de confiana.

A letra d est errada. Ao servidor proibido atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ previdencirios ou assistenciais de Parentes at o 2 grau, e de Cnjuge ou Companheiro (CCP2) (art. 117, XI).

COMENTRIOS: Esse inciso visa a evitar que as demandas defendidas pelo servidor, junto ao rgo pblico, tenham bom xito sucesso to-somente em funo da facilidade de acesso s reparties, seja por conta prpria, seja por amizade, coleguismo ou clientelismo. Em suma, a regra procura coibir o uso indevido, por parte do servidor, do prestgio e de sua influncia. A configurao do ato ilcito independe de: o benefcio a favor do terceiro estar ou no na alada de competncia do servidor infrator; o servidor conseguir ou no o objeto do pedido a favor do terceiro; ser lcito ou ilcito o interesse do terceiro; o servidor receber ou no vantagem de qualquer espcie.

A letra e est errada. Ao servidor proibido receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies (art. 117, XII).

COMENTRIOS: Esse inciso probe o recebimento de qualquer vantagem por parte do servidor para realizar ato regular, inserido em suas atribuies. Esse enquadramento disciplinar tambm pode configurar simultaneamente o ato de improbidade administrativa.

Por isso, a resposta desta questo a letra b. 5. (ESAF/AFC/CGU/2008) So hipteses de vacncia que importam provimento em novo cargo: a) promoo e readaptao. b) exonerao e demisso. c) aposentadoria e posse em outro cargo inacumulvel. d) redistribuio e remoo. e) disponibilidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: Essa questo j caiu em vrios concursos organizados pela ESAF. Vocs no podem err-la porque ela muito fcil. Vejamos:

PROVIMENTO (NomAproPro4Re)
Nomeao Aproveitamento

VACNCIA (PEDRA PF)

Promoo
Exonerao Demisso

Promoo Readaptao
Reconduo Reitegrao Reverso

Readaptao
Aposentadoria Posse em outro cargo inacumulvel Falecimento

Portanto, a resposta desta questo a letra a.

QUADRO DE AVISOS: Informo o lanamento dos seguintes cursos aqui no Ponto: Direito Administrativo em Exerccios (ESAF) para APO/MPOG. tica na Administrao Pblica (Teoria e Exerccios - ESAF) para AFT. Correio para AFC/CGU, em parceria com Prof. Marcus Vincius. Direito Administrativo em Exerccios (ESAF) para SUSEP; Discursiva - Direito Administrativo - SUSEP; Legislao Bsica SUSEP (Teoria e Exerccios), em parceria com os professores rick Moura e Antnio Nbrega; Direito Administrativo (Teoria e Exerccios - FCC) para APOFP/SP (em breve). Direito Administrativo em Exerccios (ESAF) para AFC/CGU (em breve).

At o prximo simulado! Bons estudos, Anderson (anderson@pontodosconcursos.com.br)


Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ESAF) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Bibliografia ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008. MORAIS, Jos Leovegildo Oliveira. tica e Conflito de Interesses no Servio Pblico. Braslia: ESAF, 2009.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

You might also like