You are on page 1of 19

Preveno e Controle de Riscos em Mquinas, Equipamentos e Instalaes.

Choque Eltrico

Prof. MSc. Dlcio Taques Saldanha Engenheiro Eletricista

AGENDA
1. Definio 2. Resistncia do corpo humano 3. Lei de Ohm 4. Tipos de choques eltricos 5. Condies que favorecem os choques eltricos 6. Tenso de toque e passo 7. Perigos do choque eltrico 8. Os efeitos do choque eltrico 9. Preveno 10.Primeiros socorros
2

1 Choque Eltrico

Definio: uma perturbao acidental que se manifesta no organismo humano, quando percorrido por uma corrente eltrica.

2 A resistncia do corpo humano


Ri1 200

INTERNA
500

Ri3 100

Rit 500

EXTERNA
pele mida 0 pele seca de 1000 a 2000
4

Ri2 200

3 Lei de Ohm
V R I
I= V R
R = Resistncia () V = Tenso (V) I = Intensidade de corrente (A) = ohm. V = Volt. A = Ampre.

COM A PELE SECA


Rt = RC + RH = 2000 + 500 = 2500 I= E 110 = = 0,044 A ou 44 mA R 2500 C = contato H = humano

COM A PELE MIDA


Rt = RC + RH = 0 + 500 = 500 I= E 110 = = 0,22 A ou 220 mA R 500

4 - Tipos de Choques Eltricos

1. Choque Esttico 2. Choque Dinmico 3. Descarga Atmosfrica

5- Condies que favorecem os choques


1. Superfcie energizadas:
a) Carcaa de motores. b) Aparelhos eletrodomsticos. c) Cho, paredes e tetos. d) Torneiras e chuveiros. e) Cercas, grades e muros. f) Caixas de controle de medio de energia. g) Postes energizados. h) Cho energizado em volta do poste. i) Luminrias energizadas. j) Painis e conduites.
7

Condies que favorecem os choques


2. Fios e cabos com isolamento deficiente:
a) Isolamento com defeito de fbrica. b) Isolamento velho e partido. c) Isolamento danificado por objetos pesados. d) Isolamento rompido por roedores. e) Isolamento super aquecido.

3. Fios e cabos energizados cados no cho.


8

Condies que favorecem os choques


4. Redes areas energizadas:
a) Construo em baixo das linhas. b) Sacadas prximas das redes. c) Podas de rvores. d) Antenas, guindastes, basculantes, pulverizadores. e) Empinar papagaios (linha met. e dias chuvosos). f) Bambus e outros objetos longos.

5. Redes areas desenergizadas:


a) Residual capacitivo. b) Gerador particular. c) Alimentao atravs da BT via transformador. d) Efeitos da induo de outras linhas que passam bem prximas. e) Energizamento atravs de manobras incorretas.
9

6 - Tenso de toque e passo

TENSO DE TOQUE

TENSO DE PASSO
10

7 - Perigos do choque eltrico


F F F N

Os perigos do choque eltrico podem ser mais danosos ainda, desde que a corrente passe a transitar com maior intensidade pelo corao.

11

8 - Os efeitos do choque eltrico


VARIAM CONFORME AS CIRCUNSTNCIAS.
1 8
Durao do choque Percurso 7 da corrente no corpo natureza cc - ca

2
nvel de frequncia

Condies organicas e psiquicas da pessoa

Tipo de contato

Resistncia do corpo

Intensidade da corrente

Isolamento do corpo

5
12

Os efeitos do choque eltrico


DIRETAS
- Contraes musculares, - fibrilao ventricular, - parada cardaca, - queimaduras, - asfixia, anoxia, anoxemia.

INDIRETAS

- Quedas de nveis elevados, - batidas, - fraturas, - traumatismos, - perda de membros.

MORTE
13

Os efeitos do choque eltrico


I n t e n s i d a d e d a c o r r e n t e a l t e r n a d a P e r t u r b a e s p o s s v e i s d u r a n t e c o n t a t o
N e n h u m a . A p e n a s l e v e s e n s a o d e f o r m i g a m e n t o .

E s t a d o p o s s v e l d a v t i m a a p s o c o n t a t o
N o r m a l

S a l v a m e n to

R e s u l t a d o f i n a l m a is p r o v v e l

u m a N o r m a l

0 , 5

m A

1 , 1

m A

S e n s a o c a d a v e z m a is d e s a g r a d v e l a m e d i d a q u e a in t e n s i d a d e a u m e n t a . H p o s s ib i l i d a d e d e c o n t r a e s m u s c u l a r e s . S e n s a o d o l o r o s a . P o d e h a v e r c o n t r a e s m u s c u l a r e s e p o s s v e l a s f i x i a c o m p e r t u r b a e s n a c i r c u l a o s a n g u n e a . S e n s a o i n s u p o r t v e l c o m c o n t r a e s v i o l e n t a s . A s f i x i a . P e r t u r b a e s c i r c u l a t r i a s g r a v e s c o m p o s s i b i l i d a d e d e f i b r i l a o ventricular. Asfixia im e d i a t a . F ib r i l a o v e n t r i c u l a r e a l t e r a e s m u s c u l a r e s , m u i t a s v e z e s a c o m p a n h a d a s d e q u e im a d u r a s . Asfixia im e d iata. d o s c e n t r o s n e r v p o s s v e l d e s t r u i t e c i d o s e q u e i m a g r a v e s . P o d aralisia s o s c o m o d e u r a s

N o r m a l

N o r m a l

1 0

2 0

m A

M o r t e a p a r e n t e

R e s p i r a o artificial

R e s ta b e l e c i m e n t o

2 1

1 0 0

m A

M o r t e a p a r e n t e

R e s p i r a o artificial

R e s ta b e l e c i m e n t o o u m o r t e d e p e n d e n d o d o t e m p o

A c im a d e 1 0 0 m A

M o rte a p a r e n t e .

M uito difcil

M orte

P r x im o d e 1 0 0 0 m A

M o rte a p a r e n t e o u i m e d i a t a

P r a t i c a m e n t e im p o s s v e l

M orte

14

9 - Preveno
1. Fase do projeto:
a) Observar as normas da ABNT ou internacionais. b) Nvel de isolamento adequado. c) Aterramento bem dimensionado. d) Sinalizao adequada. e) Cabines de fora com acesso somente para pessoas qualificadas e contendo todo o material correto para o manuseio.

2. Fase de instalao:
a) Profissionais devidamente habilitados. b) Trabalho com rede desenergizada. c) Usar equipamento de proteo. d) Aterrar equipamentos e eletrodomsticos. e) Isolamento correto dos condutores. f) Uso de cores padronizadas para fase e neutro. g) Em reas rurais, seccionar e aterrar cercas sob redes eltricas.

3. Fase de operao e manuteno:


a) Profissionais devidamente habilitados. b) Observar as normas vigentes. c) Usar equipamento de proteo.
15

10 - Primeiros Socorros
Sempre que for prestar socorro a uma vtima de acidente ou mal sbito, o socorrista dever estar atento e obedecer os passos a seguir: Mantenha-se calmo e evite o pnico. Certifique-se de que h condies seguras o bastante para atendimento pr-hospitalar, sem risco para o socorrista e a vtima. Faa uma avaliao primria da vtima e d prioridade aos casos mais graves, como: hemorragia abundante, inconscincia, parada crdio-respiratria, choque e envenenamento. Voc pode agravar o estado da vtima com manobras intempestivas. No abandone a vtima para procurar socorro. No d lquidos ou mesmo produtos para inalao. No tracione membros ou faa movimentos bruscos com a 16 vtima.

Primeiros Socorros
Garanta as funes vitais do acidentado (respirao e circulao). S remova a vtima se puder manter as funes vitais (respirao e circulao). Mantenha a vtima em posio confortvel e aquecida. O atendimento deve ser feito preferencialmente no solo. Transporte a vtima para o hospital mantendo as funes vitais. Aps qualquer atendimento de emergncia, a vtima deve ser encaminhada para um atendimento mdico especializado. Preste informaes corretas ao hospital sobre os procedimentos realizados, bem como, se possvel, sobre os dados de sade da vtima que voc saiba (hipertenso, diabetes, hemofilia, epilepsia, gravidez, asma etc.).
17

Primeiros Socorros

As manifestaes do choque so: contraes musculares; comprometimento do sistema nervoso central, podendo levar parada respiratria; comprometimento cardiovascular provocando a fibrilao ventricular "parada cardaca"; queimaduras de grau e extenso variveis, podendo chegar at a necrose do tecido.
18

Primeiros Socorros
Em caso de acidente com choque eltrico, a primeira atitude para socorro da vtima desligar a corrente eltrica o mais rpido possvel ou afastar a vtima do contato eltrico, utilizando material isolante eltrico seco ( borracha, madeira, amianto etc). O segundo passo verificar o nvel de conscincia e sinais vitais; realize a ressucitao crdio-pulmonar, se necessrio; cuide das queimaduras, se houver, e providencie a hospitalizao da vtima. Os casos mais graves causados por choque so a parada crdiorespiratria e queimadura.

19

You might also like