You are on page 1of 14

Lei n 102/IV/93 de 31 de Dezenibro

Por mandato do povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 1869 da Constituio, o seguinte:

CAPTULO I Objecto e mbito

Artigo 1 (Objecto)

O presente diploma define o regime jurdico-de constituio, modificao e extino da relao jurdica de emprego na Administrao Publica

Artigo 2 (Ambito) 1. O presente diploma aplica-se aos funcionrios e agentes da Administrao Central e Local Autrquica, bem Como aos institutos Pblicos que revistam a natureza de servios personalizados do Estado , salvo disposio exp-ressa da lei; 2. O presente diploma aplicasse ainda aos servios na dependncia orgnica e funcional da Presidncia da Republica, da Assembleia Nacional e das instituies judicirias, bem assim ao pessoal civil da Polcia de Ordem Pblica e das Foras Armadas, sem prejuzo da legislao especial aplicvel.

CAPTULO 11 Constituio da relao jurdica de ernprego SECO 1 Modalidades Artigo 3 (Constituio) 1. A relao jurdica de emprego na Administrao Pblica constitui-se em regime de carreira, por nomeao e, em regime de emprego, por contrato administrativo-de provimento ou por contrato de trabalho a termo, 2. O provimento de cargos dirigentes e de chefia operacional de pessoal do quadro especial feito em regime de comisso de servio. SECO 11 Condies gerais para a constituio da relao jurdica de emprego

Artigo 4' (Condies gerais) 1. Pode adquirir a qualidade de funcionrio ou agente administrativo o cidado nacional ou estrangeiro e aptrida, nos termos a que se refere o artigo 23 da Constituio da Republica, que rena ns seguintes condies:

a. Maioridade; b. Habilitaes literrias ou qucilificaes profissionais legalmente exigdas para desenipenho do cargo; c. Idoneidade civil; d. Capacidade profissional; e. Aptido fsica. 2. As habilitaes referidas na alnea b) do n 1 do presente artigo so exigfveis ainda que os agentes sejam remunerados por verbas globais,

Artigo 5 (Ingresso na Administrao Pblica) 1. Os indivduos que tenham Completado 35 anos de idade no podem ser providos em lugares de acesso de categoria inferior ao de pessoal da carreira tcnica ou equiparado, salvo se data de constituio da relao jurdica de emprego j desempenhavam outras funes no Estado ou nos municpios, com direito a aposentao, com idade inferior quela e desde que a transio se faa sem interrupo de servio, 2. Para efeitos do nmero anterior considera-se lugar de acesso todo aquele que, fazendo parte de uma hierarquia, d ao seu titular a possibilidade de promoo ou progresso.

Artigo 6 (Idoneidade civil) A idoneidade civil prova-se por certificado do registo criminal iue mostre no ter o indivduo sido condenado pelos crimes de furto, roubo, burla, abuso de confiana, provocao Pblica ao crime, peculato, suborno? corrupo, inconfidncias incitamento indisciplina, bem como outros crimes considerados desonrosos,

Artigo 7 (Capacidade profissional) No tm capacidade profissional, os funcionrios na situao de licena de longa durao, os aposentados ou reformados e os demitidos durante os cinco anos a contar da data de publicao da pena. Artigo 8

(Aptido fsica) A aptido fsica prova-se por atestado passado por autoridade sanitria local, em que se declare que o interessado tem a robustez necessria para o desempenho do cargo.

Artigo 9 (Sano pela preteriro das condies gerais) A constituio da relao jurdica de emprego efectuada com preteriro das condies legais considera-se nula.

SECO III Nomeao SUB-SECO I Artigo 10 (Noo) 1. A nomeao um acto unilateral da Administrao pelo qual se preenche um lugar do quadro e se visa assegurar, de modo profissionalizado, o exerccio de funes prprias do servio pblico que revistam carcter de permanncia. 2. Para efeitos de nmero anterior, consideram-se funes prprias do servio pblico aquelas cujo exerccio corresponda a necessidades permanentes e prprias dos servios e que exija a qualificao tcnica, tcnico-proriss.ional ou for-mao especfica. 3. obrigatria a nomeao dos candidatos aprovados em concurso para as quais existam vagas que tenham sido postas a concurso, salvo ocorrncia de factos impeditivos supervenientes.

Artigo 11 (Efeitos) A nomeao produz efeitos com a tomada de posse do nomeado e confere ao interessado a qualidade de funcionrio. Artigo 12 (Modalidade) A constituio da relaoo jurdica de emprego por nonieao reveste as modalidades de: a) Nomeao por tempo indeterminado, admite designada por nomeao; b) Nomeao em comisso de servio,

Artigo 13 (Nomeao)

1. A nomeao provisria durante o perodo probatrio e, no seu termo, converte-se automaticamente em definitiva, independentemente de quaisquer formalidades. 2. Exceptua-se do disposto no nmero anterior::

a) A noo funcionrio j nomeado definitivamente em lugar de outra carreira; b) A nomeao aps frequncia de estgio de durao igual ou superior a um ano,

3. O perodo probatrio em lugar de ingresso tem a durao de um ano, salvo o disposto no n 5. 4. Se o funcionrio a nomear em lugar de ingresso j estiver nomeado definitivamente em lugar de outra carreira a nomeao feita durante o periodo probatrio em comisso de servio, 5. Nos casos em que a nomeaao precedida de estgio de durao igual ou superior a um ano, a nomeao e lugar de ingresso definitiva. Se a nomeao for precedida de frequncia de estgio de durao inferior a um ano, a nomeao em lugar de ingresso provisria e feita pelo tempo que faltar para que se complete aquele perodo. 6. A nomeao em lugar de acesso definitiva, salvo no caso de recrutamento excepcional] previsto no artigo 16 n 2 do Decreto-Lei n 86/92, de 16 de Julho. 7. No caso de a nomeao ocorrer na sequncia de recrutamento excepcional, a nomeao provisria e converte-se em definitiva, independentemente de quaisquer formalidades aps o decurso de um perodo probatrio com a durao de 6 meses. 8. O funcionrio que durante o perodo probatrio no revelar aptido comprovada pela avaliao pode ser exonerado a todo o tetmpo por, despacho de entidade que o tiver nomeado. 9. A avaliao de desempenho considerada negativa durante o perioso probatrio implica a exonerao do cargo. Artigo 14 (Nomeao em comisso de servio) A nomeao em comisso de servio aplicvel: 1. A nomeo de Pessoal Dirigente e de Chefia Operacional ; 2. A nomeao para cargos de livre escolha; 3. Aos casos expressamente previstos na lei.

Artigo 15 (Forma de nomeao) 1. A nomeao reveste a forma de despacho, podendo consistir em mera declarao de concordncia com proposta ou informao anterior que neste caso, faz parte integrante do acto. 2. Do despacho de nomeao deve constar a rererncia s normas legais que permitem a nomeaa e, bem assim, informao sobre a existncia de cabimento oramento.

3. Nos casos em que a nomeao est sujeita a fiscalizao do Tribunal de Contas deve o original do despacho ser remetido quele Tribunal, Salvo os casos de provimento considerado de urgente convenincia de servio, a nomeaao em lugar de ingresso produz efeitos a partir da data de publicao do acto no Boletim Oficial.

SUB-SECO II Posse Artigo 16 (Noo)

1. A posse um acto pblico, pessoal e solene pelo qual o nomeado manifesta a vontade de aceitar a nomeao. 2. No acto de posse o nomeado presta o seguinte compromisso: J.uro solenemente desempenharr com lealdade e zelo as fines que me so confiadas no respeito pela constituio e pelas demais leis da Repblica".

3. A posse titulada pelo respectivo termo, de modelo a aprovar por portaria do membro do Governo responsvel pela Administrao Pblica. 4. obrigatria a posse nos casos de: a) Nomeao em lugar de ingresso; b) Nomeao em cargo dirigente e de chefia operacional ou equiparados; c) Nomeao em lugar de acesso quando ocorra na sequncia de recrutamento excepcional previsto no n 2 do artigo 16 do Decreto-Lei n 86/92, de 16 de Julho.

5. dispensada a posse nos casos de nomeao definitiva, substituio, acumulao e mobilidade profissional do pessoal.

Ai-tigo 17 (Competncia) A competncia para conferir a posse pertence ao superior Hierrquico com categoria igual ou superior cberia operacional. Artigo 18 (Efeitos) A posse determina o incio de funes para todos os efeitos legais, designadarnente abono de remuneraes e contagem de tempo de servio.

Artigo 19 (Recusa ilegtima) 1. A entidade competente para conferir a posse no pode recusar-se faz-lo, sob pena de incorrer em responsabilidade civil e disciplinar. 2. A recusa de aceitao por parte do nomeado implica q renncia ao direito de ocupao do lugar, sem prejuzo dos efeitos previstos em legislao especial. SECO IV Contrato Administratvo de Provimento Artigo 20 (Noo) 1. O contrato administrativo de provimento o acordo bilateral pelo qual um pesso a no integrada nos quadros assegura, tttulo temprrio com carcter de subordinao, o exerccio de funes prprias do servio pblico, com sujeio no regime da administrao Pblica. 2. O contrato administrativo de provimento confere ao particular outorgante a qualidade de agente administrativo. Artigo 21 (Adrnissibilidade) O contrato administratvo de provimento pode, ser celebradlo nos seguintes casos:

1. No exerccio anual de cargos quando a lei reguladora do seu provimento o permitir; 2. Quando se trate de servios em regime de instalao, salvo se o interessado j possuir nomeao definitiva; 3. Quando se trate de pessoal docente e de investigao; 4. Para frequncia de e stgio de ingresso na carreira, salvo se o interessado j possuir nomeao definitiva, Artigo 22 (Forma e prazo) 1. O contrato administrativo de provimento celebrado por escrito e dele consta obrigatoriamente:

2. O nome dos outorgantes; 3. O cargo, a remunerao e a dita de incio do contrato; 4. A data e assinatura dos outorgantes.

5. O contrato administrativo de provimento considera-se celebrado por um ano, tcita e sucessivamente renovvel por iguais perodos, se no for oportunamente denunciado, nos termos previstos neste diploma. 6. A renovao do contrato administrativo de provimento a que se referem as alneas b) e d) do artigo219 tem como limite, consoante os casos, o termo do regime de instalao e o de estgio, salvo o disposto no nmero seguinte. 7. O contrato administrativo dos estagirios aprovados no estgio para os quais existam vagas considera-se automaticamente prorrogado at a data de aceitao da nomeao. Artigo 23 (Seleco de pessoal) a. O recrutamento do pessoal em regime de contrato administrativo de provimento depende de um processo de seleco sumrio. b. Do processo de seleco fazem parte: 1. A publicao de'oferta de emprego em jornal de expanso nacional, incluindo obrigatoriamente a indicao do tipo de contrato a celebrar, o servio a que se destina, o cargo, os requisitos exigidos bem como a remunerao a atribuir; 2. A apreciao das candidaturas por um jri especialmente designado para o efeito.

SECO V Contrato de trabalho a termo Artigo 24' (Noo e efeitos) 1. O contrato de trabalho a termo o acordo bilateral pelo qual uma pessoa no integrada nos quadros assegura, com carcter de subordinao, a satisfao de necessidades transitrias dos servios de durao determinada. 2. A relao Jurdica do emprego para os carg-os com referncia igual ou inferior a 5 constitui-se sempre por contrato de trabalho. 3. O contrato de trabalho pode ainda ser celebrado nos seguintes casos: a) Substituio temporria de funcionrio ou agente; b) Actividades sazonais; c) Desenvolvimento de projectos no inseridos nas actividades normais dos servios; d) Aumento excepcional e temporrio da actividade do servio,

4. Para efeitos da alnea b) no nmero anterior entende-se por actividade sazonal aquela que, por ciclo da natureza, s se justifique em determinadas pocas de cada ano.

5. O contrato de trabalho a termo no confere a qualidade de agente administrativo e rege-se pela lei geral sobre contratos individuais de trabalho.

Artiigo 25 (Recrutamento de candidatos) A oferta de emprego deve ser comunicado aos Centros de Emprego e publicitada por meio adequado, designadamente em jornal de expanso nacional, incluindo obrigatoriamente, para alm de outros aspectos considerados relevantes, a referncia ao tipo de contrato a celebrar, o servio a que se destina, a funo a desempenhar, o prazo de dur,,,ifflo e a proposta Je remunerao a atribuir.

Artigo 26 (Limite celebrao) A celebrao de contratos de trabalho obrigatoriamente comunicado aos departamentos responsveis pela Administrao Pblica e pelas Finanas, sob pena de inieficcia.

CAPTULO III Modificao da relao jurdica de emprego Artigo 27 (Modifcao da relao 1. A relao jurdica de emprego pode, a todo o tempo e sem prejuzo das situaes funcionais de origem, ser modificada atravs de:

a) Nomeao em substituio; b) Nomeao em comisso de servio; c) Requisio, destacamento, transferncia ou permuta. 2. As formas de modificao da rela@o jurdica de emprego pblico so reguladas por diploma especial.

CAPITULO IV Extino da relao de emprego Artigo 28 (Causas de extino aplicveis aos funcionrios) 1. A relao jurdica de emprego dos funcionrios cessa por:

a) Aplicao de pena disciplinar expulsava; b) Desligao de servio para efeitos de aposentao;

c) Mtuo acordo entre o interessado e a Administrao; d) Exonerao; e) Perda das condies gerais previstas nas alneas c) e d) do artigo 4.

2. A exonerao denomina-se voluntria quando a vacatura do lugar determinada por pedido do funcionrio e obrigatria quando resultar de imposio da Administrao, durante o perodo probatrio. 3. A exonerao voluntria est sujeita a um pr--aviso de 30 dias e poder ser indeferida por virtude de srio inconveniente de servio, devendo ser concedida logo que cesse a causa impeditiva ou decorrido o prazo de 60 dias, a contar da data do pr-aviso, 4. A exonerao voluntria poder ser condicionada nos seguintes casos:

a. Haver inqurito ou sindicncia aos servios de que o interessado faa parte ou estar em curso processo disciplinar em que seja arguiodo, b. No satisfao dos prazos de garantia ou das indemnizaes legais resultante da frequncia de curso, estgios ou outras formas de valorzao profissional, facultadas pela Administrao.

Artigo 29 (causas de extino aplicveis aos contratados)

1. A relao jurdica de emprego do pessoal contratado em regime de contrato administrativo do provimento cessa por: a) Mtuo acordo; b) Denncia; c) Resciso pelo contratado; d) Caducidade. 2.A denncia e a resciso do contrato dependem da apresentao de pr-aviso com a antecedncia mnima de 60 dias.

Artigo 30 (Autorizao para cessao de funo) Salvo o caso de denncia do contrato operada nos termos estipulados, o funcionrio ou agente s pode cessar o servio depois,de autorizado pela autoridade competente.

Artigo 31 (Idade para a cessao de funes) No podem continuar a exercer funes pblicas os funcionrios ou agentes que completarern 65 anos de idade,

CAPTUL0 V Prestao de servios Artigo 32 (Contrato de prestao de servio) Para a execuo de determinados trabalhos pode a Administrao celebrar contratos de prestao de servios sujeitos aos regimes previstos na lei geral.

Artigo 33 (Modalidades) 2. Os contratos de prestao de servios revestem-se das seguintes modalidades:

a) Contrato de tarefa; b) Contrato de avena. 3. O contrato de tarefa cararacteriza-se por ter como objecto a execuo de trabalhos especficos sem subordinao hierrquica, apenas podendo a Administrao recorrer a esse tipo de contrato quando no prprio servio no existam funcionrios ou agentes, em nmero suficiente, com as qualificaes adequadas no exerccio das funes objecto de tarefa. 4. O contrato de avena caracterizasse por ter como objecto prestaes sucessivas no exerccio de profisso liberal, apenas podendo a recorrer a esse tipo (ie estrito quando aio prprio servio no existam f'uncionrios ou agentes, em nmero suficiente, com as Qualificaes adequadas o exerccio das funes objecto de avena.

Artigo 34 (Aspectos especficos do contrato de avena) 1. O contrato de avena pode ser feito cessar a todo o tempo, por qualquer das partes, com aviso prvio de 6 dias e sem obrigao de indemnizar. 2. Os servios prestados em regime de contrato de avena sero objectos de remunerao qual no poder, em caso algum ultrapassar a remunerao do tcnico superior da referncia 15,A. CAPTULO VI Acumulao de funes

Artigo 35 (Princpio de exclusividade de funes pblicas)

1.

No permitida a acumulao de funes ou cargos pblicos remunerados, salvo quando devidamente fundamentada em motivo de interesse pblico o ou no disposto no nmero seguinte. H lugar a acumulao de funes da cargos pblicos nos seguintes casos: 5. Inerncia de funes; 6. Actividade de representao de departamentos governamentais ou de servios pblicos; 7. Actividades de carcter ocasional e temporrio que possam ser consideradas como complemento do cargo ou funo; 8. Actividades docentes ou equiparadas.

2.

3. O disposto no n1 no aplicvel s remuneraes provenientes de: 9. Criao artstica e literria, realizao de conferncias, palestras, aces de formao de curta durao e outras de idntica natureza; 10. Participaao em comissoes ou grupos de trabaIh o, quando criados por resoluo do Conselho de Ministros ou determinao do Primeiro Ministro; 11. Participao em Conselhos Consultivos, Comisses de Fiscalizao ou outros rgos, quando previstos na lei e no exerccio de fiscalizao ou controlo de dinheiros pblicos.

12. A acumulao prevista nas alneas b) e c) do n 2 a utorizada por despacho do membro do Governo competente. 13. No caso previsto na alnea d) do n 2, a acumulao depende de requerimento do interessado e s pode ser autorizada se o horrio a praticar como docente for compatvel com o que competir ao cargo ou funo principal. 14. A acumulao de cargos pblicos s permitida quando fundamentada em motivo de interesse pblico tendo o interessado direito a um vencimento complementar nos termos a fixar. 15. As falsas declaraes prestadas no pedido de autorizao para acumulao de lugares ou cargos pblicos so punidas nos termos da lei penal, sem prejuzo de procedimento disciplinar. Artigo 36 (Acumulao de funes privadas)

1.

O exerccio em acumulao de actividades privadas carece sempre de autorizao prvia do membro de Governo competente, o qual pode ser delegada no dirigente mximo do servio. O disposto no n1 no abrange a criao artstica e literria e a realizao de conferncias, palestras, aces de formao de curta durao e outras actividades de idntica natureza.

2.

3. A autorizao referida no n1 s pode ser concedida se verificarem as seguintes condies:

16. Se a actividade a acumular no for legalmente considerada incompatvel; 17. Se os horrios a praticar no forem total ou parcialmente coincidentes com o do exerccio da funo pblica; 18. Se no ficarem comprometidas a iseno e a imparcialidade do funcionrio ou agente no desempenho de funes; 19. Se no houver prejuzo para o interesse pblico e para os direitos e interesses legalmente protegidos dos cidados.

Artigo 37 (Inerncia de funes) 1. Para efeitos da alnea a) do n2 do artigo 35 verifica-se inerncia sempre que o exerccio de um car o pblico implique, por fora da lei, o desempenho de outro cargo.

2. 0 exerccio do cargo inerente considera-se obrigao proveniente do cargo principal. 3. Salvo disposio legal em contrrio, a remunerao de funo exercida por inerncia considerasse compreendida na remunerao atribuda ao cargo principal.

CAPITULO VII Disposies finais e transitorias Artigo 38 (Salvaguarda de regimes especiais) As disposies do presente diploma sobre a relao jurca de emprego no prejudicam regimes especiais que prevejam a eleio como como forma de provimento.

Artigo 39 (Converso da nomeao provisria) O pessoal nomeado provisoriamente h mais de um ano transita automticamente para a situao de nomeao definitiva.

Artigo 40 (Converso de nomeao interina) As nomeaes interinas em vigor so convertidas em contratos individuais de trabalho a termo. Artigo 41 (Transio do pessoal assalariado) 1. O pessoal que data de entrada em vigor do sente diploma esteja provido por contrato de assaliriamento permanente transita independentemente de quaisquer formalidades, para a situao de contratados em regime de contrato, administrativo de provimento. 2. O pessoal que data de entrada em vigor do presente diploma esteja provido por contramo de assalariariamento eventual transita, independentemente de quaisquer formalidades, para a saturao de contrato em regime de contrato individual de trabalho a termo.

Artigo 42 O pessoal proido em regime de contrato administrativo de provimento mantemse na mesma situao

Artigo 43 (Transio do pessoal em situao iregular) 1. contratado em regime de contrato admnistrativo de provimento o pessoal sem ttulo jurdico vlido que data de entrada em vigor do presente diploma conte mais de trs anos de exerccio de funes nos servios e organismos a que se refere o artigo 2 com sujeio disciplina de hierarquia e com horrio de trabalho completo.~ 2. O pessoal que data de entrada em vigor do presente diploma esteja a prestar servio nos termos do nmero anterior e possua menos de trs anos de servio ou no desempenhe funes em regime de tempo completo contratado em regime de contrato de trabalho a termo certo. 3. O contrato administrativo de provimento previsto no n1 faz-se na categoria de ingresso da carreira correspondente s funes desempenhadas sem prejuzo das habilitaes literais e profissionais legalmente exigidas. 4. Ao pessoal referido no n1 que no possua as habilitaes literrias e profissionais legalmente exiladas e concedido o prazo de trs anos, a contar da data de entrada em vigor do presente diploma, para adquirir essas habilitaes. 5. Adquiridas as referidas habilitaes procede-se celebrao do contrato administrativo nos termos do n1. 6. O pessoal que no adquira as habilitaes no termo do prazo Fixado no n4 ser contratado em categoria para que possua as habilitaes literrias e profissionais exgidas para o ingregresso, ou na categoria de ajudante de servios gerais, no caso no possuir a escolaridade obrigatria.

Artigo 44 2. A partir da data da entrada em vigor do presente diploma vedada aos servios organismo referidos no artigo 2' a constituio de relaes de emprego com carcter subordinado por forma diferente das previstas neste diploma. 3. Os funcionrios e agentes que contrariamente ao disposto neste diploma autorizem a admisso de pessoal na Administrao Pblica so responsveis pela reposio das quantias pags, palra alm da responsabilidade civil e discipliar que ao caso couber.

Artigo 45 abolido o diploma de provimento

Artigo 46 (Revogao)

So revogados os artigos 12 a 89 do Estadtuto do Funcionalismo, Aprovado em 15 de Dezembro de 1993 O Presidente da Assenibleia Nacional, Amlcar Fernandes Spencer Lopes.

Promulgada em, 31 Dezembro de 1993.

O Presidente da Repblica, ANTNIO MANUEL MASCARENIIAS MONTEIRO.

Assinada em 31 de Dezembro de 1993. O Presidente di Assembleia Nacioan em exerccio Antnio Esprito Santo Fonseca

You might also like