You are on page 1of 6

PLANIFICAO DE UNIDADE TEMTICA GEOGRAFIA 8 ANO

ANO LECTIVO 2011/2012


TEMA 2 : Meio Natural UNIDADES DIDCTICAS: Relevo /Riscos e catstrofes naturais CONTEDOS: Grandes conjuntos de relevo Dinmica de uma bacia hidrogrfica/litoral Causas/efeitos das catstrofes naturais TEMPO PREVISTO: 4 blocos AULAS DADAS - ________ Obs:

SITUAES DE APRENDIZAGEM
Relevo: Conversa com os alunos sobre aprendizagens anteriores relativamente aos grandes conjuntos de relevo. Registo das concluses do dialogo atravs da elaborao de esquemas sntese. Realizao de uma ficha de trabalho com os contedos referentes unidade temtica Relevo. Correco da ficha de trabalho. Riscos e catstrofes naturais: Trabalho de grupo sobre as catstrofes naturais.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS
- Ler e interpretar mapas utilizando a legenda. - Utilizar vocabulrio especfico da disciplina nas descries orais e escritas. - Desenvolver capacidades de recolha e utilizao de dados. - Problematizar as situaes evidenciadas nos documentos analisados.

AVALIAO
Modalidades Diagnstica Formativa Instrumentos Trabalho de grupo Grelha de observao Ficha de auto e de hetero-avaliao

N BLOCOS

TEMA 3 : Populao e povoamento 1

UNIDADE DIDCTICA: Populao e povoamento a diversas escalas CONTEDOS:

TEMPO PREVISTO : 18 blocos AULAS DADAS - ________ Obs:

Populao: distribuio, evoluo e consequncias dos diferentes regimes demogrficos Mobilidade da populao Diversidade cultural reas de fixao de populao: urbanizao e ruralidade e estrutura das reas urbanas

SITUAES DE APRENDIZAGEM
A distribuio da populao:
Conversa com os alunos sobre aprendizagens anteriores relativamente a populao absoluta e relativa, censo e recenseamento. Observao e anlise de acetatos e figuras do livro sobre a distribuio da populao a diferentes escalas: mundial, europeia e nacional. Identificao de grandes concentraes de populao e de vazios humanos a partir da anlise de mapas e sua relao com os factores fsicos e humanos.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS
- Ler e interpretar mapas utilizando a legenda. - Utilizar vocabulrio especfico da disciplina nas descries orais e escritas. - Comparar distribuies de factores fsicos e humanos utilizando figuras e mapas.

AVALIAO
Modalidades Diagnstica Formativa Instrumentos Trabalho individual/pares Grelha de observao

N BLOCOS

SITUAES DE APRENDIZAGEM

COMPETNCIAS ESSENCIAIS

AVALIAO

N BLOCOS 2

Trabalho individual e/ou de pares: identificao de pases que fiquem na rea de vazio humano ou de concentrao: recolha de fotografia desses pases e de dados sobre a sua populao: apresentao turma. Resoluo de exerccios do manual. Realizao de teste sumativo.

- Interpretar as inter-relaes entre os fenmenos fsicos e humanos e a distribuio da populao.

A evoluo da populao:
Elaborao de fichas de trabalho e tabela de dados para construo de grficos sobre taxas de dados demogrficos de crescimento e evoluo da populao. Acompanhamento do trabalho dos alunos em sala de aula. Correco/Apreciao dos trabalhos/fichas de trabalho. Elaborao de textos escrito sobre a anlise de figuras do manual. Estudo do caso portugus atravs de textos, mapas e grficos. Resoluo de exerccios do manual. Realizao de teste sumativo.

- Desenvolver capacidades de recolha e utilizao de dados. - Analisar grficos referentes s variveis demogrficas. - Problematizar as situaes evidenciadas nos grficos analisados.

Modalidades Formativa Sumativa Instrumentos Trabalho individual e de pares Grelhas de observao 3

SITUAES DE APRENDIZAGEM
As estruturas e comportamentos sociodemogrficos:
Elaborao/Seleco de acetatos/textos e figuras do manual e documentos diversos sobre a estrutura etria da populao, a estrutura da populao activa e o nvel de instruo e de qualificao profissional. Orientao da discusso dos acetatos/documentos sobre as polticas demogrficas. Elaborao de um esquema sntese. Dilogo orientado pelo professor, com base na anlise dos documentos apresentados. Registo das concluses do dialogo atravs da elaborao de esquemas sntese. Realizao de teste sumativo.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS
- Desenvolver capacidades de recolha e utilizao de dados. - Analisar grficos referentes s variveis demogrficas. - Problematizar as situaes evidenciadas nos grficos analisados. - Utilizar vocabulrio especfico da disciplina nas descries orais e escritas.

AVALIAO

N BLOCOS

Modalidades Formativa Sumativa Instrumentos Grelhas de observao Discusso/debates Ficha de trabalho

SITUAES DE APRENDIZAGEM

COMPETNCIAS ESSENCIAIS

AVALIAO

N BLOCOS 3

Mobilidade da populao: Organizao de trabalho de pesquisa individual ou a pares sobre os vrios tipos de migraes ao longo dos tempos.

Acompanhamento dos trabalhos dos grupos em sala de aula. Correco/apreciao dos trabalhos de grupo. Orientao de debate relativo aos temas pesquisados. Registo das concluses do dilogo atravs de elaborao de esquemas sntese. Fichas de trabalho do caderno de fichas e respectiva correco. Realizao de teste sumativo.

- Realizar pesquisa em diversos documentos sobre a mobilidade da populao. - Problematizar as situaes evidenciadas nos documentos analisados. - Utilizar vocabulrio especfico da disciplina nas descries orais e escritas.

Modalidades Formativa Sumativa Instrumentos Trabalho individual e de pares Grelhas de observao Fichas de auto e de heteroavaliao

SITUAES DE APRENDIZAGEM
A diversidade cultural:
Estudo de casos de Portugal, da Europa e do Mundo, para reconhecer a existncia de populaes com caractersticas diferentes em trabalho individual ou de grupo. Dilogo orientado pelo professor, com base na anlise dos documentos apresentados. Reflexo sobre a diversidade cultural e as formas de coexistncia de diferentes grupos num determinado territrio. Registo das concluses do dilogo atravs de elaborao de esquemas sntese. Realizao de teste sumativo.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS
- Realizar pesquisa em diversos documentos sobre a diversidade cultural. - Problematizar as situaes evidenciadas nos documentos analisados. - Analisar casos concretos e reflectir sobre solues para os problemas resultantes da coexistncia de diferentes grupos culturais.

AVALIAO
Modalidades Formativa Instrumentos Trabalho individual, de pares ou de grupo Grelhas de observao

N BLOCOS

SITUAES DE APRENDIZAGEM

COMPETNCIAS ESSENCIAIS

AVALIAO

N BLOCOS

reas de fixao da populao:


Seleco de acetatos/textos e figuras do manual e documentos diversos sobre os diferentes espaos urbanos e rurais. Dilogo orientado pelo professor, com base na anlise dos documentos apresentados. Analise de plantas de cidades e relacionar com as diferentes ocupaes do solo. Estudo de casos concretos de expanso urbana a partir de anlise de textos. Registo das concluses do dilogo atravs da elaborao de esquemas sntese. Realizao de teste sumativo.

- Classificar as caractersticas dos fenmenos geogrficos observados em fotografias e/ou transparncias. - Analisar casos concretos e reflectir sobre solues para os problemas das reas urbanas. - Utilizar vocabulrio especfico da disciplina nas descries orais e escritas.

Modalidades Formativa Sumativa Instrumentos Trabalho individual e de pares Grelhas de observao Discusso/debates Ficha de trabalho

TEMA 4: Actividades econmicas UNIDADE DIDCTICA: Actividades econmicas CONTEDOS:

TEMPO PREVISTO: 12 blocos AULAS DADAS - ________ Obs:

Populao activa por sectores de actividade; Agricultura e recursos naturais; Indstria; Comrcio, Servios e Turismo; Transportes e comunicaes. SITUAES DE APRENDIZAGEM COMPETNCIAS ESSENCIAIS

AVALIAO

N BLOCOS

Actividades econmicas:
Observao e anlise de mapas sobre a produo dos principais recursos alimentares: trigo, milho e arroz. Dilogo orientado pelo professor sobre a influncia dos factores naturais e humanos na agricultura. Elaborao de um esquema sntese sobre as caractersticas da agricultura tradicional e moderna. Explorao do manual. Resoluo de ficha de trabalho. Realizao de um trabalho individual com recurso a pesquisa na internet, sobre recursos energticos.

- Ler e interpretar mapas. - Interpretar as relaes entre os factores fsicos e humanos na agricultura. -Distinguir os diferentes sectores de actividade. -Distinguir recursos renovveis de recursos no renovveis. -Referir vantagens e desvantagens dos recursos energticos renovveis e no renovveis. -Localizar as principais reas de indstrias. -Identificar factores que influenciam a localizao industrial. -Classificar os tipos de indstria. -Diferenciar o sector dos servios nos pases desenvolvidos do dos pases em vias de desenvolvimento. Mencionar os principais tipos de transportes. -Relacionar os diferentes tipos de transportes e a sua especializao com a distncia-custo e distnciatempo. -Identificar vantagens e desvantagens dos meios de transporte. - Utilizar vocabulrio especfico da disciplina nas descries orais e escritas.

Modalidades Diagnstica Formativa Instrumentos Trabalho individual/pares Grelha de observao

12

You might also like