You are on page 1of 7

Resumo de biologia II Avaliao I Matheus Henrique Alves, 1 ano do curso tcnico em petrleo e gs da Universidade Federal do Paran.

. Orientadora: prof Marion O estudo do Ncleo Celular O ncleo uma estrutura presente somente nas clulas eucariticas, bvio, e suas funes so resumidamente oferecer o comando e a coordenao da clula, mas como? Atravs do armazenamento de material gentico, controlando todas as funes celulares da clula e conseqentemente do organismo todo. Ele possui vrias fases, mas geralmente estudamos o ncleo na INTERFASE, que quando a clula no se divide. Nmero: a maioria das clulas MONONUCLEADA, ou seja, possuem apenas um ncleo, portanto existem outros tipos de clulas, mas, no vem ao caso. Forma: o ncleo geralmente arredondado. Componentes: o ncleo se divide em vrias estruturas, denominadas: carioteca, nucleoplasma, nuclolo e cromatina, cada um com suas respectivas funes. Vamos estudar detalhadamente cada um desses componentes e suas funes: Carioteca: a carioteca o material que separa o material nuclear do citoplasma, como se fosse a casquinha do ovo, ela formada por membranas lipoproticas,e ajuda a dar organizao estrutural ao ncleo. A carioteca uma estrutura irrigada com inmeros POROS junto a PROTENAS, que na sua principal funo REGULAM A ENTRADAE SADA DE SUBSTNCIAS, ou seja, o que entra e o que sai do ncleo. Nucleoplasma: o nucleoplasma e a cromatina dividem espaos iguais, portanto, com funes totalmente diferenciadas. O nucleoplasma constitudo por substncias dissolvidas em gua, como por exemplo, os sais, as enzimas e ATP. Nesse espao onde est localizado os filamentos da cromatina e do nuclolo. Nuclolo: um material que est presente no interior do ncleo, esse componente muito importante para o ncleo pois ele rico em uma substncia denominada: cido ribonuclico ribossmico (RNAr), que possuem intensa participao na sntese de protenas. Cromatina: a cromatina uma estrutura um tanto mais complexa que as outras, pois na cromatina, envolvem-se vrios outros componentes. No interior do ncleo cada CROMOSSOMO, que constitudo por DNA e protenas, tem aspectos de fio, e formam a cromatina. A cromatina uma emaranhando de filamentos unidos, e chamado de cromatina na INTERFSE, que o intervalo entre duas divises celulares, com o perodo longo onde o DNA duplicado, denominado duplicao SEMICONSERVATIVA. Nesse emaranhado de filamentos existe uma estrutura muito importante, o CROMOSSOMO, assim chama do no momento da diviso celular, onde se encontram os condensados, que o perodo em que ficam mais visveis.

O cromossomo por sua vez, formado por DNA e protenas, mas tambm por genes que ficam aderidos a cada CROMTIDA, que so os dois fiozinhos do cromossomo, na qual a funo do gene guardar todo tipo de informaes caractersticas do pai e da me. Essas cromtides so unidas por outro componente denominado: CENTRMERO. importante citar que cada cromtide idntica a outra e no momento de sua diviso, separam-se indo cada uma para suas respectivas clulas, levando consigo as informaes nos genes. Mas importante fixar tambm que os cromossomos so constitudos fortemente por DNA e PROTENAS. Tomando ainda como referncia os cromossomos, nas clulas SOMTICAS (que so todas, excetos as sexuais), os cromossomos esto aos pares, e so chamados de cromossomos HOMLOGOS. Cada ser humano tem em suas clulas somticas 23 pares de cromossomos, que totaliza no total 46 cromossomos, e so chamadas de clulas DIPLIDES (2n = 2x23=46). As clulas sexuais (gametas) so chamadas de APLIDES, pois possuem apenas n (n=23). Representao: ESPERMATOZIDE (N=23) X VULO (N=23) = MEIOSE

FECUNDAO = ZIGOTO (N= 46 CROMOSSOMOS) MITOSE OBS: gene: cada pedacinho do cromossomo, que codifica uma informao gentica. As divises celulares Nas clulas eucariontes existem dois tipos de diviso celular: a mitose e a meiose. Mitose: uma clula d origem a outras duas clulas, com o mesmo n de cromossomos da clula inicial. o tipo de sistema usado na reproduo assexuada, importante tambm para a regenerao de tecidos e crescimento do organismo. Uma clula diplide d origem a duas clulas diplides. Esse tipo de diviso ocorre apenas em clulas somticas. 2n ---> 2n-2n Meiose: uma clula d origem a outras quatro clulas, cada uma com a metade do n de cromossomos da clula inicial. o processo pela qual geralmente se formam os gametas, na qual responsvel pela reproduo sexuada. Clulas diplides do origem a quatro clulas APLIDES. 2n n-n-n-n.

Ciclo celular Interfase + diviso (mitose ou meiose) = ciclo celular. *interfase: intervalo entre uma diviso e outra, e perodo em que a clula no est se dividindo. (18 horas) *mitose ou meiose: perodo em que a clula est se dividindo. (2 horas) * o perodo da interfase, o perodo em que a clula est em maior atividade metablica, na qual pode se visualizar claramente o ncleo da clula, e destacando: nesse perodo que ocorre a duplicao do DNA. A interfase dividida em trs fases: G1 (gap)- no h atividade relacionada diviso- 4 horas S (sntese)- ocorre a duplicao do DNA- 10 horas G2- trmino da sntese de DNA, e incio da diviso 4 horas Mitose A mitose um processo de diviso celular dividida e 4 fases: PRFASE, METFASE, ANFASE E TELFASE, alm do processo adicional do ncleo, a CITOCINESE. Prfase: ocorre a condensao dos cromossomos aps a sua duplicao. O desaparecimento da carioteca e do nuclolo evidente, alm da DUPLICAO DOS CENTROLOS, na qual se formam os MICROTBULOS POLARES. Metfase: nesse processo as fibras polares atingem a regio do ncleo e se ligam aos centrmeros, na qual essas fibras orientam os cromossomos para a regio equatorial da clula, formando assim a placa equatorial. O conjunto dessas fibras recebe o nome de: fuso mitico. Anfase: inicia-se com a separao do centrmero, que permite assim a separao completa das cromtides de cada cromossomo. Assim que se separam as cromtides, elas passam a ser chamadas de: CROMTIDES IRMS. Os cromossomos irmos so puxados pelas fibras do fuso mitico para os plos das clulas. Telfase: os cromossomos se descondensam, e as fibras cromossmicas desaparecem e a carioteca e o nuclolo so reorganizados. Nessa fase tambm ocorre a diviso do ncleo ou a chamada CARIOCINESE. Esse processo completa-se com a diviso do citoplasma, ou a chamada: CITOCINESE. *CITOCINESE: UM TPICO ESPECIAL - como j vimos a diviso da clula pelo citoplasma chamada de citocinese, porm, ela ocorre de maneira diferente em cada tipo de clula, porque, como j vimos a clula vegetal se diferencia da animal, principalmente pela sua forma e rigidez.

Nas clulas animais a citocinese chamada de CENTRIPETA, porque ocorre de fora para dentro. J na clula vegetal, a citocinese ocorre de forma CENTRFUGA, ou seja, de dentro para fora, por possuir uma parede celular mais rgida, formando a chamada: LAMELA.

Meiose A meiose garante a existncia de uma fase haplide no ciclo de vida, que tem fase diplide restabelecida por fecundao. Sem meiose a reproduo sexuada no seria possvel. O ciclo de vida comea a partir da fecundao, podendo ocorrer meiose: aps a fecundao (incial ou zigtica), no meio do ciclo (meiose intermediria), no final do ciclo (meiose final). Nesta sntese, estudaremos os processos de meiose I e meiose II. A meiose II reducional (reduz pela metade o n de cromossomos); a meiose II equacional ( o n de cromossomos das clulas que se dividem mantido igual nas clulas que se formam).

Prfase I: nessa fase ocorre primeiramente o desaparecimento da carioteca. Os cromossomos j duplicados comeam a se condensar, alm da duplicao dos

centrolos. Com o emparelhamento dos cromossomos homlogos, possvel notar que cada par de cromossomos homlogos, possuem quatro cromtides. Quando eles se emparelham ocorre um processo chamado PERMUTAO OU CROSSING OVER, que nada mais do que a troca de genes entre os cromossomos homlogos. Esses cromossomos durante o emparelhamento e a permutao ficam unidos por uma estrutura chamada PONTO DE QUIASMAS. Metfase I: nessa fase, os cromossomos duplicados e emparelhados passam a ocupar a regio equatorial da clula, na qual as fibras cromossmicas os atraem. Anfase I: essa fase caracterizada pelo deslocamento dos cromossomos homlogos at os plos das clulas. importante ressaltar que neste processo no ocorre a separao de centrmeros, e sim a separao de cromossomos homlogos unidos pelos pontos de quiasmas. Essa a principal diferena entre a anfase na mitose, e anfase na meiose. Telfase I: essa fase ocorre como na mitose, caracterizada pela reorganizao da carioteca e a citocinese. A nica diferena a forma cromossmica. Meiose II: Prfase II: os cromossomos se condensam, e a carioteca desaparece. Metfase II: os centrmeros se separam e cada cromtide-irm puxada para um plo da clula. Telfase II: carioteca se reorganiza e ocorre a citocinese. Sntese de protenas Para iniciarmos, vamos definir o que uma protena: so molculas grandes e complexas, formadas pela unio de vrios aminocidos, essas molculas so chamadas de macromolculas. Suas funes gerais so: estrutural, energtica e carregamento de substncias. 1- Cromossomos, genes e DNA Os cromossomos so formados principalmente por genes, que constituem o DNA, ou seja, ela a molcula que comanda todas as funes celulares. Cana DNA formada por uma dupla hlice, que por sua vez so constitudos por nucleotdeos. Cada nucleotdeo constitudo por uma molcula de fsforo (P) , uma molcula de acar desoxirribose (D) e uma molcula de base nitrogenada, que pode ser a ADENINA (a), GUANINA (G), CITOSINA (C) OU TIMINA (T). Essas estruturas de bases nitrogenadas so unidas pelas pontes de hidrognio. Duplicao semiconservativa: quando ocorre a duplicao do DNA. Nesse processo as pontes de hidrognio, cada uma das fitas do DNA que se separam, orientam a produo de uma cadeia complementar, por exemplo, se uma fita constituda de bases: TCAGTC a fita complementar ir ter: AGTCAG.

Para formar a cadeia complementar, os nucleotdeos livres presentes na clula se unem as cadeias. Ao final da duplicao temos duas molculas de DNA idnticas. Todo esse processo auxiliado pela ao da enzima: DNA-polimerase. Sntese de protenas: transcrio Sntese de RNA: o RNA formado por um processo chamado transcrio, onde cada molcula de DNA que contm um gene a ser transcrito abre-se, e nesse ponto inicia-se o emparelhamento de nucleotdeos do RNA pela a ao da enzima RNA-polimerase. Completando o emparelhamento o RNA se solta (separa). Porm, as bases nitrogenadas que constituem o RNA diferem da do DNA, no que diz respeito Timina (DNA), uracila (RNA). Assim os nucleotdeos livres quando se juntam ao RNA formando a cadeia complementar, a seqncia se torna o seguinte: ATCG, UAGC. (olhar no livro, pag.107 confuso). Sntese de protenas: traduo Os tipos de RNA: Ribossmico: ocorre associado a protenas, formando os ribossomos. Transportador: transporta os aminocidos, at os ribossomos, onde se unem para formam as protenas. A est localizado o anticdon que reconhece o cdon do outro RNA. Mensageiro: formado por um filamento simples que possuem vrias seqncias de bases nitrogenadas, que se denominam trincas de cdons. Este tipo define cada aminocido que formam as protenas Ex: RNA transportador traz o anticdon UAC RNA mensageiro: traz o cdon AUG. Resumo: as protenas so formadas por muitos aminocidos; a sntese dessa cadeia de aminocidos consiste em unir os AA de acordo com a seqncia de cdons do RNA mensageiro; a sntese tem incio com a unio entre um ribossomo + RNAm+RNAt, o qual transporta a metionina (AUG). RNAt com o anticdon (UAC) emparelha se com o RNAm com o cdon UAG. Resumindo toda a sntese:

DNA duplicao semiconservativa apenas uma fita de DNA serve de molde para a sntese de RNAtranscrio gnicaCadeia de RNA molde para protenas (traduo gnica) = Protenas (polipeptdios). *dar uma olhada nos processos ilustrados e no geral do livro.

You might also like