You are on page 1of 3

O que ?

A lcera de presso pode ser definida como uma leso de pele causada pela interrupo sangunea em uma determinada rea, que se desenvolve devido a uma presso aumentada por um perodo prolongado. Tambm conhecida como lcera de decbito, escara ou escara de decbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrtica ou crosta preta na leso. Como se desenvolve? A lcera de presso se desenvolve quando se tem uma compresso do tecido mole entre uma proeminncia ssea e uma superfcie dura por um perodo prolongado. O local mais freqente para o seu desenvolvimento na regio sacra, calcneo, ndegas, trocnteres, cotovelos e tronco. Quais as causas e fatores de risco? So vrios os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da lcera de presso como: imobilidade, presses prolongadas, frico, traumatismos, idade avanada, desnutrio, incontinncia urinria e fecal, infeco, deficincia de vitamina, presso arterial, umidade excessiva, edema. Estgios da lcera de presso As lceras de presso podem classificadas em: Estgio I quando a pele est intacta, mas se observa vermelhido e um pouco de ulcerao de pele. Estgio II quando a pele j est perdendo sua espessura, manifestando abraso, bolha ou cratera superficial Estgio III quando se observa uma ferida de espessura completa, envolvendo a epiderme, a derme e o subcutneo. Estgio IV quando se tem uma leso significante, onde h a destruio ou necrose para os msculos, ossos e estruturas de suporte( tendes e cpsula articular). Quem corre mais riscos? Pacientes acamados que so ou foram fumantes, diabticos, pacientes com incontinncia fecal e urinria (uso de fraldas), desnutridos, idosos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, com problemas de circulao arterial. Como prevenir? Manter alguns cuidados com a pele do paciente fundamental. A atuao fundamental no alvio da presso da pele, nas reas de maior risco, ou onde se tem ossos mais

proeminentes. Alguns cuidados so bem importantes, e podem ser realizados desde os primeiros momentos que o paciente ficou acamado, seja em casa ou no hospital. Manter colcho piramidal (caixa de ovo) sobre o colcho da cama do paciente. Mudar sempre o paciente acamado de posio. Colocar travesseiros macios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares. Colocar o paciente sentado em poltrona macia, ou revestida com colcho piramidal, vrias vezes ao dia. Quando sentado mudar as pernas de posio, alternando as reas de apoio. Manter alimentao rica em vitaminas e protena. Manter hidratao. Trocar fraldas a cada trs horas, mantendo paciente limpo e seco.. Hidratar a pele com leos e/ou cremes a base de vegetais Utilizar sabonetes com pH neutro para realizar a limpeza da regio genital. Estar atento para o aparecimento de candidase e outras infeces por fungos. Nesses casos, procurar o mdico. Aplicao de filme transparente e/ou cremes ou loes a base de AGE nas reas de risco aumentado para leses Realizar massagem suave na pele sadia, em reas potenciais de presso, com loo umectante e suave. Ateno reas avermelhadas no devem ser massageadas, para no aumentar a rea j lesionada. Manter a limpeza das roupas de cama, bem como mant-las seca e bem esticadas. NO utilizar lmpada de calor sobre a pele, pois estimulam o ressecamento da mesma. Como tratar? O tratamento da ferida consiste em limpeza da leso com jato de soro fisiolgico, preferencialmente morno. O jato conseguido perfurando-se o frasco de soro com uma agulha 40X12 ou 30X8. Este jato tem a propriedade de limpar a ferida sem destruir o que o prprio organismo vem reconstruindo. Se h presena de escaras (crosta preta e endurecida) sobre a leso, esta dever ser retirada por um profissional mdico ou enfermeiro especializado. Existem vrios produtos, chamados de novas tecnologias para auxiliar no tratamento das lceras de presso. A indicao fica a critrio mdico ou de enfermeira especializada. Os resultados so bastante eficazes.

1. Lavar as mos em gua corrente. 2. Usar detergente anti-sptico e/ou sabo neutro. 3. Calar par ou mo de luva de procedimento (dependendo do aspecto da leso).

4. Usar ter ou benzina para remover o adesivo do curativo "velho", tomando cuidado para soltar os pelos aderidos ao adesivo e observar reaes alrgicas. 5. Limpar a rea ao redor da ferida com gaze embebida em soro fisiolgico ou gua fervida, fazendo movimentos no sentido de dentro para fora (descartar gaze aps uso). 6. ATENO: Nunca fazer movimento no sentido de fora para dentro da ferida, pois ir contaminar ainda mais e comprometer o processo de cicatrizao. 7. Fazer anti-sepsia da ferida com bolas de algodo embebidas em lcool iodado e/ou PVPI (POVIDINE tpico). 8. Com outra gaze seca, remova com movimentos suaves os restos de tecido morto (necrosado) e as secrees (pus). 9. Aplique quantidade do medicamento indicado, no caso de creme ou pomadas, procure encher a ferida at a metade. 10. Cubra o ferimento com camadas de gaze e/ou gaze em compressa do tipo coxim, como medida de conforto e preventiva de possveis atritos, frices, etc. 11. A fixao do curativo deve ser com adesivo antialrgico, pegando bem na borda da gaze em compressa para deixar o ferimento o mais arejado possvel. 12. Trocar o curativo sempre que necessrio (na dependncia da drenagem de secreo, aps banho, incontinncias, etc.) - avaliando cada caso em suas caractersticas especiais. 13. Procurar deixar a pessoa bem acomodada e confortvel, evitando posio que comprima a rea da leso. 14. Fazer e/ou orientar sobre a importncia das mudanas de decbitos como medidas preventivas de complicaes das escaras existentes, alm do potencial para o surgimento de outras. 15. Retire a luva e lave as mos.

You might also like