You are on page 1of 12

ESTUDO DAS VIBRAES

Alexandre Clovis Maria Rita Vanderson Vicente


1

5SMNA

ndice

1. Conceitos Bsicos de Vibraes ...................................................... 2. Classificao das Vibraes ............................................................. 3. Etapas do Plano de Implementao e Anlise de Vibrao ............. 4. Causas e Efeitos...............................................................................................

3 4,5 6 7,8

5. Escolha do Instrumento de Medio ................................................ 9,10,11 6. Bibliografia ...................................................................................... 12

CONCEITOS BSICOS DE VIBRAES


A vibrao est presente j nos primeiros tempos da Histria da Humanidade. Instrumentos rudimentares,como apitos e tambores, tm no seu princpio de funcionamento, um problema vibratrio como essncia. Estes instrumentos tiveram muita importncia entre os povos primitivos como meios de comunicao. Mais tarde, vrios instrumentos musicais foram concebidos, aproveitando movimentos vibratrios, geradores de ondas sonoras. Vibrao qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, depois de um intervalo de tempo. O movimento de um pndulo e da corda de um violo so exemplos simples de vibraes no mundo real. Em engenharia estes movimentos ocorrem em elementos de mquinas e nas estruturas, quando estes esto submetidos a aes dinmicas. A Anlise de Vibrao o processo pelo qual as falhas em componentes mveis de um equipamento, so descobertas pela taxa de variao das foras dinmicas geradas. Tais foras afetam o nvel de vibrao, que pode ser avaliado em pontos acessveis das mquinas, sem interromper o funcionamento dos equipamentos. A anlise de vibraes a tcnica utilizada na manuteno Preditiva para a avaliao de mquinas rotativas que apresenta um melhor custo/beneficio, em relao as demais tcnicas, fornecendo dados que possibilitam prolongar a vida dos equipamentos, baseando-se nas informaes obtidas durante a operao normal do mesmo.

CLASSIFICAO DAS VIBRAES


Vibraes Livre e Forada Vibrao livre aquela produzida por uma perturbao inicial que no persiste durante o movimento vibratrio. Como exemplo tem-se a vibrao do pndulo simples. Depois de deslocado de sua posio de equilbrio, o pndulo simples permanece em movimento oscilatrio sem que nenhum efeito externo intervenha. Vibrao forada provocada por um efeito externo que persiste durante o tempo em que o movimento vibratrio existir. O movimento de um rotor desbalanceado tpico de uma vibrao forada. Vibrao Amortecida e No Amortecida Vibrao amortecida aquela em que a energia vibratria se dissipa com o transcorrer do tempo de forma que os nveis vibratrios diminuem progressivamente. Vibrao no amortecida aquela em que a energia vibratria no se dissipa de forma que o movimento vibratrio permanece imutvel com o passar do tempo. Os sistemas em que ocorre a vibrao no amortecida so sistemas ideais, pois sempre alguma energia ser dissipada em um sistema fsico. Entretanto, em muitos casos, o amortecimento to pequeno que possvel desprez-lo, pois os nveis vibratrios diminuem muito pouco durante o tempo em que o movimento observado e a anlise do problema se torna matematicamente mais simples. Em se tratando de um sistema real, as resistncias passivas esto sempre presentes fazendo com que a energia oscilatria se dissipe. Esta dissipao de energia representada pela caracterstica chamada amortecimento. A Fig. 07 ilustra graficamente uma vibrao no amortecida e uma amortecida. Alguns modelos tpicos de amortecimento como viscoso, atrito seco (Coulomb) e atrito interno sero estudados nas sees seguintes. Vibrao Linear e No Linear Vibrao linear aquela que ocorre em um sistema cujos componentes atuam linearmente (a fora de mola proporcional ao deslocamento, a fora de amortecimento proporcional velocidade e a fora de inrcia proporcional acelerao). Vibrao no linear aquela em que um ou mais componentes do sistema no se comporta linearmente, ou seja a fora produzida no apresenta uma relao linear com a varivel cinemtica a que se associa (relaes quadrticas, cbicas, logartmicas, exponenciais, senoidais, etc.).
4

Vibrao Determinstica e Aleatria Vibrao determinstica aquela em que se pode prever todas as caractersticas do movimento vibratrio em qualquer instante de tempo. Vibrao aleatria ou no determinstica aquela em que no possvel prever o que ir acontecer no movimento vibratrio.

ETAPAS DO PLANO DE IMPLEMENTAO ANLISE DE VIBRACO


1 Levantamento junto aos responsveis, dos equipamentos a serem classificados para o monitoramento; 2 Cadastramento individualizado dos equipamentos no sistema adquirido, definindo nveis de alarme, faixas de medio, parmetros utilizados, freqncia de coleta de dados, etc; 3 Configurao da rota de coleta de dados de acordo com o layout da planta fabril; 4 Elaborao de mtodos adequados para a implantao do Plano de Manuteno Preditiva / anlise de vibraes. 5 Acompanhamento dos dados das coletas nas rotas; 6 Relatrios com as seguintes informaes: - Total de mquinas monitoradas, - Condio dos equipamentos aps o enquadramento nos seus respectivos alarmes (grfico demonstrativo), - Tipos de defeitos encontrados (grfico demonstrativo), - Resumo geral da condio de equipamento, - Recomendaes e observaes de como eliminar os problemas encontrados. 7 Elaborao do plano de ao de melhorias continuas.

CAUSAS
Dentre as diversas fontes de vibrao aquelas mais comuns e que portanto,podem ser responsabilizadas pela quase totalidade das vibraes mecnicas indesejveis so: - Desequilbrio Um ponto de desequilbrio num componente rotativo causa vibrao quando o peso desequilibrado roda volta do eixo da mquina, criando uma fora centrfuga. O desequilbrio pode ser causado por defeitos de fabrica (erros de desenho, falhas de desempenho), ou estar relacionado com a manuteno (ps do ventilador deformadas ou sujas, falta de pesos de equilbrio). medida que a velocidade da mquina aumenta, os efeitos do desequilbrio tornamse maiores. O desequilbrio pode reduzir significativamente a vida til dos rolamentos, assim como causar vibrao indevida na mquina. - Desalinhamento/Sada de eixo A vibrao pode ser causada quando os eixos da mquina esto desalinhados. Este desalinhamento angular ocorre quando os eixos, por exemplo, de um motor ou de uma bomba no so paralelos. condio dos eixos estarem paralelos mas no exatamente alinhados chama-se desalinhamento paralelo. O desalinhamento pode ser causado durante a montagem ou pode desenvolver-se com o tempo, devido expanso trmica, deslocao de componentes ou montagem incorreta depois de uma manuteno. A vibrao decorrente deste problema pode ser radial ou axial (dependendo do eixo da mquina) ou ambos. - Desgaste Componentes como esferas ou rolamentos, correias de transmisso ou engrenagens ficam gastas, com o uso, podendo causar vibrao. Quando o trilho de um rolamento est danificado, por exemplo, esses rolamentos iro causar vibrao quando passarem pela rea danificada. O mesmo acontece quando um dente de uma engrenagem est lascado ou gasto, ou uma correia de transmisso est prestes a partir-se. - Libertao Uma vibrao que poderia passar despercebida pode tornar-se bvia e destrutiva se um componente que vibra tem rolamentos soltos ou se est ligado aos seus componentes com folgas. Estas folgas podem ou no ser a causa da vibrao, mas qualquer que seja a sua origem, conjugada com a possibilidade da mquina se libertar pode danificar atravs do desgaste nos vrios componentes da mquina

EFEITOS Os efeitos mais comuns em consequncia de um equipamento vibrando podero ser:

Altos Riscos de Acidentes; Desgaste Prematuro de Componentes; Quebras Inesperadas (EDT); Aumento de Custos de Manuteno; Outros.

Os efeitos da vibrao podem ser graves. Vibraes no examinadas podem acelerar as taxas de desgaste (por exemplo, reduzir a vida til do rolamento) e danificar o equipamento. A vibrao das mquinas pode tambm provocar rudo, causar problemas de segurana e levar degradao das condies de trabalho numa fbrica. Pode tambm aumentar o consumo de energia e comprometer a qualidade do produto fabricado. Nos piores casos, a vibrao pode mesmo danificar equipamentos com gravidade, levando sua interrupo e mesmo suspenso da produo da fbrica. Ainda assim, a vibrao tem um aspecto positivo: se for medida e analisada corretamente, pode ser usada como elemento de um programa de manuteno como indicador da condio da mquina, ajudando a guiar o tcnico de manuteno a tomar medidas corretivas antes de uma falha maior.

ESCOLHA DO INSTRUMENTO DE MEDIO


Basicamente, o estudo das vibraes requer trs passos bsicos: 1- a medio da vibrao; 2- a anlise do sinal vibratrio medido; 3 - o controle da vibrao, mediante algum procedimento de manuteno. A anlise das vibraes exige que as mesmas sejam perfeitamente identificadas. Isto acontece por meio de um processo de medio. extremamente importante a correta medio da vibrao para que o processo de anlise e a conseqente correo no sejam comprometidos. A medio serve ento para assegurar o bom funcionamento de uma mquina, confirmar suposies tericas, auxiliar no projeto e operao de sistemas de isolamento ativos, identificao de sistemas atravs da medio de variveis de entrada e sada, informao de vibraes originadas por terremotos, ao de turbulncia fluida, ao de vento em estruturas, irregularidades de vias, e no acompanhamento do estado de mquinas no processo da manuteno preditiva. O processo de medio, ilustrado na figura abaixo, parte da identificao de uma caracterstica do fenmeno vibratrio que possa ser medida, geralmente uma varivel mecnica (deslocamento, velocidade, acelerao ou fora). O elemento que entra em contato com a mquina para medir esta varivel o transdutor que cumpre a funo de converter o sinal mecnico em um sinal eltrico (corrente eltrica) que amplificado e convertido em um sinal digital ou mostrado em um display. O sinal digital pode ser armazenado em um computador. Ainda antes de sofrer a converso para digital, o sinal pode ser gravado em um gravador especial. Aps armazenados, os dados esto disponveis para a anlise.

Fig. - Esquema bsico de medio de vibraes. Os principais instrumentos medidores de vibrao so os medidores de deslocamentos, tambm chamados vibrmetros, os medidores de velocidade, os acelermetros (medidores de acelerao), os medidores de fase e de frequncia (frequencmetros, tacmetros). Uma das aplicaes mais freqentes da medio de vibrao se d quando se pretende determinar as caractersticas de ressonncia de um determinado sistema. A figura abaixo apresenta um esquema em que se ilustra a utilizao de instrumentos para determinao de caractersticas dinmicas de uma mquina. Nela um gerador de funo manda a informao para um shaker (vibrador eletrodinmico ou eletrohidrulico), produzindo uma vibrao com caractersticas previamente definidas. A vibrao gerada, analisada atravs de metodologia adequada a fim de determinar as caractersticas desejadas do sistema.

Fig. - Escolha do instrumento de medio Alguns aspectos devem ser considerados quando se escolhe o instrumento de medio. 1) Faixa de frequncias e amplitudes Um dos principais parmetros determinantes da escolha do instrumento adequado a faixa de frequncias. Em baixas frequncias a amplitude de deslocamento normalmente alta o que faz com que os vibrmetros sejam adequados para medir as vibraes. J em altas frequncias as amplitudes de deslocamento so baixas e as amplitudes da acelerao so altas fazendo com que os acelermetros apresentem maior sensibilidade. Os medidores de velocidade so de aplicao geral, pois apresentam desempenho razovel tanto em baixa como em alta frequncia. Os medidores de velocidade so tambm, largamente utilizados por serem de fcil e barata construo. Cada instrumento pode ter suas caractersticas adequadas (projeto) para medir faixas especficas de amplitudes e frequncias. 2) Tamanho da mquina ou estrutura. Os tamanhos de mquinas e estruturas so importantes, pois instrumentos que possuam grandes massas comparativamente s dos objetos de medio podem influir na medio das vibraes medidas distorcendo-as. 3) Condio de operao da mquina. Condies de funcionamento severas, experimentadas por mquinas que operam em ambientes corrosivos ou abrasivos, por exemplo, podem impedir que instrumentos sofisticados sejam utilizados. importante que os instrumentos no sejam danificados no ato da medio, pois isto pode tambm distorcer os valores medidos. 4) Tipo de anlise dos dados. A forma com que os dados gerados sero analisados fundamental para a escolha do instrumento de medio. Vrios detalhes no processo de medio esto condicionados pela anlise que ser realizada. Isto pode fazer com que determinado instrumento possa ser escolhido,
10

preterindo-se outro mais sofisticado, por apresentar os dados de uma forma mais apropriada para a anlise pretendida.

11

BIBLIOGRAFIA
http://www.factor-segur.pt/shst/docinformativos/Vibracoes.html http://www.enautica.pt/publicoprofessoreschedaschedas/homepage/VibRuido/CBasCBas _Vib.pdf Google http://reliabilityweb.formbin.com/forms/analisis_de_vibraciones_sencillo_y_factible http://www2.ee.furg.br/piccoli/apostila/unidade6.pdf http://www.teknikao.com/ApostilaVibracoes.pdf http://www.enautica.pt/publicoprofessoreschedaschedas/homepage/VibRuido/CBasCBas _Vib.pdf http://www.qenergia.pt/263/introducao-a-vibracao.htm

12

You might also like