You are on page 1of 8

Poltica urbana e acesso habitao social em regies metropolitanas da Amrica Latina e Europa M Lucia Refinetti Martins Thatiane Barella1

Este texto fruto de diversos estudos feitos sobre as cidades de So Paulo (Brasil), Rosrio (Argentina), Barcelona (Espanha) e Florena (Itlia); pois, apesar das diferenas, estes pases apresentam um fator comum: so reas com graves desigualdades no que diz respeito ao acesso ao solo e moradia.

Face crescente irregularidade, desregulamentao e impossibilidade moradia, o Estado teve de promover polticas que pudessem enfrentar/dialogar com estas questes. Entretanto, isto somente foi pensado devido s questes urbanas impactarem questes polticas, ao passo que refletem na realidade social, econmica e poltica do pas. nas grandes cidades e em reas metropolitanas que os problemas urbanos decorrentes de dificuldades de acesso ao solo e habitao apresentam dimenses mais relevantes, exigindo respostas na pauta das polticas urbanas. Essas reas esto mais sujeitas s presses demogrficas e as transformaes da dinmica urbana decorrentes de mudanas no modelo econmico-produtivo. (21) Quer dizer, o modelo econmico adotado atualmente reestruturao econmica provocou srios impactos no meio urbano, seja atravs da flexibilizao e precarizao do trabalho, reduo do trabalho formal, reduo da mo de obra, seja pelo novo papel que o Estado passou a assumir ausente no que diz respeito s suas responsabilidades. E por conta deste contexto, deveria haver novas formas de promover o acesso ao solo e habitao.

Assistente Social. Graduada em Servio Social pela Universidade Nove de Julho.

No caso da Amrica Latina, a alta taxa de ilegalidade urbana deveu-se a: alteraes das estratgias de polticas pblicas as quais passaram por perodos ora de ausncia ora de restries. J na Europa, este processo ocorreu cerca de um sculo antes, e por esta razo, foi necessrio se pensar num mecanismo que pudesse reverter tais impactos, surgindo, assim, o Welfare State (Estado de Bem Estar Social).

- So Paulo: a principal necessidade habitacional em So Paulo transformar o incomensurvel estoque de cortios, casas precrias e favelas em moradias dignas, atravs da recuperao fsica dos lotes e da regulamentao dos mesmos. Esta aglomerao no municpio se deu, principalmente, nos anos 40 com a vinda dos trabalhadores rurais, atrados pelas propostas de melhores condies de vida e de trabalho. Mas, estes, no detendo renda suficiente para comprar sua moradia, foram obrigados a ocuparem reas de proteo ambiental, de difcil acesso, sem ter condies mnimas de habitao.

Assim sendo, o foco principal das polticas pblicas consiste em: Urbanizar e regularizar favelas e loteamentos; Requalificar os conjuntos habitacionais; Construir moradias via poder pblico e mutiro; Reformar e reciclar prdios abandonados e vazios; Reformar e melhorar os cortios; e, Modernizar e informar a prestao de servios.

Dentre tanto, a grande dificuldade para pr em ao a difcil interligao entre os 3 nveis de governo.

- Rosrio: O crescimento demogrfico da rea metropolitana de Rosrio se deu por conta do desenvolvimento fluvial industrial da Bacia do Prata. Por este contingente, as moradias tornaram-se precrias, e estando, ainda, associada a pouca capacidade de extenso das redes de esgoto e gua potvel, acabou por gerar certa insatisfao dos moradores no que se refere s suas necessidades bsicas.

A rea metropolitana de Rosrio tem a mesma dificuldade encontrada na cidade de So Paulo.

- Barcelona: o pas teve seu crescimento demogrfico mais intenso nos anos 50/60, onde intensificaram a construo de moradias precrias. Em 1962, deram inicio aos chamados Planos de Desenvolvimento perodo em que o pas teve seu crescimento econmico. Em nvel municipal, houve a reativao do Patronato Municipal da habitao, e em nvel federal, atravs da Comisso de Urbanismo de Barcelona, foram desenvolvidos diversos planos de absoro do barraquismo. Com esta ao, ao final do Patronato, a questo do barroquismo j estava erradicada.

O maior desafio poltica habitacional da Espanha consiste no forte incremento do valor que o mercado imobilirio bem impondo, e por causa do decrscimo de moradias protegidas, acaba por afetar os setores sociais com baixos recursos.

- Florena: na regio da Florena, o crescimento demogrfico mais agudo ocorreu entre os anos 60/70, seguido nos anos 91-2001 por uma ligeira queda na taxa de crescimento. Contudo, o pas conta com um sistema de ajuda no que diz respeito s necessidades de habitao o qual estruturou, ao longo dos anos, diversas estruturas tcnico-administrativas e disposies legislativas.

Assim, a interveno estatal pode ser apreendida em trs modalidades: Edificao subvencionada construo de unidades habitacionais, de propriedade pblica, destinadas locao para trabalhadores de baixa renda; Edificao favorecida unidades habitacionais que permanecero sob regime de propriedade privada, destinadas aos trabalhadores de renda mdia; e, Interveno de recuperao e reestruturao sem previso de recuperao do capital para o Estado.

Conclui-se que o processo de urbanizao acelerado teve dois pontos diversos importantes: 1) na Amrica Latina ocorreu entre os anos 50/70 enquanto que na Europa este processo havia ocorrido um sculo antes; e 2) o Welfare State na Europa enfrentou o problema com forte investimento do setor pblico e regulao econmica do mercado interno. Isto, entretanto, no se deu na Amrica Latina, tendo estes,
que enfrentar os mesmos problemas em etapa posterior, momento em que o mundo caminhava para a reestruturao econmica, para alternativas de desregulamentao e para solues de mercado em detrimento da ao pblica, [perdendo] a oportunidade de promover algum equilbrio na relao entre necessidade e oferta. (24)

Isto quer dizer que


Entre reas da cidade que se articulam aos circuitos globais, e se movem nessa esfera de padres econmicos e culturais, e a massa popular que sobrevive margem do processo, num contexto visivelmente concentrador e excludente, h uma distancia to grande, que no h padro possvel de regras urbansticas, ambientais e de procedimentos institucionais capaz de dar conta do conjunto. (25)

Para isso, o primeiro passo a ser rumo reorganizao espacial a qualificao urbanstico-ambiental, ou seja, desde condies de infra estrutura at a remodelao e o cuidado com as reas de preservao ambiental.

ESPEFICIDADES NA AMRICA LATINA

SO PAULO

ROSRIO

Caracteriza-se como metrpole com + Caracteriza-se como metrpole com + de 10 milhes de habitantes de 1 milho de habitante de 1/3 das moradias tipo de

Coabitao familiar o fator mais Cerca significativo do dficit habitacional

apresentam inadequao

algum

A inadequao fundiria afeta dos A

dificuldade

de

regularizao

domiclios de famlias com at 3 fundiria est relacionada aos custos

salrios mnimos Expanso econmica

de tal processo est Expanso econmica est

relacionada industrializao

relacionada s atividades porturia e posteriormente industrial

Crescimento demogrfico oriundo do Declnio do crescimento demogrfico movimento do xodo rural por conta do movimento de marcha para a capital rgos institucionais: 75 Emplasa 93 Plano Metropolitano da Grande So Paulo 02 Plano Diretor: criao de 31 subprefeituras 04 Planos Diretores Regionais Estrutura de financiamento2 FNHIS Fundo Nacional Estrutura de financiamento de FONAVI Habitao Fundo Nacional de rgos institucionais: 95 Centros Municipais de Distrito Plan Estratgico Rosrio 04 - Plan Estratgico Metropolitano Conselho de Intendentes da

rea Metropolitana (formao)

Habitao de Interesse Social

Um ponto importante e que pode contribuir sobremaneira para ampliar a capacidade de produo de novas unidades de habitao social em ambos os contextos a disponibilizao de terra a custo baixo, assim como a disponibilizao de terra pblica para a produo em escala. Para tanto, a utilizao de instrumentos urbansticos que possam viabilizar a funo social da propriedade torna-se uma necessidade, assim como se faz necessria a viabilizao de formas de apropriao pblica das mais valias urbanas decorrentes do investimento pblico e do desenvolvimento urbano, como por exemplo, atravs da cobrana de contribuio de melhorias ou da outorga onerosa do direito de construir, conforme legislao paulistana. [...] Alm disso, a articulao com a sociedade civil tambm tem se mostrado importante para a viabilizao de solues mais adequadas aos problemas apresentados. (27)

O Sistema de financiamento da poltica habitacional conta com tais critrios: priorizao do atendimento pblico para a demanda da populao de baixa renda; ampliao da produo privada para renda mdia; e, gerao de recursos para o setor habitacional de 1% obtido pelo recolhimento do ICMS.

notvel que novas medidas estratgias, tais como: programas de assistncia tcnica para a preveno de riscos; aplicao de instrumentos urbansticos para viabilizar a utilizao dos imveis vazios, terrenos subutilizados; induo da habitao nas reas consolidadas, mais centrais, como alternativa expanso perifrica; o reconhecimento da regularizao fundiria como elemento fundamental da poltica urbana atravs de aes especficas para garantir a segurana na posse fazem-se imprescindveis, e se implementadas podero efetivar a poltica habitacional, pois a moradia assume nesses pases no s a condio de abrigo, mas a possibilidade de insero no meio urbano e acesso ao mercado de trabalho e a bens de consumo coletivo. (28)

ESPECIFICIDADES NA EUROPA

BARCELONA

TOSCANA

Caracteriza-se como metrpole com 4 Caracteriza-se como metrpole com milhes de habitantes PIB mais elevado em relao ao pas Construo de 3,5 milhes de habitantes PIB mais elevado em relao ao pas

conjuntos Visavam a construo de conjuntos habitacionais junto cidade _____

habitacionais na periferia Barrios marginales com mnimas condies de habitabilidade

Ambos os pases apresentavam caractersticas comuns: Baixa renda; Dificuldade de acesso habitao para a populao idosa e aos imigrantes;

Entretanto, o envelhecimento da populao comum em ambos, e por esta razo, faz-se necessrio pensar uma nova estratgia para garantir o acesso moradia para este segmento. J a poltica para os imigrantes tem

encontrado dificuldades de ser incorporada por conta de seu crescimento ser dinmico.

Para equacionar este problema, as polticas habitacionais passaram a promover remodelaes tanto no patrimnio edificado quanto nos espaos pblicos e construo de equipamentos sociais, com o objetivo de melhorar as condies de vida das populaes moradoras. (29)

Esta remodelao somente foi possvel atravs da obteno do solo pblico, conseguido via cesses obrigatrias. No caso de Barcelona, essa cesso de 20% do solo em caso de novas urbanizaes. J em Florena, h projetos de remodelao das estruturas, as quais visam recuperao e a construo de novas unidades habitacionais.

Conclui-se que a proposta de interveno na questo habitacional de integras a produo habitacional dinmica qualificao urbana. Mas, por um lado, esta proposta serviu apenas para realocar os afetados, sem, contudo, mudar as dinmicas residenciais. Por outro, acabou beneficiando apenas a parte interessada nos lucros deste mercado, uma vez que visavam, atravs de polticas que ampliassem as condies do acesso ao solo e a habitao, atender s necessidades coletivas.
Entre as estratgias de interveno para atender a esta populao destaca-se o fomento ao mercado privado de alugueis, para que este viabilize locaes para as famlias sem capacidade de aquisio do imvel, possibilitando assim a soluo de parcela do problema habitacional pelo mercado privado, sem que haja gasto pblico. (30)

SNTESE

Na era do capitalismo, as cidades passaram a competir entre si, e muitas delas comearam a empreender investimentos que privilegiassem a visibilidade, o marketing e a produo de obras e equipamentos atraentes ao capital internacional. (30)

ITLIA %

ESPANHA

ARGENTINA

BRASIL crescimento

crescimento %

crescimento %

crescimento %

negativo

estvel

positivo

positivo O crescimento

populacional ocorre em reas de loteamentos e

irregulares

reas favelizadas Dficit qualitativo, Dficit qualitativo, Dficit devido ao devido ao habitacional Dficit habitacional e qualitativo quantitativo, ao devido adensamento ou excessivo coabitao familiar Mercado atinge parcela populao formal pequena da ou ao e

adensamento da adensamento da qualitativo populao reas em populao em quantitativo,

degradas, reas

degradas, devido adensamento ou excessivo coabitao familiar

conjuntos habitacionais

conjuntos ou habitacionais

reas perifricas

reas perifricas

Portanto,
o entendimento de que a cidade e a propriedade devem cumprir uma funo social indispensvel enquanto principio em todos os casos e necessrio para orientar a condio das polticas pblicas urbanas e dos interesses privados. Isso significa, tambm, o reconhecimento da moradia dentre os direitos humanos, ou seja, a poltica de habitao entendida como poltica social e econmica com explicito carter redistributivo. (32)

You might also like