You are on page 1of 20

1674 I SRIE NO 42 B. O.

DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


CAPTULO IV Disposies nais e transitrias
Artigo 16 Regulamentao

Com esta nova legislao, pretende-se igualmente dotar o pas de um regime jurdico permissivo do lanamento dos concursos de concesses dos portos ou de terminais porturios e de arrendamentos dos espaos. A explorao dos portos para atendimento s necessidades da navegao, a movimentao de passageiros, a movimentao e a armazenagem de mercadorias e a execuo das operaes porturias, a utilizao dos portos e das instalaes porturias, destinadas a movimentao dos passageiros ou na movimentao e armazenagem de mercadorias destinadas ou oriundas de transporte constituem os domnios que necessitam de regulao para a adequada modernizao da actividade porturia. H ainda que dar resposta s questes de funcionalidade entre as diversas autoridades com interveno na organizao e funcionamento do sector dos portos pelo que tem de ser harmonizada a actuao das autoridades aduaneira, martima, sanitria e de polcia martima e que exercem as suas competncias legais no porto. A movimentao de cargas e passageiros e os servios ligados aos portos revelam a importncia estratgica da actividade porturia para o desenvolvimento de Cabo Verde e que os portos constituem o meio de comunicao indispensvel para as relaes de Cabo Verde com o exterior no domnio comercial e industrial, sobretudo na era marcada pela internacionalizao e globalizao. A consolidao da legislao porturia dispersa e sua adaptao s necessidades econmicas actuais determinaram a elaborao do presente diploma. Assim, pretende-se dar corpo ao enquadramento geral da actividade porturia, precisar os domnios da interveno pblica e privada quanto titularidade dos bens, sua gesto e explorao, denir regulao tcnica e econmica, os procedimentos para o acesso e o exerccio de actividades susceptveis de serem concessionadas ou licenciadas a particulares. O objectivo do presente diploma sobretudo o de assegurar a competitividade do sector porturio e a concorrncia num quadro geral de carcter essencialmente pblico da actividade porturia, sem prejuzo da contribuio para a criao de um mercado da prestao de servios, formulando uma proposta de legislao aberta e com possibilidade de dar guarida s mais variadas opes e concretizao de polticas, com assuno de vertentes mais pblicas ou mais privadas em funo do interesse dos operadores, da dimenso dos portos, das perspectivas de gesto e explorao de cada porto e da estratgia econmica de Cabo Verde. Estruturado em grandes reas, com incluso dos sectores dos portos, da titularidade e do domnio pblico, do sector institucional, com previso, diferenciao e denio das entidades encarregadas das autoridades porturias e das administraes porturias, do sector da gesto e explorao, o regime jurdico que se vem de aprovar prev as formas das concesses e das licenas, do sector da segurana porturias e questes ambientais, do sector da responsabilidade dos titulares dos portos e dos operadores porturios e do sector das infraces e sanes.

Os departamentos governamentais responsveis pelas reas da juventude e das finanas regulamentam o presente Decreto-Lei por Portaria, ouvidas as entidades interessadas.
Artigo 17 Operacionalizao do Carto Jovem

A operacionalizao do Carto Jovem, bem como a criao de modalidades especcas do Carto Jovem sero efectuadas medida que forem sendo reunidas as condies necessrias e sucientes para o efeito.
Artigo 18 Protocolos em vigor

Os protocolos assinados com entidades patrocinadoras, antes da entrada em vigor do presente diploma, mantmse em vigor, em tudo aquilo que no o contrariar.
Artigo 19 Revogao

Fica revogado o Decreto-Lei n 53/94, de 22 de Agosto.


Artigo 20 Entrada em vigor

O presente Decreto-Lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Manuel Inocncio Sousa Maria Cristina Lopes de Almeida Fontes Lima - Cristina Lopes da Silva Monteiro Duarte - Marisa Helena do Nascimento Morais - Sara Maria Duarte Lopes - Janira Hopffer Almada. Promulgado em 25 de Outubro de 2010 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 27 de Outubro de 2010 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

Decreto-Legislativo n. 10/2010
de 1 de Novembro

A actividade e o sector porturios so actualmente objecto de uma legislao vasta, regulando de forma parcial determinados aspectos dos portos, sem conceder uma harmonia ou viso de conjunto e global dos portos e deixando por realizar a integrao real da actividade porturia com a economia. Este facto constitui razo de ser bastante para a elaborao de uma lei geral da actividade porturia que d coerncia e modernidade institucional ao sector.

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


Nestes termos: Ao abrigo da autorizao legislativa conferida pela Lei n. 66/VII/2010, de 9 de Agosto; e No uso da faculdade conferida pela alnea b) do nmero 2, do artigo 204 da Constituio da Repblica, o Governo decreta o seguinte:
Artigo 1. Objecto

1675

2. Esto sujeitos lei dos Portos de Cabo Verde as plataformas xas ou utuantes situadas offshore e utilizadas para carga ou descarga. 3. Esto excludos do regime previsto na presente lei, os portos, reas ou sectores de qualquer porto que sejam destinados exclusivamente para o uso militar ou para misses de soberania ou segurana do Estado.
Artigo 3. Denies

aprovado o regime jurdico dos Portos de Cabo Verde, adiante designado por lei dos Portos de Cabo Verde, em anexo ao presente diploma, de que faz parte integrante.
Artigo 2. Legislao revogada

Para efeitos desta lei, entende-se por: a) Actividade porturia A actividade relacionada com a construo, explorao e desenvolvimento dos portos e respectivas zonas porturias, terminais e servios porturios prestados s embarcaes, carga e passageiros;

revogada toda a legislao que contrarie o disposto no presente regime jurdico.


Artigo 3. Regulamentao

O presente diploma regulamentado pelo Governo.


Artigo 4. Entrada em vigor

b) reas porturias de prestao de servio pblico As reas dominiais situadas na zona porturia e as instalaes nela implantadas, pertencentes ou submetidas jurisdio da administrao porturia e por ela mantidas ou objecto de concesso de servio pblico e nas quais se realizem operaes porturias em regime de servio pblico; c) reas porturias de servio privativo As reas situadas na zona porturia e as instalaes nela implantadas que sejam objecto de direitos de uso privativo de parcelas sob a jurisdio da administrao porturia nas quais se realizem operaes porturias exclusivamente destinadas ao prprio estabelecimento ou com origem neste e que se enquadram na actividade prevista no ttulo de uso privativo; d) Arrendamento Contrato pelo qual se proporciona o gozo temporrio de um terreno ou de uma instalao porturia dentro da rea de um porto a uma pessoa singular ou colectiva mediante o pagamento de uma renda;

O presente diploma entra em vigor a 1 de Janeiro de 2011. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Manuel Inocncio Sousa Promulgado em 2010 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 2010 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves LEI DOS PORTOS DE CABO VERDE TTULO I DISPOSIES GERAIS
Artigo 1. Objecto

e) Administrao porturia a entidade encarregada directamente pelo Estado da administrao, gesto e explorao dos portos, zonas porturias e terminais; f) Concesso Acto pelo qual se atribui a uma entidade o direito de utilizao, gesto e/ou explorao de um porto ou zona porturia, de um terminal ou de uma parcela do domnio pblico; g) Concesso de explorao o acto pelo qual se transfere a gesto e a explorao de um bem do domnio pblico porturio ou de um servio pblico porturio a favor de outrem, exercida por sua conta e risco e de modo a obter-se uma nalidade de utilidade pblica;

O presente diploma estabelece o regime jurdico dos portos, zonas porturias e terminais, regula o acesso e o exerccio das actividades e operaes porturias e xa o quadro institucional da interveno pblica e da actuao dos particulares.
Artigo 2. mbito de aplicao

1. O presente diploma aplica-se a toda a actividade porturia exercida em Cabo Verde, qualquer que seja o tipo de porto, zona porturia e terminal.

1676 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


h) Concesso de uso privativo o acto pelo qual se permite a um particular o uso de uma coisa ou parcela do domnio pblico porturio para ns particulares de utilidade pblica mediante o pagamento de taxas; i) Entidade reguladora do sector porturio A entidade pblica encarregada de exercer os poderes do Estado em matria de regulao e regulamentao no domnio dos portos, zonas porturias e actividade porturia; j) Infra-estrutura porturia A universalidade pblica constituda por bens mveis e imveis afectados explorao de zonas porturias, nomeadamente equipamentos, veculos, edifcios, instalaes de servios, as obras e outros bens de apetrechamento e equipamento dos portos e das respectivas zonas porturias; k) Instalao porturia martima, xa ou utuante Instalaes offshore, destinadas a facilitar a carga ou a descarga; l) Instalao porturia As obras de infra-estrutura, os edifcios, as construes efectuadas no porto e respectiva zona porturia e destinadas s embarcaes, prestao de servios porturios ou construo e reparao de embarcaes; m) Licena Acto pelo qual se atribui ao portador de certicado de operador porturio o exerccio da actividade ou a possibilidade de uso privativo de bens do domnio pblico porturio; n) Marina O conjunto de instalaes porturias e suas reas aquticas e terrestres para a prestao de servios a embarcaes de recreio; o) Operao porturia A prestao de servios porturios nas reas de prestao de servio pblico ou privativo dos portos, zonas porturias e terminais; p) Operador porturio A pessoa jurdica certicada pela autoridade competente para a execuo de operao porturia na zona de jurisdio porturia; q) Porto Os domnios aquticos e terrestres naturais ou articiais e as instalaes xas e utuantes aptas para as operaes de fundeio, atracao, desatracao e permanncia de navios ou artefactos navais para efectuar operaes de transferncia de cargas entre os meios de transportes aqutico e terrestre ou embarque e desembarque de passageiros, bem como outros servios que podem ser prestados, designadamente a navios e a artefactos navais, a passageiros e a cargas; r) Servio porturio As actividades de prestao de servios necessrios execuo das atribuies da administrao porturia e executadas dentro dos portos, zonas porturias e terminais; s) Sistema Porturio Nacional o conjunto de portos e construes de tipo porturio pblico e privado que permitem a movimentao e o transporte de pessoas e mercadorias; t) Terminal porturio A unidade estabelecida num porto ou fora dele constituda por construes, instalaes e espaos que permite a realizao integral da operao porturia a que se destina; u) Uso privativo O uso do domnio pblico consentido a pessoas determinadas com base num ttulo jurdico individual especial e para seu proveito econmico exclusivo; e v) Zona de jurisdio porturia Toda a rea martima dedicada entrada, estadia e sada de navios e os fundeadouros adjacentes, assim como toda a rea terrestre onde se realizam as operaes porturias e demais actividades relativas ao movimento de passageiros e mercadorias, bem como os espaos aquticos e terrestres para desenvolvimento futuro nos casos em que estes sejam includos e aprovados pelo Governo. TTULO II PORTOS E ZONAS PORTURIAS
Artigo 4. Classicao dos portos segundo a titularidade

1. Os portos, em funo da entidade titular do porto, classicam-se em pblicos e privados. 2. Os portos pblicos so aqueles criados pelo Estado ou por entidades pblicas. 3. Os portos privados so portos criados por investidores privados em terrenos de sua propriedade ou concessionados e em reas martimas de domnio pblico concessionadas.
Artigo 5. Classicao dos portos segundo o uso

1. Os portos segundo o seu uso so de uso pblico ou de uso privado. 2. So portos de uso pblico os que, pela sua localizao e caractersticas da sua actividade operacional devem prestar obrigatoriamente o servio a todo o utilizador que o requeira. 3. So portos de uso privado os que oferecem e prestam servios a navios, armadores, carregadores e recebedores de mercadorias, exclusivamente no interesse prprio dos seus titulares ou de terceiros vinculados contratualmente com eles.

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


Artigo 6. Classicao dos portos segundo o destino

1677

TTULO III BENS DO ESTADO CAPTULO I Domnio pblico


Artigo 9. Bens do domnio pblico porturio

1. Os portos, segundo o seu destino, independentemente da natureza jurdica da entidade titular e do seu uso, podem ser: a) Comerciais; b) Industriais; c) De recreio; d) Pesqueiros; e e) Militares. 2. So portos comerciais os portos destinados prestao de servios a navios, passageiros e cargas. 3. So portos industriais os portos nos quais se opera exclusivamente com as cargas especcas de um processo industrial, devendo existir uma integrao operativa entre a actividade principal da indstria e o porto. 4. So portos de recreio os portos destinados a embarcaes desportivas nuticas ou de lazer. 5. So portos pesqueiros os portos destinados actividade pesqueira industrial ou artesanal. 6. So portos militares os portos destinados exclusivamente actividade militar.
Artigo 7. Zonas de jurisdio porturia

1. Pertencem ao domnio pblico porturio: a) Os terrenos e guas compreendidos na zona porturia; e b) As obras, construes e instalaes aquticas e terrestres afectadas ao servio dos portos e actividade porturia. 2. O domnio pblico porturio da titularidade do Estado.
Artigo 10. Utilizao comum

Os bens do domnio pblico porturio so de uso e fruio comum, desde que sejam feitos no respeito da lei e das condies denidas para o exerccio das actividades porturias e de outras actividades acessrias, complementares ou subsidirias. CAPTULO II Servios porturios
Artigo 11. Tipos de servios porturios

1. As zonas de jurisdio porturia so delimitadas e denidas em plantas escala apropriada em relao a cada porto e publicadas no Boletim Ocial. 2. As zonas de jurisdio porturia compreendem todas as superfcies terrestres e martimas consideradas necessrias explorao e expanso porturias, os terrenos quer sejam do domnio pblico ou do domnio privado do Estado e os edifcios situados nas zonas porturias e utilizados na gesto e explorao dos portos. 3. A zona de explorao porturia aquela que se destina s operaes de explorao econmica correspondente s necessidades de trfego actuais ou previsveis a mdio prazo. 4. A zona de expanso uma rea de reserva destinada a satisfazer as necessidades de desenvolvimento dos portos do pas previsveis a longo prazo.
Artigo 8. Denio e estabelecimento dos portos

1. Os servios porturios so essencialmente os seguintes: a) Pilotagem; b) Reboque porturio; c) Segurana, polcia, proteco civil, vigilncia e combate a incndio; d) Navegao porturia, sinalizao, faris e luzes; e) Disponibilidades ou indicao de zonas de fundeio, atracao e desatracao; f) Disponibilidade de armazns, edifcios, instalaes para a manipulao, depsito, conservao ou presena de mercadorias e passageiros; g) Disponibilidade de meios mecnicos, terrestres ou utuantes, para a manipulao e transporte de mercadorias no porto; h) Fornecimento de gua, electricidade e gelo a embarcaes; i) Proteco do meio ambiente, recolha de lixo e recepo de resduos slidos e lquidos provenientes de navios, plataformas ou outras instalaes xas ou utuantes; e j) Movimentao de carga, compreendendo estiva, desestiva, conferncia, carga, descarga, transbordo, movimentao e arrumao de mercadorias dentro da zona porturia, bem como a formao e decomposio de unidades de carga.

1. da competncia do Governo a denio e o estabelecimento dos portos e respectivas zonas porturias, bem como os terminais ou reas de uso pblico e privado situados fora dos portos e respectivas zonas porturias, a aprovar por Decreto-Regulamentar. 2. No acto do Governo a que se refere o nmero anterior, devem constar a denominao, localizao e a classicao dos portos e respectivas zonas porturias e dos terminais e reas de uso pblico e privado.

1678 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


2. A instalao e o exerccio nos portos e respectivas zonas porturias de actividades diferentes das normalmente consideradas adstritas funo econmica dos portos carecem de prvia autorizao da administrao porturia.
Artigo 12. Universalidade dos servios porturios

b) Promover e executar obras martimas e terrestres nos portos, de acordo com os projectos e planos aprovados pelo Governo; e c) Conservar as obras martimas e terrestres dos portos bem como o respectivo equipamento. 3. As entidades concessionrias gozam das seguintes prerrogativas de direito pblico: a) Fixao de taxas a cobrar pela utilizao dos portos e respectivas zonas porturias, dos servios nele prestados e pela ocupao de espaos dominiais, desde que no ultrapassem as taxas mximas aprovadas pela entidade reguladora do sector porturio; b) Organizao e manuteno de um servio privativo de vigia porturia para assegurar o cumprimento dos regulamentos de explorao e vigia dos portos, zonas porturias e terminais; c) Regulamentao e scalizao relativamente ao uso pblico do servio porturio a seu cargo, sem prejuzo da competncia atribuda a outros servios pblicos; d) Livre entrada dos seus agentes ou trabalhadores a bordo dos navios fundeados nos portos ou atracados aos cais para scalizao do servio porturio sempre que disso tenham necessidade; e) Aplicao das sanes aos utentes das zonas porturias pela violao das leis e regulamentos do uso pblico de servio, sem prejuzo da competncia atribuda a outros servios pblicos;

Nas reas de prestao de servio pblico dos portos, zonas porturias e terminais, os servios porturios so prestados a todos os utilizadores de modo permanente, uniforme e regular e em condies equitativas no referente qualidade, oportunidade e preo. CAPTULO III Exerccio das atribuies do Estado
Artigo 13. Exerccio das atribuies do Estado na regulao

As atribuies do Estado em matria de regulao para o sector dos portos, zonas porturias e terminais e servios porturios so exercidas atravs da entidade reguladora do sector porturio.
Artigo 14. Exerccio das atribuies do Estado na administrao, gesto e explorao de portos

As atribuies do Estado em matria de administrao, gesto e explorao de portos, terminais e zonas porturias podem ser exercidas por concesso a sociedades de capitais pblicos ou a entidades privadas. CAPTULO IV Concesso
Artigo 15. Tipos de concesso

f) Dispensa de licena administrativa relativa ao exerccio de suas atribuies; e g) Direito a exigir de todos os utentes das instalaes porturias os elementos estatsticos relativos a actividades na sua jurisdio, cujo conhecimento interessa ao cmputo de actividade geral dos portos.
Artigo 17.

1. A concesso pode ser integral ou parcial. 2. Na concesso integral concessionada toda a infraestrutura e a totalidade dos servios, bem como a gesto e a administrao do porto. 3. A concesso parcial pode ser de infra-estruturas, de servios porturios, de terminais ou de parcelas do porto.
Artigo 16. Atribuies das entidades concessionrias

Utilizao do servio pelo pblico

1. A todos lcito a utilizao dos servios da entidade concessionria, observadas as leis e os regulamentos aplicveis. 2. A prestao de servios pela entidade concessionria faz-se a ttulo oneroso. 3. A entidade concessionria pode dar prioridade no uso dos servios e estabelecer preferncia em benefcio de entidades que prossigam ns pblicos ou de utilidade pblica. 4. A entidade concessionria pode determinar ou acordar com os utilizadores preos diferenciados de prestao de servio.

1. A entidade concessionria assegura a execuo do objecto da concesso nos aspectos econmico, nanceiro, patrimonial, de gesto de efectivos, de explorao porturia e ainda as actividades que lhe sejam complementares, subsidirias ou acessrias. 2. As entidades concessionrias tm as seguintes atribuies e prerrogativas de direito pblico: a) Adquirir e explorar o equipamento porturio de acordo com o caderno de encargos;

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


Artigo 18. Prazo da concesso Artigo 23

1679

O prazo das concesses xado em funo dos projectos, do montante dos investimentos, da qualidade do servio do porto, do benefcio aos utentes e das tarifas e preos propostos.
Artigo 19. Elementos do contrato de concesso

Contedo do direito de uso privativo do domnio pblico porturio

O contrato de concesso deve conter designadamente e nos casos aplicveis: a) Os fundamentos legais e os motivos da sua outorga; b) A descrio dos bens, as obras e instalaes do domnio pblico concessionados e as obrigaes de manuteno, produtividade e aproveitamento dos mesmos; c) As obrigaes de dragagem, ajuda e apoio navegao e sinalizao martima; d) As caractersticas de prestao dos servios porturios e a determinao das reas reservadas aos mesmos; e) As bases da regulao tarifria; f) Os programas de construo, expanso, modernizao e de proteco ecolgica;

1. As licenas e os contratos de uso privativo do domnio pblico porturio regulados na presente lei conferem aos seus titulares o direito de utilizao exclusiva, para os ns e com os limites consignados no respectivo ttulo, das parcelas do domnio pblico porturio a que respeitam e de construes e equipamentos xos e mveis que nelas se encontrem. 2. Se a utilizao permitida envolver a realizao de obras ou alteraes, o direito do uso privativo abrange os poderes de construo, transformao ou extraco, conforme os casos, entendendo-se que tanto as construes efectuadas como as instalaes xas ou desmontveis nelas existentes se mantm, nas relaes com terceiros e para efeitos contabilsticos, na posse do titular da licena ou do contrato at expirar o respectivo prazo. 3. Cabe administrao porturia competente transmitir ao titular do direito de uso privativo o bem dominial, facultando-lhe o incio da utilizao consentida. 4. Cabe aos titulares dos direitos de utilizao privativa de bens do domnio pblico porturio a obteno de todas as licenas e autorizaes administrativas, designadamente para a realizao de obras e a instalao do equipamento necessrios utilizao dos bens dominiais para a actividade pretendida, bem como o pagamento de todas as taxas, tarifas e impostos inerentes utilizao. 5. A outorga de ttulo de utilizao de bem do domnio pblico implica a efectiva utilizao pelo titular desse bem nos termos e condies do ttulo.
Artigo 24. Realizao e utilizao de obras

g) Os direitos e as obrigaes dos concessionrios; h) Os poderes, os direitos e as obrigaes dos concedentes; i) As garantias, seguros e caues; e j) As causas de cessao, revogao e resgate da concesso. CAPTULO V Usos privativos
Artigo 20. Regime jurdico dos usos privativos do domnio pblico porturio

O uso privativo do domnio pblico tendo em vista a realizao de actividades nas reas porturias, que no devam ser objecto de concesso de explorao, disciplinado pela presente lei.
Artigo 21. Utilizaes do domnio pblico porturio sujeitas a licena

1. Sempre que o uso privativo regulado na presente lei implique a realizao de obras pelo seu titular, cabe-lhe submeter o respectivo projecto aprovao da administrao porturia, devendo executar as obras dentro dos prazos que lhe forem xados e de harmonia com o projecto aprovado e com as leis e regulamentos em vigor. 2. A execuo das obras ca sujeita scalizao da entidade reguladora porturia, da administrao porturia competente e demais autoridades competentes, cujos agentes tm livre acesso ao local dos trabalhos. 3. As obras executadas no podem ser utilizadas para m diferente do estipulado no ttulo de utilizao sem a autorizao da administrao porturia. 4. As obras e os edifcios construdos em terrenos dominiais no podem ser onerados sem autorizao da administrao porturia competente para o licenciamento da utilizao do domnio pblico porturio. 5. A violao do disposto no nmero anterior importa a nulidade do acto de onerao, sem prejuzo de outras sanes que lhe sejam aplicveis.

Esto sujeitas a licena de uso privativo todas as utilizaes do domnio pblico porturio, desde que no exijam a realizao de investimentos em instalaes xas e indesmontveis.
Artigo 22. Utilizaes do domnio pblico porturio sujeitas a contrato

So objecto de contrato as utilizaes do domnio pblico porturio que exijam a realizao de investimentos em instalaes xas e indesmontveis.

1680 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


Artigo 25. Taxas

2. A abertura de concurso para a atribuio do ttulo de uso privativo, por iniciativa pblica ou a requerimento do interessado, obrigatria nos seguintes casos: a) Sempre que exista mais do que um interessado na respectiva obteno; e b) Quando a constituio do uso privativo no permita, designadamente por inexistncia de rea disponvel com idnticas caractersticas, a satisfao de qualquer outro pedido da mesma natureza. 3. O concurso referido nos nmeros anteriores pode ser dispensado se, por motivos tcnicos ou relacionados com a proteco de direitos exclusivos, o ttulo de utilizao privativa s puder ser atribudo a uma entidade determinada ou atendendo ainda a razes de natureza estratgica do sector, devidamente fundamentadas.
Artigo 29. Publicitao e concurso

1. Pela utilizao privativa do domnio pblico porturio so devidas taxas a xar pela administrao porturia com jurisdio na rea dominial em causa. 2. Sem prejuzo das contrapartidas pecunirias estabelecidas no nmero anterior, podem ser xadas contrapartidas de outra natureza, designadamente, a realizao de obras ou a prestao de servios. 3. Quando o direito de uso privativo for atribudo a pessoa colectiva de direito pblico, a entidade dotada de utilidade pblica ou a particular para ns de benecncia ou semelhantes, pode ser concedida a iseno do pagamento da taxa ou a reduo desta.
Artigo 26. Prazos dos ttulos de uso privativo

1. As licenas de utilizao do domnio pblico porturio so atribudas pelo prazo mximo de 10 (dez) anos, podendo ser negociada a sua renovao sem concurso, em caso de ausncia de novos interessados. 2. Os contratos de uso privativo do domnio pblico porturio podem ser celebrados pelo prazo mximo de 30 (trinta) anos, podendo ser negociada os termos da sua renovao em caso de ausncia de novos interessados. 3. O prazo do direito de uso privativo deve atender, nomeadamente, ao perodo necessrio para a amortizao dos investimentos a realizar pelo seu titular.
Artigo 27. Atribuio de ttulos de uso privativo

1. Quando a administrao porturia seja solicitada a atribuir ou renovar um ttulo de uso privativo, regulado pela presente lei, por ajuste directo, deve, caso concorde com a utilizao pretendida, publicitar previamente, durante 30 (trinta) dias, no respectivo stio da Internet e atravs de editais a axar nas suas instalaes, as principais caractersticas da utilizao pretendida, designadamente a identicao do bem dominial em causa, as obras a realizar, o prazo do ttulo, as taxas a pagar e o convite apresentao de propostas de terceiros. 2. O pedido referido no nmero anterior deve indicar as principais caractersticas da utilizao pretendida sob pena de no ser considerado. 3. Decorrido o prazo referido no n. 1, sem que seja apresentado um pedido concorrente, iniciado o procedimento de licenciamento no prazo de 30 (trinta) dias. 4. Se durante o prazo referido no n. 1 forem apresentados pedidos idnticos de atribuio de uso privativo, e vericando-se a impossibilidade de os satisfazer a todos, a administrao porturia inicia o processo de concurso entre os interessados.
Artigo 30. Procedimento de concurso para a atribuio de ttulos de uso privativo

1. A atribuio dos ttulos de uso privativo do domnio pblico porturio da competncia da administrao porturia em cuja rea de jurisdio se situe o bem de domnio pblico porturio em causa, por iniciativa pblica ou a requerimento do interessado. 2. Cabe administrao porturia estabelecer as condies da utilizao privativa do bem do domnio pblico porturio, designadamente: a) A rea; b) O prazo; c) As taxas; d) A natureza; e) O montante da garantia a prestar; e f) Eventuais obrigaes de interesse pblico.
Artigo 28. Procedimento de atribuio de ttulos de uso privativo

1. O regulamento do concurso com vista atribuio de ttulos de uso privativo do domnio pblico porturio regulados na presente lei aprovado pela administrao porturia competente para a atribuio do uso privativo e deve assegurar o respeito pelos princpios da transparncia, da igualdade e da concorrncia. 2. O aviso de concurso deve ser publicitado no stio da Internet da administrao porturia, num dos jornais nacionais, atravs da axao de editais nas suas instalaes e ainda atravs da comunicao a terceiros que previamente tenham manifestado interesse em ser avisados, devendo identicar, designadamente, o bem dominial em causa, as principais caractersticas da utilizao, os critrios de escolha do adjudicatrio e, se aplicvel, os critrios de qualicao dos concorrentes.

1. Os ttulos de utilizao privativa do domnio pblico porturio regulados na presente lei podem ser atribudos directamente aos requerentes, mediante concurso ou atravs de ajuste directo.

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


3. Caso o bem do domnio pblico seja objecto de um direito de uso privativo e o concurso que deserto, o novo ttulo pode ser, se a administrao porturia o considerar conveniente, atribudo ao antigo titular, que nisso manifeste interesse, nas condies base constantes do regulamento do concurso.
Artigo 31. Direito de preferncia

1681

nem congurar uma forma de impedir, restringir ou falsear a concorrncia garantida pelo disposto na presente lei relativamente formao do ttulo. 3. Para efeitos do disposto no nmero anterior, salvo quando a natureza duradoura do ttulo de uso privativo e o decurso do tempo o justiquem, a alterao s permitida quando seja objectivamente demonstrvel que a ordenao das propostas avaliadas no procedimento de formao do ttulo no vai ser alterada se o procedimento de contratao tivesse contemplado essa modicao.
Artigo 33. Transmisso

1. Caso o bem do domnio pblico seja utilizado por terceiro, titular de um direito de utilizao privativo e este tenha, at ao termo do prazo para a apresentao das propostas, manifestado interesse em continuar a utilizlo aps o decurso do respectivo prazo, de acordo com as novas condies que venham a resultar da adjudicao do concurso, a administrao porturia, previamente adjudicao ao concorrente que apresentou a melhor proposta, deve noticar o terceiro para comunicar, no prazo de 10 (dez) dias, se quer exercer direito de preferncia. 2. Caso o terceiro pretenda exercer o direito de preferncia, nos termos do nmero anterior, a outorga do ttulo deve realizar-se no prazo mximo de 30 (trinta) dias. 3. Se o preferente referido nos nmeros anteriores, no exercer o seu direito, a administrao porturia, nos casos referidos no n. 3 do artigo 40., previamente adjudicao ao concorrente que apresentou a melhor proposta, deve noticar o primeiro requerente para comunicar, no prazo de 10 (dez) dias, se quer exercer direito de preferncia, e, em caso armativo, proceder outorga do ttulo a este no prazo mximo de 30 (trinta) dias. 4. No h lugar noticao prevista no nmero anterior caso o primeiro requerente no tenha participado no concurso ou tenha visto a sua proposta excluda. 5. O direito de preferncia referido no presente artigo exerce-se mediante a comunicao entidade adjudicante, no prazo de 10 (dez) dias a contar da noticao da proposta de adjudicao, de que o preferente aceita sujeitar-se s condies da proposta seleccionada.
Artigo 32. Alterao do ttulo de utilizao do domnio pblico porturio

1. O ttulo de utilizao transmissvel, autonomamente ou como elemento do estabelecimento em que se integra, mediante autorizao da administrao porturia, com a antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, na sequncia de pedido em que o transmitente e o transmissrio comprovem que se mantm os requisitos exigidos para a outorga do ttulo. 2. A transmisso de participaes sociais que assegurem o domnio de sociedade detentora do ttulo pode ser sujeita, por clusula nele constante, a autorizao prvia da administrao porturia. 3. O transmissrio ca sub-rogado em todos os direitos e deveres do transmitente enquanto vigorar o respectivo ttulo de utilizao do domnio pblico porturio. 4. A violao do disposto nos nmeros anteriores importa a nulidade do acto de transmisso, sem prejuzo de outras sanes que forem aplicveis. 5. Os ttulos de utilizao do domnio pblico porturio da titularidade de pessoas singulares transmitem-se aos seus herdeiros e legatrios, podendo a administrao porturia declarar a caducidade do ttulo dentro do prazo de 6 (seis) meses, a contar da data do conhecimento da transmisso, se constatar que o novo titular no oferece garantias de cumprimento dos requisitos necessrios outorga do ttulo.
Artigo 34. Extino dos ttulos de uso privativo do domnio pblico porturio

1. Os ttulos de utilizao do domnio pblico porturio regulados na presente lei podem ser modicados, com os seguintes fundamentos: a) Quando as circunstncias em que as partes fundaram a deciso de requerer e atribuir ou de contratar o uso privativo tiverem sofrido uma alterao anormal e imprevisvel, desde que a exigncia das obrigaes por si assumidas afecte gravemente os princpios da boa f e no esteja coberta pelos riscos prprios do uso; e b) Por razes de interesse pblico, decorrentes de necessidades novas ou de uma nova ponderao das circunstncias existentes. 2. A modicao no pode conduzir alterao das prestaes principais abrangidas pelo objecto do ttulo

1. Os ttulos de utilizao do domnio pblico regulados na presente lei extinguem-se: a) Por revogao, com fundamento no interesse pblico porturio; b) Por revogao, fundada no incumprimento grave pelo titular do regime jurdico da utilizao; c) Por caducidade, pelo decurso do seu prazo; d) Por renncia do seu titular, no caso das licenas; e) Por acordo entre as partes; e f) Pela extino da pessoa colectiva que for seu titular ou, se a administrao porturia vericar que no esto reunidas as condies para a transmisso do ttulo, pela morte da pessoa singular que for seu titular, ou ainda pela sua declarao de falncia.

1682 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


2. A revogao com fundamento no interesse pblico porturio deve ter em conta um interesse porturio especco actual e relevante e deve ser devidamente fundamentada. 3. Em caso de violao das obrigaes pelo titular do direito de uso privativo a administrao porturia deve dar-lhe a possibilidade de as cumprir antes de proceder revogao do ttulo de uso privativo, excepto se tal no for legal ou factualmente possvel, ou o incumprimento seja julgado pela administrao porturia sucientemente grave do ponto de vista do interesse pblico porturio que no justique a atribuio da possibilidade de tal reposio. 4. A revogao do ttulo de uso privativo nos termos da segunda parte do nmero anterior deve enunciar as razes pelas quais a administrao porturia considera o incumprimento sucientemente grave de molde a no justicar a atribuio da possibilidade de reposio a prevista. 5. A extino do ttulo de uso privativo do domnio pblico porturio produz os seguintes efeitos: a) No caso de contrato de uso privativo e com excepo do disposto na alnea seguinte, as obras e as instalaes construdas revertem gratuitamente para o domnio pblico porturio, salvo se a administrao porturia impuser a sua demolio a ttulo gratuito, e as instalaes desmontveis forem removidas; b) No caso de revogao do contrato de uso privativo, com fundamento no interesse pblico porturio, o titular tem direito ao ressarcimento do valor do investimento realizado em instalaes xas, ao abrigo do respectivo ttulo, mediante a atribuio de uma indemnizao correspondente ao valor contabilstico actualizado lquido de amortizaes; e c) No caso de licena, as instalaes so removidas a expensas do titular, salvo se a administrao porturia optar pela reverso a ttulo gratuito. 6. No termo do prazo, quando o titular do contrato de uso privativo tenha realizado investimentos adicionais aos inicialmente previstos no referido contrato, devidamente autorizados pela administrao porturia e se demonstre que os mesmos ainda no foram nem poderiam ter sido amortizados, esta entidade pode optar por reembolsar o titular do valor no amortizado ou, excepcionalmente e por uma nica vez, prorrogar o prazo da utilizao privativa pelo tempo necessrio a permitir a amortizao dos investimentos. 7. Com a noticao da deciso de extino por revogao, pode a administrao porturia conceder um prazo para que o titular proceda desocupao do bem dominial, sendo devido o pagamento de taxas pela utilizao at sua entrega efectiva.
Artigo 35. Utilizao abusiva

tarem indevidamente quaisquer obras, a administrao porturia intima o infractor a pr imediatamente termo utilizao abusiva, ou a demolir as obras feitas indevidamente e a repor a situao que existia se essa utilizao no tivesse tido lugar, xando um prazo para o efeito. 2. Sem prejuzo da aplicao das sanes que ao caso couberem e da efectivao da responsabilidade civil do infractor pelos danos causados, uma vez decorrido o prazo xado pela administrao porturia, esta assegura a reposio da parcela na situao anterior ocupao abusiva, podendo para o efeito recorrer fora pblica e ordenar a demolio das obras por conta do infractor. 3. Quando as despesas realizadas pela administrao porturia nos termos do nmero anterior no forem pagas no prazo de 20 (vinte) dias a contar da noticao, estas so ressarcidas atravs do accionamento da garantia bancria, e caso esta no exista, so cobradas judicialmente em processo de execuo scal, servindo de ttulo executivo a certido comprovativa das despesas efectuadas emitida pela administrao porturia. 4. Se o interessado invocar a titularidade de um direito sobre a parcela ocupada, este deve provar a condio invocada e requerer a respectiva delimitao, podendo a administrao porturia autorizar provisoriamente a continuidade da utilizao privativa, emitindo ttulo adequado que xe as condies de utilizao, designadamente no que se refere a taxas.
Artigo 36. Defesa dos direitos do titular privativo do domnio pblico porturio

Sempre que uma parcela do domnio pblico porturio se encontre afecta a um uso privativo e este for perturbado por ocupao abusiva ou outro meio, pode o respectivo titular requerer administrao competente que adopte as providncias adequadas.
Artigo 37. Uniformizao das licenas e dos contratos

1. As administraes porturias devem, na medida do possvel, proceder uniformizao do regime jurdico e do contedo econmico e nanceiro das licenas e dos contratos de uso privativo emitidos e celebrados para o exerccio das vrias actividades nas zonas porturias, tendo em vista a simplicao de procedimentos e a garantia do estabelecimento da igualdade ou equivalncia de condies entre os vrios agentes econmicos do sector, em obedincia s regras da concorrncia, sem prejuzo das particularidades de cada porto e de cada tipo de actividade. 2. Compete entidade reguladora do sector porturio, promover o cumprimento da obrigao de uniformizao referida no nmero anterior.
Artigo 38. Renovao

1. Se for abusivamente utilizada ou ocupada qualquer parcela do domnio pblico porturio ou nela se execu-

1. Quando o titular privativo do domnio pblico porturio pretender renovar o respectivo ttulo deve requer-lo com a antecedncia mnima de 90 (noventa) dias, no

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


caso de licena, e de 180 (cento e oitenta) dias, no caso de contrato de uso privativo, sem prejuzo do que, nesta matria, possa ser disposto no alvar da licena ou no contrato de uso privativo. 2. No caso de o pedido de renovao de licena de uso privativo do domnio pblico porturio no ser decidido no termo do prazo referido no nmero anterior, considera-se tacitamente deferido por prazo idntico ao do perodo inicial 3. No caso de renovao expressa dos ttulos de uso privativo, a administrao porturia deve ter em conta as expectativas legtimas do detentor do ttulo quanto sua durao e s condies econmicas do exerccio da actividade, designadamente no respeitante amortizao dos investimentos realizados. CAPTULO VI Disposies gerais
Artigo 39. Fiscalizao das concesses e das licenas

1683

2. Os direitos conferidos pela concesso e pelas licenas e os bens afectos s concesses ou s licenas podem ser dados de garantia para obteno de crditos a favor dos concessionrios, mediante prvia autorizao da entidade concedente ou licenciadora. 3. Os direitos conferidos pela concesso ou pelas licenas e os bens afectos s concesses ou s licenas em caso algum podem ser cedidos, onerados, hipotecados ou transmitidos a um Estado estrangeiro.
Artigo 41. Modicao das concesses e das licenas

As concesses e as licenas podem ser modicadas quando houver necessidade de alterao do objecto ou do prazo da concesso ou da licena, por ampliao da superfcie da concesso ou da licena ou da superfcie construda.
Artigo 42. Extino das concesses e das licenas

1. As concesses terminam: a) Pelo decurso do prazo estabelecido no contrato;

A entidade reguladora do sector porturio exerce a scalizao dos servios concedidos ou licenciados nos seus aspectos tcnicos, de explorao e de administrao porturia, incumbindo-lhe designadamente: a) Fiscalizar actividades porturias de uso ou exerccio condicionado e a concesso de servios pblicos porturios nos termos da legislao aplicvel; b) Fiscalizar nas zonas porturias, nas condies denidas na legislao geral aplicvel, quaisquer actividades porturias ou com elas directamente relacionadas, designadamente os transportes, a indstria sob qualquer forma, o abastecimento de gua, de energia elctrica e de leos combustveis, a movimentao de passageiros, mercadorias e pescado, a entrada, sada, acostagem e manobra dos navios nos cais, os reboques, o trfego local, a remoo de cascos afundados, o salvamento de navios, o mergulho, as dragagens, a extraco de areia e outros materiais das praias e o lanamento de terras ou entulhos nas orlas martimas; e c) Fiscalizar nas zonas porturias a ocupao de terrenos, a construo de edifcios ou de outras instalaes e a execuo de quaisquer obras ou trabalhos, sem prejuzo da competncia legalmente atribuda a outras entidades.
Artigo 40. Transmisso e constituio de nus sobre as concesses ou licenas

b) Renncia do concessionrio; c) Revogao; d) Resgate; e) Extino do objecto ou desaparecimento da nalidade da concesso; e f) Liquidao, morte ou extino e falncia do concessionrio ou da licena, salvo os casos em que a lei preveja de outra forma. 2. O trmino da concesso ou da licena no isenta o concessionrio ou o licenciado do cumprimento das obrigaes e das responsabilidades contradas na vigncia da concesso ou da licena. 3. No trmino das concesses qualquer que seja a causa, os bens afectos concesso ou licena revertem para o Estado, sem qualquer indemnizao, salvo se outra soluo for estabelecida no contrato. TTULO IV SERVIOS E OPERAO PORTURIA CAPTULO I Regime jurdico da operao porturia
Seco I Disposies gerais Artigo 43. Servios bsicos no concessionados nem licenciados

1. Os direitos conferidos pela concesso e pelas licenas e os bens afectos s concesses ou s licenas podem ser objecto de subconcesso ou transmisso a terceiros, desde que expressamente autorizados na concesso ou na licena.

A administrao porturia, enquanto entidade titular de poderes de direco, superviso, coordenao, controlo e scalizao, sancionatrios e de promoo geral do porto, bem como de gesto da zona porturia, deve assegurar os servios bsicos, necessrios ao regular funcionamento do porto directa ou indirectamente associados operao porturia, que no se encontram concessionados ou licenciados.

1684 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


Seco II Prestao da Operao Porturia Artigo 44. Artigo 46. Prestao da operao porturia Realizao da operao porturia em reas dominiais porturias de uso privativo

adamente no que respeita ao ambiente, segurana da operao porturia e responsabilidade pela utilizao de estruturas e equipamentos porturios.

1. A operao porturia prestada por operadores porturios. 2. A operao porturia apenas pode ser prestada pela administrao porturia, num dos seguintes casos: a) Quando se verique a impossibilidade de operadores porturios realizarem a operao porturia; b) Em caso de sequestro de uma concesso de operao porturia, durante o respectivo perodo; c) Em caso de resgate, resciso ou termo de uma concesso de operao porturia, enquanto a actividade no puder ser assegurada por operadores porturios; e d) Quando se reconhea a existncia de interesse estratgico para a economia nacional no exerccio da actividade pela administrao porturia. 3. A operao porturia apenas pode ser realizada nas reas dominiais porturias de uso privativo pelos respectivos titulares nos casos previstos na presente lei.
Artigo 45. Regime jurdico

1. Nas reas dominiais porturias, objecto de usos privativos, pode ser realizada operao porturia quando o respectivo ttulo o preveja. 2. Os titulares de direitos de uso privativo de parcelas do domnio pblico, de concesses de explorao de bens dominiais, de concesses de servio pblico ou de obras pblicas porturias podem realizar livremente, na rea que lhes est afecta, operaes de movimentao de cargas, desde que as mercadorias provenham ou se destinem ao seu prprio estabelecimento industrial e as operaes se enquadrem no exerccio normal da actividade prevista no respectivo ttulo de uso privativo ou no objecto da concesso. 3. A realizao nas reas dominiais porturias de uso privativo de operaes porturias em violao do disposto no n. 2 determina a aplicao de sanes previstas na presente lei podendo ir at caducidade das licenas ou a resoluo dos contratos de uso privativo respeitantes rea em causa. CAPTULO II Operadores porturios
Seco I Disposies gerais Artigo 47. Conceito

1. A operao porturia prestada por operadores porturios na rea dominial porturia que lhe esteja afecta, mediante concesso ou licena, em regime de servio pblico, a atribuir nos termos previstos na presente lei. 2. Fora das concesses ou licenas em regime de servio pblico, a operao porturia apenas pode ser prestada por operadores porturios na rea dominial porturia de uso comum nos seguintes casos: a) Quando, tendo sido lanado concurso para a atribuio de uma concesso ou licena de operao porturia numa determinada rea dominial porturia, este tenha cado deserto; b) Quando a administrao porturia proceda a consulta prvia s operadoras porturias sobre o interesse em obterem a concesso ou licena e reconhea que o concurso vai car deserto; e c) Quando, por despacho do membro do Governo responsvel pelo sector porturio, se reconhea a existncia de interesse estratgico na manuteno deste regime. 3. A operao porturia, ainda que realizada sem recurso a operadores porturios encontra-se sujeita s normas da presente lei e s constantes do regulamento de explorao ou de utilizao do respectivo porto, nome-

Os operadores porturios so as entidades certicadas para o exerccio da actividade de operao porturia.


Artigo 48. Natureza

Os operadores porturios assumem a forma de sociedades comerciais, devendo o seu objecto social ser exclusivo e compreender o exerccio de uma ou vrias actividades porturias.
Artigo 49. Competncia para a certicao

O certicado para o acesso actividade do operador porturio da competncia da entidade reguladora do sector porturio a qual deve elaborar um registo nacional de operadores porturios.
Artigo 50. Ttulo para operao em cada porto

Compete administrao porturia, com jurisdio na respectiva rea dominial porturia, atribuir o ttulo atravs do qual o operador porturio devidamente certicado nos termos da presente lei autorizado a operar num determinado porto.

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


Seco II Certicao para o exerccio da actividade porturia Subseco I Requisitos para a certicao Artigo 51. Requisitos da certicao

1685

2. Os operadores porturios comunicam, respectivamente, entidade reguladora do sector porturio e administrao porturia competente as alteraes que se veriquem relativamente s matrias que so requisitos da certicao para o exerccio da actividade de operao porturia.
Subseco II Vicissitudes do Certicado Artigo 56. Suspenso

1. Os requisitos de certicao dos operadores porturios so os seguintes: a) A idoneidade; b) A capacidade tcnica; e c) A capacidade econmica e nanceira. 2. Compete entidade reguladora do sector porturio a aprovao de regulamento de certicao dos operadores porturios para concretizao dos conceitos mencionados no nmero anterior. 3. Os operadores porturios a serem concessionados devem comprovar os requisitos antes da assinatura do contrato de concesso ou obteno de licena
Artigo 52. Legitimidade

1. O certicado do operador porturio pode ser suspenso por prazo de at 6 (seis) meses por deciso da entidade reguladora do sector porturio nos seguintes casos: a) Ao pedido do respectivo titular; e b) Com fundamento na violao de obrigao legal, administrativa ou judicial reiterada ou considerada grave. 2. No caso previsto na alnea b) do nmero anterior, a entidade reguladora deve determinar ao operador porturio a reposio da legalidade na sua actuao, estabelecendo os termos e o prazo em que o deve fazer. 3. A administrao porturia deve comunicar entidade reguladora do sector porturio, no prazo mximo de 8 (oito) dias, todos os factos de que tenha conhecimento que possam determinar a suspenso do certicado.
Artigo 57. Caducidade

1. Podem requerer o certicado de operador porturio todos os interessados que demonstrem preencher os requisitos estabelecidos na presente lei. 2. O requerimento pode ser apresentado em nome de empresa constituda ou a constituir. 3. No caso de requerimento apresentado por empresa a constituir, o requerimento deve ser instrudo com o certicado de admissibilidade de rma, bem como pela indicao dos requisitos que se compromete a preencher e como o pretende fazer.
Artigo 53. Certicado de operador porturio

1. O certicado caduca nos seguintes casos: a) Quando o operador porturio deixa de reunir os requisitos exigidos para a emisso do certicado; e b) Quando o operador porturio no exera a sua actividade por um prazo superior a 6 (seis) meses por razes no consideradas de fora maior e no tenha solicitado a suspenso do certicado nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo anterior. 2. No caso previsto na alnea a) do n. 1, a caducidade ocorre se o operador, devidamente noticado pela entidade reguladora do sector porturio, no preencher os requisitos exigidos para a emisso do certicado, no prazo de 3 (trs) meses. 3. Sem prejuzo dos seus efeitos jurdicos, a caducidade declarada pela entidade reguladora do sector porturio na qualidade de entidade certicadora e comunicada administrao porturia dos portos nos quais o operador porturio esteja a operar.
Artigo 58. Revogao

1. O certicado de operador porturio pode ter como objecto a generalidade ou parte dos servios porturios. 2. O certicado de operador porturio atribudo sem prazo, devendo este fazer prova da manuteno dos requisitos de certicao at o nal do primeiro trimestre de cada ano civil.
Artigo 54. Taxas

Pela emisso ou conrmao do certicado de operador porturio so devidas taxas a aprovar e a cobrar nos termos da lei e dos regulamentos aplicveis.
Artigo 55. Manuteno dos requisitos

1. Os operadores porturios so obrigados a manter os requisitos exigidos para a certicao, bem como os que forem estabelecidos para o exerccio da actividade em cada porto, sob pena de caducidade do respectivo certicado, a qual deve ser declarada pela entidade reguladora do sector porturio.

1. O certicado revogado pela entidade reguladora do sector porturio nos seguintes casos: a) requerimento do respectivo titular;

1686 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


b) Quando, na sequncia da suspenso da licena determinada nos termos do artigo 56., o operador porturio no reponha a legalidade da sua actuao nos termos e no prazo que lhe seja determinado pela entidade reguladora; c) Quando a violao de obrigao legal, administrativa ou judicial seja reiterada ou considerada grave e, em virtude da natureza da violao, no for susceptvel de ser resposta a legalidade da actuao do operador porturio; e b) De perdas e danos que possam provocar s mercadorias, quando estas lhe estejam conadas para a realizao de qualquer operao ou quando se encontrem em espao de que tenha o uso exclusivo nos termos da legislao em vigor; c) De perdas e danos que possam causar administrao porturia ou a outros operadores por aco ou omisso sua ou do seu pessoal no desempenho das respectivas funes nas infra-estruturas, instalaes e equipamentos cuja utilizao lhes tenha sido cedida por aqueles; e d) Incumprimento das obrigaes aduaneiras e scais perante as autoridades aduaneiras pelas mercadorias armazenadas ou estacionadas no interior da rea porturia e sujeitas a regime alfandegrio, desde que aquelas lhes estejam conadas para a realizao de qualquer operao porturia ou quando tenha o controlo ou uso exclusivo do espao onde se encontram depositadas. 2. A apresentao da aplice dos seguros pode ser feita nos 30 (trinta) dias subsequentes celebrao do contrato de concesso ou emisso de licena, sendo que, neste caso, a eccia do contrato ou licena ca sujeita condio suspensiva dessa apresentao. 3. Compete administrao porturia estabelecer a obrigatoriedade de cobertura de outros riscos para alm dos consignados na presente lei.
Artigo 62. Cauo

d) Quando o operador porturio tenha sido condenado por prticas anti-concorrenciais. 2. Em caso de revogao do certicado, um novo processo de certicao s pode ter lugar decorrido o prazo de um 1 (um) ano aps a data da sua revogao.
Seco III Exerccio da actividade em cada porto Subseco I Requisitos especcos e condies de exerccio Artigo 59. Requisitos especcos

1. A administrao porturia competente estabelece, mediante parecer vinculativo da entidade reguladora, os requisitos especcos para a actividade porturia no respectivo porto. 2. Os requisitos para a actividade porturia so os seguintes: a) A capacidade tcnica especca; b) A realizao dos seguros obrigatrios; c) A prestao de cauo administrao porturia; e d) A indicao dos preos mximos.
Artigo 60. Capacidade tcnica especca

1. Deve ser prestada cauo para garantir o cumprimento das obrigaes do operador porturio, constituda a favor da respectiva administrao porturia, antes da celebrao do contrato ou da emisso da licena. 2. A cauo a que se refere o n. 1 constituda por depsito ordem da administrao porturia ou por qualquer outra garantia que assegure disponibilidade igual do depsito, sendo o seu montante anual correspondente a 1/12 do valor global da taxa porturia paga pela empresa no ano civil anterior ou, no primeiro ano de actividade, correspondente a 20% (vinte por cento) do capital social.
Artigo 63. Preos mximos

So requisitos da capacidade tcnica especca dos operadores porturios para exerccio da actividade, em cada porto, os seguintes: a) A existncia de um quadro mnimo do pessoal constitudo por trabalhadores que desempenham funes de chea ou de particular responsabilidade das operaes; e b) A posse de instalaes, equipamentos, veculos ou mquinas, necessrios realizao das operaes pretendidas.
Artigo 61. Seguros

1. Os operadores porturios submetem aprovao da respectiva administrao porturia os preos mximos a praticar no porto. 2. A proposta de tabela de preos mximos deve ser fundamentada com estudo tcnico, econmico e nanceiro. 3. A tabela de preos mximos divulgada pela administrao porturia, devendo ser reavaliada anualmente.
Artigo 64. Ttulo para o exerccio da actividade

1. obrigatria a celebrao de um contrato de seguro para cobertura dos seguintes riscos: a) De perdas e danos que possam culposamente causar a terceiros por aces ou omisses suas ou do seu pessoal, na realizao de qualquer operao a seu cargo;

1. A administrao porturia, uma vez comprovado o preenchimento pelo operador porturio, dos requisitos

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


especcos e condies xados nos artigos anteriores, celebra, em funo do tipo de servio porturio em causa, um contrato de concesso ou emite uma licena para operar no respectivo porto. 2. O nmero de operadores para cada porto previamente determinado pela administrao porturia em funo da dimenso de mercado e da estratgia de desenvolvimento dos portos. 3. A administrao porturia pode limitar, a pedido do operador porturio ou por razes de interesse pblico, designadamente de natureza operacional, a actividade do mesmo a certas infra-estruturas ou equipamentos que sejam da sua titularidade. 4. As limitaes referidas no nmero anterior constam do contrato de concesso ou da licena. 5. A administrao porturia deve comunicar, no prazo de 30 (trinta) dias, entidade reguladora do sector porturio, os contratos de concesso que tenha outorgado e as licenas emitidas.
Subseco II Vicissitudes do contrato de concesso ou licena Artigo 65. Suspenso

1687

2. No caso previsto na alnea a) do nmero anterior, a caducidade ocorre se o operador, devidamente noticado pela administrao porturia, no preencher os requisitos exigidos para a celebrao do contrato de concesso ou emisso de licena para o exerccio da actividade no prazo de 3 (trs) meses. 3. Sem prejuzo dos seus efeitos jurdicos, a caducidade deve ser declarada pela administrao porturia e comunicada entidade reguladora.
Artigo 67. Revogao

1. O contrato de concesso e a licena podem ser revogados pela administrao porturia nos seguintes casos: a) A requerimento do respectivo titular; b) Quando, na sequncia da suspenso do contrato de concesso ou da licena determinada nos termos do artigo 65., o operador porturio no reponha a legalidade da sua actuao nos termos e no prazo que lhe seja determinado pela administrao porturia; c) Quando a violao de obrigao legal, administrativa ou judicial seja reiterada ou considerada grave e, em virtude da natureza da violao, no for susceptvel de ser resposta a legalidade da actuao do operador porturio; e

1. O contrato de concesso ou a licena podem ser suspensos por prazo de at 6 (seis) meses por deciso da administrao porturia nos seguintes casos: a) A pedido do respectivo titular; e b) Com fundamento na violao de obrigao legal, administrativa ou judicial reiterada ou considerada grave. 2. No caso previsto na alnea b) do nmero anterior, a administrao porturia deve determinar operadora porturia a reposio da legalidade da sua actuao, estabelecendo os termos e o prazo em que o deve fazer. 3. A administrao porturia deve comunicar entidade reguladora, no prazo mximo de 8 (oito) dias, todos os factos de que tenha conhecimento que possam determinar a suspenso do contrato de concesso ou licena.
Artigo 66. Caducidade

d) Quando o operador porturio tenha sido condenado por prticas anti-concorrenciais. 2. O operador porturio cujo contrato de concesso ou licena tenha sido revogado nos termos do nmero 1 ca impedido de concorrer para atribuio de um contrato de concesso ou para emisso de uma nova licena por um perodo de 10 (dez) e 3 (trs) anos respectivamente.
Seco IV Direitos e deveres dos operadores porturios Artigo 68. Direitos

So atribudos aos operadores porturios em especial, os seguintes direitos: a) O direito de acesso s instalaes e equipamentos porturios nas reas dominiais porturias de uso comum dos portos bem como s reas concessionadas caso o contrato de concesso de operao porturia o preveja e nos termos dele constantes; b) O direito de solicitarem s entidades competentes que lhes sejam atribudos, nos termos da lei, a concesso ou o licenciamento de actividades ou a utilizao de reas porturias no concessionadas; e c) O direito de exigir s entidades competentes a adopo de medidas necessrias para pr termo ou precaver as consequncias de

1. O contrato de concesso e a licena caducam nos seguintes casos: a) No termo do prazo; b) Quando o operador porturio deixa de reunir os requisitos exigidos para a celebrao do contrato de concesso ou da emisso da licena; e c) Quando o operador porturio deixa de exercer a sua actividade por um perodo superior a 6 (seis) meses por razes no consideradas de fora maior e no tenha solicitado a suspenso do contrato ou da licena nos termos previstos na alnea a) do n 1 do artigo 65.

1688 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


aces ou omisses ilegais ou susceptveis de prejudicarem o gozo pleno dos direitos emergentes do licenciamento da actividade, do contrato de concesso ou de ttulos de uso privativo.
Artigo 69. Deveres

atribuies legais cometidas administrao porturia, ao operador porturio compete a direco tcnica de todas as operaes que efectuar, seja qual for o proprietrio dos equipamentos, instalaes e espaos utilizados. 2. Incumbe designadamente ao operador porturio: a) A denio e a gesto dos meios humanos afectos operao porturia; b) A direco tcnica e a superviso de todo o pessoal utilizado para aquelas operaes seja qual for a sua entidade empregadora; e c) A denio dos equipamentos e dos meios tcnicos em geral necessrios operao porturia. TITULO V ENTIDADE REGULADORA PORTURIA
Artigo 71. Natureza

1. Sem prejuzo de outras obrigaes, os operadores porturios devem: a) Respeitar as normas aplicveis sua actividade, bem como executar as decises administrativas emitidas pelas entidades competentes, contribuindo para a operacionalidade e ecincia do porto onde actuem; b) Pagar as taxas inerentes ao exerccio da sua actividade e utilizao das reas dominiais porturias; c) Publicitar a tabela de preos a cobrar pelos servios que prestam; d) Cooperar na introduo de medidas tcnicas e administrativas tendentes melhoria da qualidade do servio porturio, optimizao de custos e transparncia de preos, bem como na divulgao da imagem do porto, dos preos dos servios prestados e dos respectivos ndices de qualidade; e) Prestar as informaes tcnicas respeitantes s operaes realizadas ou a realizar, sempre que solicitadas pelas entidades competentes; f) Submeter-se scalizao das entidades competentes relativas comprovao do preenchimento continuado dos requisitos de acesso e de exerccio da actividade de operao porturia, bem como aos atinentes prtica de irregularidades em matria de preos ou de facturao; g) Aprovar e executar um plano de formao anual dos trabalhadores porturios; h) Ter em conta a competitividade do porto na celebrao de acordos com terceiros; e i) Apresentar as facturas relativas s operaes porturias escrituradas de forma a garantir a clareza e a correcta percepo pelos respectivos destinatrios, discriminando a natureza e o custo unitrio dos servios prestados. 2. Os concessionrios e titulares de reas porturias devem permitir a respectiva utilizao por outros operadores porturios detentores de licena, quando o respectivo contrato ou ttulo de utilizao o preveja.
Artigo 70. Direco tcnica das operaes

A entidade reguladora porturia uma autoridade administrativa qual incumbe a regulao econmica dos portos e da actividade porturia.
Artigo 72. Atribuies da entidade reguladora porturia

1. A entidade reguladora porturia exerce as funes e atribuies de scalizao, superviso da administrao, da gesto e da explorao dos portos, zonas porturias e terminais e da execuo dos contratos de concesso, dos actos de utilizao do domnio pblico porturio e de prestao dos servios porturios com o objectivo de dimensionar e dar coerncia ao sistema porturio nacional para a prestao de um servio pblico eciente e de qualidade visando a segurana estratgica e econmica. 2. So funes e atribuies da entidade reguladora porturia, em especial: a) Regulamentar os procedimentos para certicao dos operadores porturios; a

b) Certicar os operadores porturios; c) Organizar e gerir o registo nacional dos operadores porturios; d) Regulamentar e aprovar as bases das taxas e tarifas a cobrar pela prestao dos servios porturios e velar pelo cumprimento das normas tarifrias; e) Supervisionar e scalizar o uso pblico dos servios inerentes actividade porturia; f) Fiscalizar as operaes porturias, zelando para que os servios sejam prestados com regularidade, ecincia, segurana e respeito ao meio ambiente; g) Cumprir e fazer cumprir as leis, regulamentos e normas tcnicas;

1. Sem prejuzo dos poderes que legalmente cabem ao comandante do navio ou mestre de embarcao e das

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


h) Regulamentar e scalizar as condies gerais do exerccio da actividade de guarda, segurana e vigilncia porturia; e i) Lavrar autos de infraco e instaurar processos administrativos, aplicando as sanes previstas na lei.
Artigo 73. Coordenao

1689

f) Fomentar e promover a actividade porturia; g) Assegurar o regular funcionamento do porto na sua vertente econmica, nanceira e patrimonial, de gesto de efectivos e de explorao porturia; h) Outorgar ttulos de utilizao privativa ou de explorao de bens dominiais tendo em vista o exerccio das actividades disciplinadas na presente lei; i) Celebrar contratos de concesso de explorao e de uso privativo e emitir licenas para o exerccio de actividade porturia; j) Fiscalizar as operaes porturias concessionadas e/ou licenciadas, zelando para que os servios sejam prestados com regularidade, ecincia, segurana e respeito ao meio ambiente; k) Cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, os contratos de concesso e as licenas; l) Propor a expropriao, por utilidade pblica, ocupao de terrenos, implantao de traados e exerccio de servides administrativas necessrias expanso ou desenvolvimento porturios; m) Renovar, resolver, revogar, modicar ou alterar os contratos de concesso e as licenas; e n) Fiscalizar a execuo ou executar obras de construo, reforma, ampliao e conservao do porto e das instalaes porturias. 2. Cabe administrao porturia, em coordenao com a administrao martima, o seguinte: a) Estabelecer, manter e operar a sinalizao e o balizamento do canal de acesso e da bacia de evoluo do porto; b) Delimitar as reas de fundeadouro, de fundeio para carga e descarga, de inspeco sanitria e de polcia martima, bem assim as destinadas a plataformas e demais embarcaes especiais, navios de guerra e submarinos, navios em reparo ou aguardando atracao e navios com cargas inamveis ou explosivas; c) Estabelecer e divulgar o calado mximo de operao dos navios, em funo dos levantamentos batimtricos efectuados sob sua responsabilidade; e d) Estabelecer e divulgar o porte bruto mximo e as dimenses mximas dos navios que vai navegar, em funo das limitaes e caractersticas fsicas do cais do porto. 3. Cabe administrao porturia, em coordenao com a autoridade aduaneira, o seguinte: a) Delimitar a rea aduaneira do porto; e b) Organizar e sinalizar os uxos de mercadorias, veculos, unidades de cargas e de pessoas, na rea do porto.

A entidade reguladora porturia actua em coordenao com os demais organismos pblicos e privados com funes e interesses na matria e com o objectivo de assegurar o cumprimento das suas atribuies e funes.
Artigo 74. Jurisdio da entidade reguladora

A entidade reguladora porturia tem mbito e jurisdio nacional e pode ter delegaes ou representaes nas zonas porturias do pas onde se justicar.
Artigo 75. Organizao e funcionamento da entidade reguladora porturia

A organizao, nomeadamente a especicao das atribuies e a competncia dos seus rgos, o funcionamento e os procedimentos da entidade reguladora porturia, objecto de legislao especial. TTULO VI ADMINISTRAO PORTURIA
Artigo 76. Funes da administrao porturia

1. So funes da administrao porturia: a) Assegurar, ao comrcio e navegao, o gozo das vantagens decorrentes do melhoramento e apetrechamento do porto; b) Autorizar a entrada e sada, inclusive a atracao e desatracao, o fundeio e o trfego de embarcao na rea do porto, bem assim a movimentao de carga da referida embarcao, ressalvada a interveno da administrao martima na movimentao considerada prioritria em situaes de assistncia e salvamento de embarcao; c) Suspender as operaes porturias que prejudiquem o bom funcionamento do porto, ressalvados os aspectos de interesse da administrao martima responsvel pela segurana do trfego;

d) Estabelecer o horrio de funcionamento do porto, incluindo as jornadas de trabalho; e) Exercer a actividade de guarda, segurana e vigilncia porturias;

1690 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


TITULO VII PORTOS PARTICULARES
Artigo 77. Autorizao para criao de porto particular

3. As tarifas e preos praticados pela administrao porturia pela prestao de servios carecem de aprovao da entidade reguladora porturia. 4. A administrao porturia, de acordo com a licena ou a concesso por ela outorgada, aprova tarifas e preos a praticar pelos operadores porturios e os prestadores de servios. 5. As tarifas e preos devem ser publicitados. TTULO IX ASPECTOS AMBIENTAIS
Artigo 81. Proteco do ambiente

A autorizao para a criao, construo, administrao, gesto e explorao dos portos particulares da competncia do Governo, mediante Resoluo.
Artigo 78. Elementos a considerar para efeitos de autorizao

Para a autorizar a criao de porto particular, o Governo deve considerar de entre outros, os seguintes elementos: a) Localizao do porto; b) Identicao das instalaes porturias; c) Identicao das pessoas singulares ou colectivas candidatas; d) Classicao do porto; e) Aspectos relacionados com a defesa e segurana nacional; f) Impacto no meio ambiente e nveis mximos de euentes gasosos, slidos e lquidos permitidos; g) Afectao do porto ao comrcio interno e/ ou internacional; h) Normas de higiene e segurana no trabalho; i) Controle aduaneiro e de emigrao; e j) Poltica da navegao e segurana porturia.
Artigo 79. Fiscalizao dos portos particulares

1. A entidade reguladora porturia, em coordenao com o departamento governamental responsvel pelo ambiente, vela pela observncia e cumprimento das normas relativas ao ambiente, aplicveis no mbito porturio, para a prossecuo dos objectivos da poltica de conservao, proteco, defesa e melhoramento do ambiente no sistema porturio. 2. A administrao porturia tem a responsabilidade de actuar com medidas preventivas e correctivas em todos os casos em que haja situaes susceptveis de degradar o ambiente durante as operaes porturias. 3. A administrao porturia deve informar a entidade reguladora porturia e ao departamento governamental responsvel pelo ambiente em todas as situaes que se pretenda modicar, melhorar ou ampliar os portos existentes, apresentando o estudo de impacto ambiental com o respectivo plano para a implementao das medidas de preveno, correco e controle dos efeitos resultantes da execuo do projecto respectivo. 4. A administrao porturia deve contar com planos especiais de aco ambiental e de emergncia para realizao de aces preventivas e imediatas com o objectivo de garantir a continuidade do servio.
Artigo 82. Descarga, tratamento e eliminao de desperdcios

Os portos particulares cam submetidos scalizao da entidade reguladora e da administrao martima e so-lhes aplicveis todas as normas sobre os portos pblicos, salvo as exceptuadas por lei ou que decorrer da prpria natureza pblica dos portos. TTULO VIII TARIFAS E PREOS
Artigo 80. Tarifas e preos

1. Todas as instalaes porturias, reas de armazenamento e terminais de carga e descarga, tem os meios, sistemas e procedimentos, conforme o estabelecido nos acordos e convenes internacionais sobre a matria, para a descarga, tratamento e eliminao de resduos, resduos petrolferos, qumicos, azeites, leos e outros produtos contaminantes, resultado das operaes normais dos navios, dispondo de igual modo dos meios necessrios para prevenir e combater qualquer tipo de contaminao ambiental. 2. Compete entidade reguladora porturia a determinao dos meios, sistemas e procedimentos que sejam necessrios, de acordo com a regulamentao aplicvel. 3. A disponibilidade dos meios, sistemas e procedimentos indicados neste artigo exigida pela entidade reguladora porturia, para autorizar o funcionamento das instalaes.

1. A entidade reguladora porturia estabelece a base da regulao tarifria e de preos para a utilizao dos bens dominiais e equipamentos afectos concesso ou licena para a prestao de servios porturios. 2. A entidade reguladora porturia no exerccio da regulao xa as bases das tarifas, preos mximos, mecanismos de reviso e perodos de vigncia.

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


TTULO X ASPECTOS DE SEGURANA
Artigo 83. Fiscalizao Artigo 89. Limitao da responsabilidade

1691

1. Os danos causados a navios e embarcaes podem ser limitados em funo da arqueao bruta e nos termos a serem xados em regulamento. 2. O procedimento para a constituio do fundo de limitao de responsabilidade objecto de regulamento. TTULO XII INFRACES E SANCES
Artigo 90. Contra-ordenaes e tipos

A entidade reguladora porturia vela pelo cumprimento da legislao sobre a segurana porturia com o objectivo de prevenir, controlar e minimizar os efeitos ou consequncias de incidentes ou acidentes que possam lesar ou causar danos a pessoas e a bens.
Artigo 84. Medidas preventivas e correctivas

A administrao porturia tem a responsabilidade de aplicar as medidas preventivas e correctivas em relao matria de segurana porturia. TTULO XI RESPONSABILIDADE
Artigo 85. Responsabilidade do Estado ou do titular do porto

1. As infraces ao disposto na presente lei e seus regulamentos constituem contra-ordenaes. 2. As contra-ordenaes podem ser gerais ou especcas. 3. As contra-ordenaes podem ser leves, graves ou muito graves.
Artigo 91. Contra Ordenaes

O Estado ou a entidade titular dos portos responsvel, nos termos gerais, pelos danos causados a pessoas e bens e que sejam derivados das obras de construo dos portos e infra-estruturas porturias, da explorao e do mau funcionamento dos portos e da actividade porturia, sem prejuzo da responsabilidade que couber aos concessionrios ou dos titulares de uma licena.
Artigo 86. Responsabilidade dos concessionrios e dos titulares das licenas

1. s contra-ordenaes gerais previstas no artigo seguinte so aplicveis as seguintes coimas, sem prejuzo da aplicao de pena ou sano mais grave que lhes couber por fora de outra disposio legal: a) Quando sejam qualicadas como simples, de 20.000$00 (vinte mil escudos) a 80.000$00 (oitenta mil escudos) e de 10.000$00 (dez mil escudos) a 50.000$00 (cinquenta mil escudos), conforme sejam praticadas por pessoa colectiva ou pessoa singular; b) Quando sejam qualicadas como graves, de 100.000$00 (cem mil escudos) a 300.000$00 (trezentos mil escudos) e de 20.000$00 (vinte mil escudos) a 100.000$00 (cem mil escudos), conforme sejam praticadas por pessoa colectiva ou pessoa singular; e c) Quando sejam qualicadas como muito graves, de 200.000$00 (duzentos mil escudos) a 1.000.000$00 (um milho de escudos), e de 30.000$000 (trinta mil escudos) a 200.000$ (duzentos mil escudos), conforme sejam praticadas por pessoa colectiva ou pessoa singular. 2. s contra-ordenaes especficas previstas nos artigos 93e 94so aplicveis as seguintes coimas, sem prejuzo da aplicao de pena ou sano mais grave que lhes couber por fora de outra disposio legal: a) Quando sejam qualicadas como simples, de 30.000$00 (trinta mil escudos) a 200.000$00 (duzentos mil escudos) e de 15.000$00 (quinze mil escudos) a 60.000$00 (sessenta mil escudos), conforme sejam praticadas por pessoa colectiva ou pessoa singular;

Os concessionrios e os titulares das licenas so responsveis, no mbito das obrigaes decorrentes do contrato de concesso ou da licena, pelos danos causados a pessoas e bens pela explorao e funcionamento dos portos, terminais ou dos servios ou infra-estrutura objecto da concesso ou da licena e ainda pelos actos dos seus agentes e responsveis na execuo das operaes porturias.
Artigo 87. Responsabilidade dos operadores porturios

Os operadores porturios so responsveis, nos termos gerais, pelos danos causados aos cais, navios, embarcaes pessoas e bens pelos seus agentes e responsveis na execuo das operaes porturias.
Artigo 88. Responsabilidade dos operadores em casos especiais

Os operadores porturios so ainda responsveis, nos termos gerais, pelos prejuzos causados a terceiros resultantes de perda, extravio e danos a mercadorias e atrasos na entrega pelo perodo que as mercadorias estiverem sob a sua guarda e depsito.

1692 I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


b) Quando sejam qualicadas como graves, de 120.000$00 (cento e vinte mil escudos) a 500.000$00 (quinhentos mil escudos) e de 20.000$00 (vinte mil escudos) a 150.000$00 (cento e cinquenta mil escudos), conforme sejam praticadas por pessoa colectiva ou pessoa singular; e c) Quando sejam qualicadas como muito graves, de 250.000$00 (duzentos e cinquenta mil escudos) a 750.000$00 (setecentos e cinquenta mil escudos) e de 30.000$000 (trinta mil escudos) a 200.000$ (duzentos mil escudos), conforme sejam praticadas por pessoa colectiva ou pessoa singular. 3. A tentativa e a negligncia so punveis, sendo, nestes casos, os limites mximo e mnimo da coima reduzidos a metade. 4. O pagamento das coimas efectuado nos termos do Decreto-Legislativo n. 9/95, de 27 de Outubro.
Artigo 92. Contra-ordenaes gerais

b) A realizao de operaes porturias com perigo para as obras e instalaes porturias, navios e embarcaes ou sem a adopo das precaues necessrias; c) A utilizao no autorizada, inadequada ou sem as condies de segurana sucientes dos equipamentos porturios; d) A no prestao de informao entidade reguladora porturia sobre o movimento porturio e o trfego comercial indispensvel xao das tarifas e preos; e) A publicidade comercial no autorizada nos portos e zonas porturias; e f) O incumprimento do regulamento de pilotagem. 2. As contra-ordenaes especcas graves so as seguintes: a) As previstas no nmero anterior e que impliquem risco para as pessoas ou causem danos s obras, instalaes, mercadorias, contentores, equipamentos e meios situados nos portos e na zona porturia; b) O incumprimento de normas sobre a manipulao e armazenamento de mercadorias perigosas ou a ocultao destas; c) O impedimento ao exerccio das actividades de segurana porturia da incumbncia da administrao porturia. 3. As contra-ordenaes muito graves so as seguintes. a) A realizao sem a devida autorizao de actividades comerciais em zonas porturias; b) A realizao de qualquer tipo de obras ou instalaes porturias sem autorizao ou o aumento da rea concessionada ou licenciada; c) O incumprimento das normas sobre o aprovisionamento de navios e embarcaes.
Artigo 94. Contra-ordenaes especcas segurana e proteco martimo-porturia

1. As contra-ordenaes gerais leves so todas as violaes presente lei e aos seus regulamentos que no sejam consideradas como contra-ordenaes graves, muito graves ou em qualquer graduao de contra-ordenaes especcas. 2. As contra-ordenaes gerais graves so as seguintes: a) A construo e operao de terminais, marinas e instalaes porturias sem a concesso ou licena; b) A realizao de operaes porturias sem a concesso ou licena; c) A construo de pontos de embarque ou desembarque e de atracao ou desatracao sem licena; e d) A aplicao de tarifas e preos superiores s autorizadas. 3. As contra-ordenaes gerais muito graves so as seguintes: a) O acesso indevido s reas restritas de armazenamento, transporte, manipulao de carga ou de operaes de carga, descarga, estiva ou desestiva de materiais explosivos ou substncias perigosas; e b) A prestao de falsas informaes que, de acordo com a lei, regulamento ou contrato, devem ser prestadas administrao porturia.
Artigo 93. Contra-ordenaes especcas ao uso do porto, instalaes e zonas porturias

1. As contra-ordenaes especcas leves segurana e proteco martimo-porturia so as seguintes: a) O incumprimento das normas do trfego martimo, nomeadamente sobre carga e descarga de mercadorias e embarque e desembarque de passageiros; b) A utilizao indevida dentro da zona porturia de sinais acsticos ou luminosos; c) A alterao ou falsicao de documentos de identicao pessoal e de veculos emitidos pela administrao porturia; d) A no prestao de informao sobre os actos executados e que afectem a segurana e proteco do porto.

1. As contra-ordenaes especcas leves ao uso do porto, instalaes e zonas porturias so as seguintes: a) O incumprimento das normas emitidas ou das instrues dadas pela entidade reguladora porturia em relao s operaes porturias;

I SRIE NO 42 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 1 DE NOVEMBRO DE 2010


2. As contra-ordenaes especcas graves so as seguintes: a) As rixas e alteraes ordem pblica entre passageiros que afectem a segurana do porto e do navio ou embarcao ancorado ou fundeado; b) A posse ou transporte de armas ou substncias perigosas nas zonas porturias; c) A infraco de normas sobre a utilizao de estaes e servios radioelctricos de controlo de trfego de navios e embarcaes. 3. As contra-ordenaes especcas muito graves so as seguintes: a) O incumprimento das normas legais ou das emitidas pelos organismos e autoridades competentes sobre segurana martima e ambiental; b) A utilizao na zona porturia, sem qualquer necessidade, de sinais de socorro ou sinais distintivos que conferem ao navio ou embarcao a natureza de navio ou embarcao especial; c) O lanamento nos portos e zonas porturias de artefactos utuantes, produtos slidos, lquidos ou gasosos; e d) A evacuao deliberada nos portos e zonas porturias de resduos ou outros materiais e que constituam perigo para o funcionamento do porto ou navegao martima.
Artigo 95. Remisso

1693

O presente diploma insere-se, assim, no quadro do programa Casa para Todos que o Governo vem implementando, visando introduzir profundas alteraes no tecido social no que tange ao acesso habitao. Trata-se de uma medida que se espera de alto impacto social visando dar progressiva consagrao aos desgnios constitucionais sobre o direito habitao, bem como introduzir uma nova losoa de igualdade de valores sociais que se pretende dever existir num espao de convivncia familiar, com o mnimo de dignidade. Neste quadro, o presente diploma procura igualmente responder s actuais preocupaes com os impactos ambientais que geralmente norteiam o poder pblico na concesso dos benefcios scais, tendo como parmetros a diminuio dos custos de produo de habitao, especialmente na importao de materiais amigos do ambiente. Com efeito, prope-se atribuir benefcios scais em sede do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), imposto nico sobre rendimento (IUR) e em relao aos encargos notariais e registrais em todas as cadeias at ao adquirente benecirio. Desde logo, em sede do IVA, prope-se a adopo de mecanismos de atenuao dos custos na produo, dando entidade construtora a possibilidade de reaver 80% do IVA pago, quando no exerce o direito a deduo nos termos gerais. Por outro lado, prope-se conceder ao promotor a iseno do IVA no momento de efectuar o pagamento entidade construtora, dando contudo a esta a possibilidade de exercer o direito a deduo nos termos gerais ou reembolso de 80% conforme o caso. Para os adquirentes, o regulamento do IVA j estabelece iseno simples do IVA na aquisio de bens sujeitos ao imposto nico sobre o patrimnio (IUP). Visa ainda o presente diploma estabelecer iseno de IUR por um perodo de trs anos, desde que o lucro no ultrapasse 10% para as empresas. Sendo certo que, para os particulares, o Regulamento do IUR j prev deduo da matria colectvel no montante de duzentos e quarenta mil escudos em relao a despesas com habitao, o presente diploma dispe tambm sobre a iseno de Imposto de Selo na utilizao de crdito habitao, quando o montante no seja superior a sete mil contos. Alis, esta iseno j vem prevista no Oramento Geral do Estado (OGE) para 2010. So ainda previstas no presente diploma redues de despesas notariais e registrais, de acordo com a capacidade econmica dos adquirentes benecirios. Assim, ao abrigo da autorizao legislativa concedida pela Assembleia Nacional atravs da Lei n 79/VII/2010, de 30 de Agosto, No uso da faculdade conferida pela alnea b) do n 2 do artigo 204 da Constituio da Repblica, o Governo decreta o seguinte:

aplicvel o regime geral das contra-ordenaes em tudo que no estiver regulado neste captulo. TTULO XIII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS
Artigo 96. Entidade reguladora porturia

1. A entidade reguladora porturia, para efeitos da aplicao desta lei, o Instituto Martimo Porturio. 2. Os estatutos do Instituto Martimo Porturio so adequados ao disposto na presente lei no prazo de 180 dias aps a entrada em vigor da presente lei. O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

Decreto-Legislativo n. 11/2010
de 1 de Novembro

Tendo em conta o acentuado dce habitacional no nosso pas, com particular nfase nos segmentos de populao considerados de menores rendimentos, o Governo assume a opo de adoptar medidas legislativas de incentivo construo de moradias de interesse social.

You might also like