You are on page 1of 20

Laboratrio da Teoria Eletromagntica

TUTORIAL ANSOFT MAXWELL 2D


PROF. GEORGES

1.

INTRODUO

O Ansoft Maxwell 2D um programa computacional que permite a visualizao dos campos magnticos, campos eltricos e visualizao de outras foras tais como densidade de fluxo magntico e eltrico dentre outras. Sabe-se que circuitos eltricos e magnticos so de difcil confeco e desenho no mundo real, devido a no linearidade dos materiais em uso. O Ansoft permite a elaborao do desenho e anlise de tais circuitos/materiais sem custos e com o mapeamento das foras atuando nas mesmas [1]. 2. AMBIENTE DE SIMULAO Seguem alguns opcionais presentes no Ansoft Maxwell 2D, Figura 2.1 a 2.4: O Project Manager, contem o a rvore da estrutura do projeto; O Message Manager permite a visualizao de provveis erros ou avisos que possam ocorrer antes, durante e aps a simulao; O Property Window possibilita a visualizao e modificao dos parmetros e atributos do modelo; O Progress Window mostra o progresso da simulao; O 3D Modeler Window uma janela que contm o modelo a ser simulado e sua rvore ativa mostrando os detalhes das peas gerais.
Janela da propriedade Botes daProprieda de

Tabela da propriedade

Figura 2.1 Tela da Janela de Propriedade do Ansoft Maxwell 2D.

Barra de Menu

Barra de Ferramenta

Project Manager com rvore do projeto

Janela do 3D Modeler

Janela de propriedades

Barra de status

Figura 2.2 Tela de simulao do Ansoft Maxwell 2D.

Janela do Project Manager com rvore do projeto Projeto Desenho Configurao de Desenho

Resultado do Desenho

Figura 2.3 Tela da janela do Project Manager.

Material Objeto Histrico de comandos do objeto

Figura 2.4 Tela da rvore do 3D Modeler. a) Barra De Ferramenta. Os botes da barra de ferramenta so atalhos para comandos utilizados com muita freqncia. Alguns botes so presentes na tela da Figura 2.2 e caso estiver faltando ou de sobra, dar um clique com o boto direto do mouse, na rea da barra de ferramenta e uma tela igual Figura 2.5 aparecera e, escolher a barra que deseja visualizar. Mas dependendo do tipo de simulao a ser escolhida, 2D ou 3D, a barra de ferramenta ir apresentar os botes considerados necessrios para manuseio do material a ser desenhado e analisado.

Figura 2.5 Tela de opes da barra de ferramenta.

Outra maneira de se chegar at a manipulao customizada da barra de ferramenta realizando um clique em Tools > Customize. Desta forma a tela apresentada na Figura 2.6 ser mostrada.

Figura 2.6 Tela de customizao da barra de ferramenta. b) Abrindo um Projeto. Para abrir um novo projeto: 1. Selecionar File > New; 2. Selecione o menu Project > Insert Maxwell 2D Design. Para abrir um projeto existente: 1. Selecionar File > Open; 2. Dar um clique no boto Abrir da tela de mensagem. c) Seleo do tipo de soluo (Solution Type). Esta seo descreve como configurar o tipo de soluo (Solution Type). Esta soluo define o tipo de resultado que se deseja obter, como a excitao ser definida assim como a convergncia do sistema comum todo, Figura 2.7. Para selecionar o tipo de soluo: 1. Selecionar Maxwell 2D > Solution Type e escolher o tipo de geometria sendo cartesiana (XY) ou cilndrica com simetria em (Z); 2. Caso o modelo a ser analisado for de caracterstica magntica, escolher Magnetostatic e caso for eltrico escolher Eletrostatic respectivamente.

Figura 2.7 Tela de escolha do tipo de soluo (Solution Type). d) Modificao do tamanho do sistema de coordenada. Esta seo descreve como configurar o tamanho ou presena do sistema de coordenada presente na rea da Janela do 3D Modeler, via View > Coordinate System, Figura 2.8.

Figura 2.8 Tela de escolha do sistema de coordenadas. e) Modificao do tamanho da grade da Janela do 3D Modeler. Esta seo descreve como configurar o tamanho da grade (Grid) presente na rea da Janela do 3D Modeler, selecionando View > Grid Settings, Figura 2.9.

Figura 2.9 Tela de escolha do tamanho da grade. f) Desenho. Esta seo descreve como selecionar as formas geomtricas adequadas para desenhar os modelos desejados, Figura 2.10. Para objetos em 2D: 1. Selecione Project > Insert Maxwell 2D Design; 2. Selecione Draw > Rectangle.... Para objetos em 3D: 1. Selecione Project > Insert Maxwell 3D Design; 2. Selecione Draw > Box.....

Figura 2.10 Tela de escolha das formas geomtricas.

3.

PLATAFORMA DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL

A plataforma computacional prov uma interface intuitiva para desenvolvimento de todo tipo de modelo de dispositivo eletrosttico, magnetostatico, RF dentre outras possibilidades. A criao do desenho envolve: Parametric Model Generation refere-se a criao da geometria pretendida pelo usurio, das condies de contorno e excitaes; Analysis Setup define os passos da freqncia de operao e configurao da soluo; Results criao de plotagem de campos e relatrios 2D; Solve Loop o processo para obteno da soluo plenamente automatizado, como mostrado a seguir, Figura 3.1.

Figura 3.1 Tela de processo da plataforma computacional. 4. EXMPLO DE ELABORAO DE PROJETO MAGNETOSTATICO

Esta seo descreve a seqncia de passos bsicos para o desenvolvimento de um projeto magnetosttico, que neste caso trata do desenho de um im interagindo com outro im. a) Desenho do IM principal: Criar novo projeto: 1. Selecione Project > Insert Maxwell 2D Design; 2. Selecione File > New (dica: pode-se usar o comando Ctrl-N); 3. Selecione File > Save As, para salvar como ProjectIMA, Figura 4.1.

Figura 4.1 Tela apresentada para salvar o projeto com extenso *.mxwl. Criar formato do 1 objeto (entende-se aqui a pea): 1. Selecione View > Grid Settings e digite 10 no campo pixels; 2. Selecione o boto do Zoom para ampliao da rea de trabalho, Figura 4.2; 3. Selecionar Maxwell 2D > Solution Type e escolher a geometria cartesiana (XY) e em seguida Magnetostatic (por termos um sistema composto por ims com caractersticas magnticas).

Figura 4.2 Tela apresentada para ampliao (aproximao) da rea de trabalho.

3. Selecione Draw > Rectangle, ou aperte o boto Rectangle como mostrado na Figura 4.3.

Figura 4.3 Tela apresentada para escolha do boto que for desenhar a pea. 4. Selecione um quadrado numa rea especfica da regio de trabalho e, segurando com o boto esquerdo do mouse, araste o mesmo at o tamanho adequado, Figura 4.4. D um clique com o boto esquerdo do mouse, na posio desejada, para ter o desenho da pea, Figura 4.5.

Figura 4.4 Tela apresentada para escolha desenhar via arrasto do cursor.

Figura 4.5 Tela apresentando a posio final do desenho da pea. Escolha material do objeto (entende-se aqui a pea): 1. Como queremos uma pea que tenha a especificao de um im, selecione na Janela de Propriedades ao lado da propriedade Material o boto vaccum. A tela Select Definition apresentada e procurar o material do tipo NdFe30 (magneto de neodymium), Figura 4.6;

Figura 4.6 Tela apresentando a seleo do material da pea. 2. Realizar a mudana do nome Rectangle1 para ima_principal no campo do valor do Name, isto permite rastrear a pea desenhada, Figura 4.7;

Figura 4.7 Tela apresentando a mudana de nome da pea. Criar formato do 2 objeto (entende-se aqui a pea): Para fins de aprendizagem, realizar o desenho da segunda pea e nomear a mesma como ima_secundario, como apresentado na Figura 4.8. (Verifique que sua rea de trabalho seja parecida com o da figura)

Figura 4.8 Tela apresentando a rea de trabalho contendo o im principal e secundrio. Criar a regio de contorno: Todo modelo a ser implantado no Ansoft requer um cuidado especfico no que tange ao controle das foras que forem aparecer no decorrer da simulao. Como no existe um espao livre, a rea de trabalho pode ser vista como uma parede (em cada canto) e desta forma causar a reflexo das foras oriundas da simulao e interferir na anlise e resultados esperados. Desta forma, tido como mandatrio o uso de uma regio que defina o espao ou regio de contorno simulando o espao livre, neste caso. Essa regio ir absorver

as componentes de campo incidentes nela e assim simular uma propagao alm das da regio de fronteira. 1. Selecione o boto do Rectangle para desenhar a geometria da regio de contorno, Figura 4.9;

Figura 4.9 Tela apresentando o desenho da regio de contorno. 2. Mudar o nome da pea para contorno, Figura 4.10;

Figura 4.10 Tela apresentando a regio de contorno.

3. Com o boto direito do mouse sobre a aresta da regio de contorno, selecione All Object Edges e aparecero as arestas selecionadas, Figuras 4.11(a) e 4.11(b) respectivamente;

(a)

(b) Figura 4.11 Tela apresentando a seleo das arestas da regio de contorno.

4. Com o boto direito do mouse sobre qualquer aresta da regio de contorno, selecione Assign Boundary > Balloon e nomear o Balloon1 como fronteira, Figura 4.12(a) e 4.12(b) respectivamente;

(a)

(b) Figura 4.12 Tela apresentando a seleo das arestas da regio de contorno.

5. Verifique a criao da regio de contorno cujo nome fronteira, como pode ser visto na Figura 4.13;

Figura 4.13 Tela apresentando a regio de contorno de nome fronteira. 6. Validar o projeto para verificar a correta aplicao das condies de contorno, Figura 4.14(a). Verifica-se tambm que no se tenha ainda a configurao da anlise de simulao via Analysis Setup, Figura 4.14(b). Aperte o boto Close para voltar rea de trabalho.

(a)

(b) Figura 4.13 Tela apresentando a validao da regio de contorno. Configurao da anlise do projeto: Este passo permite estabelecer os parmetros ditos crucias para a correta anlise do modelo desenhado. 1. Selecione Maxwell 2D > Analysis Setup > Add Solution Setup, e a tela da Figura 4.14 aparecer. Escolha a opo de somente computar os campos;

Figura 4.14 Tela apresentando a configurao dos parmetros de simulao.

2. Validar a simulao e verificar que tudo esteja de acordo com a tela apresentada na Figura 4.15;

Figura 4.15 Tela apresentando a validao dos parmetros gerais de simulao. Configurao da simulao do projeto: Este passo permite estabelecer os parmetros ditos crucias para a correta simulao do modelo desenhado. 1. Aperte Analyse All, e a tela da Figura 4.16(a) aparecer.

(a)

(b) Figura 4.16 Tela apresentando a configurao de simulao na mquina local. 2. Selecione todos os objetos na rea de trabalho via Edit > Select; 3. Selecione Maxwell 2D > Fields > Fields > A > Flux Lines e a tela da Figura 4.17(a). Escolha Flux_Lines > AllObjects e as linhas de fluxo sero apresentadas, Figura 4.17(b) .

(a)

(b) Figura 4.17 Tela apresentando a configurao e visualizao do mapeamento das linhas de fluxo. 4. Selecione Maxwell 2D > Fields > e escolha a visualizao da magnitude do campo magntico H, Figura 4.19;

Figura 4.18 Tela apresentando a visualizao magnitude do campo H.

5.

REFERNCIAS

[1] Ansoft MaxwellSV_Magnetostatic Student Guide.pdf [2] Ansoft MaxwellSV_Eletrostatic Student Guide.pdf

You might also like