You are on page 1of 8

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

Chamilo 1.8.7.1 - Documentao de uso para estudantes Um ambiente virtual de aprendizagem possui a tarefa de intermediar e promover a comunicao alm da sala de aula entre professor/aluno e aluno/aluno. Tambm um centralizador de documentos com suporte a diversas mdias e formas de produo, desde individual colaborativa. Viso geral de um curso No ambiente virtual, um curso uma rea particular destinada ao gerenciamento de um contedo especco, podendo ser uma disciplina de sua grade curricular, a rea da coordenao de seu curso, a Prefeitura do Campus I, como tambm, alguns cursos de extenses que por ventura sejam criados no ambiente virtual. A pgina inicial de um curso personalizada por seu gestor/professor de maneira que cada curso pode ter uma quantidade diferente de ferramentas disponveis. Alm da lista de ferramentas exibida na Figura 1, alguns itens adicionais podem ser inseridos pelo professor.

Figura 1: lista de ferramentas existentes em um curso

As ferramentas so classicadas em dois grupos: autoria e interao. O primeiro fornece recursos de produo do professor, enquanto o segundo, os meios de interao sncrona e assncrona. A seguir, uma breve descrio de cada uma dessas ferramentas. Descrio do curso Nesta rea voc encontrar uma descrio completa de um curso. Quando se tratar de uma disciplina da grade curricular de seu curso, voc ter nesta ferramenta, a ementa, contedo programtico, forma de avaliao, bibliograa e qualquer outra informao importante que o professor julgue importante conter aqui. Agenda
Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

Alm de um calendrio, aqui voc encontra as datas importantes do curso, como datas de avaliao, datas de entregas de trabalho. Esta agenda possui o mesmo formato de sua agenda pessoal disponvel na guia superior chamada de Minha agenda, local em que possvel inserir seus eventos particulares. Documentos Praticamente todas as ferramentas possuem nomes autoexplicativos, esta no seria diferente. A ferramenta documentos o repositrio de arquivos de um curso. Neste local o professor pode criar documentos online ou simplesmente enviar para armazenamento documentos em qualquer formato seguro para os estudantes e a prpria plataforma. A Figura 2 exibe esta rea com alguns de seus recursos.

Figura 2: rea inicial da ferramenta documentos

O comando Salvar (ZIP) exibida na Figura 2 permite a compactao e download de todo o contedo existente na ferramenta documentos de um curso especco. Este recurso permite que seja baixado todo o contedo de maneira muito simples. O item Diretrio atual: exibe a pasta corrente em exibio. A tabela exibida na parte inferior da ferramenta possui as colunas Tipo, Nome, Tamanho e Data. O tipo caracteriza o documento em pasta ou arquivo. As pastas servem para organizao do contedo disponibilizado e possui o mesmo funcionamento de uma rvore de diretrios existente em um sistema operacional, como Windows ou Linux. O arquivo de fato um documento e, de acordo com seu formato, ter um tipo de contedo e uma maneira de interao ou abertura. A coluna tamanho apresenta o espao ocupado no servidor por uma pasta ou arquivo, que ser o mesmo espao necessrio em seu computador caso deseje baixar o documento. A coluna data exibe a data de envio/alterao do documento e a quantidade de tempo decorrido desde seu envio. Para acessar qualquer documento, basta dar um clique em seu nome (coluna de nome). Rotas de aprendizagem As rotas de aprendizagem permitem a organizao, por parte do professor, do contedo existente no curso para que o estudante os observem considerando uma sequncia
Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

desejada pelo instrutor. Como exibido na Figura 3, alm do nome da rota de aprendizagem, a ferramenta fornece seu progresso de andamento em cada rota.

Figura 3: rea de acesso s rotas de aprendizagem e o progresso individual de cada uma.

Ao acessar uma rota de aprendizagem, voc ter uma rea de navegao a esquerda e uma de contedo a direita, como exibido na Figura 4.

Figura 4: viso interna de uma rota de aprendizagem.

Em uma rota de aprendizagem voc visualiza o contedo disponibilizado do lado direito, o contedo a ser exibido ser o selecionado no menu existente no lado direito da ferramenta. Para retornar ao curso necessrio dar um clique na opo curso atual existente na parte superior esquerda da ferramenta. Links Possui organizao semelhante a existente na ferramentas documentos, porm, no lugar de documentos, voc ter links para sites e documentos externos que o gestor do curso deseja disponibilizar. Exerccios A ferramenta de exerccio permite a aplicao de atividades, provas e exerccios online que em alguns momentos podem assumir limitaes de tempo, a forma de avaliao ou simplesmente uma atividade livre. Independente da forma e limitaes da atividade aplicada, o estudante ao responder a atividade, abrir uma chamada ao professor que ter a incumbncia de vericar a atividade desenvolvida pelo estudante e gerar um retorno de seu exerccio. Ao acessar a ferramenta de exerccios voc pode observar que alm da lista de possveis atividades enumeradas em uma tabela existente na parte inferior, tambm h
Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

um comando na parte superior de nome Feedback e Resultados, local onde pode-se obter o retorno das atividades aps a avaliao por parte do professor. Ao acessar qualquer lista de atividades, voc ter uma sequncia de acordo com a relao de exerccios preparados pelo instrutor. Todavia, essas atividades possuem uma orientao de como devem ser desenvolvidas. Anncios A ferramenta de anncios permite a divulgao de comunicados dentro de um curso e do prprio sistema. Sempre que o instrutor ou professor desejar encaminhar um comunicado, recado, alguma mensagem destinada a todos ou grande parte dos inscritos no curso isso ser feito atravs desta ferramenta. Todas as mensagens encaminhadas por este meio sero registradas/arquivadas e replicadas ao email de cada usurio, de acordo com a necessidade do instrutor. Portanto, recomenda-se manter na plataforma um email vlido e congurado para que as mensagens do sistema no sejam caracterizadas como spam por seu provedor de email. Tambm interessante que voc, estudante, acompanhe eventualmente a ferramenta de anncios, pois nesta rea sero registradas as mudanas de aula e lembretes trabalhos importantes. Caixa de entrega A ferramenta de caixa de entrega proporciona uma maneira prtica e segura de compartilhar documentos entre os participantes de um curso. A Figura 5 apresenta a pgina inicial da caixa de entrega.

Figura 5: pgina inicial da caixa de entrega.

A caixa de entrega apresenta seu contedo organizado em duas categorias: arquivos enviado e arquivos recebidos. Todo arquivo enviado por voc a outros usurios ser exibido na tabela existente em Arquivos Enviado. Da mesma forma, todos os arquivo recebidos de outros usurios no curso, sero apresentados na tabela existente em Arquivos Recebidos. A ferramenta caixa de entrega, alm de proporcionar o compartilhamento de documentos, tambm permite a troca de informaes sobre um documento em questo, inclusive com a possibilidade de retorno da opinio de quem recebeu o documento (feedback), como exibido na Figura 6.
Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

Figura 6: apresentao de documento e feedback na caixa de entrega.

O comando Adicionar uma nova categoria permite que voc crie pastas para organizar sua caixa de entrega. Em um primeiro momento este recurso de organizao pode parecer um tanto quanto detalhista demais, entretanto, com o uso da ferramenta esta opo se tornar um interessante aliado. O comando Enviar um novo arquivo possibilita o compartilhamento de um arquivo qualquer com outros membros de curso especco. At o presente momento, as caixa de entrega de cada disciplina nica, ou seja, o contedo enviado por uma disciplina no pode ser visualizado atravs da caixa de entrega de outra disciplina. Para compartilhar um documento necessrio clicar no comando Enviar um novo arquivo que abrir uma tela de seleo de arquivo e escolha de destinatrios do documento enviado, como exibido na Figura 7.

Figura 7: seleo de arquivo e destinatrios.

Alm da seleo do arquivo a ser compartilhado, a Figura 7 apresenta a opo de seleo de usurios que recebero o documento. Observe que possvel selecionar qualquer usurio inscrito no curso. Caso tenha apenas um destinatrio clique em seu nome e conrme o envio. No caso de desejar enviar para vrios usurios faa a seleo de todos os destinatrios com o auxlio da tecla CTRL. Na relao de possveis destinatrios existe um em especial, o --ApenasEnvio--, que permitir apenas o armazenamento do documento no portal, ou seja, apenas voc ter acesso ao documento. Usurios Esta ferramenta, quando disponvel, permite que qualquer usurio matriculado em um curso possa visualizar dados de outros usurios. Geralmente, este recurso no disponvel por questes de privacidade e segurana.
Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

Grupos Esta ferramenta possui o uso efetivo e prtico quando h a produo de trabalhos em grupos no desenrolar de uma disciplina. Cada grupo criado ter uma quantidade prdeterminada de membros (denido pelo professor) e, este grupo sendo privado, somente os participantes tero acesso aos seus recursos, como documentos, frum, chat, wiki. Todo o funcionamento dos recursos existentes em um grupo semelhante aos recursos no pertencentes a um grupo, ou seja, o frum de um grupo tem a mesma lgica de funcionamento do frum geral da disciplina, com o nico detalhe de que somente os membros do grupo podem participar e visualizar o contedo especco do frum particular. A ferramenta de grupo deve ser utilizada sempre que ocorrer a produo de trabalhos em grupo em uma disciplina. Isso permitir que cada grupo possua um canal de comunicao e socializao de informaes e documentos particular no prprio ambiente virtual. Alm, claro, de este canal poder contar com a participao pontual do professor da disciplina, caso seja acordado desta forma. Chat Utilizando esta ferramenta voc ter uma forma de comunicao sncrona, ou seja, onde todos esto, ao mesmo tempo, participando efetivamente da comunicao. O chat prov um meio de comunicao atravs de mensagens do tipo bate-papo que recomendvel para troca de informaes curtas, porm, de maneira mais rpida. Publicaes de estudantes Esta ferramenta permite que o professor crie um espao com prazo para envio de uma tarefa especca, ou seja, uma pasta de tarefa estar disponvel para receber um documento do aluno at que um prazo pr-estabelecido seja ultrapassado. Aps este prazo, a ferramenta fechar automaticamente a pasta da tarefa e no ser mais possvel o envio do trabalho. Vale ressaltar que para o envio de um trabalho por esta ferramenta, necessrio acessar o local correto para envio do documento. Isso possvel ao clicar no link do nome da tarefa exibida na tela inicial da ferramenta, como apresentado na Figura 8, onde h a pasta do trabalho: Primeira_Tarefa.

Figura 8: Relao de tarefas em publicaes de estudantes.

Enquete Esta ferramenta permite a coleta de informaes de todos os inscritos em um curso por parte do professor. Quando disponvel esta opo possui forma semelhante aos exerccios, portanto, basta ler o enunciado do questionrio e registrar sua opinio.
Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

Wiki A palavra de ordem desta ferramenta : colaborao! Neste local voc, seus colegas, professores e qualquer outro inscrito em um curso podem contribuir com a elaborao de documentos online com a mesma losoa da Wikipdia. Na ferramenta wiki voc pode criar novas pginas, editar o contedo de pginas existentes, procurar por uma informao, alm de visualizar sua contribuio geral para a produo das pginas. As pginas criadas nesta ferramenta podem conter textos, imagens, vdeos do Youtube, arquivos ash, tabelas, alm de uma boa formatao do contedo disposto. Frum Os fruns de discusso so organizados por categorias e assuntos. Ao acessar a ferramenta voc ter, provavelmente, uma categoria geral e um frum geral com diversas discusses, como exibido na Figura 9.

Figura 9: acesso ao frum de uma disciplina.

Um destaque interessante na lista de fruns existentes de uma disciplina a opo de ser noticado por email em caso de novos comentrios em qualquer discusso existente no frum da disciplina. Para que isso ocorra basta clicar no envelope aberto existente no lado direito da lista de fruns (veja a Figura 9). Ao acessar um frum especco, por exemplo o Frum Geral da disciplina de Fundamentos da Computao apresentado na Figura 9, voc ter a viso de todas as discusses em andamento existentes deste frum (veja a Figura 10).

Figura 10: relao de discusses de um frum.

Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

FACTO - Faculdade Catlica do Tocantins

As possveis aes que voc pode tomar na viso da lista de discusses do frum so apresentadas na gura 10, que so: criar uma nova discusso, onde voc inicia um novo assunto; acessar uma discusso em andamento, para isso basta clicar no ttulo de um assunto apresentado na lista; ser noticado de um assunto em andamento, processo semelhante da noticao do frum, basta clicar no envelope ao lado direito da discusso; realizar uma busca nas discusses existentes, basta clicar no lupa apresentada no canto superior direito da Figura 10.

Figura 11: viso interna de uma discusso.

Ao acessar uma discusso a viso fornecida a voc ser a apresentada na Figura 11. Voc ter acesso ao ttulo da discusso para direcionar o uxo do andamento do frum e ao texto criado pelo interlocutor do assunto. Alm disso, ter condies de responder ao questionamento ou criar uma mensagem citando alguma existente.

Sistemas de Informao - Marco Antonio Firmino de Sousa

You might also like