You are on page 1of 8

Carlos Alberto Nunes, tradutor dos clssicos1 Luana de CONTO G UFPR luana.conto@gmail.

.com No Brasil, so duas as tradues da Eneida que ocupam maior espao nos estudos clssicos: a de Manoel Odorico Mendes (cuja primeira edio saiu em 1854, na Frana, pela Editora Rignoux) e a de Carlos Alberto da Costa Nunes (cuja primeira edio saiu em 1981, pela editora da UnB). Ambas as propostas tm suas particularidades e atraem seus admiradores. No entanto, so projetos de traduo muito diferentes, principalmente no que concerne ao objetivo de cada trabalho e aos efeitos conseqentes dele. A traduo de Nunes usualmente considerada como aquela de leitura mais facilitada, em oposio de Odorico Mendes, que demanda ateno mais laboriosa do leitor. E, de fato, o verso mais longo utilizado pelo primeiro permite-lhe uma sintaxe mais usual, enquanto um verso mais curto exige mais conciso e resulta em inverses. Mesmo que ambos tenham como ponto de partida o mesmo texto, suas tradues no so comparveis, pois se propem a realizar projetos diferentes. Odorico Mendes (1799-1864) reflete em seu trabalho a forte influncia dos seus momentos de atividade poltica em Portugal, para onde foi mandado aos dezessete anos. Durante sua estadia em territrio portugus, ele teve forte contato com as idias liberais que culminaram na Revoluo do Porto. Alm disso, fez amizade com o literato portugus Almeida Garret, o que certamente tambm influenciou a sua formao literria. Retornado ao Brasil, o maranhense chegou a ser eleito deputado da Assemblia Legislativa e permaneceu na carreira poltica at 1847, quando partiu para a Frana, onde passou a dedicar-se a suas tradues. Perceba-se que se decorreram aproximadamente sete anos desde quando ele passou a dedicar-se efetivamente ao projeto de traduo at a publicao da Eneida Brazileira. Sua verso do pico de Virglio versada em decasslabos e foi escrita usando vocabulrio mais rebuscado e estruturas muito concisas. O resultado um texto um pouco mais spero, com arcasmos e latinismos, cujo ritmo remete pica dOs Lusadas, como se observa nos versos abaixo:
Este trabalho tem grande influncia das reflexes do grupo de traduo de Clssicos que se mantm na Universidade Federal do Paran, especialmente nos momentos em que procuramos traduzir as Metamorfoses de Ovdio utilizando o metro nnico como carinhosamente chamamos o verso utilizado por Carlos Alberto Nunes. Por isso, dedico especial agradecimento ao Prof. Rodrigo T. Gonalves, a lvaro K. Fujihara, a Gabriel D. Rachwal e a Marina Legroski, que junto comigo participam deste projeto desde o princpio.
1

Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

[] Disse,^e^arroja^o velho Dardo^imbele sem gume, que repulso Pelo rouco metal, superfcie Do^embigo do broquel frustrado pende. (Livro II, v. 573-576).

No estranho encontrar em seu trabalho diversas caractersticas da poesia pica de lngua portuguesa, j que se sabe de seu patriotismo e de sua relao ntima com questes de identidade poltica. Assim, o seu projeto de traduo est preocupado em expressar por meio de ferramentas da lngua portuguesa a altivez artstica que os clssicos sempre simbolizaram. A escolha do decasslabo, o metro camoniano, como metro para suas tradues, explicita a filiao que ele deseja estabelecer com a tradio pica portuguesa. Alm disso, as escolhas lexicais e estruturais mostram que o tradutor quer manter o leitor prximo tambm da tradio latina2, da mesma forma que Cames f-lo buscando na obra de Virglio influncias para sua pica. O resultado das escolhas de Odorico um texto que formalmente aproxima-se dessa tradio portuguesa, de modo mais familiar ao leitor, e que mantm ligaes com o texto de partida por meio do vocabulrio e da arquitetura textual, de modo mais distante de seu leitor. J a respeito de Carlos Alberto da Costa Nunes (1897-1990), no se conhecem muitos detalhes sobre a sua carreira de tradutor e nem sobre suas influncias. As caractersticas de seu texto permanecem pouco exploradas. Por isso, este trabalho procura delimitar mais claramente as caractersticas formais de seu estilo, analisando mais especificamente a sua verso da Eneida de Virglio. A principal caracterstica de sua proposta de traduo a adaptao mtrica do hexmetro dactlico para a lngua portuguesa. O hexmetro dactlico era o verso caracterstico da pica clssica, j utilizado por Homero na Ilada e na Odissia. Para compor em latim a sua pica, Virglio escolhe esse verso a fim de estabelecer um elemento de conexo com a epopia grega. Esse reaproveitamento do metro uma forma de aproximar a sua audincia da tradio helnica, de modo a retomar na Eneida o ritmo pico das obras homricas, simblico para os ouvidos dos espectadores, e de no deixar dvidas de que sua inteno , sim, filiar-se aos gregos. A proposta de Nunes recebeu muitas crticas, especialmente porque os sistemas fonticos e poticos do portugus e do latim so diferentes. O principal aspecto que conta na transposio do latim para o portugus a relevncia que a durao das vogais tem na lngua latina, que no acontece na lngua portuguesa, cujo padro acentual. Por no haver essa

Contudo, a eruditizao do texto que Odorico Mendes faz maior do que a natureza do texto da Eneida. 61

Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

correspondncia, os sistemas de metrificao antigos esto baseados em ritmos diferentes dos nossos. A oscilao de quantidade voclica era aproveitada nos sistemas mtricos, de modo que a seqncia prosdica fosse ditada por ps mtricos. No verso hexmetro dactlico, por exemplo, os ps podem variar entre uma longa e duas breves ou s duas longas, j que duas breves equivalem a uma longa. Ento, at o quarto p, os ps podem ser dctilos (longabreve-breve) ou espondeus (longa-longa); o quinto p muito freqentemente um dctilo; e o ltimo p composto por apenas duas slabas, que podem ser ambas longas, ou a primeira longa e a segunda breve. Por isso, o hexmetro admite variaes de 13 a 17 slabas. Como os nossos versos em geral tm nmero fixo de slabas (com exceo do verso livre), nenhum deles equipara-se dinmica do verso latino. Embora esse nmero de slabas varie, os versos so todos do mesmo tamanho no momento em que so cantados, porque um verso com 13 slabas e outro com 17 slabas levariam exatamente o mesmo tempo para serem cantados. Esse fato muito importante para que o leitor no pense em algo anlogo ao verso livre, no qual cada verso tem uma durao diferente, enquanto que na antiguidade a durao a mesma, apesar de o nmero de slabas variarem. Levando em considerao que as slabas tnicas geralmente tm durao maior que as slabas tonas (MASSINI-CAGLIARI, 1992), possvel que se faa a correspondncia das slabas longas latinas com as slabas tnicas portuguesas e das curtas latinas com as tonas portuguesas. E essa a relao que Carlos Alberto Nunes usou em sua adaptao. No entanto, no provvel, em portugus, que se forme um p espondeu nesse contexto mtrico. Ao analisar esse ponto mais detalhadamente, nota-se que um espondeu deve ser seguido ou de outro espondeu ou de um dctilo e, por conseqncia disso, haver necessariamente no mnimo trs longas seguidas. No sistema de equivalncia explicitado acima, trocam-se as longas do sistema fontico latino por slabas tnicas em portugus. Uma seqncia de trs tnicas em portugus s seria possvel em um contexto que reunisse, nessa ordem, uma oxtona, um monosslabo tnico e outra palavra que se iniciasse em tnica. Por exemplo, Estes botes so mgicos. Ora, contextos assim so improvveis e pouco freqentes, mesmo porque a lngua resolve estes problemas naturalmente, enfraquecendo a tonicidade da slaba forte situada no meio (CHOCIAY, 1972, p. 73). No entanto, o andamento dactlico enquadra-se bem em nosso sistema fontico, como comprovam os versos de Nunes.
|Turno, que^o| grosso das| tropas de| marcha tra|vada dei|xara

Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

62

|na reta|guarda,^adin|tou3-se com| vinte^exce|lentes ca|valos (IX, 6-7)

O andamento exemplificado acima o mais regular na verso de Carlos Alberto Nunes, preservando sempre dctilos no interior do verso. Dessa forma, portanto, o dinamismo que o hexmetro continha em variar o comprimento do verso perde-se no sistema fonolgico portugus, dando lugar a certa regularidade mondica. Essa regularidade, porm, quebrada nos momentos de construo do primeiro p. Espera-se que, como cada verso inicia-se com um correspondente do dctilo latino, todo verso inicie-se com uma slaba tnica. Contudo, essa no uma regra que Carlos Alberto Nunes segue. Em funo, principalmente, de partculas tonas como o artigo, que em portugus utilizado diante da maioria dos substantivos h uma resistncia natural da lngua portuguesa de que se encontre, recorrentemente, slaba tnica em incio de verso. Alm da obrigatoriedade do artigo, pode-se enumerar ainda como agravantes desse fato o uso necessrio de preposies mais que em latim (dada a ausncia de marca morfolgica de caso), o uso de outras partculas, como a conjuno coordenativa e e at propriamente de palavras cujas primeiras slabas sejam pr-tnicas. Vale ressaltar que o tradutor tinha a possibilidade de deixar estes elementos isolados no fim do verso anterior, em enjambement, o que acarretaria na quebra de unidades de sentido, e no o fez por questo de estilo. Nesses casos, em que no h possibilidades de adequar mtrica as estruturas da lngua, o tradutor usa o recurso da inverso de slaba tnica, como ilustram o primeiro, o quarto e o quinto verso da estrofe a seguir, que abre o Livro IX (v. 1-5).
|Ao mesmo| tempo que |tais ocor|rncias pas|savam na |terra |Juno Sa|trnia do |cu despa|chou para| Turno^auda|cioso |ris com| breve re|cado.^Encon|trou-o dei|tado na |sombra |de^um belo| bosque no |vale di|cado^ao a|v seu, Pi|lumno. |Com lbios| rseos falou-lhe^a nas|cida do| divo Taumante: []

Nos exemplos mostrados acima (primeiro, quarto e quinto versos), a slaba mais forte do primeiro p no a primeira, mas a segunda. Esse fato com certeza destoa do esperado para o ritmo dactlico, mas um fato com que Carlos Alberto Nunes lida sem maiores problemas. Esse recurso to utilizado em seu trabalho que se deve considerar esse verso como uma alternativa quele verso hexmetro adaptado estrito, rgido. Mesmo porque, fazendo uma leitura forada em ritmo dactlico de modo a acentuar a primeira slaba

Adintou-se parece ser fruto de uma sinrese em adiantou-se, ou seja, uma crase que ocorre dentro da palavra e que j foi marcada graficamente. 63

Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

independentemente de sua natureza tona ou tnica, esse p capaz de adequar-se ao andamento esperado. Nesta segunda opo de leitura, a tonicidade ficaria como abaixo.
|Ao mesmo| tempo que |tais ocor|rncias pas|savam na |terra |Juno Sa|trnia do |cu despa|chou para| Turno^auda|cioso |ris com| breve re|cado.^Encon|trou-o dei|tado na |sombra |de^um belo| bosque no |vale di|cado^ao a|v seu, Pi|lumno. |Com lbios| rseos fa|lou-lhe^a nas|cida do| divo Taumante: ()

Esse recurso, por vezes, confunde-se com a possibilidade de uma slaba em anacruse, i.e., uma slaba de apoio no incio de cada verso que no entra na contagem de slabas (CHOCIAY, 1974). Essa ambigidade de interpretao est presente em exemplos como o que se segue:
|E^o seu gran|de^arco tra|ou no cu| claro, de| nuvens or|nado. (IX, v. 15)

Na possibilidade de leitura esboada acima, ocorre a inverso de tnica no primeiro p e a sinalefa no segundo. Mas, por outro lado, se considerarmos que a tona inicial est em anacruse, o andamento rtmico iniciar-se- a partir da slaba tnica seu, e haver por conseqncia do ritmo uma dialefa antes do incio do segundo p, entre as vogais finais de grande e arco, como a seguir:
E^o |seu grande| arco tra|ou no cu| claro, de| nuvens or|nado. (IX, v. 15)

Contudo, no foi encontrado nenhum verso que tivesse como possibilidade de leitura adequada ao metro somente a leitura com anacruse, ou seja, que a anacruse fosse condio para a existncia do verso hexmetro adaptado de que o tradutor faz uso. Portanto, no se pode afirmar que esse um recurso utilizado conscientemente pelo tradutor como ferramenta potica. Usando de liberdade potica, o tradutor, por vezes, utiliza em favor da adequao mtrica outros processos de acomodao, como abrandamento de slaba tnica, explorao de acento secundrio e sinalefa ou dialefa de vogais. Abaixo, cita-se o exemplo de um verso que sozinho consegue englobar todos os processos citados.
|Reconhe|ceu-a^o man|cebo; pa|ra^o^alto di|rige^as mos| ambas (IX, v. 16)

Em Reconheceu-a, a slaba inicial que fraca, torna-se forte, assinalando um acento secundrio no interior da palavra, que tem como tnica principal a ltima slaba. Esse mecanismo s possvel em palavras longas, que admitem dois acentos dentro de si e, assim,
Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

64

podem conter um dctilo inteiro internalizado. Ressalta-se que as trs primeiras slabas formaram um dctilo e a ltima que a tnica principal inicia o dctilo seguinte. No segundo p, a possibilidade de interpretao de leitura em dctilos, demonstrada acima, assume que primeiro ocorre a dialefa, separando o ditongo tnico final do verbo do grupo voclico que se segue. Na slaba seguinte, que tona, juntam-se o pronome oblquo e o artigo em uma sinalefa. O quarto p contrai na slaba forte as trs vogais que esto em contato numa s slaba dinmica, em que se estabelece como vogal principal a tnica de alto. No quinto p, o monosslabo tnico mos abrandado por ocupar uma posio tona e, na leitura, fica mais fraco que as outras slabas tnicas que o rodeiam, -ri- anteriormente e am- posteriormente. Esses processos so plenamente aceitveis diante da dinmica prosdica do verbo e, muitas vezes, acontecem at mesmo na fala coloquial. guisa de exemplo, apresenta-se a anlise da primeira estrofe da traduo de Carlos Alberto Nunes, procurando mostrar a presena dos elementos enumerados acima, considerados caractersticas do estilo potico do tradutor:
|As armas| canto^e^o va|ro que, fu|gindo das |plagas de |Tria |Por injun|es do Des|tino,^insta|lou-se na^I|tlia pri|meiro |E de La|vnio nas| praias. A^im|pulso dos| deuses por| muito |Tempo nos| mares e^em| terras va|gou sob as| iras de |Juno, |Guerras sem |fim susten|tou para^as| bases lan|ar da Ci|dade |E^ao Lcio^os| deuses tra|zer o co|meo da |gente la|tina, |Dos pais al|banos pri|meiros e^os| muros de| Roma^alta|nados. |Musa! Re|corda-me^as| causas da| guerra,^a dei|dade^agra|vada; |Por qual o|fensa^a ra|inha dos| deuses le|vou um guer|reiro |To reli|gioso^a^enfren|tar sem des|canso^esses| duros tra|balhos? (I, 1-10)

O mais importante de ressaltar o ritmo, que dita os processos de acomodao ao longo da entoao, conferido pela predominncia de dctilos no poema. O incio do segundo e do terceiro verso so marcados pela tonicidade atribuda s partculas tonas por e e, respectivamente. Estas slabas no so tonas naturalmente, mas recebem acento mais marcado em funo da posio tnica que ocupam e tambm por no haver nenhuma outra slaba tnica no p. A inverso de tnica, de primeira para segunda slaba, ocorre no primeiro, no sexto, no stimo e no nono verso. Como j foi explicitada, esta alternncia deve-se freqncia elevada de artigos, conjunes e preposies, enfim, elementos monosslabos tonos antecedendo slabas tnicas. Esse p inicial com a tnica invertida uma alternativa ao verso

Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

65

estritamente formado por ps dctilos, mas no destoa completamente do andamento do todo do poema, que retomado no segundo p compulsoriamente. O nico abrandamento de acento registrado nos versos acima trata da palavra sem, um monosslabo tnico que figura no quinto e no dcimo verso. Esse no um recurso radical que cause impacto tanto quanto o abrandamento de mos, analisado acima, pois as slabas tnicas que a cercam tm acento mais forte que o seu. As sinalefas (simbolizadas pelo smbolo ^ entre as vogais) so correntes e praticamente regras na contagem das slabas mtricas, de forma que esto presentes em todos os versos acima enumerados e ocorrem at mesmo sobrepondo-se a pausas de acentuao a quais, nesses casos, ou no acontecem ou tm sua durao altamente reduzida. Foram encontradas dialefas ocorrendo tanto entre duas quanto entre trs vogais. J a dialefa, registrada no quinto p do nono verso, no to freqente quanto sinalefa. Tambm caracteriza um recurso de adequao ao metro, sem de modo algum apresentar problemas ao andamento prosdico. Naturalmente, o ritmo pede quando deve haver uma sinalefa ou uma dialefa, de modo que as escolhas do verso apenas seguem esse fluxo musical. Pode-se aplicar ao verso inovador de Carlos Alberto Nunes o mesmo critrio que aplicado aos poetas que seguem receitas mtricas rgidas. Os metros de versificao so modelos que invariavelmente aceitam pequenos desvios de acordo com o fazer potico.
Para a mais rgida das receitas sempre houve desvios espontneos ou intencionais da parte dos poetas, e o falar-se em erro, a, nem sempre ser procedente, j que a versificao, como, alis, qualquer atividade cultural humana, dinmica e aberta, no se podendo enclausurar em normas excessivamente rgidas e coercitivas. [] Verdade que um ou outro exemplar que explicamos parece afastar-se demais de tal receita, mas julg-los errados ser ignorar a distncia que vai do Metro ao Ritmo; o artista aceita padres, mas no se prende necessariamente a eles, quebrando-os sempre que a irregularidade for mais expressiva que a regularidade. (CHOCIAY, 1974, p. 35; 42)

Ainda faltou neste trabalho a abordagem de questes como a cesura do hexmetro latino e a slaba final do verso de Nunes. Mas, diante dos inmeros pontos abordados, conclui-se que Carlos Alberto Nunes usa em sua traduo um verso que se assemelha muito ao hexmetro dactlico utilizado por Virglio na composio da Eneida, na medida em que ele pode ser transposto para o portugus. Contudo, em razo de caractersticas prprias da lngua portuguesa, que difere da latina, o tradutor adota algumas adaptaes, em especial a predominncia de ps dctilos e a possibilidade de inverso de tnica no primeiro p. Logo, o verso utilizado encontra-se nos moldes do hexmetro clssico, mas adaptado ao portugus,

Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

66

que tem como trao predominante o ritmo do todo, de modo que o tradutor acaba por sacrificar certos conceitos poticos no nvel do verso, mas esses detalhes tornam-se menores no andamento aliado expresso da totalidade do poema. A inteno de Nunes ao recriar o hexmetro nos moldes da lngua portuguesa usar um verso que esteja mais prximo do original, ao contrrio de Odorico Mendes que usa um metro que se distancia do metro latino e que se aproxima da tradio portuguesa. Assim, a leitura em andamento dactlico a chave para a interpretao dos versos de acordo com a tradio sonora do hexmetro, pois o ritmo sobrepe-se contagem mecanizada das slabas poticas. O resultado dos esforos de Odorico Mendes e de Carlos Alberto Nunes possibilita os estudantes das literaturas clssicas terem em mos duas oportunidades distintas de anlise dos poemas clssicos. Uma aproxima-lhe dos mitos e histrias clssicas por meio de ferramentas da tradio potica em lngua portuguesa, portanto, domestica o metro. A outra preserva a frmula mtrica que, assim como as histrias narradas nos versos, pertence ao universo antigo, portanto, estrangeiriza o metro, encaminha o leitor a um contexto diferente de significao dos poemas picos. Referncias Bibliogrficas CHOCIAY, R. Teoria do Verso. So Paulo: Editora McGraw-Hill do Brasil, 1974. DITRA Dicionrio de tradutores literrios no Brasil Odorico Mendes disponvel em <http://www.dicionariodetradutores.ufsc.br/pt/OdoricoMendes.htm>. ltimo acesso em: 17/08/2008. MASSINI-CAGLIARI, G. Acento e Ritmo. So Paulo: Editora Contexto, 1992. PARATORE, E. Histria da literatura latina. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1987. VERGLIO. Eneida. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Braslia: EDUNB; So Paulo: A montanha, 1981. VIRGLIO. A Eneida. Traduo de Manuel Odorico Mendes. So Paulo: Atena Editora, 1956.

Anais XXIII SEC, Araraquara, p. 60-67, 2008

67

You might also like