You are on page 1of 4

Materiais Magnticos Produzidos por Metalurgia do P Daniel Rodrigues Diviso de Metalurgia IPT danielrd@ipt.

.br Materiais magnticos que so basicamente utilizados em dispositivos eletromagnticos podem ser divididos em duas grandes classes: os materiais magnticos de alta permeabilidade magntica utilizados em ncleos, e os chamados materiais magneticamente duros, ou seja, os ms permanentes. A figura 1 ilustra a funo de cada uma destas duas categorias de materiais magnticos. Figura 1 Ilustrao relativa funo das duas classes de materiais magnticos: moles (ncleos) e ms. Os materiais para ncleos devem possuir boa capacidade de amplificao do campo magntico, como o que produzido por uma bobina. Por outro lado, os ms devem possuir boa capacidade de armazenamento de campo magntico, para que funcione como gerador de campo, quando de sua utilizao.

Para a construo dos ncleos (rotores e estatores) so normalmente utilizadas chapas de ao isoladas eletricamente, para que, considerando um pacote de chapas, haja uma restrio s correntes parasitas, que criam campos magnticos que se opem ao que se deseja amplificar, limitando o rendimento global do conjunto bobina/ncleo. Uma alternativa s chapas so os ncleos produzidos por metalurgia do p. Para aplicaes em freqncias muito baixas (baixo impacto das correntes parasitas), ncleos sinterizados podem ser utilizados, no entanto, para altas freqncias, uma alternativa apresentada recentemente a conformao por compresso de pacotes compostos por partculas isoladas eletricamente. Outra classe distinta de materiais magnticos utilizados em motores so os ms. Estes so produzidos quase que exclusivamente por metalurgia do p, j que, para desenvolvimento de anisotropia de propriedades magnticas, h a necessidade de orientao das partculas que compem o p antes da compactao. O desenvolvimento de anisotropia em materiais fundidos complexa e pouco efetiva.

Materiais para ncleos Em termos de composio qumica, os materiais sinterizados so similares aos laminados. Temos portanto desde o ferro puro at ligas mais sofisticadas como as ligas ferronquel (permalloy), passando por ligas ferro-silcio, ferro-fsforo, aos inoxidveis ferrticos, dentre outras. A tabela 1 apresenta valores de permeabilidade magntica (razo entre campo induzido e aplicado) mxima para alguns materiais magnticos sinterizados. O custo relativo tambm considerado.

Material Densidade Custo relativo (g/cm3) Fe 6,8-7,2 1 Fe-P 6,7-7,4 1,2 Fe-Si 6,8 1,4 Inox 6,7-7,2 3,5 Fe-Ni 7,2-7,6 10

Permeabilidade mxima 1800-3500 2500-600 2000-5000 1400-2100 5000-15000

Tabela 1 Permeabilidade magntica mxima de alguns materiais sinterizados. Como j mencionado, uma classe de materiais magnticos moles produzidos por metalurgia do p e que podem ser utilizados em altas freqncias so os insulated powders. Dois grandes produtores de ps lanaram este ano produtos com esta caracterstica. Tratam-se de ps isolados eletricamente (resina ou xido), lubrificados, prontos para compactao geralmente realizada com leve aquecimento (warm compaction). O compactado pode ser submetido a um tratamento trmico de baixa temperatura, estando ento pronto para utilizao.

m permanentes A principal relao entre metalurgia do p e ms est na possibilidade de orientar partculas monocristalinas, de modo a desenvolver propriedades magnticas muito superiores s dos ms no orientados (isotrpicos). A figura 2 ilustra o processo de orientao, que geralmente ocorre na cavidade de uma matriz, e seguido de compactao e sinterizao. Figura 2 Ilustrao do processo de orientao de partculas monocristalinas durante a compactao de ms produzidos por metalurgia do p. A orientao seguida de compactao e sinterizao. Esta orientao se d pela aplicao de um campo magntico atravs de bobina posicionada ao redor de uma matriz de compactao, na cavidade da qual o p a ser compactado est confinado. A capacidade de orientao segundo este campo depende de vrios fatores, sendo que os mais importantes so a constituio do material (ferrite, terra-rara, etc.) e tamanho das partculas. Quanto maior o grau de orientao melhores sero as propriedades magnticas do m. O desenvolvimento cronolgico das propriedades magnticas dos ms ilustrado na figura 3. A caracterstica magntica apresentada na ordenada o produto energtico do m, que reflete a capacidade de magnetizao de um volume qualquer. Quanto maior este produto, menor ser o m necessrio para a gerao de um determinado campo num determinado volume.

Figura 3 Evoluo cronolgica do produto energtico de ms. So apresentados separadamente os ms cermicos (ferrites) dos metlicos. A dcada de 50 marcada pelo desenvolvimento de anisotropia via metalurgia do p, com o surgimento das ferrites anisotrpicas. Na dcada de 70 verificada uma exploso de propriedades magnticas com o surgimento dos ms sinterizados de terrasraras.

As ferrites, desenvolvidas em 1950, so os percursores da utilizao da metalurgia do p na fabricao de ms orientados. Os ms de terras-raras (Sm-Co e Nd-Fe-B), desenvolvidos a partir da dcada de 70, so processados de forma similar s ferrites. Uma outra classe de ms, que associa a metalurgia do p com processos de conformao de plsticos, so os chamados ms aglomerados (bonded magnets). Uma mistura de um polmero, como por exemplo nilon, com ps de ferrite, ps de terras-raras, ou mesmo misturas de ferrite com terras-raras (hbridos), pode ser injetada, como se fosse um plstico de engenharia. Desta forma possvel a obteno de ms com formato complexo, havendo ainda a possibilidade de produo de peas multi-componentes, onde o m seria injetado em insertos colocados na cavidade do molde de injeo. Outras tcnicas de conformao, como extruso, compresso e calandragem tambm podem ser empregadas nos aglomerados. A tabela 2 apresenta valores de propriedades magnticas e custo relativo dos principais ms comerciais. Sem dvida os ms de ferrite ainda so muito mais baratos que os demais, devendo permanecer no mercado por mais algum tempo.

Material Alnico Ferrite sinterizada Ferrite aglomerada SmCo Nd-Fe-B sinterizado Nd-Fe-B aglomerado

BHmax (kJ/m3) 64 28 12 176 240 40

Custo relativo 15 1 1 60 20 15

Tabela 2 Propriedades magnticas e custo relativo dos principais ms comerciais.

O mercado mundial para materiais magneticamente duros passou a ser superior a 1 bilho de dlares em 1985, sendo em 1995 de 3,2 bilhes de dlares. A grande questo que se coloca qual ser a evoluo daqui para frente. A figura 12.12 ilustra a evoluo de mercado comparando materiais magneticamente duros (ms) com os magneticamente moles. interessante notar a acentuada elevao na taxa de crescimento do mercado dos ms a partir de 1990. Figura 4 Evoluo do mercado de ms. A evoluo na dcada de 90 considervel. O mercado para Alnico pequeno e estvel, com aplicaes muito especficas. O mercado de ferrite deve continuar subindo, mas com taxa de crescimento inferior ao de terras-raras. Embora no presente na figura, prev-se um crescimento considervel para os aglomerados.

You might also like