You are on page 1of 12

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA COMARCA DE SOLEDADE - PB.

PROCESSO N : 019.2011.000.576-6

SOCIEDADE COMERCIAL E IMPORTADORA HERMES S/A, devidamente inscrita no Ministrio da Fazenda sob o CNPJ de n.33.068.883/0002-01, com sede na Avenida Brasil, n 44.228, Campo Grande, Rio de Janeiro RJ, CEP: 23.078-900, por seu procurador infraassinado, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, da ao em epgrafe que lhe move GIRLANDO MARTINS DE SOUTO, apresentar, sua CONTESTAO, pelas razes de fato e de direito aduzidas a seguir.

I - DA RETIFICAO DO PLO PASSIVO Ab initio, requer-se a V. Exa. a retificao do plo passivo, que passe a figurar somente como SOCIEDADE COMERCIAL E IMPORTADORA HERMES S/A., sendo oficiado o respectivo cartrio de distribuio, a fim de que no advenha nenhum prejuzo empresa R. II SINTESE DOS FATOS No caso em epgrafe, a Autora sustenta que adquiriu junto a empresa Reclamada, um Notebook pelo valor total de R$ 1.931,82 (mil novecentos e trinta e um reais e oitenta e dois centavos) Ademais, afirma que a R no entregou tal produto at a presente data. Ante ao exposto, requer a parte reclamante: (I) ressarcimento em pelo valor pago; (II) indenizao por danos morais. Em sntese, estes so os fatos, que no prosperam, conforme ser devidamente demonstrado, devendo os pedidos formulados na petio inicial ser julgados improcedentes. II PRELIMINARMENTE A) DA ILEGITIMIDADE PASSIVA AD CAUSAM Antes de ser feita qualquer anlise meritria a presente questo, deve ser argida a ilegitimidade passiva ad causam da empresa r, tendo em vista que, como se v da narrativa dos fatos na inicial, bem assim do exame das normas que regulam suas atividades, esta empresa em nada participou dos eventos narrados, uma vez que a entrega do produto de total responsabilidade da transportadora, e que a mesma deveria ter comunicado o extravio da mercadoria imediatamente aps o ocorrido. Assim, devido a demora da informao de extravio, a empresa r to logo ciente disponibilizou outro produto para a entrega autora.

Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

Nesse sentido, vale lembrar que existem e so necessrios alguns requisitos para que o juzo possa proferir o provimento final de mrito do processo, que so mais conhecidos como as condies da ao, so eles: a legitimidade das partes, interesse de agir e a possibilidade jurdica do pedido. Cumpre colacionar o que assevera o art. 3 do Cdigo de Processo Civil, in verbis:
Art. 3 - Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade.

No presente momento, nos ocupar apenas da legitimidade das partes, mais especificamente da ilegitimidade passiva da empresa R para figurar no plo passivo da presente demanda.

Inicialmente cumpre informar que legtimos para figurar em uma demanda judicial so os titulares dos interesses em conflito. A parte autora deve ser o titular da pretenso deduzida em juzo e a empresa R, aquele que resiste a essa pretenso ou que dever sujeitar-se eventual sentena de procedncia. Ocorre que, da simples leitura da pea inicial, torna-se cristalina a ilegitimidade passiva ad causam da empresa R para figurar no plo passivo da presente relao processual, pois, nota-se de plano, que esta no teve qualquer participao nos fatos narrados. Diante disso, requer a empresa R a extino do feito sem julgamento de mrito, nos termos do art. 267, inciso VI, do CPC. III - DO MRITO Primeiramente, cabe a R esclarecer que uma empresa do Grupo Hermes, tradicional empresa do ramo de vendas a distncia por catlogo, com mais de 10 milhes de clientes pelo Brasil. uma empresa que, em 2003 aproveitando toda a sua estrutura logstica e a longa experincia em vendas por catlogo desde 1942, se especializou em varejo on-line, e passou a oferecer atravs de seu site www.comprafcil.com.br uma grande variedade de produtos, hoje ultrapassando mais de 20 mil produtos, nas reas de eletrnicos, informtica, instrumentos musicais, relgios, cine, artigos esportivos, cine, foto, eletrodomsticos, telefonia, presentes, brinquedos, ferramentas, perfumaria, calados, viagens e muito outros mais. O site alcanou o segundo lugar em vendas on-line no ano de 2008. Hoje com mais de 200 mil produtos vendidos ao ms em 22 categorias e com mais de 36 milhes de visitas ao ms, uma empresa que atende a todas as camadas sociais, primando pelo bom atendimento e produtos/servios de qualidade e credibilidade. Sempre com o mesmo respeito, carinho e ateno, caractersticas que garantem a solidez do Grupo Hermes e sua posio de lder absoluta em seu segmento no mercado.

A) DA VERACIDADE DOS FATOS HENRIQUE


2
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

Cerne da questo em comento, a possibilidade de imputao da responsabilidade empresa R pelos supostos danos sofridos por conta no entrega da mercadoria adquirida pela parte autora. Cumpre salientar que pelo objeto da reclamao, trata-se de extravio do produto por culpa exclusiva de terceiros, no caso em tela a transportadora responsvel pela entrega. Certo que a empresa ora contestante no segmento de vendas de produtos atravs de seu site, no podendo se responsabilizar pelo extravio do produto da autora. Alm disso, em casos extravio do produto o consumidor dever verificar o ocorrido juntamente com a central de atendimento da empresa r que prontamente providenciar a disponibilizao de um novo produto. Destarte, conclui-se que com relao aos servios prestados pela Empresa R, no h que se falar em qualquer tipo de m prestao dos mesmos.

B) DA EXPLICAO DO PROCEDIMENTO DE ESTORNO Com relao ao procedimento solicitado pela parte autora, ou seja, o cancelamento da compra e eventual estorno do valor pago pelo produto, necessrio esclarecer o procedimento adotado por QUALQUER administradora de carto de crdito, tornando-se, portanto, procedimento padro para a realizao do ressarcimento da compra atravs do carto de crdito. Inicialmente, importantssimo consignar que a devoluo do VALOR INTEGRAL referente compra realizada pela autora foi providenciada imediatamente a partir do contato do autor. Ainda assim, esclarecendo todo o procedimento de estorno referente ao carto de crdito, mesmo em compras parceladas, o valor do reembolso feito em sua forma integral, ou seja, o valor total dos produtos no entregues (no caso em questo, R$ 1.931,82). Portanto, como o estorno realizado em seu valor integral, no pode as parcelas vincendas deixar de ser cobradas, uma vez que a autora j foi devidamente ressarcida dos valores despendidos e vincendos, no momento em que ocorreu o estorno da compra no seu valor integral. Assim, as parcelas vincendas continuariam a ser cobradas, uma vez que o valor da compra j teria sido debitado integralmente. Portanto, mediante o repasse do valor da compra, o estorno poder ser comprovado nas posteriores faturas em seu valor integral, visto que a visualizao do estorno dever estar disponibilizada num prazo de 30 a 90 dias. Por isso, nas conseguintes faturas, poder perceber-se o dbito das parcelas vincendas da compra. Porm, com a simples verificao matemtica, constata-se que a consumidora foi devidamente ressarcida de todos os valores despendidos na compra cancelada, sendo que as parcelas vincendas no poderiam deixar de ser cobradas devido ao valor do estorno ser feito integralmente.

HENRIQUE
3
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

IMPORTANTSSIMO RESSALTAR QUE TAL PROCEDIMENTO NO ADOTADO PELA EMPRESA RECLAMADA, MAS SIM PELA ADMINISTRADORA DO CARTO DE CRDITO, RESPONSVEL PELA OPERAO BANCRIA A SER REALIZADA. Diante dessa questo, insta frisar que a empresa reclamada uma das maiores e mais conhecidas no mercado brasileiro, disponibilizando diversas maneiras de permanecer em constante contato com seus clientes. Sendo assim, telefones, emails, fax e telegramas podem servir como meio de comunicao dos consumidores com a empresa. Entretanto, a reclamante sequer informou empresa sua inteno, impossibilitando qualquer medida a ser tomada pela empresa. Portanto, apresentados todas as vertentes que cercam o caso em comento, no merece os pedidos autorias prosperarem, uma vez que o procedimento do ressarcimento dos valores despendidos na compra j foram devidamente realizados. C) DO FATO EXCLUSIVO DE TERCEIRO Vale lembrar que a parte autora lastreia sua pretenso indenizatria numa suposta falha na prestao do servio do fabricante do produto e no no servio prestado pela r, eis que este sempre esteve disponvel, certo que, o problema se deu por extravio do produto e no no servio prestado pela empresa ora R. Da Responsabilidade pelo fato do Produto e do Servio.
Art.14, 3, II do CDC: O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar: I que tendo prestado o servio, o defeito inexiste; II a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. (grifos nossos)

Com efeito, se o suposto agente do dano praticou o alegado ato lesivo apenas em virtude de uma conduta de terceiro, jamais poder vir a ser obrigado a assumir a responsabilidade dele decorrente. Se a atuao do terceiro altera a relao jurdica bsica que supostamente envolvia as partes, esta na verdade, altera a relao causal e afasta qualquer possibilidade de atribuio de culpa ao agente. Assim, mister se faz destacar que a R, ora contestante, no pode ser condenada a reparar os danos eventualmente suportados pela parte autora pela falha no servio prestado, uma vez que estes, se ocorreram, foram oriundos de culpa de terceiros, ou seja, o problema se deu por motivo de extravio do produto, devendo a transportadora ser responsabilizada. Por tal razo, fica excluda a responsabilidade da empresa R, ora contestante, que, em verdade, agiu com absoluta boa-f como demonstrado, disponibilizando a todo o momento os servios contratados. Assim, impe-se a improcedncia absoluta dos pedidos, em relao ao pleito de danos morais, bem como ao pedido visando o ressarcimento do valor pago pelo produto, vez que no foi a empresa R quem deu causa aos alegados danos. Logo, repita-se, no h espao para a insurgncia autoral HENRIQUE
4
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

Assim, espera e confia que esse D. Juzo haver, por bem, julgar totalmente improcedente os pedidos autorais.

D) DA INEXISTNCIA DE RESPONSABILIDADE DA EMPRESA RECLAMADA A empresa Reclamada dotada de padro de qualidade acima de qualquer dvida, cerca-se dos mais notveis mecanismos de controle, sempre de forma a propiciar aos seus clientes a confiabilidade e segurana. Tal reputao se consegue somente com excelncia no servio e atendimento impecvel junto aos clientes, no sendo aceitvel que coloque em dvida seus procedimentos. Em que pesem os argumentos expendidos pela parte Reclamante em sua inicial, no h como o pedido formulado prosperar, posto que completamente em dissonncia com a realidade dos fatos, consoante restar demonstrado. Cumpre colacionar o que assevera o art. 3 do Cdigo de Processo Civil, in verbis:
Art. 3 - Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade.

De fato, em nosso ordenamento jurdico h situaes que, em que pese a existncia de um dano, fica afastada a possibilidade de caracterizao de responsabilidade do suposto agente. Em palavras de CAIO MRIO DA SILVA PEREIRA:
se certo que, dentro da doutrina subjetiva, o princpio da responsabilidade civil tem como fundamento a existncia de um dano e a relao de causalidade entre este e a culpa do agente; e dentro da doutrina objetiva a comprovao do dano e sua autoria, certo tambm que a lei excepciona algumas situaes em que, no obstante o dano, o agente forro do dever de indenizar. So as chamadas excludentes de responsabilidade, dentre as quais a doutrina destaca o fato de terceiro. (grifos da reclamada).

Com efeito, se o suposto agente do dano praticou o alegado ato lesivo apenas em virtude de uma conduta de terceiro, jamais poder vir a ser obrigado a assumir a responsabilidade dele decorrente. Exatamente essa a hiptese dos autos. Se a atuao do terceiro altera a relao jurdica bsica que supostamente envolvia as partes, tal atuao na verdade, altera a relao causal e afasta qualquer possibilidade de atribuio de culpa ao agente. Deve-se ressaltar que, a r, quando recebe contato do cliente arguindo a demora na entrega do produto, toma as devidas providncias e prontamente disponibiliza outro produto para a entrega. Mister se faz destacar que a empresa Reclamada, no pode ser condenada a reparar os danos eventualmente suportados pela parte Reclamante pela falha no servio prestado, uma vez que estes, se ocorreram, foram oriundos de culpa de terceiros, ou seja, o problema se deu por um problema no extravio do produto, devendo a transportadora ser a nica responsabilizada.

HENRIQUE
5
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

flagrante o fato de que a empresa R, ora contestante, nada tem a ver com os fatos alegados pela parte Autora, entendimento que se depreende na simples leitura da exordial, haja vista que em nenhum momento lhe faltou atendimento s suas solicitaes. Por derradeiro, evidente que a empresa Reclamada parte manifestamente ilegtima para figurar na presente demanda como Reclamada, desconhecendo por completo as razes que ensejaram tal fato relatado. Diante disso, requer a empresa R a improcedncia do pedido.

E) DO EXERCCIO REGULAR DE DIREITO E DA INEXISTNCIA DO DEVER DE INDENIZAR PELA AUSNCIA DE ATO ILCITO COMO UM DOS PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL Como se v, a empresa R, a bem da verdade, nada mais fez do que exercer um direito que lhe legtimo, nos termos do art. 188 do novo Cdigo Civil, que assim dispe, in verbis:

Art. 188 - No constituem atos ilcitos: I os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido.

Nesse sentido, valiosa a lio de HUMBERTO THEODORO JNIOR, que, ao discorrer sobre as excludentes da responsabilidade civil afirma:
Quanto ao exerccio regular de um direito, sua fora de excluir a responsabilidade civil se funda no princpio tico do qui iure sui utitur neminem laedit (quem usa seu direito no causa dano a ningum), que o mesmo que justifica tambm a legtima defesa.

Ora Exa., como facilmente pode ser encontrado em nossa vasta doutrina acerca da responsabilidade civil, trs so os elementos que necessariamente devem estar presentes para ensejar a obrigao de uma pessoa a reparar um dano causado a outrem: uma ao ou omisso do agente contrria ao Direito, um dano e, finalmente, uma relao de causalidade entre aquela conduta ilcita e o dano. Assim, no havendo qualquer ao ou omisso contrria ao Direito por parte da R, no h que se falar em dever de reparar quaisquer danos, devendo ser julgado improcedente os pedidos da parte autora. Por outro lado, cedio que um dos pressupostos para a caracterizao da responsabilidade civil a existncia do ato ilcito praticado pelo agente e o dano sofrido pela vtima. Portanto, somente com sua demonstrao cabal que nasce o dever indenizatrio. O douto Desembargador do Tribunal de Justia do nosso Estado, ANTONIO LINDBERGH MONTENEGRO, espanta qualquer dvida sobre o tema:
Os pressupostos da obrigao de indenizar so: o dano, tambm denominado prejuzo;o ato ilcito ou o risco, segundo a lei exija ou no a culpa do agente; um nexo de causalidade entre tais elementos. (in

HENRIQUE
6
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

Ressarcimento de Danos Pessoais e Materiais, 5 edio. Rio de Janeiro Ed. Lumen Juris, 1998, p. 3 grifamos).

Levando-se em considerao os termos da doutrina acima citada, para que algum seja compelido a arcar com as conseqncias de um dano, necessrio o preenchimento de alguns requisitos. Desta forma, para que a R seja obrigada a reparar o dano alegado pela Autora, necessria a comprovao da existncia dos elementos essenciais que consubstanciam a responsabilidade civil, quais sejam: ato ilcito, dano e nexo de causalidade. No caso em exame, no h nenhum ato ilcito que possa ser imputado empresa R, o que, por si s, fulmina a pretenso indenizatria. Faz-se necessria a transcrio das palavras do Desembargador SERGIO CAVALIERI FILHO, in verbis:
... no basta, para ensejar o dever de indenizar, a prtica de um ato prejudicial aos interesses de outrem, indispensvel a ilicitude violao de dever jurdico preexistente. (...) A ilicitude reporta-se conduta do agente, e no ao dano que dela provenha, que o seu efeito. Sendo lcita a conduta, em princpio no haver o que indenizar,... ( in Programa de Responsabilidade Civil, 5 edio. Editora Malheiros, p..34 grifamos).

A professora MARIA HELENA DINIZ, em sua obra Curso de Direito Civil Brasileiro, 7 vol., Responsabilidade Civil, Ed. Saraiva, pg. 38/39, esclarece, por sua vez:
O ato ilcito o praticado culposamente em desacordo com a norma jurdica, destinada a proteger interesses alheios; o que viola direito subjetivo individual, causando prejuzo a outrem, criando o dever de reparar tal leso. Para que se configure o ilcito ser imprescindvel um dano oriundo de atividade culposa. A prtica de ato ilcito, infringindo preceito normativo de tutela de interesse privado, produzindo dano a um bem jurdico, lesando direitos pessoais ou reais, d origem ao ressarcimento do prejuzo.

Assente a ausncia de ato ilcito no caso em exame, o que esvazia qualquer possibilidade de pretenso indenizatria, eis que no houve nenhuma atitude ilcita por parte da empresa R que lhe ensejasse um dever reparatrio. F) DA AUSNCIA DE COMPROVAO DOS DANOS MATERIAIS No bastasse a flagrante demonstrao acerca da inexistncia de responsabilidade que possa ser imputada pela empresa R, merece salientar que no tocante a configurao de danos materiais no resta dvidas de que caber sempre ao prejudicado comprovar cabalmente o dano e sua extenso, sob pena de em no fazendo ser descabida a indenizao. Insta salientar, que a parte Autora pleiteia indenizao a ttulo de dano material por ter pego nibus no perodo ps compra da bicicleta, o que um absurdo e se configura um enriquecimento ilcito do Autor. sabido que o transporte pblico um servio essencial e posto disposio de todos, podendo o indivduo ter a opo de dispor dos servios ou no. No caso em epgrafe, o Reclamante usou o transporte pblico de m-f para pedir uma contraprestao da empresa Reclamada, no tendo esta qualquer responsabilidade HENRIQUE
7
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

pelo seu meio de locomoo no seu dia a dia. Do tal relato se extrai uma dvida: e antes da compra da bicicleta como ele se locomovia? Sendo assim, os danos materiais consubstanciam-se na perda patrimonial do ofendido e que, para ser reparada sem ilegalidades, no pode nunca se afastar de sua exata extenso, sob pena de se ferir de morte o princpio da vedao do enriquecimento sem causa, eis que no so estes presumveis. O artigo 333, inciso I do Cdigo de Processo Civil, estabelece que cabe parte Autora comprovar os fatos constitutivos de seu direito, sendo certo que, mesmo diante da concesso da inverso do nus da prova, no fica a parte autora desincumbida de provar cabalmente os danos materiais sofridos. Sendo assim, traz-se a colao um julgado da Quinta Turma Recursal, que efetivamente demonstra que a incabvel a indenizao por danos materiais, sem a sua devida comprovao, conforme ementa a seguir relatada:

Recorrentes: Banco Ibi S/A Recorrido: Levi da Silva VOTO A parte autora insurge-se contra a reduo do limite de crdito do carto titularizado junto r, originalmente de R$250,00, de forma indevida, pois se comprometera a quitar um dbito que possua junto r, j acrescido de juros e encargos, num prazo de 21 dias, do qual necessitava para obter recursos. Acrescenta que no foi comunicado previamente da reduo, a qual inviabilizou o pagamento de despesa em posto de gasolina, causando-lhe constrangimentos, bem como que sofreu cobrana indevida de R$ 4,00 a ttulo de despesa de cobrana. Requer o ressarcimento de R$ 4,00 e indenizao por danos morais... OUTROSSIM, CONSIDERO IRRETOCVEL O JULGADO QUANTO IMPROCEDNCIA DO PEDIDO DE INDENIZAO POR DANOS MATERIAIS, EIS QUE A APLICABILIDADE DO ART.42 DO CDC OU MESMO A POSSIBILIDADE DE RESSARCIMENTO DE VALORES NA FORMA SIMPLES DEPENDE DE PROVA DE PAGAMENTO, INEXISTENTE NOS AUTOS, SOBRE O QUE NO INCIDE A INVERSO DO NUS DA PROVA, POR SE TRATAR DE PROVA DE FCIL PRODUO PELO CONSUMIDOR. (grifos nossos) (Quinta Turma Recursal do TJ-RJ, Processo n 0004836-36.2010.8.19.0042, Juza Relatora: Dra. Suzane Viana Macedo, julgado em 17/03/2011).

Em razo dos fatos e fundamentos acima aduzidos, demonstram-se rechaadas as alegaes da parte Autora, eis que em momento algum a parte Autora comprovou a existncia dos danos patrimoniais supostamente sofridos. Assim, concluso diversa no h, faz-se crvel a devida demonstrao do dano material e o que no restou comprovado na presente demanda, merecendo, portanto, ser julgado improcedente o pleito autoral no tocante ao nebuloso pedido de indenizao por danos materiais.

G) DA NO OCORRNCIA DA REPETIO DE INDBITO Antes de qualquer coisa, faz-se necessria a observao da existncia de um contrato celebrado entre as partes e a ausncia de qualquer imposio sobre a parte autora. Portanto, no h de se falar em repetio de indbito da quantia, visto que foi faturado para a parte autora somente o contratado, conforme o Contratado. HENRIQUE
8
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

importante ressaltar, por fim, que todos os imperativos legais direcionados ao tratamento condigno do consumidor so levados muito a srio pela empresa contestante, pois so determinantes para o seu sucesso. Preceitua-se no art. 42, pargrafo nico, do Cdigo de Defesa do Consumidor, a nica hiptese de devoluo em dobro da seguinte forma:

Art. 42. (...) Pargrafo nico. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito repetio do indbito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correo monetria e juros legais, salvo hiptese de engano justificvel.

Portanto no h de se falar em repetio de indbito, visto que foi faturado para a Autora, somente o contratado, conforme o Contratado e a mesma sequer efetuara o pagamento do referido valor. Ainda que, por absurdo, tal imposio da empresa R fosse considerada abusiva, restaria exposta a ocorrncia do engano justificado, razo pela qual se deve afastar o pedido contido na pea exordial que diz respeito a uma ilusria devoluo em dobro. Por fim, ressalta-se que todos os imperativos legais direcionados ao tratamento condigno do consumidor so levados muito a srio pela R, pois so determinantes para o sucesso da empresa. Portanto, concluso diversa no h, data venia, de que manifestamente improcedentes so os pedidos formulados pela Autora, cujo decreto espera e requer a empresa R H) DA INEXISTNCIA DOS DANOS MORAIS Caso no se entenda pelo desprovimento da demanda pela exclusiva culpa de terceiros, no possui melhor sorte a tese de imposio empresa r ao pagamento da verba reparatria dos danos morais supostamente sofridos pela parte autora. Ora, o fato do produto entregue ter apresentado defeito com poucos dias de uso no caracteriza desonra moral da parte autora, sendo considerado apenas como meros aborrecimentos do cotidiano. Assim, no sendo razovel a condenao em verba indenizatria pelos danos morais pleiteados que, no caso em comento, inexistiram. cedio que a condio ''sine qua non'' para o pagamento de qualquer indenizao consiste que aquele a quem se atribui responsabilidade pelo pagamento tenha dado causa ao evento danoso, devendo haver nexo de causalidade entre o ato praticado e o prejuzo, condies estas no observadas no caso em tela. Resta evidenciado, pois, que a parte autora, em verdade, no suportou qualquer prejuzo de ordem moral, a ensejar a indenizao pleiteada. cedio que meros aborrecimentos no podem ser considerados como danos morais.

HENRIQUE
9
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

O dano moral o dano causado parte ntima do indivduo, esfera afeta aos seus valores ticos, morais, de dignidade, de incolumidade do esprito. Para que haja dano moral, necessrio que haja uma leso aprecivel desses direitos, de forma a causar injusta dor ou sofrimento. Assim, diante do exposto acima, no h que se falar em condenao por danos morais, haja vista que no caso em tela, o mesmo inexistiu. Entretanto, na invivel hiptese de se entender pela existncia de danos morais no caso concreto, o que se admite em exclusiva ateno ao princpio da eventualidade deve-se abordar ainda o tormentoso tema de sua estimativa. Em princpio, cumpre notar que a indenizao por dano moral nada mais do que uma compensao, mesmo que pequena, pelo mal estar subjetivamente considerado. Para a fixao da indenizao por danos morais, devem ser considerados os seguintes elementos: a) b) c) d) as possibilidades financeiras da R; o grau de culpa pelo evento danoso; as conseqncias sofridas pela vtima; a realidade social da vtima.

Denota-se ento que, na invivel hiptese de V. Exa. entender pela condenao da empresa R ao pagamento de indenizao por danos morais, certo que seu quantum deve ser fixado de forma moderada, sob pena de configurar verdadeiro enriquecimento sem causa, o que no coaduna com nosso ordenamento jurdico ptrio. Em sua inicial, a parte autora em nenhum momento descreveu qualquer tipo de ato que pudesse justificar o pedido de reparao por danos morais. Logo, no h espao para tal insurgncia. Com relao ao carter punitivo do dano moral, vale lembrar que o dano um reflexo de um ato ilcito na esfera de outrem. Assim, quem pratica o dano tem o dever de indeniz-lo. Porm, segundo o ilustre doutrinador Sergio Cavalieri Filho, s deve ser reputado como dano moral a dor, vexame, sofrimento ou humilhao que, fugindo normalidade, interfira intensamente no comportamento psicolgico do indivduo, causando-lhe aflies, angstia e desequilbrio em seu bemestar (FILHO, 2008, p. 83). Diante do narrado, conclui-se que no houve qualquer razo que justificasse o pedido de reparao por danos morais, devendo o mesmo, portanto, ser julgado improcedente. I) DA NO INVERSO DO NUS DA PROVA O inciso VIII do artigo 6 da Lei n.8.708/90 conce de ao consumidor o benefcio da inverso do nus da prova se as alegaes forem verossmeis, o que no se aplica no caso em tela, conforme restou cabalmente comprovado. Conforme todo o exposto, no h verossimilhana nos fatos alegados na inicial, totalmente insuficientes para comprovar que a R tenha praticado algum ato ilcito que pudesse ensejar a reparao perseguida pela parte autora. Por este motivo, torna-se absolutamente necessria a produo de prova pela parte autora. HENRIQUE
10
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

Ad argumentandum, as regras estabelecidas no Cdigo de Defesa do Consumidor, mesmo prevendo a inverso do onus probandi, o que no se aplica ao caso em tela, impem a comprovao do dano e do nexo causal. Estes so os requisitos do direito reparao, cuja comprovao IMPRESCINDVEL, eis que no existe dano hipottico, sendo a sua comprovao fundamental. Deixando a parte autora de comprovar o nexo causal, infringiu a regra estabelecida no inciso I do artigo 333 do Cdigo de Processo Civil, in verbis:
Art. 333. O nus da prova incumbe: I ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito.

Conforme se extrai dos ensinamentos de nossos doutrinadores, o juiz deve analisar o caso e somente inverter o nus da prova se constatar a verossimilhana das alegaes da parte autora. Assim como o nus da prova pode, eventualmente, sacrificar a autor de uma ao, a inverso desse nus sem a presena dos requisitos legais pode prejudicar a defesa da R, numa violao do princpio da isonomia das partes, in verbis:

evidente, entretanto, que no ser em qualquer caso que se dar, advertindo o mencionado dispositivo, como se verifica de seu teor, que isso depender, a critrio do juiz, da verossimilhana da alegao da vtima segundo as regras ordinrias de experincia. (grifos nossos) (Jos Geraldo Brito Filomeno in Cdigo de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto, Editora Forense Universitria, 5 edio, pg. 118) lcita a inverso do onus probandi quando presentes os dois pressupostos: fato verossmil e hipossuficincia do consumidor. Na ausncia desses pressupostos, inadmite-se a inverso do nus da prova. A experincia internacional revela que no apenas o fornecedor que usa de artifcios engenhosos para fraudar o consumidor em seus direitos. Sabe-se, tambm, que h casos em que o adquirente de um bem faz argies mentirosas ao fornecedor para obter reparaes pecunirias indevidas. Esse dado justifica a conduta cautelosa do juiz na aplicao do que se contm no inciso VIII do art. 6 do Cdigo de Defesa do Consumidor. (grifos nossos) (Eduardo Gabriel Saad in Comentrios ao Cdigo de Defesa do Consumidor, Editora Ltr, 4 edio, pg. 178/179).

Outrossim, a fim de formar a convico do Juiz, a parte autora tem o encargo de comprovar as suas alegaes, vale dizer, esta deve provar a existncia do fato por ela descrito na inicial como ensejador de seu direito, sob pena de, assim no agindo, terem suas pretenses rejeitadas. Ademais, tendo em vista que no foram preenchidos os requisitos exigidos pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, ou seja, as alegaes da inicial no so suficientes para se presumir verdadeiros os fatos narrados, e, via de conseqncia, a suposta responsabilidade da ora contestante, no deve ser concedido parte autora o benefcio da inverso do nus da prova.

HENRIQUE
11
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

IV CONCLUSO Por todo o exposto, pede e espera que V. Exa se digne acolher as preliminares suscitadas, julgando-se extinto o processo sem anlise do mrito. Caso, ad argumentandum, sejam rejeitadas as aludidas preliminares, espera que V. Exa se digne julgar IMPROCEDENTES os pedidos autorais, como forma da mais salutar justia. Protesta a R pela produo de todas as provas, principalmente a documental. Outrossim, requer que seja determinada a anotao do nome dos advogados, Dr. MARCELO NEUMANN, OAB-RJ 111.501 e Dra. PATRICIA SHIMA, OAB/RJ 125.212, na capa do presente processo e nas demais anotaes cartorrias, tudo para os fins previstos no artigo 39, I e II, do Cdigo de Processo Civil, esclarecendo que receber intimaes Av. Graa Aranha, n 182, 8 andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, sob pena de nulidade. Nestes Termos, Pede Deferimento. Soledade, 08 de setembro de 2011. WANESSA PRIMO PONTES OAB/RJ 165.454 LUCIANA AMARAL DA SILVA FLVIA GARRIDO DIAS MAX OAB/RJ 138.405 OAB/RJ 143.558 PATRICIA SHIMA OAB/RJ 125.212

HENRIQUE
12
Av. Graa Aranha, 182 8 andar 20030-001 RIO DE JANEIRO RJ Tel. 21 3266 7000 Fax 21 3266- 7010

You might also like