You are on page 1of 21

PASTORAL DA CRIANA - CNBB

Controle Social = Dever de cada cidado

Objetivos:

Formar e esclarecer melhor os conselheiros e articuladores da Pastoral da Criana, para que ele possa desempenhar melhor a misso que lhe confiada; Procurar estimular os articuladores para que sua misso seja mais eficiente; Multiplicar conhecimentos para que os participantes se tornem eficientes capacitadores.

META:

Ampliar a participao da Pastoral da Criana no Conselho de Sade; Ter acesso informaes, formao e capacitao para melhor acompanhar a poltica de sade no seu municpio; Subsidiar o articulador com as ferramentas e subsdios necessrios para melhor desempenhar sua misso.

CONCEITOS BSICOS

Polticas Pblicas: decises e aes que envolvem recursos pblicos,impostos/taxa para atender as necessidades bsicas, capazes de gerar benefcios s pessoas da respectiva comunidade. Controle Social: direito que a sociedade
organizada tem de interagir nas aes e decises que envolvam a comunidade. Isso implica em definir prioridades, ajudar a elaborar planos de ao, ter acesso aos

gastos realizados nas respectivas secretarias, etc.

Polticas pblicas tambm so as necessidades bsicas de cada indivduo que, quando no atendidas de acordo, impedem o desenvolvimento integral do cidado. A criana mais atingida pelo fato dela estar em situao peculiar de desenvolvimento. Participao: Estar ativamente engajado nos movimentos sociais e outros, do seu municpio, fazendo propostas e cobrando respostas.

O que necessrio para participar do Conselho Municipal de Sade

Estar participando das reunies mensais do conselho e repass-la PC local; Ter a aprovao e nomeao, por escrito do coordenador da PC local; Ter muita vontade de enfrentar as dificuldades que iro aparecer pelo bem da crianas de seu municpio; Ter acesso aos seguintes documentos:

Documentos necessrios para a entidade fazer parte do Conselho:


Ata da eleio da Diretoria da Pastoral da Criana; Carto do CNPJ; Certido Negativa de Tributos; Certificado de Filantropia; Estatuto e Regimento Interno da PC; Atestado de Registro no CNAS e de Utilidade Pblica. Todos esses documentos devem estar com o coordenador de seu setor.

Qual a atual composio do Conselho de Sade?

Usurios 50%: Movimentos comunitrios; igrejas, associaes, ongs, entre outros; Profissionais da Sade 25% Mdicos, enfermeiros (auxiliares e padro), profissionais tcnico-administrativos; Governo e prestadores de servio pblico, privado e filantrpico 25%: representantes indicados pelos respectivos rgos(prefeitura, secret. entidades, etc).

Por que a Pastoral da Criana classificada como usuria no Conselho de Sade?

Por causa do seu objetivo (diminuir a mortalidade e a desnutrio infantil); Por causa da ao dos voluntrios = contribuir para que a criana se desenvolva em ambiente saudvel e digno; Por ser uma rede de solidariedade humana que mobiliza a comunidade pobre e multiplica o saber para a cidadania;

No justifica
Pelo fato da PC receber recursos pblicos no justifica ser prestadora de servios, pois outras associaes e entidades tambm fazem convnios. O que a designa como usuria a sua misso: a ao dos lderes voluntrios usurios, que mobilizam milhares de outros usurios da sade pblica.

O que Oramento Participativo?

a maneira democrtica de fazer o oramento. Todo e qualquer cidado pode participar das decises no seu municpio. Pode acompanhar de onde vem o dinheiro e como ser utilizado, apontando as prioridades, atravs de plenrias que acontecem nos diversos bairros e setores do municpio.

Plano Plurianual - PPA

um planejamento feito para quatro anos de governo 3 anos da gesto atual e o 1 ano do prximo governo. Define objetivos e metas com oramentos anuais. Deve ser encaminhado Cmara dos Vereadores at 30 de agosto do 1 ano de mandato e aprovado at 15 de dezembro. Importante: Sociedade discutir o PPA no 1 semestre do 1 ano do novo mandato.

Lei de diretrizes oramentrias? LDO

Lei que define as prioridades e metas de cada ano, bem como a quantidade de aes, seu custo e a fonte de recursos. Observao: Deve ser encaminhada Cmara Municipal anualmente at 15 de abril e aprovada at 30 de Junho, impedindo o recesso dos parlamentares caso a lei no estiver aprovada.

Lei Oramentria Anual - LOA

o oramento propriamente dito. Essa lei prev todas as receitas e autorizao das despesas pblicas. A LOA do prximo ano deve ser encaminhada at 15 de agosto do ano em curso Cmara Municipal e ser aprovada at 15 de dezembro, nas mesmas condies do PPA. Alguns estados e municipios podero apresentar outros prazos.

Novos Pactos da Sade definem as aes no SUS

Pacto pela Vida = Compromisso federal,estadual e municipal. a unio de esforos em seis reas: 1.Fortalecimento da Ateno Bsica; 2.Implantao da Sade do Idoso; 3.Reduo da mort. materno e infantil; 4.Dimin. da mortalidade por cncer; 5.Promoo da sade, atravs da alimentao e atividades fsicas; 6.Combate dengue, tuberc. e hansenase.

Pacto em Defesa do SUS

Compromisso com os princpios da construo do sistema pblico de sade. compromisso de Estado e no de governos Emenda Constitucional 29: garantia mnima de destinao de recursos para a sade: a)Federal = valor de 1999 + 5% corrigido anualmente pela variao do PIB b)Estadual = 12% do oramento estadual em sade c)Municipal = 15% dos recursos do oramento municipal

Pacto de Gesto

Detalha as diretrizes de gesto nas trs esferas de governo. Trata da descentralizao e regionalizao com a pactuao das responsabilidades: estabelece o que compete a cada esfera de governo. Ateno Bsica = porta de entrada do SUS. Atendimento feito em unidades bsicas de sade.

Servios de Baixa Complexidade: Servios de Ateno Bsica,pequenas cirurgias, partos, exames laboratoriais bsicos, ultra-son e servios de raio-x; Mdia complexidade: servios assistenciais, laboratoriais e exames com maior grau de sofisticao; Alta Complexidade: Transplantes, implantes, tratamento de cncer, cirurgias do corao e outros.

Principais destaques do pacto de gesto:


1. Regionalizao dos municpios envolvidos na pactuao; 2.Planejamento das responsabilidades e investimentos entre regies/estado; 3.Responsabilidade das 3 esferas pelo financiamento do SUS.

Esse financiamento deve contemplar as desigualdades regionais e sociais, na modalidade fundo a fundo e em cinco blocos de recursos, a saber: - Ateno Bsica; - Vigilncia em Sade; - Assistncia Farmacutica; - Ateno Mdia e Alta Complexidade - Gesto do Sus.

Esses blocos substituem as dezenas de modalidades para o envio de recursos, com contas bancrias especficas e uso restrito, que atualmente vigoram em relao s esferas de governo. Os recursos para para o Controle Social se encontram no bloco de gesto do SUS.

You might also like