You are on page 1of 4

A lei do silncio (ensio)

Valdemar sanso - M.'. M.'. a tarefa mais difcil para um homem comum guardar um segredo e permanecer em silncio (aristteles - 384-322 a.c)

A prpria palavra mistrio (segredo) significa em linguagem religiosa, alguma coisa de separado, de secreto, de oculto e de que no lcito falar. A imposio do silncio no somente uma disciplina que fortalece o carter, tambm, e principalmente, o meio pelo qual o iniciado pode entregar-se meditao sobre os augustos mistrios que encerram as perguntas que todo o espiritualista se faz: donde vim? Quem sou? Para onde vou? Perguntas essas que o iniciado maom defronta desde o momento em que transpe a porta da cmara de reflexo. tambm o meio de melhor observar os ensinamentos maravilhosos contidos no ritual. Mesmo antes da prpria admisso na ordem, j se comea a exercitar o princpio do silncio. Nos momentos que precedem as iniciaes, quando o candidato permanece na cmara de reflexo, o silncio fundamental. Isso tem por finalidade o desenvolvimento da vontade e permite atingir um maior domnio sobre si mesmo. No esqueamos que somente um homem capaz de guardar o silncio, quando necessrio, pode ser seu prprio senhor. Em maonaria define-se o silncio como virtude manica, mediante a qual se desenvolve a discrio, corrige-se os defeitos prprios e usa-se prudncia e tolerncia em relao faltas e defeitos de outros. Na maonaria se costuma simboliz-lo pela trolha, com a qual se deve estender uma camada de silncio sobre os defeitos alheios, tal qual faz o pedreiro vulgar com o cimento para descobrir as arestas do edifcio em construo. O silncio deve ser rigorosamente mantido, no por fora de disposies regulamentares ou pelos ditames da boa educao e das convenincias sociais, mas para que possa ser formado o ambiente de espiritualidade, prprio de um templo. Ao ajudar a formao desse ambiente, to propcio meditao, o maom beneficia-se a si mesmo e beneficia aos demais. A fecundao das idias se faz no silncio. Devemos guardar e observar completo silncio no decorrer dos trabalhos. No de boa esquadria pelas normas manicas, tolerarem-se conversas paralelas, rumores, murmrios de vozes, sussurros, chamadas de telefones celulares (que deveriam estar desligados), enquanto se desenvolve os trabalhos, observem que quando o irmo falador desrespeita essas regras, a oficina trava e quebra de imediato a egrgora formada pelo som, pelo perfume do incenso e pelas vibraes dos presentes.

O aprendiz deve por sua tenra idade simblica no tomar parte ativa nas discusses entre seus maiores, a no ser quando interrogado ou solicitado. O aprendiz no pode tomar a palavra seno a convite do venervel. Esta lei do silncio deve ser por ele observada tambm fora do templo, no que respeita ordem manica. O princpio do silncio exigido dos aprendizes e companheiros tem por base filosfica: s deve falar quem sabe e, quem o sabe deve se omitir, pois, flui a sabedoria e os grandes ensinamentos, fonte dos nossos conhecimentos e alimentos para os nossos espritos. O aprendizado o perodo de meditao e de silncio. Saber falar com tica sabedoria, mas saber ouvir muito mais, pois o homem que sabe falar com respeito, com educao, com amor, naturalmente saber tambm ouvir. A viso e a audio devem ser educadas, tanto quanto as palavras e as maneiras. Em maonaria, ao prestar o seu compromisso inicitico, o candidato promete guardar silncio sobre tudo o que se passa no interior do templo manico. A frmula sempre a mesma, mas j propiciou ataques instituio manica, como se ela se entregasse a prticas escusas, sobre as quais os seus filiados devessem se calar. Mas ela visa, apenas, resguardar toques, sinais e palavras, para que eles no cheguem ao conhecimento de no maons (profanos), os quais, com esse conhecimento, poderiam ingressar, indevidamente, num templo manico. O aprendiz maom cultiva a virtude do silncio, porque no tem ainda a capacidade do comentrio; deve apenas ouvir, meditar e tirar as prprias concluses, at poder "digerir" o alimento que lhe dado. O maom pensa duas vezes antes de emitir opinio, porque tem obrigao de emiti-la de forma correta e que jamais possa ofender a quem a ouve. Recorda que s vezes, o silncio a melhor resposta. Segundo jos castellani (consultrio manico x): o silncio do aprendiz apenas simblico, em ateno ao fato de que ele, simbolicamente, s sabe soletrar e no sabe falar. Todas as nossas prticas so simblicas e no reais, como mostram, inclusive as provas iniciticas. Esse silncio significa que o conhecimento que o mestre lhe transmite absorvido sem qualquer dvida ou reao, at o momento em que se torna capaz de emitir, por sua vez, conceitos Superiores e que podem at conduzir ao sadio debate. H algumas coisas que so lindas demais para serem descritas por palavras. necessrio admir-las em silncio e contemplao para apreci-las em toda a sua plenitude.

So necessrias to poucas palavras para exprimir a sua essncia. Na realidade, as palavras devem ser as embalagens dos pensamentos. No adianta fazer discursos muito longos para expressar os sentimentos de seu corao. Um olhar diz muito mais que um jorro de palavras. As grandes falas servem frequentemente s para confundir. O silncio frequentemente mais esclarecedor que um fluxo de palavras. Olhe para uma me diante do seu filho no bero. Ele consegue muito bem tudo o que quer sem dizer nenhuma palavra. So necessrios dois anos para que o ser humano aprenda a falar e toda uma vida para que aprenda a ficar em silncio. Ouvimos que, em sua grande sabedoria, a natureza nos deu apenas uma lngua e dois ouvidos para que escutemos mais e faamos menos discursos longos. Se um texto no mais bonito do que o silncio, ento prefervel no dizer nada. Esta uma grande verdade sobre a qual os grandes dirigentes deste mundo deveriam meditar. Quanto mais o corao grande e generoso menos palavras se tornam teis... O silncio a nica linguagem do homem realizado. Pratiquemos moderao no falar. Isso fecundo de vrias maneiras. Desenvolver amor, pois do falar descuidado resultam incompreenses e faces. Quando o p que resvala, a ferida pode ser curada, mas quando a lngua, a ferida no corao e perdura por toda a vida. s vezes para manter a paz preciso usar um poderoso aliado chamado silncio. Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando preciso falar, e falar quando preciso calar-se. necessrio lembrar-se do provrbio dos filsofos: "as verdadeiras palavras no so sempre bonitas, mas as palavras bonitas nem sempre so verdades..." Xencrates (394 314) filsofo grego afirmava: arrependo-me de coisas que disse, mas jamais do meu silncio. Pitgoras (571 a 496 a.c) exigia o mais absoluto sigilo dos aprendizes, pelo perodo mnimo de trs anos. Estabeleceu vrios conceitos que esto presentes em nossos manuais, como os quatro elementos fundamentais (terra, fogo, ar e gua). A definio do pentagrama, configurando a estrela de cinco pontas que representa o homem, de braos e pernas abertas. Quando de suas hastes se desprendem chamas, o pentagrama denomina-se estrela flamgera. Essa estrela simboliza um guia para o caminho que conduz ao templo. O maom v no pentagrama a si mesmo dominando os impulsos da carne. Foram os filsofos pitgoras e plato que nos legaram o valor dos nmeros, cujos clculos, desde uma simples soma ou subtrao aos mais complicados, hoje formulados eletronicamente, tendem a esclarecer os mistrios do universo.

Pitgoras afirmava que quem fala semeia e quem escuta recolhe e esta era a obrigao dos novatos. Se poucas palavras so necessrias dizer "eu gosto de voc", todas as outras que poderiam ser ditas so suprfluas... Sim e no so as palavras mais curtas e fceis de serem ditas, mas so aquelas que trazem as mais pesadas conseqncias. Afirmar o bem, negar o mal; afirmar a verdade, negar o erro; afirmar a realidade, negar a iluso; eis aqui, o uso construtivo da palavra. Lembremo-nos de usar o silncio quando ouvirmos palavras infelizes; quando algum est irritado; quando a maledicncia nos procura; quando a ofensa nos golpeia; quando algum se encoleriza; quando a crtica nos fere; quando escutamos uma calnia; quando a ignorncia nos acusa; quando o orgulho nos humilha; quando a vaidade nos procura. O silncio a gentileza do perdo que se cala e espera o tempo, por isso uma poderosa ferramenta para construir e manter a paz. Lojas h que incentivam aprendizes e companheiros a se exibirem em discursos repletos de lugares-comuns, ou tratando de assuntos profanos, fazendo assim perder o precioso tempo dos ouvintes. E chegam at considerar a recomendao do silncio como se fora um atentado contra pretensos direitos manicos do aprendiz. Intil ser dizer que no tendo recebido nenhuma espcie de instruo manica, nada podem transmitir aos nefitos. Assim, transformam as sesses das lojas em palavreado intil que nada constroem, mas acumulam perigosos elementos para o incenso de orgulhos e vaidades e futuros desentendimentos. O juramento de silncio um procedimento ritualstico e ao prest-lo devemos todos (inclusive as luzes pousando o malhete sobre o altar e o guarda do templo - embainhando ou colocando a espada sobre sua cadeira), estender o brao direito para frente, formando um ngulo de 90 em relao ao corpo, com os dedos unidos, e a palma da mo voltada para baixo e os dedos unidos, o brao esquerdo cado verticalmente junto perna esquerda dizendo eu o juro, em atendimento a solicitao do venervel. Encerrados os trabalhos, o venervel mestre ainda uma vez chama a si os obreiros, confirmatoriamente. Pelo que est feito estes se manifestam em unssono pelo sinal, pela bateria do grau e pela aclamao. , mais uma vez, a confirmao de cada um de seu juramento de iniciao. Fica em cada um a memria e a gratificao de mais um dia trabalhando em unio fraterna na construo do templo da humanidade. O resto silncio.

You might also like