You are on page 1of 11

Eunice e Lide Mes Crists Exemplos Para Nossos Dias (II Tm 1.

2-5)

Introduo: A palavra de Deus semeada no corao do homem desde a mais tenra infncia, produz fruto para a vida eterna, a mais slida educao crist aquela que se transmite dos pais para os filhos. "Educa a criana no caminho em que deve andar; e at quando envelhecer no se desviar dele". Provrbios 22.6

1. EUNICE E LIDE, MES CRISTS EXEMPLARES PARA OS NOSSOS DIAS


Exemplo no lar , exemplo de me crist (hoje em dia h muita me sem dar exemplo). Permanece naquilo que aprendeste. dedicao religiosa no lar , culto e ensinamento segundo a palavra de Deus (Hoje as nossas crianas o futuro do ministrio tem sido colocadas de lado, esquecemos as vezes dele como a me de Jesus o perdeu na festa e jesus estava no Templo, estamos as vezes ganhando vrias almas, mas perdendo os filhos).

2. PAULO PROCURA UM OBREIRO PARA A SEARA DO SENHOR (Deus est procurando tambm)

A condio do obreiro (conhecia as sagradas escrituras desde pequeno). Ele teve a estrutura dada pelos pais para a sua formao. Paulo convida Timteo a acompanh-lo (hoje muitos jovens acompanham o mundo e esquecem o que foi passado pelos pais). A herana espiritual de Timteo era a herana familiar, ensinado segundo o padro de Deus, no segundo o padro do mundo (tudo fazem e no h limites, tudo legal e pronto).

3. O QUE EUNICE E LIDE DEIXARAM A TIMTEO?


Uma f no fingida , ele tinha base e estrutura crist. O conhecimento da palavra de Deus.. Um obreiro preparado e exemplo no seu lar. " Timteo foi cheio do Esprito Santo (uma beno nas mos do Senhor).

Concluso: Cabe a voc pai e me continuar ensinando o seu filho as coisas do cu, para mais tarde ver o exemplo que foi gerado atravs de seu esforo, ensina teu filho desde a infncia e vers o que Deus far dele no ministrio.

Mulheres da Bblia: Lide e Eunice Textos: Atos 16.1,2; 2 Timteo 1.5, 3.14,15 1. O que a Bblia descreve sobre elas a) Quem eram - 2 Timteo 1.5: Av e me de Timteo. Lide era a me de Eunice b) Sua origem - Atos 16.1: Eram judias (marido de Eunice era grego). 2. Mulheres verdadeiramente crists a) Embora judias, que palavra em Atos 16.1 testifica de que eram crists? R: eram crentes. b) Como era a f delas - 2 Timteo 1.5: uma f verdadeira, no fingida.

3. Seu lar e sua vida crist a) Onde moravam - Atos 16.1: Listra. b) Que exemplos davam ao jovem Timteo - 2 Timteo 1.5: de uma f verdadeira. c) O que ensinaram a Timteo - 2 Timteo 3.15: A Sagradas Letras. d) Desde quando comearam a ensinar a Timteo a Sagradas Escrituras - 2 Timteo 3.15: Desde a infncia. 4. A influncia de Lide e Eunice a) Na vizinhana - Atos 16.2: bom testemunho. Obs: Pessoas de to grande f no deixam de influenciar o seu ambiente. b) Sobre o apstolo Paulo - 2 Timteo 1.5: Paulo jamais se esqueceu do testemunho que elas deram. Obs: Depois de vrios anos o apstolo se lembrou da f destas duas grandes mulheres, sua dedicao e amor por Jesus Cristo. c) Sobre a educao de Timteo - 2 Timteo 3.14-15: Que ele permanecesse naquilo que havia aprendido. Obs: O conhecimento bblico e os exemplos de f e de vida crist influenciaram profundamente na vida do jvem Timteo que tambm se tornara um servo de Cristo (pastor). 5. Lies para a vida a) Como o exemplo da me influncia no comportamento dos filhos. b) A importncia de colocar Deus em primeiro lugar na educao dos filhos. c) As bnos de se dar uma boa e correta educao aos filhos. d) Como importante as mes ensinarem aos seus filhinhos o que Deus nos ensina na

Bblia Ler: Provrbios 22.6. O maior investimento que uma me pode fazer para os seus filhos dar-lhes uma educao pura, sadia e crist. Rev.Emerson Zielke Lide e Eunice mes sbias Comunidade Evanglica Rocha Viva

"Trazendo memria a f no fingida que em ti h, a qual habitou primeiro em tua av Lide, e em tua me Eunice, e estou certo de que tambm habita em ti." (2Tm 1.5).

Em sua primeira viagem missionria, Paulo pregou na sinagoga em Icnio onde muitos judeus e gentios creram no evangelho. Os lderes dos judeus, cheios de inveja, levantaram o povo gentio contra Paulo e sua equipe. Apesar dos sinais e prodgios que eram operados pelas mos dos servos do Senhor, o povo da cidade ficou dividido e os judeus formaram um motim para apedrejar Paulo. Sabendo disso, tiveram de fugir da cidade e foram para Listra, onde de fato o apstolo foi apedrejado. Possivelmente nesse primeiro contato com os judeus na cidade de Listra, a famlia de Lide deve ter tido o conhecimento de Jesus como o Messias prometido. Lide, sua filha Eunice e seu neto Timteo tornaram-se cristos.

I - Quem eram Loide e Eunice? Eunice era uma jovem judia, filha de Lide, que se casou com um grego.

A Bblia no nos fala os nomes dos esposos de ambas. Quem sabe j fossem vivas quando Paulo as conheceu em Listra. Entretanto a f dessas mulheres marcou o apstolo. Ele fala da sua conduta moral de acordo com a Palavra de Deus e a firmeza desses princpios na criao de Timteo. II - Lide e Eunice tornam-se smbolos cristos na educao dos filhos. E na prtica o que elas faziam para ter esse destaque nas Escrituras? O ensino da Palavra de Deus em sua casa era fundamental. A orao, a meditao nos textos bblicos e o compartilhar das experincias com Deus eram regra diria na vida dessa famlia. Timteo cresceu respirando Bblia. Decorou, meditou e estudou a divina semente, que brotou em sua vida e fez dele um continuador da obra de Paulo. III As dificuldades que Lide e Eunice enfrentaram Eunice era casada com um incrduto = um grego e no um judeu. H mulheres que se casaram com maridos incrdulos, ou que crem em outros deuses, como era o caso de Eunice, e perdem a sua f, ou se enfraquecem na jornada com Deus. A Bblia nos aconselha a no nos colocarmos em jugo desigual, mas isso no deve impedir que voc tenha a sua vida com Deus em plenitude. Eunice prova disso. Pense nessa ilustrao: O testemunho das duas mulheres Havia uma mulher que era lder da intercesso em sua igreja e que tinha onze filhos. Perguntei-lhe sobre os seus filhos, se estavam firmes nos caminhos do Senhor e tambm se estavam envolvidos com a intercesso. Ela me respondeu que o marido era alcolatra e atrapalhou toda a criao dos filhos. Nenhum estava na igreja. O marido a enganara para casar. Ele se batizara, dizendo ser crente e, depois de casado, mostrou as unhas. Com a chegada dos filhos, ele tirava a fora dela na sua educao e eram todos rebeldes e mundanos. E, j que ela no tinha fora com os filhos, ento os entregara aos cuidados do pai, que no tinha nenhum referencial para sua descendncia...

Enquanto esta irm contava sua triste histria, ao lado dela estava outra irm, cujo marido tambm era alcolatra. Esta irm se converteu aps alguns meses de casada. O marido tambm ainda no estava convertido, aps mais de vinte e cinco anos de

casamento. Entretanto a situao dos filhos dessa irm era bem diferente da outra. Esta irm procurou colocar em prtica tudo o que aprendera sobre famlia e educao dos filhos, baseada na Palavra de Deus. Ela procurava ser submissa ao esposo e se alimentava dos ensinos bblicos em todo o tempo disponvel. Nem sempre o marido permitia que ela fosse aos cultos, mas ela esperava ocasio favorvel para no trazer discrdias no lar. Apesar de ser alcolatra, seu marido tinha qualidades boas, como todas as pessoas tm. Ela procurava ver apenas as coisas boas que o marido fazia e o elogiava diante dos filhos, mostrando que o pai bebia porque no conhecia o poder de Deus em sua vida.

E orava junto com os filhos pela converso do marido. Naquela ocasio, os trs filhos homens daquela irm eram pastores, estavam bem casados e formando lares equilibrados e felizes. E sua filha tambm era casada com um homem de Deus e vivia em alegria nos princpios do Evangelho. Eu fiquei pensando naquelas duas histrias. Dois casamentos complicados com finais to diferentes. A vitria estava nas mos da esposa sbia. Sabemos que o casamento em jugo desigual traz muitas lgrimas e sofrimento, mas Deus quer transformar estas lgrimas em alegria. Isto somente possvel quando nos colocamos verdadeiramente na posio de mulheres sbias e prudentes. Pense comigo: Paulo deveria conhecer muitas judias em sua poca, entretanto ele elogiou Eunice e Lide. No sabemos como era a luta dessas mulheres. No sabemos como era o relacionamento de Eunice com o esposo grego, sendo ela judia e tendo os costumes judeus a serem preservados, sendo que seu marido era de outra f. Pelo fato de Timteo no ser circuncidado percebemos que a influncia do pai era forte no lar, mas prevaleceram as oraes e a firmeza da f de Eunice. Ela tambm, provavelmente, recebera o ensino da Palavra de Deus atravs de sua me, Lide. IV - Loide Me e Av Como me e como av, Lide, aparentemente, colocou Deus em primeiro lugar em sua vida. Este seu amor pelo Senhor, certamente, serviu de testemunho a sua filha Eunice e a seu neto Timteo. O legado deixado por ela a seu neto o transformou em um jovem cristo que tinha a mente semelhante a do prprio apstolo Paulo.

Ser me um privilgio, mas ser av uma bno! Amamos nossos filhos de todo o nosso corao, mas amamos nossos netos com um amor diferente e inexplicvel. Como avs temos tambm a obrigao de ensinar e de falar do amor de Deus a eles. Podemos ver, pelos escritos de Paulo, que Timteo aprendera bem as Escrituras quando ainda era menino. Ele disse: Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sbio para a salvao, pela f que h em Cristo Jesus. Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra. (2Tm 3.14-17). Na famlia, o ideal que o homem tome a posio de ministrar e ensinar a Palavra de Deus aos filhos. Entretanto a mulher que passa mais tempo com eles em casa, cabendo-lhe esse privilgio maravilhoso. A me de Wesley, por exemplo, Suzana teve dezenove filhos e os levou a decorar textos bblicos e as letras dos hinos que cantavam na igreja, desde pequeninos. Dois de seus filhos tornaram-se grandemente usados pelo Senhor como avivalistas. Estes foram John Wesley, que evangelizou milhares, pregando a Palavra com poder e Charles Wesley, que comps inmeros hinos avivados. Para refletir: Como voc agiria no lugar de Eunice e Lide? Ser que, se Timteo fosse seu filho, seria educado da forma com que Paulo o elogiou? Voc tem tirado tempo para meditar na Palavra de Deus e para ensin-la aos seus filhos? Como voc tem se portado com seu marido incrdulo? Voc tem tido sabedoria no relacionamento com seu marido, para ganhar sem palavra alguma? (1Pe 3.1) .

Lide e Eunice, mes sbias! "Trazendo memria a f no fingida que em ti h, a qual habitou primeiro em tua av Lide, e em tua me Eunice, e estou certo de que tambm habita em ti." (2Tm 1.5). Em sua primeira viagem missionria, Paulo pregou na sinagoga em Icnio onde muitos judeus e gentios creram no evangelho. Os lderes dos judeus, cheios de inveja, levantaram o povo gentio contra Paulo e sua equipe. Apesar dos sinais e prodgios que eram operados pelas mos dos servos do Senhor, o povo da cidade ficou dividido e os judeus formaram um motim para apedrejar Paulo. Sabendo disso, tiveram de fugir da cidade e foram para Listra. Listra era uma cidade que ficava nas altas plancies da Licania, sendo uma das colnias romanas da Galcia. No havia qualquer

atrativo comercial nessa localidade, mas a sua posio geogrfica mostra a inteno romana de defesa, pois a cidade era estratgica. Talvez a segurana da cidade de Listra tenha sido a indicao do Senhor para aquele momento do ministrio de Paulo. E ali tambm pregaram o evangelho. Vendo um aleijado desde o seu nascimento, que jamais andara, Paulo ministrou-lhe a cura em nome de Jesus. E o homem deu um salto e passou a caminhar. O povo da cidade ficou perplexo com o fato e os sacerdotes pagos trouxeram touros e grinaldas para sacrificarem a Paulo e Barnab, pensando que fossem deuses. Mas o apstolo tomou a palavra e falou do poder de Deus, anunciando-lhe Jesus. Entretanto alguns judeus de Icnio e de Antioquia convenceram a multido a apedrejar Paulo. E eles o fizeram. Deus operou maravilhosamente na vida de seu servo. Aps o apedrejamento, crendo que ele j estava morto, a multido o deixou. Ento vieram os discpulos e o rodearam. Paulo se levantou, entrou na cidade de Listra e, no dia seguinte partiu com Barnab para outro campo missionrio. Foram para Derbe. Possivelmente nesse primeiro contato com os judeus na cidade de Listra, a famlia de Lide deve ter tido o conhecimento de Jesus como o Messias prometido. Lide, sua filha Eunice e seu neto Timteo tornaram-se cristos. Quando Paulo regressou quela cidade, j em sua segunda viagem missionria, ele levou consigo o jovem Timteo. O apstolo investiu em Timteo, preparando-o para ser lder e continuar sua misso naquela gerao. Paulo lhe passou o basto e recomendou Timteo s igrejas, as quais ele visitaria por orientao do apstolo. Em sua ltima carta escrita, antes do seu julgamento final e sua execuo pelo mandado de Nero, Paulo encorajou Timteo a perseverar e prosseguir na jornada at o fim. Paulo escreveu, dizendo que orava por Timteo dia e noite, trazendo memria a f no fingida que em ti h, a qual habitou primeiro em tua av Lide, e em tua me Eunice, e estou certo de que tambm habita em ti. (v.5). Eunice era uma jovem judia, filha de Lide, que se casara com um grego. A Bblia no nos fala os nomes dos esposos de ambas. Quem sabe j fossem vivas quando Paulo as conheceu em Listra. Entretanto a f dessas mulheres marcou o apstolo. Ele menciona sua conduta moral de acordo com a Palavra de Deus e a firmeza desses princpios na criao de Timteo. Lide e Eunice tornam-se smbolos cristos na educao dos filhos. O ensino da Palavra de Deus em sua casa era fundamental. A orao, a

meditao nos textos bblicos e o compartilhar das experincias com Deus eram regra diria na vida dessa famlia. Timteo cresceu respirando Bblia. Decorou, meditou e estudou a divina semente, que brotou em sua vida e fez dele um continuador da obra de Paulo. Desde os tempos do Antigo Testamento, havia a orientao divina para que a famlia se encarregasse de inculcar na mente e no corao dos filhos os princpios eternos da revelao divina. O salmista j dizia: Ensinaste-me, Deus, desde a minha mocidade; e at aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Agora tambm, quando estou velho e de cabelos brancos, no me desampares, Deus, at que tenha anunciado a tua fora a esta gerao, e o teu poder a todos os vindouros. (Sl 71.17-18). H mulheres que se casaram com maridos incrdulos, ou que crem em outros deuses, como era o caso de Eunice, e perdem a sua f, ou se enfraquecem na jornada com Deus. A Bblia nos aconselha a no nos colocarmos em jugo desigual, mas se este o seu caso, um casamento misto, isto no deve impedir que voc tenha a sua vida com Deus em plenitude. Eunice prova disso. Conheci uma mulher que era lder da intercesso em sua igreja e que tinha onze filhos. Perguntei-lhe sobre os seus filhos, se estavam firmes nos caminhos do Senhor e tambm se estavam envolvidos com a intercesso. Ela me respondeu que o marido era alcolatra e atrapalhou toda a criao dos filhos. Nenhum estava na igreja. O marido a enganara para casar. Ele se batizara, dizendo ser crente e, depois de casado, mostrou as unhas. Com a chegada dos filhos, ele tirava a fora dela na sua educao e eram todos rebeldes e mundanos. E, j que ela no tinha fora com os filhos, ento os entregara aos cuidados do pai, que no tinha nenhum referencial para sua descendncia... Enquanto esta irm contava sua triste histria, ao lado dela estava outra irm, cujo marido tambm era alcolatra. Esta irm se converteu aps alguns meses de casada. O marido tambm ainda no estava convertido, aps mais de vinte e cinco anos de casamento. Entretanto a situao dos filhos dessa irm era bem diferente da outra. Esta irm procurou colocar em prtica tudo o que aprendera sobre famlia e educao dos filhos, baseada na Palavra de Deus. Ela procurava ser submissa ao esposo e se alimentava dos ensinos bblicos em todo o tempo disponvel. Nem sempre o marido permitia que ela fosse aos cultos, mas ela esperava ocasio favorvel para no trazer discrdias no lar. Apesar de ser alcolatra, seu marido tinha qualidades boas, como todas as pessoas tm. Ela procurava ver apenas as coisas boas que o marido fazia e o elogiava diante dos

filhos, mostrando que o pai bebia porque no conhecia o poder de Deus em sua vida. E orava junto com os filhos pela converso do marido. Naquela ocasio, os trs filhos homens daquela irm eram pastores, estavam bem casados e formando lares equilibrados e felizes. E sua filha tambm era casada com um homem de Deus e vivia em alegria nos princpios do Evangelho. Eu fiquei pensando naquelas duas histrias. Dois casamentos complicados com finais to diferentes. A vitria estava nas mos da esposa sbia. Sabemos que o casamento em jugo desigual traz muitas lgrimas e sofrimento, mas Deus quer transformar estas lgrimas em jbilo. Isto somente possvel quando nos colocamos verdadeiramente na posio de mulheres sbias e prudentes. Pense comigo: Paulo deveria conhecer muitas judias em sua poca, entretanto ele elogiou Eunice e Lide. No sabemos como era a luta dessas mulheres. No sabemos como era o relacionamento de Eunice com o esposo grego, sendo ela judia e tendo os costumes judeus a serem preservados, como o shabat, as festas judaicas, a leitura da Torah (Antigo Testamento). Pelo fato de Timteo no ser circuncidado percebemos que a influncia do pai era forte no lar, mas prevaleceram as oraes e a firmeza da f de Eunice. Ela tambm, provavelmente, recebera o ensino da Palavra de Deus atravs de sua me, Lide. Podemos inferir, pelos escritos de Paulo, que Timteo aprendera bem as Escrituras na mais tenra idade. Ele disse: Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sbio para a salvao, pela f que h em Cristo Jesus. Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra. (2Tm 3.14-17). Na famlia, o ideal que o homem tome a posio de ministrar e ensinar a Palavra de Deus aos filhos. Entretanto a mulher que passa mais tempo com eles em casa, cabendo-lhe esse privilgio maravilhoso. A me de Wesley, por exemplo, teve dezenove filhos e os levou a decorar textos bblicos e as letras dos hinos que cantavam na igreja, desde pequeninos. Dois de seus filhos tornaram-se grandemente usados pelo Senhor como avivalistas. Estes foram John Wesley, que evangelizou milhares, pregando a Palavra com poder e Charles Wesley, que comps inmeros hinos avivados. Para refletir:

Como voc agiria no lugar de Eunice e Lide? Ser que, se Timteo fosse seu filho, seria educado da forma como Paulo elogiou? Voc tem tirado tempo para meditar na Palavra de Deus e para ensin-la aos seus filhos? Como voc tem se portado com seu marido incrdulo? Voc tem tido sabedoria no relacionamento com seu marido, para ganhar sem palavra alguma? (1Pe 3.1).

Introduo: A palavra de Deus semeada no corao do homem desde a mais tenra infncia, produz fruto para a vida eterna, a mais slida educao crist aquela que se transmite dos pais para os filhos.

"Educa a criana no caminho em que deve andar; e at quando envelhecer no se desviar dele". Provrbios 22.6

1. EUNICE E LIDE, MES CRISTS EXEMPLARES PARA OS NOSSOS DIAS Exemplo no lar , exemplo de me crist (hoje em dia h muita me sem dar exemplo). Permanece naquilo que aprendeste. dedicao religiosa no lar , culto e ensinamento segundo a palavra de Deus (Hoje as nossas crianas o futuro do ministrio tem sido colocadas de lado, esquecemos as vezes dele como a me de Jesus o perdeu na festa e jesus estava no Templo, estamos as vezes ganhando vrias almas, mas perdendo os filhos).

2. PAULO PROCURA UM OBREIRO PARA A SEARA DO SENHOR (Deus est procurando tambm) A condio do obreiro (conhecia as sagradas escrituras desde pequeno). Ele teve a estrutura dada pelos pais para a sua formao. Paulo convida Timteo a acompanh-lo (hoje muitos jovens acompanham o mundo e esquecem o que foi passado pelos pais). A herana espiritual de Timteo era a herana familiar, ensinado segundo o padro de Deus, no segundo o padro do mundo (tudo fazem e no h limites, tudo legal e pronto).

3. O QUE EUNICE E LIDE DEIXARAM A TIMTEO? Uma f no fingida , ele tinha base e estrutura crist. O conhecimento da palavra de Deus.. Um obreiro preparado e exemplo no seu lar. " Timteo foi cheio do Esprito Santo (uma beno nas mos do Senhor).

Concluso: Cabe a voc pai e me continuar ensinando o seu filho as coisas do cu, para mais tarde ver o exemplo que foi gerado atravs de seu esforo, ensina teu filho desde a infncia e vers o que Deus far dele no ministrio.

You might also like