You are on page 1of 14

ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA

por Edelweiss de Morais Mafra


CASO REGRA Introduo das letras k, w e y. Alfabeto passa a ter 26 letras. (Uso restrito a topnimos e antropnimos estrangeiros e seus derivados e a siglas, smbolos e palavras adotadas como unidade de medidas de curso internacional.) Franklin, frankliniano, Darwin, darwiniano, Byron, byroniano, kg, km, K (potssio), W (oeste), yd (jarda) etc. EXEMPLOS

Loth ou Lot ou L a. Os dgrafos finais de origem hebraica ch, ph e th so conservados, simplificados ou adaptados. Baruch ou Baruc Ziph ou Zif Judith ou Judite etc. b. Se os dgrafos no forem pronunciados, devem ser eliminados. Nomes prprios de pessoas ou de lugares de tradio bblica. Joseph = Jos Nazareth = Nazar etc. Jacob ou Jac, Job ou J, Josafat ou Josaf, Isaac ou Isaque, Gog ou Gogue, c. As consoantes finais b, c, d, g e t mantm-se quer pronunciadas, quer no ou so simplificadas. Magog ou Magogue etc. * Na mesma regra incluem-se Madrid ou Madri e semelhantes. ** Cid = grafia nica, pois o d sempre pronunciado.

Nomes prprios de lugares em lngua estrangeira.

Sempre que possvel, devem ser adaptados lngua nacional.

Zrich = Zurique Genve = Genebra Turino = Turim etc.

a. A sequncia deve ser conservada quando invariavelmente proferida na pronncia culta.

fico, apto, compacto, adepto, erupo, rapto etc.

b. A sequncia deve ser eliminada quando invariavelmente no proferida na pronncia culta. Palavras com sequncia de consoantes no interior do vocbulo.

ao, exato, adoo, Egito, timo, adotar etc.

aspecto ou aspeto cacto ou cato c. Haver dupla grafia se no houver uniformidade entre as pronncias dos pases. caracteres ou carateres ceptro ou cetro corrupto ou corruto assumpo ou assuno etc. acriano (Acre) saussuriano (Saussure) torriense (Torres) etc. cume cmio

Sufixos -iano e -iense.

Mantm-se o i nos substantivos e adjetivos derivados.

Substantivos que so variaes de outros terminados em vogal.

As variaes devem ser grafadas com final -io e -ia.

veste vestia haste hstia reste rstia etc.

Verbos ligados a substantivos terminados em -ia ou -io.

Sero conjugados de duas maneiras.

negocio e negoceio (negcio) premio e premeio (prmio) etc. geleia, jiboia, claraboia, teteia, heroico etc.

Os ditongos abertos ei e oi nas paroxtonas.

Sero grafados sem acento agudo.

* Nas oxtonas e monosslabos o acento permanece (Ex.: di, heri, farnis, anis etc.). beb e beb bid e bid canap e canap carat e carat croch e croch guich e guich

Palavras oxtonas terminadas em e que variam de timbre na pronncia culta dos diferentes pases de lngua portuguesa.

Tero dupla grafia.

nen e nen matin e matin pur e pur coc e coc rap e rap etc. * Tero tambm dupla grafia formas como jud e judo; metr e metro fmur e fmur nix e nix

Palavras paroxtonas ou proparoxtonas cuja vogal tnica em fim de slaba seguida de m ou n.

Tero dupla grafia.

smen ou smen gnero ou gnero Fnix ou Fnix Antnio ou Antnio etc.

Verbos de primeira conjugao 1 pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo para distinguir da 1 pessoa do plural do presente do indicativo.

Ammos/amamos muito em nossa juventude. Tero dupla grafia. Amamos muito ainda hoje. O chefe espera que dmos/demos o melhor de ns neste projeto. Ter dupla grafia. Demos o melhor de ns empresa no ano passado. Qual dessas frmas/formas voc usou para fazer o bolo em forma de corao? Facultativa a grafia de frma (utenslio domstico substantivo) para distinguir das demais grafias. Ele forma par perfeito com aquela garota. Forma tu um plano para sairmos daqui. Eles leem diariamente. Eles creem em Deus.

Verbo dar na 1 pessoa do plural do presente do subjuntivo para distinguir da 1 pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo.

Frma (utenslio domstico substantivo), forma (configurao fsica substantivo), forma (verbo formar).

Verbos crer, dar, ler e ver na 3 pessoa do presente do indicativo ou do subjuntivo e seus derivados.

No sero mais acentuados.

Eles sempre veem televiso noite. Eles reveem os exerccios antes da prova. Eles releem, todos os anos, os clssicos da literatura brasileira.

Paroxtonas terminadas em oo.

No sero mais acentuadas.

enjoo, voo, coo, povoo etc.

Acento diferencial

Caem, com exceo de pde (verbo poder na 3 pessoa do singular do pretrito perfeito) para diferenciar-se de pode (verbo poder na 3 pessoa do presente do indicativo) e pr (verbo) para diferenciar-se de por (preposio).

Ele pde fazer tudo que prometeu, portanto pode se considerar vitorioso na poltica. Ele foi pr mais lenha na fogueira. Ele andou por caminhos tortuosos.

Paroxtonas cujas vogais tnicas i e u so precedidas de ditongo decrescente.

No sero mais acentuadas.

feiura, boiuno, baiuca etc.

No mais recebero trema. No recebero acento agudo no u tnico.

Averigue o que ocorreu, por favor. Averigue se no h ningum olhando e s ento saia. Avergue o que ocorreu. gue bem este jardim todas as manhs. Ele argui muito bem seus alunos, logo, por que redarguem eles?

Verbos aguar, enxaguar, apaziguar, apropinquar, delinquir e afins, que possuem duplo paradigma.

Recebero acento agudo no a ou no i dos radicais tnicos.

Verbos arguir e redarguir.

No recebero acento agudo no u tnico.

tranquilo, consequncia, linguia, bilngue etc. Trema Caiu. *As palavras estrangeiras permanecem como na origem quanto ao trema: Mller, milleriano etc.

ano-luz, arco-ris, decreto-lei, mdico-cirurgio, tio-av, turma-piloto, guarda-noturno, mato-grossense, norte-americano, azul-escuro, primeiro-ministro, segunda-feira, finca-p, guarda-chuva etc. Nas palavras compostas por justaposio que no contm formas de ligao e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmtica e semntica e mantm acento prprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido. Obs.: Os compostos que contm formas de ligao no mais recebero hfen em sua composio: p de moleque, mo de obra, gua de cheiro etc. Excees: palavras consagradas pelo uso: guade-colnia, arco-da-velha, cor-de-rosa, maisque-perfeito, p-de-meia, ao deus-dar, queima-roupa.

Hfen 1. Usa-se

Nas palavras compostas que designam espcies botnicas e zoolgicas, estejam ou no ligadas por preposio ou qualquer outro elemento.

abbora-menina, erva-doce, ervilha-de-cheiro, fava-de-santo-incio, tigre-de-bengala, cobra-dgua, bem-te-vi etc.

Gr-Bretanha, Passa-Quatro, Em nomes de lugares iniciados por gro-, gr-, verbo ou se houver artigo ligando os elementos. Baa de Todos-os-Santos, Trs-os-Montes etc. * Embora em todos os demais topnimos devesse no ser usado o hfen, Timor-Leste e Guin-Bissau no sofreram mudana.

bem-humorado mal-humorado Hfen 1. Usa-se (continuao) Palavras compostas em que o primeiro elemento bem ou mal e o segundo comea com vogal ou h e entre eles h unidade sintagmtica e semntica. bem-estar mal-afortunado bem-aventurado etc. * Nem sempre os compostos iniciados por bem se aglutinam ao segundo elemento, ainda que iniciados por consoante (bem-nascido, mas malnascido; bem-soante, mas malsoante etc.).

Com os elementos alm-, aqum, recm- e sem-

alm-Atlntico, alm-mar, aqum-mar, recm-casado, recm-nascido, sem-cerimnia, sem-nmero, sem-vergonha etc.

Com os prefixos ante-, anti-, circum-, co-, contra-, entre-, extra-, hiper-, infra-, intra-, ps-, pr-, pr-, sobre-, sub-, super-, supra-, ultrae com os falsos prefixos de origem grega ou latina, como aero-, agro-, arqui-, auto-, bio-, eletro-, geo-, hidro-, inter-, macro-, maxi-, micro- mini-, multi-, neo-, pan-, pluri-, proto-, pseudo-, retro-, semi-, teleetc.

Hfen 1. Usa-se (continuao)

anti-higinico, ANTES DE H circum-hospitalar, contra-harmnico, extra-humano etc.

anti-ibrico, contra-almirante, ANTES DE VOGAL IDNTICA infra-axilar, supra-auricular etc. * Os prefixos co- e re- continuaro se aglutinando com a palavra seguinte se ela se iniciar pela mesma vogal: cooperar, coocupante, reeleio, reeleito etc.

ANTES DE CONSOANTE IDNTICA

Sub-base Ad-digital

circum-escolar, circum-murado, Com os prefixos circum- e pancircum-navegao, pan-mgico, pan-negritude Hfen 1. Usa-se (continuao) Com os prefixos hiper-, inter-, super, sub-, ad- e abANTES DE R hiper-requintado inter-resistente super-revista sub-regio sub-rogar ex-presidente ex-diretor, Com os prefixos ex- (estado anterior), sota-, soto(debaixo), vice-, vizo- (vice- no antigo portugus) ex-primeiro-ministro vice-reitor, sota-piloto, soto-mestre, vizo-rei ANTES DE H, VOGAL, M e N pan-africano,

ANTES DE QUALQUER LETRA ex-hospedeiro,

ps-graduao, Com os prefixos ps-, pr-, pr- (tnicos) pr-escolar, ANTES DE PALAVRA COM pr-natal, TONICIDADE PRPRIA pr-africano, Hfen 1. Usa-se (continuao) Nas formaes por sufixao apenas se emprega o hfen nos vocbulos terminados por sufixos de origem tupi-guarani que representem formas adjetivas, como -au, -guau, -mirim, quando o primeiro elemento termina em vogal acentuada graficamente ou quando a pronncia exige a distino grfica dos dois elementos. Palavras compostas por justaposio em que se perdeu a noo de composio. pr-europeu

capim-au; Cear-mirim; Amor-guau etc.

girassol, mandachuva, pontap, paraquedas, passatempo etc.

Hfen 2. No se usa

Nas formaes em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por r ou s, situao em que essas consoantes sero duplicadas.

contrarrazes, cosseno, microssistema, contrarregra etc. autoestrada; extraescolar; plurianual; coeducao etc.

Nas formaes em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por vogal diferente.

10

Para separar contraes ou aglutinaes em formas pronominais maisculas relativas a entidades religiosas. Para marcar a eliso das vogais finais o e a de santo e santa com o incio de seu nome e tambm em nomes prprios de pessoas. Para marcar, no interior de certos vocbulos, a eliso do e da preposio de em combinao com substantivos.

Confio nEle (Ele referindo-se a Deus).

Apstrofo

SantAna, Pedrlvares, Nunlvares etc.

Cobra-dgua, estrela-dalva etc.

a. Nos usos correntes dos vocbulos da lngua.

Intimem-se as partes para contestar.

b. Nos nomes de dias, meses, estaes do ano.

Em janeiro, em pleno vero, viajarei. Eu, fulano, beltrano e sicrano temos os mesmos direitos perante a lei. Ao sul fica Passa-Quatro, a mais bela cidade de Minas Gerais. Memrias pstumas de Brs Cubas ou Memrias Pstumas de Brs Cubas; Menino de engenho ou Menino de Engenho etc.

Minsculas e maisculas 1. Minsculas

c. Nas palavras fulano, sicrano e beltrano. d. Nos pontos cardeais (uso de maiscula em suas abreviaturas). e. Nos biblinimos, o uso da maiscula obrigatrio no primeiro elemento. Nos demais, se no forem eles nomes prprios, podem ser escritos com minscula ou maiscula.

11

a. Nos nomes prprios de pessoas, reais ou fictcios.

Joo, Manoel, Branca de Neve, D. Quixote etc.

b. Nos nomes prprios de lugares, reais ou fictcios. c. Nos nomes de seres antropomorfizados ou mitolgicos. d. Nos nomes de instituies. Minsculas e maisculas e. Nos nomes de festas e festividades. 2. Maisculas f. Nos ttulos de peridicos (devem vir em itlico).

Rio de Janeiro, Atlntida, Braslia etc.

Adamastor, Netuno (ou Neptuno) etc. Cruz Vermelha, Instituto de Penses e Aposentadorias da Previdncia Social etc. Natal, Pscoa, Todos os Santos etc. O Estado de So Paulo, Correio Braziliense etc.

g. Nos pontos cardeais ou equivalentes quando empregados absolutamente.

Nordeste (por nordeste do pas); Norte (por norte de Portugal) etc.

h. Em siglas, smbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente reguladas com maisculas, iniciais ou mediais ou finais ou totalmente em maisculas.

ONU, ABL, UNESCO ou Unesco etc.

12

Sr. Antnio ou sr. Antnio. Dr. Andr ou dr. Andr. a. Nas formas de tratamento, expresses de reverncia ou haginimos. Vossa Excelncia ou vossa excelncia. Papa Bento XVI ou papa Bento XVI; Santa Filomena ou santa Filomena; Desembargador fulano de tal ou desembargador fulano de tal etc.

Portugus ou portugus. b. Nos nomes que designam domnios do saber, cursos e disciplinas. Matemtica ou matemtica. Direito ou direito. Lnguas e Literaturas Modernas ou lnguas e literaturas modernas.

Minsculas e maisculas 3. Uso facultativo

Rua ou rua da Liberdade. Largo ou largo dos Lees. Igreja ou igreja do Bonfim. c. Nas palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierarquicamente, em incio de versos, em categorizaes de logradouros pblicos, de templos e de edifcios. Palcio ou palcio da Cultura. Edifcio ou edifcio Azevedo Cunha. *As regras apresentadas no obstam que obras especializadas usem regras prprias, oriundas de cdigos ou normalizaes especficas, promanadas de entidades cientficas ou normalizadoras reconhecidas internacionalmente.

13

Translineao

Nas palavras compostas ou em combinao de palavras em que h um hfen ou mais, se a partio coincidir com o final de um dos elementos ou membros, deve-se, por clareza grfica, repetir-se o hfen no incio da linha imediata.

Vice-almirante; Seren-los-emos etc.

Das assinaturas e firmas

Sero mantidas como registradas.

14

You might also like