You are on page 1of 8

CONSTRUO CASEIRA DE EQUIPAMENTOS QRP: idealizao e construo de um transceptor para as bandas de 80m, 40m e 20m. Mrio Mateus, CT1AHM.

mario_mateus@netcabo.pt Decorria o ano de 1974 (tinha eu 12 anos) quando me foi dado a conhecer o mundo fascinante da rdio comunicao. Foi para mim ( para mim) um privilgio ter tido a oportunidade de beber dos ensinamentos, e da experincia, dos colegas que j h muitos anos praticavam e experimentavam as tcnicas dos equipamentos e das comunicaes. Fui ento aguardando ansiosamente o dia em que completaria o meu 16 aniversrio, pois, por imposio legal, s nessa altura me poderia submeter prestao de provas de exame para a obteno da minha carta de rdio amador, o que s aconteceria no ano de 1978, mas enquanto isso durante esses quatro anos ia exercitando na banda de CB. Aps a aprovao no exame para a classe D (na altura a classe dos iniciados), a obteno de indicativo prprio s era possvel aps decorrido um perodo de 2 anos a operar como 2 operador da estao de um amador j encartado, e o indicativo s poderia ser atribudo se no final desse tempo no existissem infraces nem a participao de queixas. E assim me submeti a um perodo (de purgatrio) durante o qual operei a estao de CT4YI (minha me). Utilizava um FT101 da YAESU apenas com uma vlvula 6SJ6 no andar final, uma vez que, na altura, para a classe D a potncia de dissipao andica mxima autorizada era de 30 W (por duas vezes recebi a fiscalizao dos servios radioelctricos para confirmarem que no excedia a potncia legal, velhos tempos !!!). Durante esse tempo utilizei sempre como sistema radiante, nas bandas de HF, uma antena G5RV alimentada com fita paralela, que era muito utilizada nas antenas de televiso, e cuja adaptao era efectuada atravs de um sintonizador/acoplador de antena construdo pelo CT4KV (meu pai). Com essa estao passava largas horas em DX, nas bandas dos 14 MHz e 28 MHz, onde (nesses anos) se trabalhava com grande facilidade as estaes VK, ZL e JA, o que para um novato com eu era fascinante (vivia absolutamente em xtase). Finalmente, decorrido o tempo de purgatrio, obtive o indicativo CT1AHM, aquele que detenho actualmente. Em 1981 as obrigaes estudantis obrigaram-me a deslocar para Coimbra e a fazer interregnos mais ou menos prolongados. No entanto, o bichinho que todos ns sentimos no me deixavam esquecer este mundo maravilhoso que o rdio amadorismo. Ao longo dos ltimos anos, e principalmente com a facilidade que a Internet nos trouxe, comecei a ter contacto com o mundo aliciante dos QRPistas. Embora, para muitos amadores amantes do QRO parea ser marterizante a recepo de estaes que operam com baixas potncias, e muitas vezes sejamos desencorajados de operar nesse modo, a verdade que, felizmente, o incentivo que muitos outros colegas nos do enchem-nos de prazer, satisfao e coragem para prosseguirmos.

Ao longo de todos estes anos fui idealizando e construindo vrios equipamentos de medida, receptores e emissores, obviamente sempre QRP. No final do ano passado, comecei a idealizar e a conceber a construo de um transceptor de SSB, que me possibilitasse a operao nas bandas de 80m, 40m e 20m. A figura 1 mostra o diagrama de blocos do transceptor. Conceptualmente, possui uma arquitectura em tudo idntica aos equipamentos de fbrica de h alguns anos atrs.
MISTURADOR VFO OSC. BANDA

VFO 55,5 MHz

AGC

OL 9 MHz BPF TX RX RF AMP BPF FI

DETECTOR PRODUCTO AF AMP

MISTURADOR OSCILADOR PORTADORA LSB USB

LPF

PA

DRIVE

PR PR

MODULADOR BALANCEADO

Figura 1 Diagrama de blocos do transceptor tribanda de SSB.

O receptor: O sinal de antena aplicado ao primeiro bloco de filtro passa banda (BPF) e de seguida entregue ao amplificador de banda larga (Broadband), montado numa configurao push-pull e constitudo por 4 transistores FET (2SK125), proporcionando um ganho de 10 dB.

Figura 2- Filtros passa banda (BPF) para os 80/40/20m Os sinais amplificados so entregues ao segundo bloco BPF. Os circuitos BPF foram desenhados (e afinados) para possurem uma impedncia de entrada e sada de 50 . O sinal de RF ento aplicado ao misturador duplamente balanceado (SBL1). Este misturador recebe a frequncia do oscilador local (OL) que trabalha numa frequncia 9 MHz acima da frequncia dos sinais recebidos na antena. Este oscilador constitudo pelo VFO (5 - 5,5 MHz) e por um misturador (NE602) com trs cristais fixos (um por cada banda).

Figura 3- Circuito heterodino do oscilador local (LO). Relativamente ao VFO o esquema de base foi-me dado pelo colega CT1PL (Rogrio) e um projecto publicado na revista QST (edio americana) j alguns anos, e desenvolvido por W1FB (Doug DeMaw), considerado por muitos um decano dos radioamadores especialmente pelos QRP, e que infelizmente h poucos anos passou a QRT. Para os que tiverem curiosidade e interesse sugiro uma busca no Google e podero verificar a quantidade de projectos de sua autoria especialmente nos sites dedicados ao QRP. Com algumas modificaes e ajustes

efectuados, este VFO depois de construdo apresenta um drift de 10Hz/hora (!!!) e a comprovar a sua estabilidade na frequncia esto por a vrios colegas que o podem atestar. Neste momento est j em construo um circuito DDS (j testado no transceptor) controlado com um controlador PIC e com leitura digital da frequncia para substituio completa do oscilador local, OL.

(a)

(b) Figura 4- Vista exterior (a) e interior (b) do VFO.

A diferena entre o OL e o sinal de antena, obtida na sada do misturador (9 MHZ), amplificada 6dB por um transstor 2N3866 para compensar a perda intrnseca ao tipo de misturador que foi utilizado, e depois passada pelo filtro de cristal de 6 plos com uma largura de banda de 2,2 KHz/6dB. A sua sada aplicada ao amplificador de FI onde utilizei dois MOSFET de dupla porta (BF981).

Figura 5- Cristal 9MHz e FI (vista superior).

Como detector de produto utilizei um segundo SBL1, ao qual se aplica o oscilador de portadora para reconstituir o sinal de udio que depois amplificado por um LM386 e entregue ao altifalante.

O emissor: O sinal do microfone amplificado por um circuito com dois transstores e aplicado ao modulador balanceado, para o qual utilizei o velho conhecido MC1496. Como esquema de montagem, segui na ntegra um dos que so apresentados nas folhas de dados disponibilizadas pelo fabricante. Este circuito recebe tambm o oscilador de portadora (9MHz +/-1,5KHz) para produzir as componentes LSB e USB. A trabalhar frequncia de 9MHz este modulador consegue uma atenuao de -55 dB na portadora, considerando uma portadora na entrada com 200mV (valor eficaz).

Figura 6- Modulador balanceado e osciladores de portadora para LSB/USB O sinal assim produzido passado pelo filtro de cristal e misturado com o OL, obtendose aps a mistura o sinal j na frequncia que ser posteriormente entregue antena. A sada do misturador entregue ao BPF e amplificado por dois estgios, o pr-drive (2N2222) e drive (2N4427) ambos de banda larga e polarizados em classe A, por razes bvias. A sada do drive aplicada ao amplificador de potncia (PA) que utiliza uma configurao push-pull com dois transstores 2SC1971.

(a)

(b) Figura 7- Imagem do pr-drive e drive (a) e do PA (b).

Uma vez que o PA do tipo banda larga Broadband, o sinal de RF antes de ser enviado para a antena passa por uma bateria de filtros passa baixo (LPF) para atenuar os harmnicos de ordem superior.

Figura 8- Filtros passa baixo (LPF) utilizados entre a sada do PA e a antena. Todo os circuitos montados em placas de circuito impresso de base epxy, foram estrategicamente desenhados e montados de forma a caberem dentro de uma caixa de um transceptor CB, gentilmente oferecida pelo CT2GCO (Mesquita) ao qual agradeo publicamente, e que foi aproveitada para a montagem.

Figura 9- Imagem do transceptor 80/40/20m.

(a)

(b)

Figura 10- Imagens do interior do transceptor 80/40/20m: superior(a) e inferior (b) Nestes modos de operao, com baixas potncias, absolutamente necessrio a utilizao de sistemas irradiantes muito eficientes. Actualmente utilizo uma antena de quadro horizontal alimentada a meio de uma aresta com uma linha de 450 (com janelas), a qual vai ligar a um sintonizador/adaptador de impedncias com entrada balanceada. Este adaptador (do tipo Z-match) foi construdo segundo um artigo publicado por Louis Varney (G5RV) na revista RadCom, em Outubro de 1985 (publicao oficial da RSGB, congnere inglesa da REP). Embora seja do conhecimento o clebre Louis Varney o autor da famosa (e muito criticada) antena que possibilita a operao multibanda, baptizada com o seu indicativo G5RV, e infelizmente desaparecido 3 ou 4 anos, tendo este facto sido referenciado nas diversas publicaes inglesas e que muito o homenagearam devido aos seus estudos e contribuies em vrios estudos e publicaes tcnicas.

Figura 11- Adaptador (Z-match) de entrada simtrico e sada assimtrica Este dispositivo permite-me, com uma antena de quadro (horizontal) de uma onda completa na banda de 80m, operar tambm os 40m e os 20m. O sistema irradiante, principalmente nas bandas de 80m e 40m tem-se mostrado muito eficiente em particular para comunicaes dentro de Portugal e em toda a Espanha, dado o elevado ngulo de radiao que a antena possui. A ttulo informativo, tm sido possveis comunicaes em SSB entre Coimbra e todo o territrio nacional, e tambm com o norte e o sul de Espanha, com potncias compreendidas entre 0,5W e 3W e com sinais, no correspondente, entre 5/9 e 5/9+20dB, contudo, no esqueamos tambm a ajuda sempre preciosa da Dona Propagao. Espero que estas linhas sirvam de motivao para que outros radioamadores, QRPistas ou no, se motivem e apresentem tambm os seus projectos e as suas construes (sei que os h por a). Parafraseando um radioamador muito assduo dos 80m est por a algum radioamador escondido atrs do microfone?. Numa prxima oportunidade aproveitarei para lhes descrever outros equipamentos, nomeadamente um pequeno amplificador de CB, modificado para trabalhar nos 80m e que com uma excitao de 1W (e por 50 ) possvel obter entre 30 e 40 Watt. Existem tambm outros projectos j na calha estando para breve um transceptor mono banda para os 18 MHz. At l boas montagens e bons QSO s, naturalmente em QRP.

You might also like