You are on page 1of 12

FSICA MODERNA NO ENSINO MDIO: O ESPA+* O-TEMPO DE EINSTEIN EM TIRINHAS

Francisco Caruso Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas Instituto de Fsica Armando Dias Tavares UERJ 1 Nilton de Freitas Instituto de Fsica Armando Dias Tavares UERJ Rio de Janeiro RJ Resumo Faz-se um breve apanhado do impacto da contribuio de Einstein referente aos seguintes conceitos: espao, tempo, simultaneidade, massa e energia. Apresentam-se alguns objetivos relacionados a um projeto de educao atravs de histrias em quadrinhos, no qual este trabalho se insere, e um conjunto de sete tirinhas originais, que pode ser utilizado pelos professores de Ensino Mdio como suporte para uma abordagem ldica e divertida da Fsica Moderna, evidenciando as contribuies de Einstein para a consolidao da importante revoluo cientfica que foi a sua Teoria da Relatividade. Palavras-chave: Espao-tempo; Fsica; Educao em Cincia; Quadrinhos. Abstract A brief summary of the impact of Einstein's contribution concerning concepts like space, time, simultaneity, mass and
+

Modern Physics in High School: Space time in Einsteins comic strips

* Recebido: abril de 2008. Aceito: maro de 2009.


1

Ex-bolsita da Faperj.
355

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 26, n. 2: p. 355-366, ago. 2009.

energy is presented. Some of the main purposes of an education project through comics are sketched. The present work is inserted in this project and it shows a set of seven original comic strips which can be used by High School teachers to talk about one of Einsteins revolutionary contributions to Modern Physics: Relativity. Keywords: Space time; Physics; Science Education; Comics. I. Introduo At o final do sculo XIX, o espao e o tempo eram considerados absolutos e independentes um do outro. Admitia-se o tempo como universal e o espao como formando um universo euclidiano e infinito. Para Isaac Newton (16421727), por exemplo, o espao tinha um carter divino[1], admitido como o sensorium de Deus[2]. Foi Albert Einstein (1879-1955) quem deu, em 1905, uma contribuio essencial Fsica[3], reformulando o conceito de Relatividade de Galileu e de Newton. Esta contribuio corresponde a uma nova viso de mundo[4-7] e teve reflexos enormes na metodologia e no desenvolvimento da Fsica no sculo XX, no desenvolvimento tecnolgico e, do ponto de vista fsico-filosfico, introduz profundas modificaes nos conceitos de espao, tempo, massa e energia. Explicar isso aos adolescentes faz parte de um desafio maior que vem preocupando pesquisadores e professores h algum tempo: como abordar temas de Fsica Moderna no Ensino Mdio[8]. Neste trabalho, apresenta-se uma sugesto pontual, baseada em tirinhas feitas por um aluno da Oficina de Educao atravs de Histrias em Quadrinhos e Tirinhas EDUHQ[9] , mostrando que a linguagem dos quadrinhos pode dar suporte abordagem de temas extra-curriculares. Em poucas palavras, a idia bsica da EDUHQ aproveitar pontes entre Fsica e Arte[10-11] e a bagagem cultural dos participantes[12]. A metodologia utilizada na elaborao das tirinhas simples e envolve a interao direta aluno/orientador, a leitura de textos e livros selecionados em torno de um tema previamente escolhido sendo que, como regra geral, a criao de qualquer tirinha s se d aps a clara compreenso do conceito envolvido da parte do aluno-artista.

356

Caruso, F. e Freitas, N.

II. A abrangncia da teoria de Einstein O princpio galileano de absoluta equivalncia entre dois sistemas inerciais de referncia que se movem um em relao ao outro implica o abandono de qualquer possibilidade de movimento absoluto. Tal princpio fruto e ao mesmo tempo a base de uma cosmoviso mecanicista que se estrutura com solidez a partir da Mecnica de Newton, fortemente calcada na causa efficiens no conceito de fora que ocupa um lugar central na obra de Newton. No entanto, como bem salienta Steven Weinberg[13], a partir da fuso da Relatividade com a Mecnica Quntica, no mais a matria (e, acrescentaramos, a fora) que ocupa uma posio central na nova Weltanschauung. Nela, o papel da matria foi usurpado pelos princpios de simetria, dentre os quais destacamos os relacionados no mais apenas ao espao, mas ao espao-tempo. O espao no qual medimos distncias e o tempo, que quantificamos com os relgios, no so nem absolutos nem independentes: eles esto unidos e formam um universo de quatro dimenses; esse novo espao-tempo que possui uma unidade fsica. As medidas de espao e de tempo dependem, essencialmente, das condies de movimento dos observadores. Nessa nova Weltanchauung, que vai se sobrepor newtoniana, inegvel a dupla contribuio de Einstein, ao fazer uma profunda reviso crtica do conceito de simultaneidade e ao tomar como paradigma da Fsica Terica o Eletromagnetismo de James Clerk Maxwell (1831-1979), em vez da Mecnica de Newton. De fato, Einstein aceita como correta esta teoria e abandona as transformaes de Galileu que expressam matematicamente o princpio da relatividade da Mecnica. Einstein deu, assim, ao princpio da relatividade, um alcance mais universal, estendendo-o aos fenmenos eletromagnticos e a qualquer movimento. Por fim, deve-se ressaltar o impacto da Relatividade na sociedade contempornea. O desenvolvimento da eletrnica, por exemplo, s foi possvel, em grande parte, graas contribuio de Einstein e da Mecnica Quntica. O microcomputador e a revoluo da informtica, que ainda estamos vivendo, so frutos tecnolgicos das ideias revolucionrias desse grande fsico[14]. Todos esses avanos influenciaram, de modo marcante, a sociedade em que vivemos. Esse fato, aliado relevncia do trabalho de Einstein motivou-nos no ano em que a UNESCO proclamou o Ano Internacional da Fsica, em comemorao ao centenrio dos artigos seminais de Einstein a refletir sobre como levar essas ideias aos jovens, em particular, aos alunos do Ensino Mdio. O caminho escolhido foi o das tirinhas, pequenas histrias com dois ou trs quadrinhos, como veremos a seguir.
Cad. Bras. Ens. Fs., v. 26, n. 2: p. 355-366, ago. 2009. 357

III. A linguagem das tirinhas Apresentamos aqui uma resposta concreta indagao de como levar este contedo de Fsica Moderna (Relatividade) aos jovens, afirmando que possvel levar para o aluno do Ensino Mdio alguns aspectos da contribuio de Einstein ao conceito de espao-tempo, utilizando a linguagem dos quadrinhos. Tal afirmao justifica-se pelo fato de as tirinhas aqui apresentadas terem sido desenvolvidas por um desses alunos, que no tinha conhecimento prvio sobre o assunto, e tambm por nossa experincia de utiliz-las em uma srie de seminrios para este segmento escolar, da qual apreendemos o valor facilitador de aprendizagem destas tirinhas. Na verdade, esta no nossa primeira experincia de disponibilizar conceitos de Fsica Moderna para o uso no Ensino Mdio[15]. Nosso trabalho insere-se nas atividades da Oficina de Educao Atravs de Histrias em Quadrinhos e Tirinhas (EDUHQ), cuja sede no Instituto de Fsica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro[10]. O projeto multidisciplinar tem como meta principal o ensino de Cincias atravs de procedimentos didticos no formais, que articulam contedos cognitivos e produo artstica, atravs de uma raiz comum: a nfase na criatividade operando no campo pedaggico[16]. Detalhes sobre os objetivos da Oficina EDUHQ podem ser destacados os seguintes[10,16-17]: - Priorizar uma pedagogia que contemple articulaes entre ensino aprendizagem e conhecimento-sociedade, integrando metodologicamente os contedos das disciplinas curriculares, atravs da produo artstica; - Contribuir para que o aluno possa ser um ator importante na difuso do conhecimento, a partir de um processo que se inicia nos processos didticos e culmina com seu ato criativo, processo esse que dever lhe dar uma nova dimenso dialgica do processo ensino-aprendizado; - Contribuir para o aprimoramento dos professores que participam do projeto, no tocante s tcnicas e metodologias de ensino, bem como daqueles que, fora da oficina, posteriormente, tero contato com o material ali produzido, como agentes desencadeadores de outros processos criativos em situaes diversas; - Enfatizar e incentivar a produo artstica no apenas como instrumento didtico, mas como produo esttica autnoma inserida na cultura e na sociedade; - Criar e desenvolver tcnicas e metodologias facilitadoras da transferncia de conhecimentos na prpria oficina, em sala de aula, atravs do ensino distncia e na vida prtica, imprimindo produo do conhecimento um aspecto ldico e esttico.

358

Caruso, F. e Freitas, N.

Gostaramos apenas de ressaltar que, neste projeto, que existe h oito anos, pesquisadores, professores e alunos de graduao se revezam explicando conceitos bsicos de diversas disciplinas aos alunos de Ensino Mdio, dando aulas extraclasse de reforo dos contedos curriculares do Ensino Mdio, ministrando palestras sobre assuntos variados e de interesse dos alunos, as quais, muitas vezes, abordam temas extracurriculares e de vanguarda no desenvolvimento da Cincia, como o caso aqui relatado. Nessa abordagem, faz-se com que o ensino seja ministrado com base na valorizao da experincia extraescolar, em consonncia com os artigos 3 e 26 da LDB, que afirmam, respectivamente, que ensino ser ministrado com base [no princpio da] vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais e que o ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Em nosso caso, optamos pela manifestao artstica atravs dos quadrinhos. O aluno, no projeto EDUHQ, atua como uma espcie de tradutor. Ele no cria o conhecimento, mas, uma vez compreendido, o traduz na linguagem dos quadrinhos. Ao levarem em conta suas experincias pessoais e o bom humor tpico dos jovens, os alunos criam um material didtico indito, com uma linguagem muito mais prxima das de seus coetneos. Esse processo de produo e seu impacto sobre a motivao dos alunos j foi avaliado positivamente[18] e pode ser facilmente reproduzido em sala de aula. O que torna interessante o uso das Histrias em Quadrinhos como fonte de motivao para os alunos em seus estudos justamente a sua forma e a sua linguagem caractersticas, que misturam elementos especficos e resultam em uma perfeita interao entre palavras e imagens. Em uma sociedade que passa por mudanas cada vez mais velozes e na qual a imagem se impe de forma marcante, a rpida decodificao dos quadrinhos um elemento facilitador do aprendizado, pois fcil notar a diminuio do poder de concentrao dos jovens em uma atividade especfica, principalmente se ela diz respeito aos estudos. O leitor interessado pode consultar outros artigos e livros sobre como usar as tirinhas em sala de aula[19-24]. IV. As tirinhas Nesta seo apresentamos um conjunto de sete tirinhas originais que falam por si s, respectivamente, abordando temas como a unificao do espaotempo (tirinha 4), a relao entre massa e energia (tirinha 1), a dilatao temporal

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 26, n. 2: p. 355-366, ago. 2009.

359

(tirinha 1) e uma ltima tirinha enfatizando que Einstein fez esse trabalho seminal com 26 anos. O restante do material pode ser encontrado no site da EDUHQ, bem como um calendrio em pdf com as 12 tirinhas feitas sobre esse assunto, que pode ser baixado gratuitamente[9].

Tirinha 1

Tirinha 1

Tirinha 2

360

Caruso, F. e Freitas, N.

Uma forma estimulante de utilizar as tirinhas em sala de aula apresentla aos alunos como ponto de partida de sua explicao de um dado assunto. Podemos projetar a tirinha na parede, sem dizer nada sobre ela, e estimular os alunos a comentarem de que ela se trata. Algumas vezes nos surpreendemos com o resultado. Depois de um tempo de comentrios livres, passamos a direcionar a discusso, dando turma subsdios para compreender o conceito ao qual queremos nos referir. No caso da Relatividade, sugerimos comear pelo novo conceito de espaotempo (Tirinhas 1 e 2). Com elas o professor pode explicar inicialmente os conceitos clssicos de espao e de tempo e, a partir da a sntese de Einstein. Neste caso, as tirinhas 3 e 4 do a dose de humor e uma informao histrica importante: Einstein era jovem quando fez a Relatividade.

Tirinha 3

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 26, n. 2: p. 355-366, ago. 2009.

361

Tirinha 4

A Tirinha 5 serve como ponto de partida para de discutir as bases experimentais da Teoria da Relatividade Especial.

362

Caruso, F. e Freitas, N.

Tirinha 5 J a tirinha 6 coloca claramente a questo de que no foram apenas os conceitos de espao e de tempo que se fundem em outro, mas tambm massa e energia, classicamente vistos como conceitos distintos, passam a estar interligados pela famosa frmula E = mc2.

Tirinha 6 Caso tenhamos tempo, podemos aludir ao fato de que muitas partculas s conseguem chegar at ns por causa do conceito de dilatao temporal da relatividade, como o caso dos mons csmicos. Alguns professores preferem apenas utilizar as tirinhas como ilustraes de suas aulas. Neste caso, elas so apresentadas ao aluno como uma situaoexemplo do que o professor ensinou de forma tradicional. Qualquer que seja a forma de utilizao, sugerimos que seja pedido aos alunos que faam novas leituras do que foi ensinado e do que eles ouviram na aula-discusso, atravs da elaborao de novas tirinhas. Essa tarefa pode ser para casa ou feita em sala de aula. Este ato criativo importante, pois por seu intermdio que o aluno reflete sobre um conhecimento novo e procura relacion-lo com suas experincias prvias.

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 26, n. 2: p. 355-366, ago. 2009.

363

Tirinha 7 V. Concluses As tirinhas, por seu carter ldico, podem ser utilizadas pelo professor como instrumento de apoio em suas aulas capaz de prender a ateno dos alunos. Elas tm a vantagem de permitir que qualquer assunto de Fsica ou de Cincias possa ser abordado sem recorrer, num primeiro momento, matematizao do fenmeno. Levando-se em conta que muitas vezes a deficincia em Matemtica que desestimula o jovem a estudar cincias, recorrer aos quadrinhos pode ser uma deciso efetiva no sentido de motivar o estudante. Neste artigo, mostramos que mesmo um tema de Fsica Moderna, como a Relatividade, pode ser abordado a partir de tirinhas. Mais ainda, mostramos que vivel que o jovem compreenda alguns conceitos bsicos e os traduza na linguagem dos quadrinhos, como ilustra as tirinhas aqui reproduzidas, todas feitas por um nico aluno de Ensino Mdio. Agradecimentos Este projeto foi parcialmente apoiado pela FAPERJ. Os autores gostariam de agradecer a toda a equipe da Oficina EDUHQ e, em particular, a Erick Hoepf-

364

Caruso, F. e Freitas, N.

ner, pelo auxlio na digitalizao das tirinhas. Somos gratos a dois rbitros annimos, cujos comentrios e crticas contriburam para maior clareza do texto. Notas e Referncias Bibliogrficas NEWTON, I. Optiks. London, 1704, Queries 28 and 31. Traduo: A.K.T. ASSIS. ptica. Editora Edusp, 2002. Sobre esse assunto veja tambm a interessante discusso de TIPLER, F. J. The Sensorium of God: Newton and Absolute Spaces. In: COYNE, G. V.; HELLER, M.; ZYCINSKI, J. (Eds.). Newton and the new direction in Science. Vaticano: Specola Vaticana, 1988, p. 215-228.
[3] [2] [1]

STACHEL, J. O ano miraculoso de Einstein: cinco artigos que mudaram a face da Fsica. Traduo: Alexandre Carlos Tort. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.

EINSTEIN, A. Relativity: the Special and General Theory (a popular exposition). New York: Wings Book, 1961. MILLER, A. I. Albert Einstein's Special Theory of Relativity: emergence (1905) and early interpretation (1905-1911). Reading: Addison-Wesley, 1981. TONNELAT, M. A. Histoire du principe de Relativit. Paris: Flammarion, 1971.
[7] [6] [5]

[4]

CARUSO, F.; OGURI, V. Fsica Moderna: origens clssicas e fundamentos qunticos. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2006.

Veja, por exemplo, OLIVEIRA, F. F.; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Fsica moderna no Ensino Mdio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007 e referncias l citadas.
[9]

[8]

Disponvel em: <www.cbpf.br/eduhq>. Acesso em: 23 maro 2009.

[10]

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. Uma proposta de ensino de divulgao de cincias atravs dos quadrinhos. Cincia & Sociedade, dez. 2002.

[11]

ZANETIC, J. Fsica e Arte: uma ponte entre duas culturas. Proposies, Campinas, v. 17, n. 1, p. 39-58, 2006.

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 26, n. 2: p. 355-366, ago. 2009.

365

ZANETIC, J. Fsica Cultura. Cincia e Cultura, So Paulo, v. 57, n. 3, p. 2124, 2005.


[13] [14]

[12]

WEINBERG, S. Dream of a final theory. New York: Pantheon Books, 1993.

CARUSO, F. Relatividade. In: DA SILVA, F. C. T. et al. (Orgs.). Dicionrio de Guerras e Revolues do Sculo XX - As Grandes Transformaes do Mundo: Conflitos, Cultura e Comportamento. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004. p. 745-6. CARUSO, F.; DAOU, L. Tirinhas de Fsica. Rio de Janeiro, 2000-2002. v. 16. Ver tambm o site <www.cbpf.br/tirinhasdefisica>. Acesso em: 23 maro 2009.

[15]

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. O. Ensino no-formal no campo das Cincias atravs dos Quadrinhos. Cincia & Cultura v. 57, n. 4, p. 3335, out.-dez. 2005. Veja <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n4/a19v57n4.pdf>. CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. Histria Cincias Sade Manguinhos. v. 16, n. 1, p. 217-236, jan.-mar. 2009.
[18] [17]

[16]

FREITAS, M. C. S. Da motivao e de sua relevncia no processo de aprendizagem escolar. Monografia (curso de Pedagogia) Faculdade de Educao e Letras da Universidade Iguau, Unig, Rio de Janeiro, 2002. PENA, F. L. A. Como trabalhar com tirinhas na sala de aula. Fsica na Escola, So Paulo, v. 4, n. 2, p. 20-21, 2003. KAMEL, C.; LA ROCQUE, L. Quadrinhos como recurso didtico em tpicos de biocincias e Sade. Enseanza de las Ciencias, nmero extra, p.1-4, 2005.

[19]

[20]

[21]

RAMA, A.; VERGUEIRO, W. Como usar as histrias em quadrinhos na sala de aula. So Paulo: Editora Contexto, 2005. CARVALHO, D. A Educao est no Gibi. So Paulo: Papirus, 2006.

[22] [23]

SCHWANCK, C.; CARUSO, F.; BIANCONI, M. L. Instrumentao para o Ensino de Cincias. Rio de Janeiro: Fundao Cecierj, 2006.

GONICK, L.; HUFFMAN, A. Introduo Ilustrada Fsica. So Paulo: Harbra, 1999.

[24]

366

Caruso, F. e Freitas, N.

You might also like