You are on page 1of 6

GISLENE

IMOBILIDADE Definio
Complexo de sinais e sintomas resultantes da limitao de movimentos e da capacidade funcional que geram empecilho mudana postural e translocao corporal. Existe tambm outra denominao nomeada de Sndrome da Imobilizao (SI), apesar de muito usado entre os geriatras, na realidade pouco e conhecido e entendido por mdicos de outras especialidades, at mesmo na literatura especializada, nacional ou estrangeira, esse termo no encontrado sendo referido apenas em um livro, mesmo em trabalhos cientficos publicados no se encontra essa terminologia, sendo assim a SI apesar de muito citada e estar presente em muitos pacientes algo que no parece estar definido com clareza na literatura ou no meio mdico em geral ficando difcil avaliar sua prevalncia em asilos, hospitais ou na comunidade, assim como caracterizar o paciente que a possua. Segundo ..... Sndrome da imobilizao um complexo de sinais e sintomas resultantes da supresso de todos os movimentos articulares e, por conseguinte, da incapacidade da mudana postural. Consequentemente, verifica-se a incapacidade de se deslocar sem auxlio do leito ao sanitrio para executar suas necessidades fisiolgicas. a incapacidade de se deslocar sem auxlio para a realizao das AVDs. Pode ser parcial, quando o paciente est restrito a uma poltrona, ou total, quando est imobilizado no leito. Advm de mltiplas etiologias associadas com mltiplas consequncias: efeito domin. Uma imobilizao temporria pode desencadear uma sucesso de eventos patolgicos e complicaes subsequentes, tornando o quadro extremamente complexo e que exige o tratamento do paciente como um todo. uma sndrome frequente e de pouco domnio de outras especialidades devido a dificuldades no nosso sistema de sade para atendimento multidisciplinar e atendimentos domiciliares.

Importncia
A importncia se d principalmente devido ao aumento da sobrevida, com consequente incremento das doenas crnico-degenerativas e, por conseguinte, da prevalncia de imobilidade que leva a alta ocorrncia de institucionalizao. Sabe-se da necessidade do estimulo deambulao precoce e manuteno da independncia funcional. A imobilidade pode ser causa e consequncia de uma srie de problemas (neurolgicos, musculoesquelticos, etc.) e predispe inmeras complicaes srias que podem ser at fatais como as lceras de presso, pneumonias, embolias, etc. umas das principais causas de morte acidental em idosos (falta de equilbrio ou mesmo de mobilidade). Tais incidentes so de grande importncia dentro da geriatria pela sua alta ocorrncia e pelas srias consequncias que podem acarretar.

CRITERIOS PARA IDENTIFICAR A SNDROME DA IMOBILIZAO


No todo paciente que est confinado ao leito apresente a SI, para caracteriz-la e necessrio usar critrios que nos orientem para o diagnstico especfico da sndrome e que tenham caractersticas prprias. O critrio maior seria dficit cognitivo mdio a grave e mltiplas contraturas. No critrio menor consideramos sinais de sofrimento cutneo ou lcera de decbito, disfagia leve a grave, dupla incontinncia e afasia, definindo assim um paciente com SI quando ele tem as caractersticas do critrio maior e pelo menos duas do critrio menor.

CLEONICE
A avaliao da mobilidade
fundamental para predizermos o grau de independncia do indivduo para locomoo no meio onde vive e para avaliarmos o risco de quedas e suas complicaes, pois entre as causas da imobilidade estaria um equilbrio precrio, quedas, limitao da marcha, perda da independncia, imobilidade no leito e finalmente suas complicaes que seriam a SI. O teste denominado Timed get up and go satisfaz plenamente esse objetivo por ser simples de aplicar e de grande utilidade prtica. Quanto maior o tempo para a sua execuo, maior o risco de distrbio da marcha e, portanto, maior a necessidade de avaliao especfica. Idosos acamados no devem ser submetidos a esse teste. um instrumento muito til para se aplicar em idosos com instabilidade, aps alta hospitalar e nos que sofreram quedas e esto deixando de realizar atividades em casa. A Escala de Norton pode ser especialmente til nos acamados.

Doena osteoarticular Doena cardiorrespiratria Doenas vasculares Doena muscular Doena neurolgica Doena Psquica Doenas dos Ps

Causas da Imobilidade Osteoartrose Sequelas de fraturas Osteoporose DPOC ICC Cardiopatia isqumica Sequelas de trombose venosa Insuficincia arterial Fibrosite Polimialgia AVC Demncia Parkinson Depresso Demncia Calosidade e cravo lcera plantar

Iatrogenia medicamentosa Dficit neurossensorial Fonte:

Ansiolticos Hipnticos Anti-hipertensivos Cegueira Surdez

Classificao
A imobilidade pode ser classificada em: emporria: fraturas, cirurgias, internaes, doenas agudas, infeces; T Crnica: demncias, depresso grave, astenia, doenas crdio-respiratrias, dor crnica, neoplasia com metstases sseas ou do SNC, desequilbrio, doenas agudas, fraturas e suas complicaes, distrbios de marcha, fobia de queda, seqela de AVC. Pode ser uma forma de manifestao atpica de doena no idoso.

Critrios diagnsticos Maiores:


Mltiplas contraturas musculares; Dficit cognitivo mdio a grave.

Menores: Sofrimento cutneo: maceraes; lceras de presso; Disfagia leve a grave; Incontinncia urinria e/ou fecal; Afasia.

Complicaes da imobilidade
A imobilidade desencadeia uma sucesso de eventos patolgicos, o que comumente chamado de efeito domin, no qual um evento inicial, por exemplo, uma fratura de fmur, desencadeia uma srie de complicaes. Uma imobilizao inicialmente temporria pode provocar atrofia e encurtamento muscular, aumento da reabsoro ssea, rigidez articular, lceras de presso, incontinncia, dificuldade ventilatria propiciando o aparecimento de infeces, constipao intestinal, fenmenos trombo emblicos e estados confusionais. necessrio que o tratamento no seja direcionado para cada complicao isoladamente e o idoso seja abordado como um todo.

JOICIANA

COMPLICAES MAIS COMUNS SISTEMA TEGUMENTAR A pele senil apresenta declnio na produo das clulas epiteliais, causando adelgaamento de 20 a 30 % na espessura da epiderme, reduo do nmero, tamanho e secreo da glndula

sudorpara e escasso tecido de sustentao. A derme se desidrata, perdendo seu vigor e elasticidade, assim como ocorre diminuio na vascularizao. Esses fatores combinados tornam a pele menos elstica e mais frivel, facilitando as leses dermatolgicas do paciente acamado.
Tegumentares: Atrofia de pele; Escoriaes, equimose; Dermatites, micoses: A micose facilitada devido umidade constante na superfcie corporal, fato comum em acamados, pois suor, urina e restos de alimentos se acumulam, principalmente se o colcho revestido de material no-poroso e a higiene precria. Higiene, bom estado nutricional, exposio ao sol, uso de roupa e material poroso (evitar tecidos sintticos), temperatura ambiente agradvel, controle glicmico e o no uso de colcho com superfcie plstica so medidas preventivas de micoses. lceras de presso: Estudos mostram incidncia de 10-20% em idoso acamado e taxa de mortalidade de 70% ao ano. Cerca de 3% desses idosos tm lceras de graus III e IV. O fator desencadeante da lcera , em ltima instncia, a compresso por mais de duas horas sobre uma rea tecidual restrita, que, por sua vez, produz presso e colabamento (isquemia) dos vasos sanguneos. Como se v, a lcera surge em poucas horas, mas necessita de meses para cicatrizar, sendo que o paciente tem 50% de chance de morrer em quatro meses. As ulceras surgem de dentro para fora, dos tecidos adjacentes s proeminncias sseas, estendendo-se para a superfcie at exteriorizarem-se na epiderme, recebendo graduao I, quando existe apenas hiperemia que no empalidece compresso, at grau IV, em caso de necrose de msculos, ligamentos, tendes e pele. A isquemia produz anxia, morte celular e reao inflamatria em cadeia, resultando em necrose tecidual. Reduo da imunidade Respiratrias Reduo da ventilao pulmonar; Pneumonias: a pneumonia a principal causa de morte em idosos acamados, sendo que estudos em hospitais mostram taxa de mortalidade de at 25% para maiores de 70 anos. Cerca de 50% dos mortos, por outros motivos, mostram autpsia algum grau de acometimento pulmonar. As causas de pneumonia so vrias e referem-se modificao senescente do AR, assim como alteraes resultantes de processos patolgicos crnicos. O reflexo de tosse seis vezes menor do que no adulto. A capacidade elstica do pulmo est diminuda devido degenerao do colgeno e da elastina, que se transforma em pseudo-elastina. Os alvolos tornam-se raros e com superfcie menor, h diminuio dos capilares e macrfagos alveolares. No paciente acamado existe acmulo de lquido na base dos pulmes que serve de meio de cultura para bactrias que causaro pneumonia hiposttica. Insuficincia respiratria.

SISTEMA MUSCULAR Idosos sadios aps a 7 dcada apresentam importante processo degenerativo na musculatura, mesmo quando mantm atividade fsica. Na imobilidade, este processo mais intenso e

acelerado, pois se alteram a estrutura e a funo do sistema neuromuscular, a transmisso do potencial de ao, as fibras musculares e os elementos do tecido conectivo.
Msculo-esquelticas Osteoporose, artrose e anquilose, fraturas: A imobilidade produz intensa e rpida perda de massa ssea (em torno de 0,9% da massa ssea total/semana at o 6 ms, quando se estabiliza), podendo ser medida pelo aumento da calciria e pela densitometria ssea. A perda de clcio de 0,4-0,7% de clcio orgnico total/ms de imobilidade no leito. A perda de massa ssea relaciona-se com o aumento de reabsoro do osso trabecular e diminuio em sua formao, sugerindo-se que 30% de perda ssea so resultantes de absoro aumentada e 70% resultantes da diminuda formao. Esta perda proporcionada pela falta de atividade muscular e falta de sustentao de peso corporal do paciente acamado, pouca ingesto de clcio e falta de exposio solar. Atrofia muscular, encurtamento de tendes, hipertonia e contraturas. Cardiovasculares Fenmenos tromboemblicos; Edema. Vasculopatia arterial; Hipotenso postural: Considera-se hipotenso postural quando existe uma queda da PAS > 20 mmHg e PAD > 10 mmHg em posio ortosttica. Observa-se a HP em 20-30% dos idosos, sendo que esta frequncia mais elevada em idoso fragilizados. A etiologia da hipotenso complexa e mltipla, sendo resultante de modificaes cardiovasculares associadas a outras condies cardiovasculares patolgicas. Na SI o idoso fica em posio supina por varias horas ou dias, e isto faz com que os barorreceptores percam sua sensibilidade ou reflexo, alm das modificaes naturais da idade avanada (rigidez aumentada das paredes arteriais, baixa resposta dos receptores adrenrgicos e um estado hipoadrenrgico). Assim as respostas em ortostatismo, que seriam FC , vasoconstrio arterial e constrio dos vasos de capacitncia para elevar o dbito cardaco, no ocorrem, levando hipotenso sem mecanismo compensatrio. Urinrios: Incontinncia urinria; Infeco do trato urinrio; Reteno urinria. SNC: Delirium; Piora do dficit cognitivo; Alteraes do sono. Digestivas: Desnutrio; Constipao intestinal; Fecaloma; Disfagia; Gastroparesia.

Metablicas: Reduo da resposta insulina; Deficincia da sntese de vitamina B12

You might also like