You are on page 1of 4

Colgio Santa Maria. Curso Normal Mdio.

2011

PROJETO DESPERTAR

Prof.: Iapuaci Ira.

Objetivos: 1) Vivenciar o processo de ensino-aprendizagem, no que diz respeito s disciplinas de Portugus e Matemtica com os alunos do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental da prpria escola. 2) Participar de forma integrada e concreta do processo de recuperao paralela do Colgio Santa Maria. 3) Colocar em prtica as teorias e tcnicas trabalhadas nas aulas de Didtica Geral e Didticas Especiais. 4) Experienciar os vrios papis e funes exercidas em uma escola. 5) Responsabilizar-se pelo desenvolvimento e melhoria dos alunos que receber no Projeto Despertar. 6) Ratificar e retificar os contedos do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental, assim como suas metodologias especficas. 7) Visualizar os objetivos fundamentais das sries e disciplinas trabalhadas no Projeto Despertar. Metodologias e/ou estratgias a serem utilizadas em funo da construo de conhecimentos ainda no observados: Trabalhos em grupo; Jogos matemticos; Criao de textos; Iniciar histrias; Terminar histrias; Interpretao de textos, desenhos, gestos e etc; Dramatizao; Expresso corporal; Explorao das vrias formas de leituras e interpretaes; Jogos ortogrficos; Dramatizao e interpretao de situaes-problema; Trilhas matemticas; Clculos mentais, etc. Recursos: Revistas; Livros; Textos fotocopiados; Figuras; Desenhos; Sucatas; Trilhas; Cartazes; Jogos variados, etc.

Organizao:

O Projeto Despertar dever acontecer no 1 e 2 tempos, todas as segundasfeiras. Os alunos do 3 ano do Curso Normal sero os professores dos alunos inscritos. Devero ser eleitos de forma direta cinco coordenadores, um para cada srie, entre os alunos do 3 Normal. Podero inscrever-se os alunos do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental do horrio da tarde, que tiverem notas inferiores a 7 (sete) nas disciplinas Portugus e Matemtica, aps a 1 etapa do ano letivo. A cada semestre sero realizadas novas eleies para a coordenao das sries. Cada aluno participante poder apresentar somente 3 (trs) faltas. O aluno do projeto dever ter um caderno com a capa da cor correspondente a sua srie, a fim de que nele sejam desenvolvidas as atividades. 1 ano: laranja. 2 ano: verde. 3 ano: vermelho. 4 ano: azul. 5 ano: amarelo. Cada estagirio dever ter um caderno especfico para o Projeto Despertar, mantendo-o atualizado com os planejamentos de sua srie e tudo o mais que estiver relacionado ao projeto. Os coordenadores de cada srie devero verificar os cadernos dos colegas, assim como o material didtico a ser utilizado em cada aula e tudo o que for necessrio para o bom andamento dos trabalhos. Na ltima segunda-feira de cada ms no haver aula do projeto, pois espao reservado para avaliao e planejamento das atividades do ms seguinte. Os alunos devem vir para o projeto utilizando o uniforme de Educao Fsica, no horrio de 7:30h s 9:10h. O horrio de sada o Projeto Despertar dever ser respeitado por todos, pois aps o mesmo a turma tem aulas de outras disciplinas, assim como o seu horrio de entrada. O 3 Normal dever criar um smbolo para o Projeto Despertar 2009 que dever ser utilizado nas capas dos cadernos e poder ser estampado em camisetas, etc. O 3 Normal poder criar uma msica ou uma pardia para o Projeto, que poder transformar-se em um hino a ser utilizado durante o ano. Os trabalhos burocrticos de organizao das atividades cotidianas, avisos e etc. devero ser realizados pelos coordenadores eleitos. Se forem utilizadas salas especiais, como sala de vdeo, multimdia ou auditrio, as mesmas devero ser marcadas com antecedncia pelos coordenadores das sries. Nas segundas-feiras, dias do Projeto, todos os alunos devero estar na escola com 15 minutos de antecedncia do horrio para organizar seus alunos.

O uso do uniforme completo e adequado ao Projeto Despertar regra obrigatria durante todo o ano letivo. O planejamento do Projeto dever ser feito em consonncia com os professores das sries trabalhadas e dever ser vistoriado pela coordenao de estgio. Todos os trabalhos devero ser acompanhados e supervisionados pela coordenao de estgio. As fichas de avaliao, assim como o caderno do Projeto Despertar, devero ser entregues para a coordenao de estgio toda ltima segunda-feira do ms.

Avaliao: O processo de avaliao do Projeto Despertar tem prioritariamente a funo de observar a melhoria na construo de conhecimentos, da superao das dificuldades apresentadas no s dos alunos do Ensino Fundamental que o freqentam como tambm dos alunos do 3 Normal que estaro pondo em prtica as teorias discutidas. Para isso, a cada ms todos os alunos comeam o projeto com a nota 10. Esperamos com isso estar estimulando o professorando a manter esta avaliao, preenchendo sua ficha de desempenho mensalmente e principalmente desenvolvendo o processo reflexo-ao que no pode faltar no trabalho que est sendo realizado. Cronograma: Fevereiro organizao e planejamento do Projeto Despertar. Maro eleio dos coordenadores do Projeto Despertar. Abril reunio de pais e inscries para o Projeto Despertar. Maio incio do Projeto Despertar. Junho e Julho continuao do Projeto Despertar. Agosto - inscries para o Projeto Despertar. Setembro - incio do Projeto Despertar. Outubro e Novembro - continuao do Projeto Despertar. Dezembro recuperao de estgio.

Professora: Iapuaci Ira Lobo Rodrigues

You might also like