You are on page 1of 2

VI.

BENO DE NOIVOS
INTRODUO

195. Entre os deveres dos conjugues cristos e as formas do seu apostolado, alm da educao dos filhos, parece ter no pequena importncia a ajuda aos noivos para se prepararem bem ao casamento. Eis por que o noivado digno de considerao entre cristos, se torna para duas famlias acontecimento especial, que merece ser celebrado com algum rito e orao comum, para que a beno divina acompanhe o feliz incio e, a seu tempo, a feliz consumao. Para seu melhor desempenho, a celebrao dever adaptar-se s circunstncias. 196. Quando se celebra o noivado na intimidade de duas famlias, um dos pais, ou uma das mes poder, se for oportuno, presidir o rito da beno. Havendo, porm, a presena de sacerdote ou dicono, cabe-lhe de preferncia presidir o ato, contanto que fique claro aos presentes no se tratar de celebrao de casamento. 197. O rito, aqui oferecido, pode ser usado tanto por pais como por sacerdote ou dicono ou leigo; todos, conservando os elementos principais e a estrutura do rito, devero adaptar as partes s circunstncias. 198. Este rito de celebrao pode tambm ser usado quando os noivos, j engajados desde algum tempo, se renem para a preparao do casamento. Mas nunca se devem unir o noivado ou bno especial de noivos com a celebrao da Missa. RITO DA BENO
RITOS INICIAIS

199. Reunidas as famlias, o que preside celebrao diz: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Todos fazem o sinal da cruz e respondem: Amm. 200. Em seguida, o ministro, se sacerdote ou dicono, sada os presentes com estas ou outras palavras apropriadas, de preferncia extradas das Sagradas Escrituras. A graa e a paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo que nos amou e se entregou por ns, estejam convosco. Todos respondem: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo. Ou de outro modo apropriado. 201. Se o ministro for leigo, sada os presentes, dizendo: Irmos, vamos louvar a nosso Senhor Jesus Cristo, que nos amou e se entregou por ns. Todos respondem: Amm. 202. O ministro prepara os presentes para receberem a bno com estas palavras ou outras semelhantes: Sabemos que todos ns, a todo momento, temos necessidade da graa de Deus; e os fiis cristos no ignoram tambm que a graa de Deus ainda mais necessria quando eles se preparam para constituir uma nova famlia. Vamos, portanto, implorar a bno divina sobre estes nossos irmos, para que cresam na estima um do outro, se amem com sinceridade e se tornem castamente maduros para a celebrao do seu matrimnio, atravs de respeitoso intercmbio de vida e da orao em comum.
LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

203. Um dos presentes ou o prprio ministro l um texto das Sagradas Escrituras. Jo 15, 9-12 Este o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Irmos, vamos ouvir as palavras do santo Evangelho narrado por Joo. Como o Pai me ama, assim tambm eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor como eu tambm guardei os mandamentos de meu Pai e permaneo no seu amor. Disse-vos estas coisas para que minha alegria esteja convosco e a vossa alegria seja completa. Este o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. 204. Ou: 1Cor 13,4-13 A caridade tudo cr, tudo espera, tudo tolera. Irmos, vamos ouvir as palavras de So Paulo aos Corntios. A caridade paciente, a caridade benigna, no invejosa; a caridade no orgulhosa, no se ensoberbece; no descorts, no interesseira, no se irrita, no guarda rancor; no se alegra com a injustia, mas se compraz com a verdade; tudo desculpa, tudo cr, tudo espera, tudo tolera. A caridade nunca acabar; as profecias tero fim; as lnguas cessaro; a cincia terminar. Pois nosso

conhecimento imperfeito e assim tambm a profecia. Mas quando chegar a consumao, desaparecer o imperfeito. Quando era criana, falava como criana, raciocinava como criana; quando cheguei a ser homem, deixei as coisas de criana agora inteis. No presente vemos por um espelho e obscuramente; ento veremos face a face. No presente conheo s em parte; ento conhecerei como sou conhecido. No presente permanecem estas trs: f, esperana e caridade; delas, porm, a mais excelente a caridade. 205. Ou: Os 2,21-26 Eu te desposarei a mim na fidelidade. Diz o Senhor a Sio: Eu te desposarei a mim... Fl 2,1-5 Num s pensamento. Irmos, pelo conforto que h em Cristo... 206. Pode-se rezar ou cantar um salmo responsorial, ou outro canto apropriado. Sl 144(145), 8-9.10 e 15.16-18 R/(9a) O Senhor muito bom para com todos. 207. O presidente dirige breves palavras aos presentes, explicando a leitura bblica, para lev-los a entender pela f o sentido desta celebrao e a distingui-la claramente da celebrao do casamento.
PRECES

208. Segue-se a orao comum. Dentre as intercesses propostas, o presidente poder escolher as que julgar mais apropriadas ou acrescentar outras, condizentes com as circunstncias particulares. Vamor invocar com confiana a Deus Pai, que amou os homens a ponto de trasnform-los em filhos seus em Cristo e apont-los ao mundo como testemunhas do seu amor e digamos: R/. Senhor, fazei que vos tenhamos amor constante. Senhor nosso Pai que quiseste fossem os vossos verdadeiros filhos, irmos de Cristo, identificados pelo amor recproco. R/. Senhor nosso Pai, que impondes aos homens suaves exigncias do vosso amor, para que seguindo-as, encontrem a felicidade. R/. Senhor nosso Pai, que unis o homem e a mulher no amor recproco, para que a famlia, assim constituda, transborde de alegria nos filhos. R/. Senhor nosso Pai, que fizeste do amor dos esposos, na plenitude do sacramento do matrimnio, a figura mstica da oblao pascal, pela qual Cristo, vosso Filho, amou a Igreja e, derramando o seu sangue, vo-la entregou imaculada. R/. Senhor nosso Pai, que chamaste N. e N. para a plena unio de amor, capaz de transform-los em membros de uma famlia crist, com um s corao e uma s alma. R/. 209. Antes da orao da bno, os noivos podero, conforme os costumes do lugar, expressar um sinal de promessa, por exemplo, assinatura de documento, entrega das alianas ou de outros presentes. 210. Podemse benzer as alianas ou outros presentes de noivado, com a seguinte frmula: Deveis conservar de tal modo os objetos mutuamente presenteados que, a seu tempo, venhais a cumprir tudo que prometeste com esta doao recproca. R/. Amm.
ORAO DA BENO

211. O que preside a celebrao, de mos juntas, reza a orao; se for sacerdote ou dicono, de mos estendidas: Ns vos louvamos, Senhor nosso Deus; que suavemente chamastes e destinastes estes vossos filhos N. e N. a se amarem reciprocamente; dignai-vos confirmar os seus coraes para que eles, conservando a f e procurando agradar-vos em tudo, tenham a felicidade de chegar ao sacramento do matrimnio. Por Cristo, nosso Senhor. R/. Amm. 212. Ou, quando um sacerdote ou dicono preside: Senhor Deus, fonte de todo amor, por cujo desgnio providencial estes jovens se encontraram na vida; concedei que eles, ao pedirem a vossa graa em preparao para o casamento e sustentados pela bno + celeste, no s cresam na estima de um pelo outro, como se amem reciprocamente com amor sincero. Por Cristo, nosso Senhor. R/. Amm.
CONCLUSO DO RITO

213. O que preside a celebrao conclui o rito, dizendo: O Senhor, Deus de amor e de paz, habite em vs, oriente os vossos passos e confirme os vossos coraes em seu amor. Todos: Amm. 214. louvvel que a celebrao se complete com canto apropriado.

You might also like