You are on page 1of 6

3 JOO

Introduo Esboo Captulo 1

INTRODUO Nem a II nem a III Joo contm qualquer indicao de tempo ou do lugar em que foram escritas. vista deste silncio e na falta de qualquer evidncia ao contrrio, parece provvel que as circunstncias foram as mesmas da Primeira Epstola. O destino da Segunda Epstola enigmtico. Alguns acham que a frase senhora eleita (v. 1) uma maneira figurada de designar toda a igreja, ou pelo menos algum grupo em particular. Tal uso metafrico encontra o paralelo em Ef. 5:22-23 e em Ap. 21:9. Aceitando tal ponto de vista, a irm eleita (v. 13) se referiria a congregao do prprio Joo. Entretanto, "a simplicidade da pequena carta impossibilita uma alegoria to elaborada, enquanto a ternura do seu tom caracteriza-a como comunicao pessoal" (David Smith, EXpGT, IV, 162). Outros defendem que a carta foi dirigida a uma senhora individualmente e a sua famlia. Se o seu nome era Kyria uma questo em aberto (cons, construes alternadas em III Jo. 1 e I Pe. 1:1), seja qual for o seu nome, evidentemente morava perto de feso e era bem conhecida na comunidade (talvez o seu lar fosse local de reunio para a igreja local). Uma irm sua, presumivelmente falecida, tinha famlia residente em feso e estava ligada congregao de Joo. Ao que parece diversos filhos da "senhora eleita" visitaram seus primos em feso. Tendo feito amizade com eles, Joo escreveu uma carta me deles. ESBOO I. Introduo. 1-4. A. Saudao Pessoal. 1. B. Sentimentos Pessoais. 2-4.

3 Joo (Comentrio Bblico Moody) II. O dever da hospitalidade. 5-8. A. A recompensa da hospitalidade. 5. B. Os comentrios sobre a hospitalidade. 6. C. Os motivos para a hospitalidade. 7, 8. III. O perigo da arrogncia. 9-12. A. A arrogncia exemplificada. 9. B. A arrogncia condenada, 10. C. A arrogncia contrastada. 11, 12. IV. Concluso. 13, 14. COMENTRIO

3 Joo cap. 1
Introduo. 1-4. A epstola apresenta dentro do Novo Testamento, um dos reflexos mais ntidos de uma igreja no primeiro sculo. Os caracteres, Gaio, Ditrefes e Demtrio, so esboados com fortes traos da pena do apstolo. Caractersticas da vida da igreja tambm se vislumbram claramente na epstola. A independncia dos crentes notvel, e suas personalidades, como tambm seus problemas doutrinrios, so patentes. Esta curta e muito pessoal carta destri a noo de que o estado de coisas era ideal, ou quase, no primeiro sculo. Por outro lado, revela os problemas de uma f vigorosamente crescente. A. Saudao Pessoal. 1. 1. A saudao breve em contraste com as saudaes de outras cartas pessoais do N.T. Presbtero. Veja II Jo. 1. Era evidentemente a maneira costumeira de Joo designar-se.

3 Joo (Comentrio Bblico Moody) 3 O amado Gaio. Uma vez que Gaio era um dos nomes mais comuns daquele tempo, toma-se impossvel identific-lo com qualquer outro Gaio mencionado no N.T. (cons. Atos 19:29; 20:4; Rm. 16:23; I Co. 1:14). Amado expressa o sentimento comum que outros partilhavam para com Gaio. A quem eu amo na verdade, expressa os sentimentos pessoais de Joo. O eu enftico, como se implicasse na existncia de outros que lhe eram hostis. B. Sentimentos Pessoais. 2-4. 2. Acima de tudo. Tal significado para peri panton no se encontra em outras passagens do N.T, ou na LXX. Refere-se sentena em geral. Fao votos. S aqui, em Rm. 1:10 e em I Co. 16:2. Sade. s vezes Paulo usa esta palavra metaforicamente falando da s doutrina, mas aqui o sentido de boa sade fsica, como em Lc. 5:31; 7:10; 15:27. Talvez indique que Gaio estivera doente. A frase, assim como prspera a tua alma prova que "que te v bem" e "que tenhas sade" infere-se a bnos temporais, e este versculo d-nos a autoridade de as pedirmos para nossos amigos. 3. Vinda. Tempo presente; no numa nica ocasio, mas em vrias. Da tua verdade, como tu andas . . . Os irmos testemunharam repetidas vezes do Cristianismo de Gaio, conforme comprovada por sua doutrina e maneira de viver. O versculo tambm pode implicar em que Gaio tenha resistido a alguma doutrina falsa. 4. A ordem literal ousada. Maior alegria do que esta (de receber essas notcias sobre a sua firmeza) no tenho. Alguns manuscritos trazem graa em lugar de alegria. O resultado de tais notcias foi que Joo ficou sabendo que os seus filhos estavam andando (como hbito de suas vidas) na verdade.

3 Joo (Comentrio Bblico Moody) II. O Dever da Hospitalidade. 5-8.

Ao que parece, Gaio fora censurado por alguns por causa de hospitalidade dispensada a irmos desconhecidos. Joo aprova sua atitude e insiste que tal hospitalidade dever cristo. A. A Recompensa da Hospitalidade. 5. 5. Amado destaca um novo trecho. Procedes fielmente (piston poieis). Literalmente, fazes uma coisa fiel, ou no deixes de fazer. Isto , qualquer benefcio feito aos irmos ser certamente recompensado (cons. Mt. 26:10; Ap. 14:13). A hospitalidade tem a sua recompensa. Mesmo quando so estrangeiros. A adio desta frase indicaria que este era o ponto particular pelo qual Gaio fora reprovado. B. Os Comentrios Sobre a Hospitalidade. 6. 6. Testemunho. Aqueles que experimentaram a hospitalidade de Gaio deram testemunho dela diante da igreja, provavelmente em feso, onde estava Joo. Bem fars. Joo insiste com Gaio a continuar sua boa obra. Encaminhando-os em sua jornada por modo digno. Veja Atos 15:3; Tt. 3:13, onde a idia de fornecimento de provises para a viagem est includa. C. Os Motivos para a Hospitalidade. 7,8. 7. Trs so os motivos apresentados para a hospitalidade. Primeiro, esses irmos saram por amor ao Nome, isto , Jesus Cristo (cons. Atos 5:41; Tg. 2:7). Segundo, no aceitaram nada dos gentios no convertidos. O particpio presente, indicando que era seu costume nada aceitar. 8. Terceiro, por meio da hospitalidade os cristos podem se tomar cooperadores da verdade. Devemos. Somos obrigados, como em I Jo. 2:6.

3 Joo (Comentrio Bblico Moody) III. O Perigo da Arrogncia. 9-12.

A. A Arrogncia Exemplificada. 9. 9. A E.R.A. traz, escrevi alguma coisa igreja, isto , algumas poucas palavras. Ti, (alguma coisa) indica que Joo no dava muita importncia sua carta. Ela, claro, no foi preservada. igreja. igreja qual Gaio pertencia. Mas o propsito da carta no foi alcanado. Que gosta de exercer a primazia entre eles. A palavra no ocorre em nenhuma outra passagem do N.T. Implica no em abandono de doutrina (cons. II Jo. 9), mas antes em arrogante ambio e desejo de promover a autoridade pessoal. Plummer faz interessante sugesto: "Talvez o significado seja que Ditrefes queda tomar sua Igreja independente; at ento fora governada por S. Joo que se encontrava em feso, mas Ditrefes queria torn-la autnoma para sua prpria glorificao" (Plummer, pg. 149). No nos d acolhida. Isto , Ditrefes no partilhava da opinio de Joo quanto a hospitalidade. A improbabilidade de que qualquer cristo se opusesse autoridade do apstolo um dos argumentos internos usados contra a autoria joanina da carta. Pensa-se que coisa inconcebvel que um cristo ignorasse as ordens de um apstolo genuno, caso ele fosse o autor. Entretanto, a autoridade apostlica de Paulo foi muitas vezes desafiada. B. A Arrogncia Condenada. 10. 10. Se eu for. Sem dvida por causa do versculo 14 (cons. I Jo. 2:28 com construo semelhante). Far-lhe-ei lembradas. Lembrar essas coisas a ele e aos outros. Proferindo. S aqui, embora a forma adjetiva ocorra em I Tm. 5:13. Literalmente, falando bobagens. Palavras maliciosas. A conversa de Ditrefes era sem sentido e maldosa. Suas atitudes incluam a falta de hospitalidade, proibindo a que outros a exercessem a ponto de exclu-los da igreja. Evidentemente tinha

3 Joo (Comentrio Bblico Moody) 6 autoridade suficiente na congregao para efetuar tal excomungao, ou seja l o que era. C. A Arrogncia Contrastada. 11, 12. 11. Amado indica, novamente, uma transio. Sigas, E.R.C. Literalmente, imites, E.R.A. Mau. Kakos, "o mal". Raramente usado por Joo. Procede de Deus. Cons. I Jo. 3:6. A questo da hospitalidade j no mais o nico assunto especfico em vista, mas o fazer o bem ou mal de modo geral, como hbito de uma vida. 12. Do mau Ditrefes, Joo muda o assunto para o bom Demtrio. Tudo o que sabemos a respeito dele o que encontramos nesta curta poro. conjectura de que ele seja o mesmo Demtrio, porm, agora convertido, de Atos 19:24. O bom testemunho de Demtrio foi verificado por meio de trs fontes: (1) todos os homens, (2) a verdade, isto , o padro do cristianismo, e (3) Joo e aqueles que estavam juntamente com ele. IV. Concluso. 13, 14. A semelhana da concluso de II Joo sustenta a opinio de que ambas foram escritas na mesma ocasio. 13. Tinha. Imperfeito, referindo-se ao tempo quando comeou a escrever a carta. Pena. Literalmente, junco. 14. Veja versculo 10. 15. A paz seja contigo. Uma bno comumente adequada para saudao e despedida. Amigos. No se sabe se Joo se referia aos seus amigos ou os de Gaio. Nome por nome. A frase ocorre apenas em Jo. 10:3. A saudao devia ser dada a cada um em separado, "S. Joo, na qualidade de pastor das Igrejas da sia, imitaria o Bom Pastor e conheceria todas as suas ovelhas pelo nome" (Plummer, pg. 153).

You might also like