You are on page 1of 3

COLGIO PROFESSOR JOO ARBAGE DICIPLINA: LINGUA PORTUGUESA TURMA:______ TURNO:_________ DATA: ____/_____/ 2011 ALUNO: __________________________________________ PROFESSORA:

CILIA SANTOS DA COSTA VERIFICAO DA III UNIDADE DE LINGUA PORTUGUESA

Alm da imaginao Tem gente passando fome E no fome que voc imagina. Entre uma refeio e outra Tem gente sentindo frio E no o frio que voc imagina Entre o chuveiro e a toalha Tem gente muito doente. E no a doena que voc imagina Entre a receita e a aspirina. Tem gente sem esperana. E no o desalento que voc imagina Entre o passeio e a casa Tem gente sem dinheiro E no a falta que voc imagina Entre o presente e a mesada. Tem gente pedindo ajuda. E no aquela que voc imagina Entre a escola e a novela Tem gente que existe e parece Imaginao. (Ulisses Ivares. Viva a Poesia Viva.) Aspirina um tipo de medicamento Estudo do texto 1- O texto alm da imaginao um poema. O que este tipo de poema lhe sugere? 2- Explique o que verso e estrofe. E em seguida, informe, quantos versos e quantas estrofes h nesse poema.

3- A expresso tem gente se repete vrias vezes no decorrer do poema. Qual o efeito dessa repetio para voc? 4- Qual o tema geral desse poema? 5- Explique a concluso do poema, expressas pelos versos. Tem gente existe e parece imaginao 6- Em sua opinio o que a leitura desse poma provoca no leitor? Estudo da Lngua 1- Leia com ateno. Parta para ao. Se, por acaso, voc ficar atrada, por um belo e irresistvel rapaz e no tiver ningum para ajud-la, incha-se de coragem e v voc mesma falar com o gato. No evite um possvel grane amor s porque no tem ningum para apresentar voc a ele. Parta sozinha para ao. Seja simptica, meiga, inteligente e ele no ter como resistir. a) Releia o texto parta para ao e retire o que se pede: Quatro monosslabos tonos; quatro monosslabos tnicos b) Complete o quadro com palavras atradas do texto Palavra Atrada Ningum Meiga Irresistvel Voc Ao Simpatia Sozinha Resistir 2- Leia os substantivos e descubra qual a sua classificao. rabo fazenda forno fogo barba mulher corpo porta barca fedor. a) Faz (em) o aumentativo com o sufixo ao/a b) Faz (em) o aumentativo com o sufixo alha c) Faz (em) o aumentativo com o sufixo In d) Faz (em) o diminutivo com o sufixo icho/a Separao a-tra--da Numero de silabas Polisslaba Slaba Tnica tonicidade Paroxtona

3- Use adjetivos de sentidos contrrios para caracterizar o dinossauro e o co. a) Caracterize a pele do dinossauro, usando adjetivos compostos . 4- Os substantivos abaixo encontra-se no singular e no plural. Complete o utilizando adequadamente. Animal banho comportamento animais crocodilos expresso presa glndulas lagrimas tempo margens- rios tempo. Chorar lagrimas de crocodilos Os________________ passam a maior parte do___________ na gua e por isso ficam com os ___________ sempre molhados. Entretanto quando esses __________ esto as __________ dos ___________, tomando___________ de Sol, isso no acontece. Para impedir que seus___________ ressequem fora da gua, as______________ lacrimais do __________ mantm seus olhos constantemente lubrificados. Com esse_____________ tambm ocorre aps o______________ ingerir sua ___________, criou-se a _____________ chorar_______________ de crocodilo. 5- Complete as lacunas com j ou g e escolha 4 para escrever uma palavra derivada. A__ilidade ___erimum su__o re__eio __il cafa__este ma__estade tan__erina co__itar ar__ila al__ema rabu__ice __eito cere__a gran__a __nio larin__e __ema 6- Leia o texto com ateno e retire dez adjetivos; depois copie o substantivo a que cada um se refere. A gara-branca-grande, a maior de todas as garas, tem bico comprido e amarelo e longas pernas negras. Voa lentamente, com o pescoo encolhido e as pernas esticadas. Na poca da reproduo (julho a dezembro), penas maiores e de texturas delicadas crescem no dorso dos adultos , formando um tufo de penas finas. Por causa das penas que eram usadas em chapus femininos, essas garas foram caadas intensamente no comeo do sculo.

You might also like