You are on page 1of 12

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO

Este um teste que ajudar voc a verificar o quanto est preparado para fazer um plano de negcios e conseqentemente abrir sua empresa. Procure faz-lo com seriedade respondendo todas as perguntas, pois elas tocam em pontos fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Ao respond-las voc ter mais uma oportunidade de visualizar seu negcio, identificando pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaas. Talvez voc no consiga responder todas a perguntas da primeira vez, isto pode sinalizar onde voc tem que dar maior ateno, aprofundando seu planejamento e detalhando as aes a serem tomadas. Passada esta etapa, voc est pronto(a) para montar seu Plano de Negcios.

O Empreendedor e a empresa

1. O negcio que pretende abrir uma extenso do seu ego? Pode preencher as suas necessidades de auto-relizao? Tem a ver com as suas caractersticas pessoais, temperamento, preferncias, perfil psicolgico, habilidades, desafio intelectual, necessidade de status? 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Voc j identificou os motivos que o levam a querer abrir o prprio negcio? Voc capaz de descrever com clareza o objetivo da sua empresa? Como voc descreveria o seu negcio em uma frase? Voc tem conhecimento do produto e do ramo do negcio em que vai atuar? Voc j fez algum teste sobre a viabilidade tcnica da sua idia? Voc j fez algum teste sobre viabilidade mercadolgica da sua idia? Voc acha que tem somente uma idia ou est diante de um negcio real?

9. Voc, isoladamente ou em conjunto com seus scios tem a capacitao necessria para o empreendimento nas reas tcnicas, mercadolgia e gerencial? 10. H quanto tempo voc trabalha a idia central? 11. Quantas horas de trabalho voc calcula j ter dedicado idia do negcio?

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


12. Durante a fase de instalao e ainda no primeiro ano, quantas horas de trabalho por semana voc pretende dedicar ao seu futuro empreendimento? 13. Voc, ou seus scios, tem experincia no ramo do negcio que vai abrir? 14. Voc j participou da criao de algum outro empreendimento? 15. O Know how essencial ao negcio dominado por voc e/ou seus scios?

16. Caso seu negcio tenha alguma dependncia estratgica de pessoas que no pertencem empresa (licenas, direitos no cedidos, etc.), voc j conseguiu resolv-la? 17. O seu produto tem protees contra a entrada de concorrentes?

18. Voc considera a proteo contra a entrada de concorrentes adequada? 19. Voc obtm informaes sobre a sua rea de negcios sistematicamente, atravs de publicaes especializadas, jornais de grande circulao, das suas relaes pessoais e observaes como usurio/ cliente? 20. Voc esta habituado a consultar estatsticas e dados secundrios sobre o seu setor de atuao? 21. Voc conhece pessoas que atuam no seu ramo de negcios e est relacionado com as entidades de classe, associaes e instituies, feiras e eventos que podem influenciar o seu negcio? 22. Voc est realmente determinado a ser um empreendedor? J buscou as razes que o levam a empreender? Elas so suficientes para dar-lhe a fora e energia para enfrentar momentos difceis? 23. Qual o negcio em que voc est? A definio do ramo em que uma empresa vai atuar muito importante. comum as pessoal definirem erroneamente qual o negcio da empresa. Por exemplo, uma empresa que faz software agropecurio, em que ramo est? necessrio que esta empresa entenda e acompanhe a evoluo de mercado e da tecnologia aplicada em agropecuria? A disperso e falta de foco, no raro, so causas de insucessos. Voc j definiu o ramo em que a sua empresa est? 24. O que o levou a escolher este ramo de negcios? 25. 26. Por que voc vai criar esta empresa, especificamente? Existem caractersticas na vida de um empreendedor que o desagradam? Quais?

27. A opinio da sua famlia/ amigos prximos em relao ao fato de voc abrir um negcio positiva, estimulante?
2

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO

O produto e o mercado

28. O que o seu primeiro produto/ servio? 29. 30. O que o levou a escolher esse produto? Voc capaz de listar 3 benefcios oferecidos somente pelo seu produto/ servio?

31. Qual a aplicao do seu produto/ servio? 32. O seu produto usado em conexo com outros produtos? 33. Para a definio do produto, ou para o seu projeto, voc fez pesquisas sobre as necessidades do cliente? 34. Voc j desenvolveu um prottipo? 35. A embalagem e/ou metodologia de atendimento/desenvolvimento (no caso de servio) j esto definidos? 36. J calculou o custo unitrio (com toda a sua composio) do(s) produto (s)? 37. J estimou o preo unitrio de venda e a margem de lucro? 38. Voc j comprou o seus preos com os praticados pela concorrncia?

39. Voc sabe definir o ciclo de vida do seu produto: (inicio, em expanso, em declnio) ? 40. O seu produto diferenciado daqueles oferecidos pela concorrncia? 41. Voc sabe identificar as suas vantagens competitivas em relao concorrncia? 42. Voc conhece os fatores crticos de sucesso da sua empresa? (Algo que, se existir na intensidade adequada, determinar o sucesso da empresa, e cuja falta, ao contrrio, inviabilizar o empreendimento.) 43. Voc saberia indicar a importncia relativa de cada um dos fatores crticos de sucesso (em percentual, soma dos itens igual a 100%) ? 44. Voc capaz de citar as 3 razes principais para algum no comprar seu produto imediatamente? 45. Voc j fez algum teste com o seu produto?

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


46. Voc j contatou consumidores potenciais? Em nmero suficiente? 47. J verificou o que os clientes acham no desenho do produto? Ele suficientemente vendedor ? 48. J verificou qual preo os clientes esto dispostos a pagar pelo produto ?

49. J verificou onde os clientes estariam dispostos a compr-los, atravs de quais canais de distribuio? 50. Se o seu produto novo, j foi submetido a um grupo de clientes para a teste de conceito e de utilidade? 51. Voc sabe definir qual a rea de oportunidade da sua empresa: (informtica, lazer, vesturio, turismo, ensino, agropecuria, sade...)? Qual o setor de atividades: (indstrias, comrcio, servios) ? Qual o ramo do negcio: (software aplicativo, de base, de multimidia, administrativo, de automao, escola de ingls, criao de gado...) ? 52. Em relao ao ramo de negcio em que vai atuar a sua empresa, voc conhece o seu tamanho (valor e quantidade dos negcios realizados), sabe qual a participao do ramo no PIB da economia local, sabe qual a margem de lucro que o ramo opera, sabe qual o percentual em termos de arrecadao de impostos? 53. Quais as tendncias voc percebe no ramo de negcios? Voc consegue vislumbrar as mudanas significativas nos prximos anos quanto ao mercado? (produto, clientes, preos, atendimento, comercializao, distribuio). 54. Voc esta preparado para decifrar o meio ambiente econmico e poltico no sentido de identificar causas que possam afetar as vendas do seu produto? 55. Voc sabe identificar quais fatores externos constituem ameaas graves ao seu negcio? (Inflao, juros, flutuao do cmbio, custo de energia, matria prima, mo de obra, mudanas tecnolgicas...) 56. Voc j definiu a misso da empresa? (ou seja, a sua razo de ser, expressa em uma ou duas frases, que funcionam como um guia para todos que participarem do seu negcio). 57. Voc identificou um nicho para o seu negcio? 58. Voc sabe quais so os seus concorrentes? Conhece as empresas que tm produto semelhante ao seu e que atuam na mesma rea geogrfica? 59. Conhece as empresas que oferecem substitutos aos seus produtos? 60. Conhece as empresas pioneiras que tm ainda frente os seus fundadores?

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


61. Voc conhece com detalhes todos os principais produtos concorrentes?

62. Voc sabe como os concorrentes vo reagir sua entrada no mercado, quais os possveis meios que os concorrentes adotaro para elimin-lo? 63. Voc sabe quais os meios que voc adotar para se defender? 64. Quando comparados com a concorrncia, voc sabe indicar se os elementos do seu produto abaixo relacionados constituem pontos fortes ou fracos? Recursos de projeto/desenho, preo, condies de pagamento, prazo de entrega, relaes pessoais no ramo, pontos de distribuio, promoo e publicidade, embalagem, qualidade, imagem de empresa, assistncia ps venda, marca? 65. Quanto a lanamentos de novos produtos, voc j analisou com que freqncia os concorrentes lanaram novos produtos no mercado nos ltimos anos? 66. Voc sabe qual percentual de mudanas feitas devido a desenvolvimento tecnolgico nos produtos da concorrncia? 67. Voc sabe o percentual relativo a mudanas feitas na marca? 68. Sabe qual a freqncia e razes de mudanas na embalagem? 69. Voc fez uma projeo das vendas para identificar sazonalidades ou oscilaes? 70. Voc j estabeleceu medidas para neutralizar as repercusses financeiras das oscilaes de vendas no seu fluxo de caixa? 71. Voc j refletiu sobre uma estratgia de vendas? 72. J identificou os principais obstculos venda dos seus produtos? 73. Voc sabe o que os clientes a comprarem o seu produto: (qualidade, preo, condies de pagamento, propaganda, atendimento, distribuio, localizao, desenho, embalagem, garantia, assistncia tcnica, etc.) 74. Voc j definiu o seu territrio de vendas, j sabe em que praa pretende atuar? 75. Sabe qual mercado potencial para o produto no territrio (quantidade, valor) ? 76. J definiu qual ser a participao da sua empresa no mercado ( % ) ? 77. Quanto ao mercado, voc j identificou as principais oportunidades? 78. J identificou as principais ameaas?

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


79. J planejou a entrada em novos mercados ? 80. J planejou o segundo produto? 81. Quais sero os seus clientes? Conhece o seu perfil: faixa etria, sexo, renda, hbitos de compras? 82. Voc conhece o nmero de clientes potenciais do mercado? 83. Conhece publicaes )jornais, revistas, informes) que lhe permitam saber sobre perfil de seus clientes e sobre o ramo do negcio? 84. Como voc conhece as necessidades dos seus clientes? 85. Quanto ao atendimento aos clientes, j analisou a que melhor: o deslocamento fsico dos clientes at a empresa ou o inverso? 86. Voc sabe se os clientes percebem imediatamente que o seu produto satisfaz adequadamente s suas necessidades e motivaes? Se os clientes reconhecem facilmente o produto como sendo uma melhoria comparado aos concorrentes, dispensando explicaes extensiva? 87. Voc j criou formas de traduzir a satisfao do cliente em nmeros, para conhecer o grau de aceitao do seu produto? 88. J analisou a distribuio de seus clientes? Qual o grau de vulnerabilidade da sua empresa em relao aos clientes? Exemplo: um cliente representar mais de 20% de suas vendas, cinco clientes representaro mais que 50% de suas vendas. 89. Os seus clientes tm um grau de fidelidade aceitvel? 90. Voc sabe quando o seu produto estar disponvel?

91. Sabe qual a sua clientela alvo? 92. Voc j planejou a propaganda nas fases de lanamento do produto e aps o lanamento para manter a imagem da empresa e do produto? 93. Voc j definiu o que pretende destacar na propaganda de seus produtos? Por exemplo, a imagem da empresa, a qualidade do produto, preo, forma de distribuio, assistncia aos clientes, etc.? 94. Voc j definiu o esforo de propaganda segundo a mdia? Jornais, revistas, rdio, TV, prospecto, cartaz, mala direta?

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


95. Voc j definiu outros meios de divulgao? Exemplo: contatos pessoais com clientes, exposies, feiras, congressos, apoio promocional de empresas, etc. 96. Voc dispe de material informativo (brochuras, diagramas, desenhos, ilustraes material para a imprensa ou outra documentao sobre o seu produto/servio)? Nas lnguas necessrias? 97. Se voc pretende fazer promoo, voc j fez os estudos necessrios: programa de promoo (objetivos, cronograma), custos? Estimou os benefcios? 98. Voc analisou qual a melhor estratgia de vendas para sua empresa? Por exemplo: aumentar a participao no mercado subtraindo fatias dos concorrentes, aumentar a participao atravs da obteno de novos clientes, combinar a expanso de mercado com a disputa com os concorrentes.

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO

Sua empresa e as finanas 99. Voc j capaz de fazer projees de venda? 100. J verificou os produtos que podem ser quantificados em unidades vendidas ou volume? 101. J criou uma metodologia de previso de vendas no caso dos produtos no quantificveis? 102. Nos exerccios de vendas j trabalhou com cenrios diferentes: pessimista, realista e otimista, estimou para cada cenrio quantidades, valores do faturamento e lucro? 103. Quanto a sua fora de vendas, voc j definiu o perfil das pessoas dedicadas venda? 104. J definiu o quadro de pessoas ou o esforo de venda necessrio? 105. Pretende pagar comisses para vendedores ou intermedirios? 106. Voc j avaliou a importncia da assistncia ps-venda no seu negcio? 107. Quanto assistncia tcnica, voc j analisou se seu produto necessita de assistncia tcnica depois de vendido? 108. J definiu qual ser a garantia do produto? 109. J mediu as diferenas entre as suas condies de fornecimento e de garantia e a dos seus concorrentes? 110. J estabeleceu mecanismos para o acompanhamento ps-venda? 111. J pensou em um sistema ativo para medir o grau de satisfao dos clientes? 112. J pensou em formas de traduzir sistematicamente as informaes capturadas pela assistncia tcnica em melhoria do produto? 113. J estimou os custos de aes ps-venda? 114. J definiu quais sero os prazos de pagamento para seus clientes? 115. Voc j analisou se os prazos de pagamento sero diferentes dos da concorrncia? 116. J pensou sobre a modalidade de pagamento? (remessa bancria, moeda, cheques, promissrias, carto de crdito)?

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


117. Voc j analisou as vantagens /desvantagens de conceder descontos para pagamentos antecipados? 118. Quanto s implicaes financeiras da administrao de vendas, voc j ponderou se ser necessrio recorrer a financiamento de vendas? (desconto de duplicatas, factoring) 119. J definiu um sistema para que as suas prprias faturas no sejam emitidas ou expedidas com atraso? 120. J definiu como pretende assegurar o cumprimento dos prazos de pagamento de seus clientes? 121. J estabeleceu qual ser a tolerncia mxima de atraso permitida? 122. J analisou se sua clientela potencial tem liquidez? J fez previses sobre a porcentagem de clientes duvidosos ou insolventes? 123. Quanto ao mercado internacional, (caso pretenda exportar) voc conhece as suas caractersticas? Conhece incentivos exportao? Sabe como exportar? Calculou despesas com seguros? Com taxas, transporte? Conhece a legislao? 124. Voc j definiu quais os fatores importantes na definio dos canais de distribuio de seus produtos? A disperso geogrfica da clientela? Os formadores de opinio no ramo de atuao? Os revendedores? Outros? 125. Em relao s atividades de compras, voc j refletiu sobre o grau de dependncia de fornecedores? J analisou o impacto no produto final das compras de produtos e/ou servios? Se existem alternativas de fornecedores em outras praas. No exterior? Se pretende ter uma poltica de parceria com fornecedores? 126. Quanto aos seus fornecedores, voc j analisou/pesquisou quais so os fornecedores potenciais? J os analisou quanto a: preo, qualidade dos produtos, localizao, prazos de entrega, prazos de pagamento, meios de transporte? 127. Voc domnio de tecnologia necessria ao desenvolvimento/produo? 128. Nas suas atividades de produo, voc empregar um processo de produo que o colocar em condies de igualdade comparado com o de seus concorrentes? 129. J analisou se poder suportar atrasos na produo? 130. J analisou o que ser necessrio para aumentar a quantidade produzida? 131. J estimou com que refugo voc suporta operar? 132. J fez previses de receitas ou despesas com licenas de produo?
9

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO

133. J estimou qual a participao no faturamento de produtos feitos por terceiros? 134. J fez projees sobre os seguintes pontos do seu empreendimento: faturamento mensal bruto, lucro, rentabilidade esperada sobre o capital investido (%), tempo de retorno sobre o capital investido, necessidade de capital prprio para o primeiro ano, necessidade de capital de terceiros para o primeiro ano, nmero de empregados no primeiro ano, encargos fiscais, encargos sociais? 135. No clculo de suas projees, voc estimou se todos os preos tero uma evoluo nica ou voc prev taxas diferenciadas para preos de compra, preos de venda, salrios e honorrios, custo de material, custo de energia, custo de transporte, custo por unidade produzida, outros? 136. Voc j comparou a rentabilidade esperada da sua empresa com outros investimentos, como imveis, poupana, renda fixa, etc.? 137. Voc vai precisar de recursos financeiros de terceiros? J verificou as condies exigidas para a obteno de crditos ou financiamentos? Qual o percentual do capital inicial pode ser financiado? As taxas de juros so suportveis? A amortizao anual compatvel com o seu fluxo de caixa? O prazo do financiamento adequado ao nvel das atividades? As garantias exigidas so disponveis? 138. Voc j especificou as suas necessidades de equipamentos, transporte, mobilirio, telefone- fax , estoques, outros? 139. Voc tem o pessoal necessrio para realizar as suas metas, o seu sonho? 140. Caso v contratar pessoal, j dimensionou as necessidades por funes? Identificou as aptides envolvidas? Estabeleceu poltica de salrios e de benefcios? Sabe o valor das obrigaes sociais? Conhece os salrios do seu ramo? Conhece a legislao? 141. Quanto capacitao do seu pessoal voc pretende qualificar internamente, atravs de treinamento? Voc j fez uma previso anual de despesas de treinamento? (incluindo as horas subtradas produo) 142. Voc pretende contratar pessoal j treinado? 143. Voc j estimou qual o tempo de treinamento para um tcnico estar em condies ideais para produzir adequadamente em sua empresa? 144. Voc j refletiu sobre quais razes o levam a ter scios? Por exemplo: aporte de capital, aporte de tecnologia, suporte de gerenciamento, mo de obra de alto nvel e barata no incio do negcio, aporte de experincia, maior segurana.

10

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


145. Quanto formao da sociedade, voc escolheu os seus scios criteriosamente, levando em conta a complementaridade de experincia e interesses, a qualidade de relacionamento interpessoal, os interesses comuns, a mesma viso do negcio, disponibilidade de tempo para o negcio, aspiraes compatveis, nvel cultural, social e qual ser a contribuio de cada um? 146. J foi feita uma diviso de tarefas entre as scios, definindo-se as reas de atuao de cada um? (marketing, finanas, operaes, etc.) 147. Voc j planejou como ir financiar o crescimento da empresa? 148. Quanto as metas do empreendimento, voc j fixou valores, quantidades e indicadores para volume de vendas ($), crescimento de vendas (%), participao no mercado (%), retorno sobre o capital (%), lucro lquido ($), nmero de empregados (quantidade), folha de pagamento/faturamento (%), custos operacionais/faturamento (%), valor das imobilizaes ($)? 149. Voc j estabeleceu um canal de aconselhamento sobre o seu negcio? Exemplo: Padrinho, informaes sobre marketing, publicidade, legislao, contabilidade, informaes no SEBRAE, rgos de classe, pessoal do ramo, informaes e dados sobre a atividade em outros pases, acesso a um do grupo de empreendedores, acesso literatura, informaes sobre o ensino na rea. 150. Quanto organizao, voc tem um projeto para as fases de implantao e crescimento da empresa que aborde: organograma formal e descrio das funes, informatizao, procedimentos escritos, implantao da Qualidade Total e estabelecimento de padres de produo (ISSO 9000), contabilidade e procedimento de Fluxo de Caixa, poltica de pessoal: salrios, incentivos, participao nos lucros, assistncia mdica, plano de carreira, plano de treinamento. 151.Quanto localizao, voc j avaliou a importncia estratgica da localizao para a produo, administrao, vendas, distribuio? A caracterstica da regio na qual ser instalada sua empresa? (residencial, comercial, mista) Qual o tamanho da rea necessria para produo, estoque, administrao, transporte, vendas, rea social, expanso. Se alugado, a durao do contrato adequada? Suporta a maturao do empreendimento? Quais os impactos de uma mudana? Quais atuais implicaes legais ou pblicas do terreno? (restrio de construo, direito de estradas, etc.) 152. Em relao implicaes legais do seu negcio, voc j desenvolveu consideraes sobre o regime jurdico (Ltda, firma individual, etc.)? Participao de cada scio no capital da empresa? Redao do contrato e do estatuto? Registro (abertura) da empresa? Autorizaes legais a obter (alvars, regulamentaes locais e profissionais)? Contratos de exclusividade? Patentes? Direitos autorais? 153. Voc j analisou a importncia da forma jurdica para o seu negcio? J avaliou a influncia (alta, mdia, baixa, nenhuma) da constituio jurdica relativamente a:
11

TESTE PARA O PLANO DE NEGCIO


responsabilidade pessoal sobre o capital e resultados da empresa, divulgao oficial das demonstrao financeiras, riscos, distribuio de lucros, poder gerencial, financiamento, base de crdito, despesas com registros, carga tributria? 154. J decidiu se vai desenvolver seu negcio associado a outras empresas do tipo representao comercial, representao comercial exclusiva, concesso de marca, de patente, de processo de fabricao, de franquia, etc.? 155. Como ser a participao societria em termos de controle do empreendimento? Voc j refletiu sobre as situaes: voc deter o poder, ser scio majoritrio, nico a decidir? As decises sero partilhadas igualitariamente? Qual o nmero ideal de scios, em termos de processos decisrios ? As circunstncias que conduzem ao impasse decisrio e como evitlas? ( Exemplo: havendo participao igual para todos, nmero par de scios versus nmero impar). 156. (Mesmo que isto possa lhe surpreender, voc deve planejar a sua sada da empresa. Por todos os motivos! Na verdade, algum deixa um empresa por motivo de sucesso!) Voc j refletiu sobre as condies de sua sada da empresa? Pensa em incluir clusulas na contrato social que permitam uma sada simples e justa, sem ameaas de perdas? J refletiu sobre como fixar o valor da empresa para o caso de venda para outros scios? Como sero regulamentado os seguintes assuntos no contrato social: responsabilidades, distribuio de lucros, entrada e sada de scios, venda parcial ou integral?

12

You might also like