You are on page 1of 3

XXII Encontro Brasileiro de Malacologia 04 a 08 de setembro de 2011 Fortaleza - CE

VARIEDADE DE MOLUSCOS PRESENTES NO PESCADO COMERCIALIZADO NO MUNICPIO DE MOSSOR-RN Oliveira, I. A.1*; Silva, E. J. 1, 2; Dias, L. K. P. 1; Martins, L. P. da C. 1& Martins, I. X.2
Graduando em Engenharia de Pesca, UFERSA, Av. Francisco Mota, Mossor-RN. Laboratrio de Moluscos LabMol, Departamento de Cincias Animais UFERSA *email: italaalves_@hotmail.com
1

RESUMO: O filo Mollusca o segundo maior do reino animal e o 3 principal recurso pesqueiro comercializado. Assim o objetivo do presente trabalho foi listar os produtos alimentcios base de molusco ofertados nos principais pontos de comercializao (supermercados de pequeno e grande porte) da cidade de Mossor, Rio Grande do Norte, e verificar possveis interferncias na disponibilidade destes atravs de entrevistas realizadas com os vendedores e/ou gerentes. No perodo compreendido entre setembro de 2010 a maio de 2011 foram feitas duas visitas a cada um dos 5 maiores locais de venda de pescado, sendo 4 supermercados e 1 mercado popular de comrcio de pescado. As consultas foram feitas em duas pocas distintas, nos perodos chuvosos (janeiro a maio) e secos (de julho a dezembro). Na poca de seca em 4 dos 5 locais visitados foram encontradas algumas espcies de moluscos, todas estas eram comercializadas congeladas. Enquanto que na poca das chuvas nos supermercados de grande e pequeno porte investigados, no havia nenhum molusco ofertado venda. Apenas no mercado popular no houve mudana na oferta de moluscos, uma vez que foi registrada, novamente, a presena do sururu Mytella falcata. Assim podemos inferir que possivelmente
a sazonalidade e a falta de hbito da populao local em consumir moluscos podem afetar a oferta destes em supermercados e at em mercados locais.

Palavras chave: Mytella falcata, comrcio, sazonalidade.

INTRODUO
O filo Mollusca o segundo maior do reino animal, tendo aproximadamente 200.000 espcies viventes (PONDER & LINDBERG, 2008), sendo suplantados apenas pelos artrpodes. Os moluscos h milhares de anos tm sido alvo da pesca pelos humanos, sendo este grupo o 3 principal recurso pesqueiro comercializado, entre eles polvos, lulas, ostras, mexilhes e at alguns gastrpodes so comumente consumidos. Recentemente a procura por alimentos tidos com mais saudveis tem levando o aumento da demanda por pescado, isso graas a preocupao moderna com a qualidade de vida. A popularizao desses recursos, em parte, devido aes governamentais como a campanha de incentivo ao consumo de pescado, que o ressaltam como um alimento funcional rico em mega 3, o qual traz benefcios como preveno de doenas e aumento da longevidade. O marisco, alm de ser nutritivo, tem menos calorias que a maioria das carnes conhecidas, incluindo a maioria dos peixes (RESGALLA JR et. al, 2008). No entanto, ARRUDA (1981) conclui que, apesar da diversidade dos hbitos alimentares entre diferentes povos e camadas sociais, em distintos perodos histricos, o valor nutricional da dieta depende fundamentalmente das possibilidades econmicas da famlia para acesso aos alimentos, sendo o seu principal condicionante. Estatsticas apontam o aumento na produo e extrao desse grupo em territrio nacional (IBAMA, 2006), porm existem poucos trabalhos enfocando a comercializao dos moluscos. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi listar os produtos alimentcios base de molusco ofertados nos principais pontos de comercializao (supermercados de pequeno e grande porte) da cidade de Mossor, Rio Grande do Norte, e verificar possveis interferncias na disponibilidade destes atravs de entrevistas realizadas com os vendedores e/ou gerentes.

MATERIAIS E MTODOS
A cidade de Mossor localiza-se no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte (05 11' 15'' S e 37 20' 39'' W), sendo a segunda maior cidade deste estado e centro comercial de outros 5 municpios (Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel e Barana) formando a Microrregio de Mossor. No perodo compreendido entre setembro de 2010 a maio de 2011 foram feitas duas visitas a cada um dos 5 maiores locais de venda de pescado, sendo 4 supermercados (2 de pequeno porte e 2 de grande porte) e 1 mercado popular de comrcio de pescado.

XXII Encontro Brasileiro de Malacologia 04 a 08 de setembro de 2011 Fortaleza - CE

As consultas foram feitas em duas pocas distintas, nos perodos chuvosos (janeiro a maio) e secos (de julho a dezembro), com o objetivo de verificar se a sazonalidade influenciava na disponibilidade dos moluscos e buscando relatar quais moluscos eram comercializados e a forma de comercializao dos mesmos, atravs de registro fotogrfico e entrevistas com representantes dos locais.

RESULTADOS
A primeira consulta ocorreu durante a poca de seca. Foi constatado que em 4 dos 5 locais visitados, foram encontradas algumas espcies de moluscos sendo comercializadas, todas estas eram comercializadas congeladas. Em nenhum momento encontrou-se exemplares vendidos vivos ou somente resfriados. Os representantes do filo Mollusca observados no comrcio pertenciam apenas s classes Bivalvia e Cephalopoda (TABELA 1).

Tabela 1 Variedade e formas de comercializao dos moluscos presentes no pescado do municpio de Mossor RN. Local Supermercado de Pequeno Porte 1 Produto SURURU (Mytella falcata) BZIO (Anomalocardia brasiliana) OSTRA (Crassostrea sp.) MEXILHO (Perna perna) POLVO LULA LULA POLVO OSTRA (Crassostrea sp.) Mercado popular SURURU (Mytella falcata) LULA MEXILHO (Perna perna) Supermercado de Grande Porte 2 * Forma de comercializao Desconchado Desconchado Desconchada Meia concha Tentculos Anis (em paella) Inteira e embalada vcuo e congelada Eviscerado e congelado Desconchada e congelada Desconchado e congelado Anis congelados (em paella) Desconchado e congelado X Chuva Seca X X X X X X X X X

Supermercado de Pequeno Porte 2

Supermercado de Grande Porte 1

X X

*No se verificou a presena de nenhum produto base de molusco no local.

XXII Encontro Brasileiro de Malacologia 04 a 08 de setembro de 2011 Fortaleza - CE

Figura 1 Espcies encontradas durante a visita aos supermercados. A. O mexilho Perna perna congelado; B. Moluscos na composio de ingredientes para paella.

A segunda consulta ocorreu nos primeiros meses de 2011, na poca das chuvas. Durante as visitas pdese constatar que nos supermercados de grande e pequeno porte investigados, no havia nenhum molusco ofertado venda. Apenas no mercado popular no houve mudana na oferta de moluscos, uma vez que foi registrada, novamente, a presena do sururu Mytella falcata. De acordo com o gerente do setor de pescado de um dos supermercados visitado a oferta destes produtos no ocorre devido falta de demanda, o que inviabiliza a venda. No se verificou em nenhum dos locais de comercializao a presena de produtos industrializados e de valor agregado tendo como matria prima moluscos. Portanto foi registrada apenas a comercializao das espcies na sua forma natural congeladas. Alternativas de agregao de valor deste produto como a defumao, podem ser viabilizadas como forma de incentivo ao consumo, levando em considerao a localizao de Mossor, que se encontra prximo a municpios que exercem a atividade de extrao de moluscos, principalmente bivalves (SILVA & MARTINS, 2010).

CONCLUSO
Assim podemos inferir que possivelmente a sazonalidade e a falta de hbito da populao local em consumir moluscos podem afetar a oferta destes em supermercados e at em mercados locais. Este trabalho veio como forma de fornecer subsdios a estudos futuros de comercializao, tendo em vista que trabalhos desta natureza ainda no haviam sido realizados no local.

REFERNCIAS
ARRUDA, B. K. G. 1981. Padres alimentares da populao brasileira. Instituto Nacional da Alimentao e Nutrio. 64pp. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA. 2008. Estatstica da pesca 2006 Brasil: grandes regies e unidades da federao. Centro Nacional de Informao, Tecnologias Ambientais e Editorao CNIA. Braslia, DF. 174p. PONDER, F. W. & LINDBERG, R.D. 2008. Phylogeny and evolution of the mollusca. 1ed. California United States: University of California Press. 469p. RESGALLA JR., C.; WEBER, L.I. & CONCEIO, M.B. (Ed). 2008. O Mexilho Perna perna (L.): Biologia, Ecologia e Aplicaes. Editora Intercincia: Rio de Janeiro, 324p. SILVA, E. J. & MARTINS, I. X. 2010. Primeiro registro do extrativismo do sururu Mytella falcata (Mollusca: Bivalvia) no municpio de Porto do Mangue, Rio Grande do Norte. In: AquaCincia, CD de resumos.

You might also like