You are on page 1of 7

Sincronizando seu pendrive | Dr.

White Hat

http://drwhitehat.wordpress.com/2008/08/01/sincronizando-seu-pendrive/

Dr. White Hat


Sua porta de entrada para a Segurana da Informao

Sincronizando seu pendrive


Posted on agosto 1, 2008 | 7 comentrios

Precauo nunca demais


No mundo da informtica dizemos que existem dois tipos de usurios: o que j perdeu dados e aquele que vai perder. Brincadeiras a parte, todos ns temos que tomar as devidas precaues para evitar a perda de dados. Embora no seja levada muito a srio por muitas empresas, principalmente as pequenas, uma poltica de backup deve prever cpias dirias com rodzio de mdias de gravao (fitas magnticas ou CDs/DVDs), armazenamento em cofres a prova de fogo e rodzios peridicos para cofres em prdios distantes do CPD ( essa sigla j pr-histrica, mas enfim). Tudo isso para qu? Se houver necessidade de restaurar um arquivo do dia anterior, temos a fita do dia anterior E se essa fita estiver com problemas? Ah Temos a fita de dois dias atrs. Mas se o prdio pegar fogo? Hum Temos o cofre a prova de fogo. Mas se o cofre no suportar? Ah Temos a cpia noutro prdio! Entendeu a idia? Em termos de segurana temos que ser meio paranicos. Dessa forma podemos at perder alguns dias de transaes mas no perdemos o movimento do ano inteiro. Algumas empresas no podem sequer se dar ao luxo de perder um dia de transao. Para isso existem solues de site mirrors, ou seja, todos os servidores duplicados em outro prdio, fisicamente distantes com todos os dados sendo atualizados simultaneamente nos dois sites. Se acontecer um desastre no site principal, o site espelho assume as transaes e a empresa no pra. E quando eu falo distante, distante mesmo! Reza a lenda (no sei se verdade porque ainda no consegui descobrir o nome da empresa) que um banco americano possua seu CPD numa das torres gmeas de Nova York. Aquelas do 11 de setembro, que todos sabem, desabou. Seu site espelho estava onde? Na outra torre Os gestores de TI e/ou Segurana no foram paranicos suficiente. Certamente eles imaginaram que um prdio poderia pegar fogo, mas o incndio numa torre jamais atingiria a outra. No previram a possibilidade de uma catstrofe atingir as duas torres ao mesmo tempo. Dizem que o banco faliu Mas voltando para nossa realidade, no precisamos de todo esse aparato mas certamente, se voc costuma carregar todos os seus arquivos no pendrive (ou notebook) precisa de algum mecanismo prtico para manter a cpia deles. Recentemente, fui assaltado e levaram meu notebook. Tirando o prejuzo financeiro e a inconvenincia de ficar sem uma ferramenta de trabalho, fiquei tranqilo porque alm do meus dados estarem criptografados (como mostrei na semana passada), eu tinha a cpia no meu pendrive. E se eles tivessem levado seu pendrive?, voc poderia me perguntar. E eu te responderia: Ah!! Eu ainda tenho a cpia no computador do meu trabalho!!.

1 de 7

18/8/2011 21:16

Sincronizando seu pendrive | Dr. White Hat

http://drwhitehat.wordpress.com/2008/08/01/sincronizando-seu-pendrive/

Esse mecanismo de sincronizao entre essas diferentes cpias, o que vou mostrar a voc agora, para voc utilizar nos seus volumes criptografados (Voc j criptografou seus arquivos, no?).

Allway Sync: Uma soluo para Windows


O programa que utilizo no Windows o Allway Sync, que gratuito para uso pessoal e at 20 mil sincronizaes por perodo de 30 dias (algo em torno de 700 arquivos/dia, no suficiente para voc?). Para quem usa Linux, eu uso e indico o Unison. Faa download do arquivo de instalao no seguinte endereo: http://allwaysync.com/download /allwaysync-8-2-5.exe, salve numa pasta a sua escolha e clique duas vezes para iniciar sua instalao. A instalao dispensa maiores comentrios. Padro Windows: next, next, next, finish. Terminada a instalao, execute o programa. Na primeira execuo, temos que criar um perfil para sincronizao, indicando quais as pastas que queremos sincronizar. No nosso exemplo, eu tenho um volume no drive D: e outro no pendrive. No Truecrypt eu costumo sempre montar o volume do HD no drive H:e o do pendrive no drive P:, conforme voc pode ver abaixo.

Quando o Alway Sync inicia, todos os menus e mensagens esto em ingls. Se voc no se sente confortvel na lngua do Tio Sam, voc pode mudar para o portugus. V no menu Language e escolha Portuguese Brazil. Clique com o boto direito do mouse na aba que est escrito New job 1 e escolha a opo Adicionar nova. Vai aparecer uma nova aba escrito Nova associao 1. Clique novamente com o boto

2 de 7

18/8/2011 21:16

Sincronizando seu pendrive | Dr. White Hat

http://drwhitehat.wordpress.com/2008/08/01/sincronizando-seu-pendrive/

direito do mouse na aba New job 1 e selecione Remover. Cada aba representa um perfil de sincronizao. Voc pode criar vrias abas para sincronizar diferentes pastas.

Clique no boto Procurar localizado no lado esquerdo e na janela aberta, localize e selecione o drive H:.

Repita a operao selecionando agora, o boto Procurar localizado no lado direito e selecione o drive P:. Agora voc vai ter no campo ao lado de cada pasta amarela, as letras H: e P:, respectivamente. Entre eles existe uma seta com duas pontas e a palavra Alterar. Isso significa que a sincronizao ser bidirecional. O arquivo que for mais recente de um lado ser copiado para o outro lado e vice-versa. Voc pode escolher copiar sempre do HD para pendrive ou vice-versa, mas com a sincronizao bidirecional voc fica livre para atualizar qualquer arquivo em qualquer dos volumes e o programa se encarrega de equalizar sempre os arquivos mais recentes, independente de onde esteja.

3 de 7

18/8/2011 21:16

Sincronizando seu pendrive | Dr. White Hat

http://drwhitehat.wordpress.com/2008/08/01/sincronizando-seu-pendrive/

Agora podemos clicar no boto Analisar para que o programa faa as devidas comparaes e determinar quais arquivos sero copiados e em que sentido. Aps a anlise, possvel que o programa exiba uma relao de arquivos na lista de Mensagens importantes. Ela contem uma relao de arquivos dos quais o programa ficou na dvida sobre a direo da cpia. Isso geralmente s ocorre na primeira execuo. Voc pode clicar em Ignorar para ignorar o aviso para um determinado arquivo; Parar para evitar que o programa proceda a cpia desse arquivo; Ignorar todos os avisos mostrados e continuar para ignorar todas as mensagens de alerta; ou Review the file para ver o que o programa vai fazer.

No lado esquerdo antes da lista, existe um pequeno tringulo preto. Clique nele para fechar ou abrir a lista correspondente. Voc vai verificar que existem vrias listas. Uma delas a lista de Arquivos/ficheiros questionveis que correspondem aos alertas exibidos anteriormente. Nela podemos ver 7 colunas. As 3 primeiras correspondem ao drive H: e as 3 ltimas ao drive P:. A coluna central, intitulada Sync direction, mostra uma seta indicando a direo da cpia.

A ao a ser tomada para cada arquivo, representada por essa seta, pode ser alterada por voc. Para isso, posicione o ponteiro do mouse sobre a seta e observe que ela expandida, mostrando as opes: setas para direita ou para esquerda para indicar o sentido da cpia; uma barra diagonal para indicar que nenhuma ao deve ser tomada; ou um X para indicar que o(s) arquivo(s) deve(em) ser excludo(s).

As outras listas so:

4 de 7

18/8/2011 21:16

Sincronizando seu pendrive | Dr. White Hat

http://drwhitehat.wordpress.com/2008/08/01/sincronizando-seu-pendrive/

Novos arquivos: arquivos que existem de um lado mas no existem no outro. Arquivos modificados: arquivos que j existem em ambos os lados mas possuem diferenas. Arquivos no modificados: existem em ambos os lados e so iguais. Voc pode rever cada uma dessas listas antes de efetuar o sincronismo e aps a primeira execuo, o programa passa a ter o controle mais preciso e efetivo sobre as alteraes de todos os arquivos das pastas selecionadas (no nosso exemplo, os dois drives correspondentes aos volumes criptografados) e passa a escolher corretamente a direo de cada atualizao. Mnz. eu sugiro que voc sempre verifique as atualizaes e no confie cegamente no programa. Geralmente voc vai ter poucos arquivos atualizados ao longo do dia e vale a pena conferir. Feitas as devidas conferncias, clique no boto Sincronizar e aguarde a finalizao das cpias. Isso pode ser acompanhado pela barra indicadora abaixo do boto Sincronizar, a qual indica o percentual executado.

Uma vez concluda a sincronizao, voc pode fechar o programa, voltar para o TrueCrypt, desmontar os volumes, desmontar o pendrive e ir para casa tranqilo (se voc estiver no trabalho), sabendo que seus arquivos esto a salvo no pendrive, no micro do trabalho e se quiser no micro de casa ou no seu notebook. Uma sugesto de rotina que voc monte o volume criptografado hospedado no HD no incio do dia para acessar seus arquivos e ao fim do dia monte o volume do pendrive para fazer a sincronizao. Se voc utiliza esses volumes em mais de um micro (trabalho durante o dia e em casa durante a noite), faa a sincronizao no incio e no fim dos seus trabalhos em cada estao, desmontando e retirando o pendrive aps cada sincronizao. Dessa forma voc garante que estar trabalhando sempre com os seus arquivos mais recentes. At semana que vem.

AD V E RT I SE M E N T

5 de 7

18/8/2011 21:16

Sincronizando seu pendrive | Dr. White Hat

http://drwhitehat.wordpress.com/2008/08/01/sincronizando-seu-pendrive/

Esta entrada foi publicada em backup, criptografia, pendrive. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 RESPOSTAS A SINCRONIZANDO SEU PENDRIVE

Moka | agosto 7, 2008 s 2:23 pm | Responder


Megumi, parabns pelo blog super til. Um abrao. Moka

Olivio Neto | setembro 12, 2008 s 10:48 am | Responder


Bacana esse programa, funciona perfeito !! Foi a soluo !!!

tiago | setembro 16, 2008 s 10:55 pm | Responder


Muito boas essas dicas, estou fazendo meu TCC e precisava de algo assim! Abraos!

Abadio Carlos | setembro 24, 2008 s 7:04 pm | Responder


Muito bom o programa. Obrigado

Wallison | outubro 27, 2008 s 2:52 pm | Responder


Ento posso dizer que eu era o que ia perder os dados, e agora sou o que j perdeu por isso encontrei esse post e espero nunca mais passar por esse problema.

Mariana | junho 17, 2010 s 5:51 pm | Responder


J estava procurando essa ferramenta h algum tempo, at que achei esse post! Muito til!!! Muito obrigada!!!

Luiza | setembro 22, 2010 s 10:08 am | Responder


Valeu pela dica. Estava precisando de algo para manter meu pen atualizado com o note e isso foi

6 de 7

18/8/2011 21:16

Sincronizando seu pendrive | Dr. White Hat

http://drwhitehat.wordpress.com/2008/08/01/sincronizando-seu-pendrive/

timo!!! Quanto segurana dos dados, aproveito para dar uma dica que me deixa bem segura se me roubarem o note, o pen ou se pegar fogo em casa eu tenho no pc programas de sincronizao automtica com a net. Duas vezes por dia tudo de novo que eu fizer nas pastas selecionadas sofre upload automtico. timo tb!

Theme: Coraline by Automattic.

Blog no WordPress.com.

7 de 7

18/8/2011 21:16

You might also like