You are on page 1of 6

Nas duas ltimas dcadas do sculo XVIII e nas trs primeiras do sculo XIX, uma nova tendncia esttica

predominou nas criaes dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores prprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direo da Sociedade europia aps a Revoluo Francesa e principalmente com o Imprio de Napoleo. Principais caractersticas: * retorno ao passado, pela imitao dos modelos antigos greco-latinos; * academicismo nos temas e nas tcnicas, isto , sujeio aos modelos e s regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes; * arte entendida como imitao da natureza, num verdadeiro culto teoria de Aristteles. ARQUITETURA Tanto nas construes civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclssica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificaes do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitetura so a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteo Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim. PINTURA A pintura desse perodo foi inspirada principalmente na escultura clssica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegvel do equilbrio da composio. Caractersticas da pintura: * Formalismo na composio, refletindo racionalismo dominante. * Exatido nos contornos * Harmonia do colorido Os maiores representantes da pintura neoclssica so, sem dvida, Jacques-Louis David - foi considerado o pintor da Revoluo Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Imprio de Napoleo. Durante o governo de Napoleo, registrou fatos histricos ligados vida do imperador. Suas obras geralmente expressam um vibrante realismo, mas algumas delas exprimem fortes emoes. Obra destacada: Bonaparte atravessando os Alpes e Morte de Marat Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780-1867), o pintor foi uma espcie de cronista visual da sociedade de seu tempo. Ingres acreditava qua a tarefa primordial da arte era produzir quadros histricos. Ardoroso defensor da pureza das formas, ele afirmava, por exemplo, que desenhar uma linha perfeita era muito mais importante do que colorir. " A pincelada deve ser to fina como a casca de uma cebola", repetia a seus alunos. Sua obra abrange, alm de composies mitolgicase literrias, nus, retratos e paisagens, mas a crtica moderna v nos retratos e nus o seu trabalho mais admirvel. Ingressoube registrar a fisionomia da classe burguesa do seu tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua confiana na individualidade. Amante declarado da tradio. Ingres passou a vida brigando contra

a vanguarda artstica francesa representada pelo pintor romntico Eugne Delacroix, contudo foi Ingres, e no o retrico e inflamado Delacroix, o mais revolucionrio dos dois. A modernidade de Ingres est justamente na viso distanciada que tinha de sue retratados, na recusa a produzir qualquer julgamento moral a respeito deles, numa poca em que se consumava o processo de aliana entre a nobreza e a burguesia. O detalhismo tambm uma das suas marcas registradas. Seus retratos so invariavelmente enriquecidos com mantos aveludados, rendas, flores e jias.

Para seu conhecimento Forte influncia da arquitetura neoclssica foi a descoberta arqueolgica das cidades italianas de Pompia e Herculano que, no ano de 79 a.C., foram cobertas pelas lavas do vulco Vesvio. Diante daquelas construes, num erro de interpretao, os historiadores de arte acreditavam que os edifcios gregos eram recobertos com mrmore branco, ocasionando a construo de tantos edifcios brancos. Exemplo: Casa Branca dos Estados Unidos.

Neoclssico
NEOCLASSICISMO Introduo

O neoclassicismo um movimento artstico que, a partir do final do sculo XVIII, reagiu ao barroco e ao rococ, e reviveu os princpios estticos da antigidade clssica, atingindo sua mxima expresso por volta de 1830. No foi apenas um movimento artstico, mas cultural, refletindo as mudanas que ocorrem no perodo, marcada pela ascenso da burguesia. Essas mudanas esto relacionadas ao racionalismo de origem iluminista, a formao de uma cultura cosmopolita e profana; A pregao da tolerncia; a reao contra a aristocracia e a Revoluo Industrial inglesa. Entre as mudanas filosficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revoluo francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da poca: subjetivismo, liberalismo, atesmo e democracia. Esses foram os elementos utilizados para reelaborar a cultura da antigidade clssica, greco-romana. No sculo XVIII, as rpidas e constantes mudanas acabaram por dificultar o surgimento de um novo estilo artstico. O melhor seria recorrer ao que estivesse mais mo: a equilibrada e democrtica antigidade clssica. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos, pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir. Surgiram os primeiros edifcios em forma de templos gregos, as esttuas alegricas e as pinturas de temas histricos. As encomendas j no vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova esttica. A imagem das cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifcios e largas avenidas foram traadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada, ainda existente nas mais importantes capitais da Europa.

Arquitetura

Na arquitetura percebe-se melhor os novos ideais que se desenvolvem na Europa. De uma forma geral foi marcada pela simplicidade, sendo que em alguns casos percebe-se maior influncia romana, com obras marcadas pela severidade e monumentalidade; e em outros casos se sobressaem as caractersticas gregas, com maior graa e pureza.

No fim do sculo XVII, inicia-se em pases como a Frana e a Inglaterra um movimento artstico sob a influncia do arquiteto Palladio (palladianismo), que mais tarde, em pleno sculo XVIII, com a revoluo francesa, acabaria se estendendo por toda a Europa, sob o nome de classicismo. A arquitetura barroca no tinha tido grande repercusso nesses pases. Um exemplo disso a rejeio ao projeto de Bernini para o palcio do Louvre, considerado italiano demais.

Assim, pode-se falar, principalmente na Frana, de um segundo renascimento da antigidade. L, as ltimas

igrejas construdas persistiam na dinmica do gtico, tornando-se indispensvel uma renovao. Entretanto, seus arquitetos no estavam dispostos a prosseguir dentro da esttica empolada e amaneirada do barroco. Os fundadores da jovem cincia da arqueologia proporcionaram as bases documentais dessa nova arquitetura de formas clssicas. Surgiram assim os edifcios grandiosos, de esttica totalmente racionalista: prticos de colunas colossais com frontispcios triangulares, pilastras despojadas de capitis e uma decorao apenas insinuada em guirlandas ou rosetas e frisos de meandros. As cidades tiveram de se adaptar a essas construes gigantescas. Desenharam-se largas avenidas para abrigar os novos edifcios pblicos, academias e universidades, muitos dos quais conservam ainda hoje a mesma funo.

Escultura

Os escultores neoclssicos foram marcados pelo rigor e pela passividade e sua produo academicista considerada fria. Esttuas de heris uniformizados, mulheres envoltas em tnicas de Afrodite, ou crianas conversando com filsofos, foram os protagonistas da fase inicial da escultura neoclssica. Mais tarde, na poca de Napoleo, essa disciplina artstica se restringiria s esttuas eqestres e bustos focalizados na pessoa do imperador. A referncia esttica foi encontrada na estaturia da antigidade clssica, por isso as obras possuam um naturalismo equilibrado.

Respeitavam-se movimentos e posies reais do corpo, embora a obra nunca estivesse isenta de um certo realismo psicolgico, plasmado na expresso pensativa e melanclica dos rostos. A busca do equilbrio exato entre naturalismo e beleza ideal ficava evidente nos esboos de terracota, nos quais os volumes e as variaes das posies do corpo eram estudados com cuidado. O escultor neoclssico encontrou o dinamismo na sutileza dos gestos e suavidade das formas.

Quanto aos materiais utilizados, os mais comuns eram o bronze, o mrmore e a terracota, embora, a partir de 1800, o mrmore branco, que permitia o polimento da superfcie at a obteno do brilho natural da pele, tenha adquirido preponderncia sobre os demais. Entre os escultores mais importantes desse perodo destacam-se o italiano Antonio Canova, escultor exclusivo da famlia Bonaparte, e o dinamarqus Bertel Thorvaldsen, que chegou a presidir a Accademia di San Lucca, em Roma.

Pintura

Foi a expresso menos desenvolvida do neoclacissismo. De uma forma geral caracterizou-se pela exaltao de elementos mitolgicos ou pela celebrao de Napoleo. As figuras pareciam fazer parte de uma encenao teatral e eram desenhadas numa posio fixa, como que interrompidas no meio de uma solene representao. Na pureza das linhas e na simplificao da composio, buscava-se uma beleza deliberadamente estaturia. Os contornos eram claros e bem delineados, as cores, puras e realistas, e a iluminao, lmpida.

As figuras eram rgidas, sem vida, e os rostos, completamente sem expresso, simulavam mscaras das antigas tragdias gregas. As tnicas e capas caam em dobras pesadas e angulosas, cobrindo as formas do corpo. Um enquadramento arquitetnico fechava a composio atrs e nos lados. A funo narrativa era interpretada como uma glida encenao. O fato histrico se subordinava teatralizao, captao de um momento j morto. Grande parte dos crticos destaca as obras de Jacques-Louis David como a principal exceo, marcada pela energia e pelo realismo, que canalizam a exaltao do herosmo para figuras variadas do mundo em que vive, no reproduzindo portanto a exaltao de Napoleo.

Pouco depois surgiria o romantismo, carregado de paixo e liberdade. Alguns artistas neoclssicos trilharam caminhos prximos temtica romntica, como Ingeres, ou finalmente aderiram ao novo movimento, como fez Gericault. Em certos momentos, quando compartilham o gosto pelos temas exticos e patriticos, se no fosse a linha limpa de uma contra o trao carregado de tenso da outra, seria difcil estabelecer um limite claro entre os discursos das duas correntes artsticas.

Parte do texto foi extrado de Enciclopdia Multimdia da Arte Universal, - Alphabetum Edies Multimdias

You might also like