You are on page 1of 6

Fsico-Qumica A 10 Ano

Ficha Formativa n 1
1. Leia com ateno o texto seguinte e responda s questes:

O termo potassa aplica-se a qualquer minrio contendo potssio e que seja explorado por esta razo. Cerca de 95% da potassa destinada produo de fertilizantes, sendo os restantes 5% usados na preparao de hidrxido de potssio, permanganato de potssio e outros compostos com io potssio. O cloreto de potssio, em pequenas quantidades, pode substituir o sal comum, cloreto de sdio, em dietas pobres em sdio. As principais fontes de potassa so minrios com cloreto de potssio ou com sulfato de potssio. Todos os mtodos hoje seguidos para a produo industrial de potassa purificada recorrem extraco desta, impura, dos seus depsitos naturais.
Adaptado de Chang, Qumica, McGraw-Hill, 5 edio 1.1. De acordo com o texto, seleccione a afirmao correcta. (A) A potassa uma mistura de substncias elementares. (B) A potassa usada principalmente na produo de fertilizantes. (C) A potassa purificada um material sinttico. (D)O hidrxido de potssio e o permanganato de potssio so materiais naturais. 1.2. De acordo com o texto, seleccione a opo que completa correctamente a frase: A potassa um minrio de origem natural (A) constitudo exclusivamente por compostos do io potssio. (B) cuja frmula qumica KCl . (C) que contm ies potssio. (D) usado na produo de compostos moleculares com potssio. 1.3. Refira o nmero atmico e o nmero de massa do istopo mais abundante do potssio, sabendo que os seus istopos estveis so K-39, K- 40 e K-41 e que a sua massa atmica relativa 39,10. 1.4. Identifique o nmero de partculas subatmicas que constitui os tomos do istopo 41 do potssio. (Z(K)=19) 1.5. Escreva a informao qualitativa e a informao quantitativa fornecida pela frmula qumica K2SO4. 2. Classifique as afirmaes seguintes em verdadeiras ou falsas. (A) O tomo de flor tem nmero atmico nove; pode afirmar-se que a sua carga nuclear igual a + 9. (B) As molculas das substncias compostas so formadas por tomos do mesmo elemento qumico. (C) Um elemento qumico caracterizado pelo nmero de istopos que possui. (D)A espcie qumica apresenta mais dois protes que o tomo 16S .

(E) A maior parte da massa de um tomo encontra-se no seu ncleo.(F) O ar e o acar so substncias compostas.

Fsico-Qumica A 10 Ano
3. Determinou-se experimentalmente as propores relativas dos diferentes istopos de silcio na natureza. Atendendo aos dados do grfico, calcule a massa atmica relativa desse elemento.

4. Considera as seguintes espcies qumicas: A. C2H5OH B. Al2(SO4)3 C. Mg D. CaCl2 4.1. Identifica as substncias inicas. Indica o seu nome e os ies que as constituem. 4.2. Calcula a massa molecular relativa de todas as espcies. 5. No texto que a seguir se transcreve faz-se referncia a diversos materiais, tais como substncias (elementares e compostas) e mistura de substncias, atravs do seu nome ou da sua frmula qumica.

"Os oceanos so fonte de vida do planeta. As suas guas contm suspenses de areias finas e, dissolvidos naturalmente, gases como dixido de carbono, o oxignio e o azoto e sais como o cloreto de sdio, KBr , Na2SO4 e muitos sais de magnsio; possvel encontrar CaCO3 dissolvido e no estado slido, formando as conchas e os esqueletos dos animais marinhos. Algumas das algas que nelas vivem possuem iodo, indispensvel para o bom funcionamento da tiride nos seres humanos, e algumas bactrias conseguem extrair enxofre dos minerais de sulfato de clcio, que se acumula no fundo dos mares. Mas a poluio, esse terrvel flagelo, introduz nessas guas mercrio, chumbo e zinco na forma de ies bipositivos."
Identifique as substncias (elementares e compostas) e as misturas de substncias escrevendo(se possvel) para cada caso a respectiva frmula qumica ou nome. 6. Actualmente conhecem-se mais de 115 elementos qumicos, onde 90 tm existncia natural e os restantes so produzidos artificialmente. 6.1. Classifique as afirmaes seguintes em verdadeiras ou falsas. (A) Os tomos so partculas de grandes dimenses que formam todas as substncias da Natureza. (B) Os ncleos dos tomos so neutros, e volta do tomo h partculas com carga elctrica positiva. (C) A maior parte da massa do tomo est concentrada no ncleo. (D) Os tomos so constitudos por uma regio, uma espcie de nuvem, onde encontramos os electres, de carga negativa, volta de um ncleo com carga positiva. (E) O tomo formado por partculas neutras. (F) A massa do electro maior que a massa do proto. (G) O nmero atmico de um elemento caracterstico desse elemento. (H) O tomo uma esfera indivisvel.
2

Fsico-Qumica A 10 Ano
6.2. Seleccione a opo que completa correctamente a frase. Istopos so (A) tomos de um mesmo elemento qumico, s que com diferente nmero de electres. (B) tomos de um mesmo elemento qumico, s que com diferente nmero de massa. (C) tomos de um mesmo elemento qumico, s que com diferente nmero de protes. (D) tomos que possuem o mesmo nmero de neutres. (E) tomos que possuem o mesmo nmero de massa. 6.3. Seleccione a opo que completa correctamente a frase. A massa atmica relativa de

um tomo indica
(A) a massa que esse tomo possui quando comparado com o quilograma padro. (B) a massa que esse tomo possui relativamente ao electro. (C) a massa desse tomo relativa massa da gua. (D) a massa desse tomo relativa ao hidrognio. (E) o nmero de vezes que a massa desse tomo superior massa do tomo que se toma por comparao. 7. Complete a tabela seguinte, indicando os valores correspondentes s letras de A a L.

8. Considere os nucldeos seguintes e seleccione as afirmaes verdadeiras:

(A) W e V so tomos do mesmo elemento. (B) O nmero de neutres do tomo W o dobro do nmero de neutres do tomo Y. (C) O tomo W o que tem maior nmero de protes. (D) Sabendo que a massa atmica relativa do tomo do nucldeo X 12,01, pode afirmar-se que a abundncia relativa do istopo X superior do istopo T. (E) O anio Z2- forma-se quando o tomo Z perde 2 electres. 9. Todas as substncias existentes no Universo, bem como todas as que foram sintetizadas, resultam da forma como os tomos se combinam entre si. Estas substncias constituem os materiais, muitas vezes na forma de misturas. Classifique as afirmaes seguintes em verdadeiras ou falsas: (A) Uma substncia um material com composio qumica e propriedades caractersticas. (B) Uma mistura um conjunto de duas ou mais substncias que mantm a sua identidade prpria. (C) Numa mistura coloidal, os seus componentes constituem uma nica fase. (D) A gua mineral uma substncia porque constituda por um nico componente. (E) As molculas de substncias elementares so formadas por tomos de mais do que um elemento qumico.
3

Fsico-Qumica A 10 Ano
(F) A frmula qumica da molcula de gua H2O2. (G) As molculas de substncias compostas so formadas por tomos de um nico elemento qumico. (H) A frmula qumica duma substncia indica-nos os elementos qumicos que constituem a substncia e o nmero de tomos de cada elemento presente na molcula. (I) A frmula qumica da molcula de Bromo Br. 10.Considere a seguinte tabela:

10.1. Classifique as substncias em elementares e compostas. 10.2. Indique o tipo de ligao presente em cada uma delas. 10.3. Indique o estado fsico de cada uma das quatro substncias a 20 C. 10.4. Indique um valor de temperatura a que o cido actico se encontre no estado slido. 11.Escreva os nomes das substncias representados pelas seguintes frmulas qumicas. A. CO2 B. CaO C. CuSO4 12.Escreva a Frmula qumica de cada um dos seguintes compostos: (A) Carbonato de sdio (B) Cloreto de clcio (C) Hidrxido de magnsio (D) Nitrato de Sdio

D. NH4Cl

13.Os materiais na sua maioria so misturas de substncias, entre as quais se encontram as solues. Das afirmaes que se seguem seleccione apenas a verdadeira. (A) Todas as solues so lquidas. (B) Nas solues pode existir mais do que um soluto. (C) H solues que so misturas heterogneas. (D) Em qualquer soluo pode existir mais do que um solvente. 14.O soro fisiolgico preparado por dissoluo de 2,25 g de cloreto de sdio em 250 mL de gua. Considerando que no se verificou variao de volume, calcule a concentrao mssica da soluo. 15. Adicionaram-se 200 cm3 de uma soluo de hidrxido de sdio (NaOH) com a concentrao mssica de 8,4 g/dm3 (soluo A) a 300 cm3 de outra soluo de hidrxido de sdio com a concentrao mssica de 4,4 g/dm3 (soluo B). Calcule a concentrao da soluo final. 16. O Sol uma estrela comum, com 1,39106 km de dimetro. A Temperatura do ncleo do Sol de 1,5107 K. ()O Sol produz energia por um processo denominado fuso nuclear. Em cada segundo converte-se cerca de 7,01012 kg de hidrognio em 6,951011 kg de hlio. 16.1. Sem dvida que o Sol a estrela com mais significado para a Terra. Explica num pequeno texto o ciclo de vida do Sol.
4

Fsico-Qumica A 10 Ano
16.2. Determina o valor do dimetro do Sol em a.l e parsec. 16.3. Determina a temperatura do ncleo do Sol em graus Fahrenheit e graus Celsius. 16.4. Indica duas diferenas entre as reaces nucleares e as reaces qumicas. 16.5. Selecciona, de entre as seguintes reaces nucleares, a que corresponde a uma reaco nuclear de fuso.

16.6. De acordo com o ciclo de vida das estrelas, classifica as afirmaes como verdadeiras ou falsas: (A) A temperatura do Universo tem vindo a diminuir medida que ele se expande. (B) Quando o combustvel se esgota no ncleo de uma estrela, este contrai e a sua temperatura elevase. (C) na fase principal da vida de uma estrela que ocorre a formao do hlio a partir do hidrognio. (D) Apenas elementos mais leves como o hidrognio, hlio, carbono e oxignio so originados nas estrelas. (E) Todas as estrelas do origem, aquando da sua morte, a ans brancas. (F) Nas reaces nucleares istopos diferentes reagem de modo diferente. 17. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes: (A) O espectro de absoro de um elemento gasoso contnuo. (B) A energia das riscas do espectro de emisso de um elemento gasoso igual das riscas do espectro de absoro do mesmo elemento. (C) As riscas de Fraunhofer correspondem ao espectro de absoro dos elementos constituintes da atmosfera solar. (D) Duas riscas com energias diferentes no mesmo espectro de emisso implicam a presena de dois elementos a emitir. (D) O espectro de emisso do Sol contnuo. (G) As riscas dos espectros de emisso de um elemento no estado gasoso encontram-se apenas na zona do visvel. (H) Dois elementos diferentes apresentam espectros de absoro diferentes. 18. Considere que um feixe de fotes, em que a energia de cada foto 5,6x10-18 J, incide sobre um metal cuja energia de ionizao 1,23x10-18 J. Classifica como verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmaes: (A) O electro no ejectado do metal. (B) O electro sai com energia cintica igual a 4,37x10-18 J. (C) Aumentando a intensidade do feixe de fotes (de radiao), a energia cintica dos electres extrados aumenta. (D) Aumentando a intensidade da radiao, aumenta o nmero de electres extrados. (E) Aumentando a frequncia da radiao (energia do foto), aumenta a velocidade dos electres extrados.
5

Fsico-Qumica A 10 Ano
(F) Se uma radiao incidir num metal cuja energia de ionizao metade da energia da radiao incidente, o electro sai com uma energia cintica igual a um tero da energia da radiao incidente. 19. A informao resultante da interaco da radiao com a matria permite conhecer a constituio dos materiais. Observe a figura que representa os diferentes espectros do tomo de hlio obtidos. 19.1. Classifica cada um dos espectros observados. 19.2. Explica o aparecimento de riscas negras no espectro A. 19.3. Explica o facto da localizao das riscas pretas no espectro A coincidir com a localizao das riscas coloridas no espectro B. 19.4. Comenta a seguinte afirmao: A anlise do espectro de uma estrela permite determinar os elementos qumicos que constituem essa estrela. 20. L os seguintes excertos: Tanto em centros comerciais como nos hipermercados so colocadas portas para abertura automtica passagem de pessoas. Quando algum passa em frente da porta, a luz incidente na clula fotoelctrica interrompida, transmitindo-se um sinal para abrir a porta. As estaes que so lanadas para o espao para recolherem informaes possuem um sistema de clulas fotoelctricas para a produo de energia elctrica. 20.1. Identifique o fenmeno descrito nos excertos e explique em que consiste. 20.2. Considera trs metais: csio, cobre e tungstnio que podem ser utilizados para revestir as clulas fotoelctricas das portas automticas. Qual dos metais seleccionarias de modo a colocar a clula em funcionamento quando nela incide uma radiao de energia 3,510-19J? Justifica a tua opo. Eionizao (Cs) = 3,010-19 J; Eionizao (Cu) = 7,210-19 J; Eionizao (W) = 4,4210-19 J; 20.3. Os electres podem ser removidos de um metal, dependendo da energia da radiao incidente e da energia de remoo do metal. Selecciona a opo correcta. (A) Se ocorre efeito fotoelctrico quando uma radiao incide sobre uma placa metlica, ento ocorrer o mesmo efeito com qualquer radiao incidente. (B) Os electres mais fortemente atrados so ejectados com menor velocidade para a mesma radiao incidente. (C) A energia cintica de cada electro emitido por uma placa metlica, na qual incidiu luz, depende no s da natureza do metal, mas tambm da intensidade da radiao incidente. (D) A energia cintica de cada electro emitido por uma placa metlica, na qual incidiu luz, depende no s da natureza do metal, mas tambm da intensidade da radiao incidente. (E) Quando um metal sujeito a uma radiao infravermelha, os electres so ejectados com maior velocidade do que quando o metal sujeito a uma radiao ultravioleta. 20.4. Considera as situaes A, B, C e D em que as placas metlicas so atingidas por uma dada radiao.

You might also like